* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL - D9.3 – Prepare-se Para  Expulsar os Demônios

SEÇÃO  D9

SEÇÃO  D9

 

EXPULSAI  OS DEMÔNIOS

 

RalpMahoney,  com extensos trechos dos escritos do Missionário  Charles Haupt  (África do Sul) e do Evangelista T. L. Osborn (Tulsa, Oklahoma,  E.U.A.)

 

 

Capítulo 3

Prepare-se Para Expulsar Demônios

 

Como você realiza a libertação de pessoas do domínio e do poder do diabo?

 

A. SELECIONEA EQUIPE DE LIBERTAÇÃO

 

Na Bíblia, os demônios eram expulsos por Jesus e por discípulos ungidos, capacitados e escolhidos por Ele para ajudarem neste ministério.

Um exemplo do Antigo Testamento de ministração a um endemoninhado é Saul e Davi. Depois que Davi foi ungido pelo profeta Samuel (1 Sm 16:13), a sua música afugentava os espíritos malignos do Rei Saul (1 Sm 16:14,23).

No Novo Testamento, vimos muitas pessoas expulsando demônios. Nos quatro Evangelhos, estas pessoas incluíam Jesus, os doze apóstolos, os setenta, e uma outra pessoa (Lc 9:1; 10:17; 9:49).

Em Atos, vemos os apóstolos Pedro e Paulo, e o evangelista Filipe envolvidos em encontros demoníacos, que resultavam na saída dos demônios (At 5:16; 8:7; 16:18; 19:12).

 

Pedro era um pescador, Paulo era um teólogo, e Filipe começou, servindo mesas. Isto nos leva a concluirmos que que a maioria dos líderes da Igreja Primitiva eram leigos este ministério é para todos os que creem Mc 16:17).

Geralmente é sábio seguirmos o exemplo de Jesus em Marcos 6:7: “Chamando os doze a Si, Ele os enviou de dois em dois e lhes deu autoridade sobre os espíritos malignos.”

Há poder na concordância espiritual (Veja Mateus 18:19). As equipes de libertação (de duas a seis pessoas) podem ser mais bem-sucedidas do que uma pessoa somente. Quando o Senhor está conosco, “um persegue mil, e dois rechaçam a dez mil” (Dt 32:30). Isto indica que dois o dez vezes mais poderosos do que um. Assim sendo, recomendamos que você treine equipes de libertação.

 

1.  Selecione um Líder de Equipe

Reveja a Seção A1, Como Treinar Líderes de Igreja, para obter ajuda sobre como treinar uma equipe. Os princípios esboçados nessa seção o muito apropriados para a seleção de um líder de equipe. O líder de equipe é um dos mais importantes aspectos de um bem-sucedido ministério de libertação de uma comunidade local de crentes, ou para liderar uma equipe que viaje em campanhas de evangelização e curas.

Se possível, selecione um homem e uma mulher para serem treinados. Em muitos casos, é melhor usarmos uma equipe de mulheres para lidarem com problemas de mulheres, e uma equipe de homens para lidarem com problemas de homens.

As equipes de libertação frequentemente precisam exorcizar espíritos imundos que compelem os endemoninhados a um comportamento sexual pervertido ou anormal. Talvez haja exceções ocasionais, mas geralmente é mais apropriado nestes casos o uso de pessoas do mesmo sexo para ajudarem os endemoninhados.

 

2.  Selecione os Membros da Equipe

A tarefa mais importante do líder de equipe é encontrar homens ou mulheres que satisfaçam qualificações semelhantes às suas.

As seguintes qualificações baseiam-se em 1 Timóteo 3:1-12.

 

3.  Qualificações Para os Líderes e Membros

 

a.  Precisam Ser Irrepreensíveis. O der de equipe e a sua equipe precisam ser irrepreensíveis.

O líder não pode ser um polígamo. Ele deve ser sóbrio, controlado, respeitável, hospitaleiro, não dado à embriaguez, não violento, e sim dócil, o rixoso, nem amante do dinheiro.

Ele precisa administrar bem a sua própria família e certificar-se de que os seus filhos o obedeçam com o devido respeito.

Ele não pode ser recém-convertido, pois poderá ficar convencido e cair no mesmo julgamento que o do Demônio que ele talvez esteja tentando expulsar.

Ele também precisa possuir uma boa reputação com os que são de fora e não buscar ganhos desonestos, a fim de que ele não caia em desonra e na armadilha do diabo.

 

EXEMPLO: A seguinte história ilustrará a importância destas qualificações.

Eu estava ajudando uma equipe a expulsar um espírito imundo de um homem que estava envolvido em homossexualismo e fornicação.

Um jovem que estava observando a equipe se uniu a nós presunçosamente (sem ser convidado) para expulsar o Demônio. Ele começou a ordenar em voz alta: “Eu exijo que você saia dele seu espírito imundo.”

O espírito imundo imediatamente falou através daquele homem endemoninhado: “Por que você está tentando me expulsar se você faz as mesmas coisas que eu induzo este homem a fazer?”

O rosto daquele jovem ficou pálido de susto e constrangimento, e ele se levantou rapidamente e fugiu da sala.

 

“...um cetro de retidão é o cetro do Teu Reino (Hb 1:8). Um cetro de retidão é o único que os demônios obedecem. (Reveja a história de Atos 19:13-17 com os seus candidatos.) A autoridade espiritual deveria somente ser exercitada no Reino de Cristo por aqueles que estão vivendo vidas moralmente limpas e retas.

Escolha os membros de equipe cuidadosamente.

 

b.  Precisam Ter . Escolha membros de equipe que demonstraram que têm fé.

Uma das primeiras evidências de fé é uma pessoa que consistentemente e persistentemente busca o Senhor em oração. E sem é impossível agradarmos  a Deus, porque qualquer um que se aproxima d’Ele precisa crer que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam diligentemente (Hb 11:6).

Se houver falta de , quer seja da pessoa orando pela libertação, ou da pessoa que deseja a libertação (muito embora sejam crentes), a pessoa não será liberta (Veja Marcos 9:18b, 19, 23, 24; Mateus 17:19,20).

 

OBSERVE ESTA EXCEÇÃO: Se a pessoa que precisa de libertação for uma criança, ou alguém mentalmente enfermo ou incapacitado, aí então os pais ou responsáveis pelo seu cuidado podem exercitar a fé em nome da pessoa que precisa de libertação.

O Nome de Jesus e a fé nele estão intimamente ligados. “Pela no nome de Jesus foi fortalecido este homem, que vedes e conheceis. Foi o nome de Jesus e a que vem através d’Ele que lhe deram esta completa cura, como podeis ver” (At 3:16).

 

B. TREINE A EQUIPE DE LIBERTAÇÃO

Uma vez que você tenha selecionado os candidatos para a(s) sua(s) equipe(s), você precisa treiná-los. Consulte Como Treinar os Líderes de Igreja na Seção A1 do Guia de Treinamento de Líderes.  Eis alguns pontos práticos:

 

1.  Vista  a Armadura de Deus

Sem a armadura completa (Veja Efésios 6:13-18), você fica totalmente incapacitado.

Faça com que a pessoa em treinamento abra a sua Bíblia em Efésios 6 e leia os versículos 13 a 18. À medida que a pessoa chegar a cada parte da armadura, ela deveria dizer: “Senhor, visto esta parte da armadura.” Em seguida, ela deveria visualizar-se fazendo exatamente isto.

 

a.  Verdade. Leia o primeiro versículo em voz alta: “Estai pois firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade... (Ef 6:14). Isto significa que você submete os seus desejos sexuais ao domínio do Espírito Santo e exerce o fruto do Espírito, o auto controle.

Aí então, a pessoa em treinamento diz:

“Senhor, cinjo os meus lombos com a verdade da Tua Palavra, que diz: “Não reine [domine] portanto o pecado em vosso corpo mortal parlhe obedecerdes em suas concupiscências (Rm 6:12).

Esta declaração verbal é uma armadura contra os demônios que talvez tentem usar a sua influência para causarem uma sensualidade intensificada quando você começar a expulsá-lo. A sua armadura o protege e impede que você se entregue a esta tentação e influência demoníaca.

 

b.  Retidão. A couraça da retidão. O peito é o centro das emoções. As emoções de amor, afeição, ira, etc. precisam todas encontrar uma expressão de retidão pelos motivos explicados na seção referente à seleção dos membros da equipe.

 

c.  Evangelho da Paz. E a prontidão para anunciar as Boas-Novas da paz como sapatos para os vossos pés (Ef 6:15).

Se o membro de equipe o estiver pronto para compartilhar o Evangelho, ele não estará preparado para estar envolvido em exorcismos.

 

d.  Fé. O escudo da fé. O propósito é explicado: “parar as flechas inflamadas que o disparadas  contra s por Satanás.” Isto é especialmente essencial no exorcismo.

 

e.  Salvação. E tomai o capacete da salvação. A palavra salvação vem de uma palavra e raiz grega (soteria), que pode ser traduzida como libertação.

Isto é especialmente apropriado quando nos aproximamos de uma pessoa endemoninhada. O capacete de libertação protege você e a sua mente da influência de Satanás e das mentiras do Demônio.

 

f.  Palavra de Deus. A espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Esta é a única  arma  ofensiva que nos é dada. A espada do Espírito, a Palavra  de Deus,  significa a palavra  de ordem ou palavra de autoridade. Leia a seção seguinte, que apresenta um significado mais detalhado desta arma vital, através da qual você expulsará o Demônio.

 

 

Antes de prosseguir, certifique-se de que você treinou os membros da equipe a vestirem a armadura defensiva, parte por parte, da maneira esboçada no início desta seção. A declaração verbal de apropriação de cada parte da armadura é vital. Caso contrário, a equipe não estará preparada para a batalha.

 

2.  Use  a Palavra de Ordem

E ficavam estupefatos... pois a Sua Palavra era com poder” (Lc 4:32). E todos ficaram espantados,... dizendo: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder Ele ordena os espíritos imundos e eles saem” (Lc 4:36). “...Ele  repreendeu  o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, Eu te ordeno: Sai dele” (Mc 9:25).

Use a palavra de ordem com . A fé é o seu escudo e proteção contra o ataque furioso do maligno, “...e Ele [Jesus] expulsou os espíritos com uma palavra... (Mt 8:16).

O que é este ensinamento? Com autoridade e poder Ele dá ordens aos espíritos malignos e eles saem! (Lc 4:36).

 

3.  Tenha a Unção do Espírito Santo

Para que a palavra  de ordem traga libertação aos endemoninhados, você precisa ter a unção do Espírito Santo.

 

(Certifique-se de que o seu grupo de pessoas em treinamento tenha estudado a seção sobre O Batismo no Espírito Santo do Guia de Treinamento de Líderes.)

 

É a unção que quebra (destrói) o jugo de Satanás sobre a vida de uma pessoa (Is 10:27).

Jesus diz em Lucas 4:18,19: “O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu... para proclamar libertação aos cativos... e libertar...”

Ele também diz em Mateus 12:28: “...Eu expulso os demônios pelo Espíritde Deus...” A unção do Espírito Santo opera intimamente conosco à medida que usamos a nossa autoridade em Jesus Cristo.

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o Qual andou fazendo bem e curando a todos os oprimidos do diabo, pois Deus era com Ele (At 10:38).

 

4.  Seja Flexível no Método

Observe que, muito embora haja muitas lições que podemos aprender sobre libertação através do ministério de Jesus, nenhum método específico foi registrado.

A razão para isto foi sumarizada em l Coríntios 12:11: Todas estas coisas o a operação de um só e do mesmo Espírito, e Ele dá [os dons] a cada um, exatamente como Ele determina.”

Precisamos ser governados e dirigidos pelas ações e impulsos do Espírito sobre nós quando estamos envolvidos em exorcismos.

 

5Tome Cuidado com o Orgulho

Lucas 10:20 é uma admoestação que impedirá que as pessoas em treinamento tropecem no orgulho como um resultado do êxito nos exorcismos. “Contudo, o vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos no Céu.”

 

6.  Saiba Quando Usar a Oração e o Jejum

As pessoas em treinamento deveriam se lembrar de que alguns demônios somente podem ser expulsos através da oração e do jejum (Veja Mateus 17:21 e Marcos 9:29). o conclua por causa destes versículos que todos os casos de insensatez, mudez, surdez, ou epilepsia precisam ser ministrados através do jejum e da oração. O jejum e a oração somente se aplicam a casos persistentes e especiais, ou onde houver uma fé não desenvolvida. Para resolver o problema da “pouca fé”, veja a Seção D3 do Guia de Treinamento de Líderesintitulada Faça com que a Deles Cresça.

 

7.  Busque a Direção do Senhor

A equipe precisa orar e buscar a direção do Senhor antes de orar pela pessoa que precisa de ajuda. O Espírito Santo lhe dará revelações (Discernimento de Espíritos e uma Palavra de Conhecimento) para ajudar na expulsão do(s) demônio(s). (Veja João 8:47a e l Coríntios 12:1-11).

Certifique-se de que a pessoa em treinamento compreenda que a insensatez, mudez, surdez e alguns casos de epilepsia podem ser causados por ferimentos, defeitos físicos hereditários, danos cerebrais, tumores cerebrais, idade avançada e outras enfermidades, como também por uma opressão demoníaca.

Quando eu era um crente jovem, eu fazia parte de uma equipe não treinada que estava tentando expulsar um Demônio de um epiléptico. Não tivemos nenhum êxito. Ele morreu cerca de quatro meses mais tarde.

A autópsia descobriu que um grande tumor cerebral estava causando os acessos. As nossas orações não foram respondidas porque originaram-se em nosso zelo juvenil, ao invés da direção e revelação do Espírito Santo.

 

Dependendo de que parte do mundo nos encontramos, as causas destes problemas podem variar. Em alguns países onde o Evangelho é bem estabelecido, somente uma pequena porcentagem poderá ser atribuída a opressões demoníacas.

Em outras nações onde somente existem alguns cristãos, uma grande porcentagem destes sintomas poderão ter a sua fonte em opressões demoníacas.

É por isto que precisamos em nossas equipes de libertação de pessoas que possuam os Dons de Discernimento de Espíritos e/ou uma Palavra de Conhecimento. (Veja a Seção D1.3, Dons do Espírito Santo, no Guia de Treinamento de Líderes.)

Se a causa do problema for uma causa física e você estiver tentando expulsar um demônio, é improvável que você obtenha algum êxito. Este erro frequentemente gera um temor indevido na pessoa enferma. Este temor induzido poderá até mesmo causar complicações adicionais à pessoa enferma. (Veja a Seção D9.2-A, Quais o os Sintomas de Uma Escravidão Demoníaca?)

Se o seu grupo de pessoas em treinamento compreende o que foi exposto acima, elas deveriam estar prontas para ajudar os crentes mais experimentados a trazer libertação aos que se encontram em escravidões causadas por demônios.

 

C. PREPARE OS QUE PRECISAM DE LIBERTAÇÃO

 

Os que estão precisando de libertação e estão presentes em cruzadas evangelísticas, reuniões de ruas, e outras reuniões públicas deveriam ser convidados a participarem de sessões de ensino. Isto os prepara para receberem a sua libertação.

Há narrativas bíblicas de exorcismos “espontâneos”. Nestes casos, as Escrituras indicam que o Espírito Santo vinha fortemente sobre o apóstolo ou evangelista antes da expulsão do espírito.

 

No caso de Paulo, observe o seguinte: “...inds à oração,  uma certa jovem possuída por um espírito de adivinhação nos saiu ao encontro... Esta seguia a Paulo e a nós, e clamava, dizendo: Estes homens o os servos do Deus Altíssimo, os quais nos mostram o caminho da salvação.”

E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, incomodado, voltou-se e disse ao espírito: Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela. E ele saiu na mesma hora” (At 16:16-18).

Observe que se passaram muitos dias antes que Paulo expulsasse o espírito. Isto não é para sugerir que você deveria esperar muitos dias – mas os exorcismos públicos o em geral feitos somente quando o Espírito Santo vem fortemente sobre você e espontaneamente lhe a palavra de ordem para expulsar o espírito.

Geralmente é melhor prepararmos o endemoninhado para a libertação através das seguintes sugestões:

 

1.  Frequente Sessões de Ensinos Bíblicos

Se a pessoa endemoninhada está disposta a frequentar sessões de ensinos bíblicos, isto indica que o seu desejo de libertação é provavelmente intenso o suficiente para que ela seja ajudada.

Expulsar espíritos de pessoas que não desejam fortemente ficar livres deles pode abrir a porta em sua vida a problemas maiores. Reveja Mateus 12:43-45 com os adultos que estão pedindo ajuda. Certifique-se de que eles têm um forte desejo de serem libertos. Veja o Item 6 e 7 abaixo.

 

No caso de pais trazendo seus filhos, teste a determinação dos pais de seguirem o caminho do Senhor, confirmando se aceitarão os ensinos que você dá para prepará-los para a libertação.

A vem pelo ouvirmos a Palavra de Deus ensinada. E Ele o podia fazer ali obras  maravilhosas;  Ele somente curou

alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E ficou maravilhado por causa da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando (Mc 6:5,6). A incredulidade impedia o ministério de Jesus. Assim sendo, Ele ensinava. O ensino é o que quebra a escravidão da incredulidade e prepara as pessoas a receberem do Senhor.

 

A primeira sessão de ensino deveria cobrir o Capítulo 1, encontrado na Seção B1, Vida Cristã Vitoriosa, do Guia de Treinamento de Líderes. As seguintes instruções também são úteis:

 

2.  Quebre o Contato com Médiuns

Se a pessoa esteve envolvida comdiuns, é essencial que todo contato com eles seja quebrado.

“Nãrecorrereis  aos médiuns nem buscareis os espíritos, pois sereis contaminados por eles. Eu sou o SENHOR  vosso Deus” (Lv 19:31).

“...os adivinhos veem visões que mentem; eles contam sonhos que são falsos e consolam em vão. Portanto,  o povo anda errante como ovelhas oprimidas por falta de um pastor (Zc 10:2).

 

3.  Destrua Amuletos/Talismãs

Se a pessoa esteve envolvida em mágica de amor/ódio, veja se ela está usando um anel, colar, ou amuleto (talismã).

Remova-o e destrua-o em nome de Jesus. Caso contrário, isto poderá obstruir a libertação e o caminhar da pessoa com Deus.

 

4.  Destrua Artigos de Feitiçaria

Destrua todos os artigos de feitiçaria, como por exemplo ídolos (como imagens de Buda), pulseiras e anéis para os dedos do (especialmente, dentre os africanos, os que são feitos de borracha fina), cinzas, cordões ao redor dos pulsos, braços, tornozelos, pernas e o diafragma.

 

5.  Peça Perdão a Deus

Faça com que a pessoa peça perdão a Deus por estar envolvida nestas coisas. Faça com que ela reconheça e renuncie a qualquer juramento e oferta que tenha feito, ou qualquer maldição que tenha proferido. “Portanto confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, a fim de que sejais curados. A oração de um homem reto é poderosa e eficaz” (Tg 5:16).

“Cristo nos redimiu da maldição da lei tornando-Se uma maldição por nós, pois está escrito: Maldito é todo aquele que for pendurado no madeiro. Ele nos redimiu a fim de que a bênção dada por Abraão pudesse vir aos gentios através de Cristo Jesus (Gl 3:13,14a).

 

6.  Renuncie a Tudo que for Pecaminoso e de  Satanás

Peça para a pessoa fazer uma oração onde ela abandone e renuncie a tudo o que for pecaminoso e de Satanás com o qual ela estava envolvida. “Ao invés, renunciamos os caminhos secretos e vergonhosos e não usamos o engano... (2 Co 4:2).

 

7.  Receba a Salvação

É necessário que a pessoa seja levada a Cristo ou que seja reconciliada com Ele caso se encontre num estado de apostasia. Diga para ela confessar o seu pecado (1 Jo 1:9). Aconselhe a pessoa a permanecer livre no futuro através de um reconhecimento e confissão imediatos em qualquer ocasião de pecado.

Se a pessoa não quiser aceitar a Cristo, é melhoro libertá-la, pois isto poderia piorar a sua condição. “Quando um espírito maligno sai de um homem, ele passa por lugares áridos, buscando descanso, e o o encontra. Aí então ele diz: Voltarei para  a casa de onde saí. Ao chegar, ele encontra a casa varrida  e em ordem. Aí então ele vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele próprio, e entram, e habitam. E a condição final deste homem é pior do que a sua condição inicial (Lc 11:24-26).

Você desperdiça o seu tempo e a sua energia se você tenta libertar um adulto que não esteja de fato interessado em ficar livre.

 

aHá Poder no Sangue de Cristo. A libertação da pessoa é possível por causa do sangue de Jesus Cristo que foi derramado na Cruz. É o Seu sangue que dá poder ao nome de Jesus.

Sempre relembro a Satanás do poder do precioso sangue de Jesus. Os demônios sempre reagem veementemente à menção do sangue de Jesus.

O sangue anula todos os direitos legais de posse de Satanás sobre a pessoa que está endemoninhada.

“Em quem temos a redenção através do Seu sangue... (Cl 1:14). Redenção significa comprar de volta. Temos um novo dono e o preço que foi pago por s foi o sangue derramado de Jesus.

“...a Igreja de Deus, que Ele comprou com o Seu Próprio  sangue (At 20:28).

(Veja também 1 Coríntios 6:19,20; 1 Timóteo 2:6).

 

É por isto que os demônios m que sair ao receberem uma ordem de um servo de Deus ungido. Eles sabem que não possuem nenhum direito legal de permanecerem numa pessoa que foi comprada e pertence a outro.

E eles o venceram [a Satanás] pelo sangue do Cordeiro... (Ap 12:11).

 

Para estudos adicionais sobre este importante ponto, consulte o Manual de Treinamento de Novos Crentes  e a Seção E1 da Concordância Temática.

 

8.  Memorize Versículos Bíblicos

Os seguintes versículos bíblicos deveriam ser dados aos endemoninhados para serem memorizados antes de receberem oração: Números 23:21-24; Hebreus 2:14,15; Lucas 10:17-19; Marcos 16:17; Tiago 2:19.

Certifique-se de que eles memorizaram estes versículos, que os compreendem e creem neles. A Seção B1, Vida Cristã Vitoriosa, do Guia de Treinamento de Líderes explica estes versículos.

Quando estes versículos tiverem sido memorizados, a sessão de ensino tiver sido completada, e os passos esboçados acima tiverem sido tomados, então o ministério às pessoas oprimidas por demônios poderá ter o seu início.

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior  Prosseguir

 

 

 

 

TEXTOS UTILIZADOS NESTE ESTUDO - * Clique na seta para baixo e deixe um comentário

 

1 Timóteo 3:1-12 - Os deveres dos bispos e dos diáconos

1Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5(porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo. 8Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9guardando o mistério da fé em uma pura consciência. 10E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. 11Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas.

Atos 19:13-17

13E alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. 14Os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. 15Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus e bem sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? 16E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno e assenhoreando-se de dois, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa. 17E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

Veja Efésios 6:13-18

13Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, 18orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

Veja João 8:47a e l Coríntios 12:1-11

João 8.47 - Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus.

1 Co 12:1- A cerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. 3Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. 4Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 8Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 11Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Mateus 12:43-45

43E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. 44Então, diz: Voltarei para a minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 45Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário