* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL -D9.2 – Os Demônios: o Poder  Deles

SEÇÃO  D9

  

SEÇÃO  D9

 

EXPULSAI  OS DEMÔNIOS

 

RalpMahoney,  com extensos trechos dos escritos do Missionário  Charles Haupt  (África do Sul) e do Evangelista T. L. Osborn (Tulsa, Oklahoma,  E.U.A.)

 

  

Capítulo 2

Os Demônios: o Poder Deles

 

A. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA ESCRAVIDÃO DEMONÍACA?

 

1.  Físicos

a.  Olhar Vago. A pessoa que está sob o poder de um espírito maligno geralmente tem um aspecto vitrificado e vago em seu olhar.

b.  Estado de Transe. Às vezes, as pessoas entram num transe. Os seus olhos se fecham e, ao abrirmos as suas pálpebras, os seus globos oculares viram para trás, mostrando a parte branca dos olhos.

cForça  Extrema. Como aconteceu com o endemoninhado gadareno (Mc 5:3,4), até mesmo a mais tímida e inofensiva dona de casa pode tornar-se tão forte quanto um boi e agir violentamente se um poder demoníaco estiver presente em sua vida.

d. Distúrbios Intestinais. Algumas pessoas sofrem de distúrbios orgânicos especialmente na região estomacal. Por exemplo, “algo” se move fortemente para cima e para baixo no estômago da pessoa.

e.  Reações Estranhas. As crianças reagem estranhamente sob a influência de uma força demoníaca. Já vi crianças sob o poder do “deus macaco contorcendo os seus rostos para ficarem semelhantes ao de um macaco, e pulando para cima e para baixo sobre as mesas e cadeiras.

f.  SexualidadIntensificada. Muitas pessoas escravizadas a demônios experimentam uma sensualidade intensificada.

gSensação  de Sufocação.  Quando um espírito imundo está em ação, talvez a vítima se sinta como se estivesse sendo sufocada e estrangulada, ou poderá sentir um aperto ao redor do seu peito.

h. Sons Vocais. Os espíritos malignos podem tossir, espirrar, falar, rir, ameaçar, chorar, implorar, mentir, etc. (Veja Marcos 5:5,7,9,10).

i.  Resistência Ativa/Passiva.  O espírito maligno na pessoa pode fazer com que ela caia no chão e dê a impressão de estar morta. O espírito poderá também xingar, gritar, ou caçoar do crente.

 

Observação: Esta é uma tentativa de Satanás de desanimá-lo e fazer com que você duvide da sua autoridade em Cristo sobre o poder dele (Veja Lucas 4:35; 9:39 e Marcos 9:18,20,26). Ignore isto e use a sua autoridade em Cristo!

j.  Ações Violentas. Eles podem também tentar mordê-lo, arranhá-lo, chutá-lo ou feri-lo. Uma pessoa aprendeu de maneira difícil a não expulsar demônios com os seus olhos fechados. Ele levou um inesperado soco diretamente no rosto!

k. Odores Fétidos. Às vezes, um odor fétido, semelhante ao enxofre, procede da pessoa que se encontra sob uma escravidão demoníaca.

 

2.  Emocionais

a.  Depressão. Uma pessoa que se encontra sob o poder de um espírito maligno geralmente fica deprimida e é dirigida por pensamentos de suicídio. [Rei Saul] “...um espírito maligno da parte do SENHOR o atormentava... Portanto, Saul tomou uma espada e caiu sobre ela (1 Sm 16:14; 31:4).

b.  Culpa. Estas pessoas em geral também estão repletas de pensamentos de culpa, falta de perdão, e amargura.

 

Observe a vida de Simão, o qual tinha um espírito de feitiçaria: “Pois percebo que estás em fel de amargura” (At 8:23).

c.  Temperamento Violento. Algumas delas também possuem um temperamento violento e se transtornam facilmente. E o espírito maligno da parte do SENHOR estava sobre Saul... E Saul procurava encravar a Davi na parede com a lança... E Davi fugiu e escapou naquela  mesma noite” (1 Sm 19:9,10).

 

3.  Conflitos e Confusões Intelectuais

As pessoas escravizadas a demônios geralmente sofrem de conflitos e confusões mentais. “Nos quais o deus deste mundo cegou [grego = poroo, embrutecer] as mentes dos incrédulos” (2 Co 4:4).

 

4.  Espirituais

a.  Resistência  Contra  a Palavra  de Deus. Em geral há uma resistência presente na pessoa contra a Palavra de Deus e a oração.

bVisões de Demônios. Alguns africanos dizem que eles veem “o homenzinho”, o assim chamado “tikoloshe”.

 

B. AJUDA PRÁTICA/ESPIRITUAL

Os apóstolos Paulo e João nos o algumas dicas práticas de como podemos reconhecer as influências ou espíritos demoníacos.

 

1.  Preste Atenção à Linguagem e Tom de Voz

“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema (1 Co 12:3). Geralmente, a linguagem usada e o tom de voz podem ser suficientes para sabermos que estamos lidando com uma outra personalidade (um Demônio).

 

2.  Teste a Confissão Deles

Quando a pessoa estiver sob o controle ou influência do espírito, o seguinte teste funcionará: “Amados, o creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos o de Deus...

“Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

E todo espírito que o confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus(1 Jo 4:1-3).

3Estude os Dons do Espírito

Estude a Seção D1.3, Dons do Espírito Santo, no Guia de Treinamento de Líderes, especialmente a parte sobre o Dom de Discernimento de Espíritos. Isto é inestimável quando você estiver tentando identificar o espírito com o qual você está lidando.

 

C. O QUE OS DEMÔNIOS  PODEM FAZER? (LEIA MARCOS 5:1-20)

 

1.  Os Demônios Podem Dar Uma Grande Força Física aos Homens

“...E Lhe saiu ao encontro, proveniente do sepulcro, um homem com um espírito imundo... e ninguém conseguia prendê-lo, nem aindcom correntes. Ele tinha sido preso muitas vezes com grilhões e correntes, mas as correntes haviam sido quebradas por ele, e os grilhões despedaçados. Tampouco conseguia alguém amansá-lo” (Mc 5:2-4).

Este endemoninhado (vs 2) tinha a força física de muitos homens. Quando Jesus perguntou ao Demônio qual era o seu nome, ele respondeu: O meu nome é Legião, pois somos muitos (vs 9).

Uma legião romana consistia de três a seis mil soldados, e este homem tinha a força de uma legião de demônios.

 

2.  Os Demônios Podem Fazer Milagres

João escreveu: E vi três espíritos imundos semelhantes a rãs... são espíritos de demônios que fazem sinais (Ap 16:13,14).

Satanás e os seus demônios podem, portanto, enganar “os que buscam sinais (2 Ts 2:9). Em vez de você seguir sinais, que os sinais sigam a sua vida! (Mc 16:17).

a.  Eles o Prodígios  de Mentira. Precisamos ser como Moisés e Aarão. Quando os poderes das trevas estiverem sendo exibidos, demonstramos que o poder de Deus é maior.

E Faraó também chamou os... feiticeiros... Porque cada um lançou a sua vara e tornaram-se serpentes; mas a vara de Aarão tragou as varas deles” x 7:11,12). “... Maior é O que está em vós, do que o que está no mundo (1 Jo 4:4).

3.  Os Demônios Podem Inspirar e Controlar os Homens

Não fiquem intimidados pelas seitas de ocultismo, falsas religiões, ou até mesmo por aqueles que somente professam ser cristãos. Todos eles têm uma coisa em comum: eles negam a divindade de Jesus Cristo.

a.  Um Teste Verdadeiro. João disse:

Todo espírito que confessa que Jesus Cristo [o Messias] veio em carne [que Jesus é o Deus-Homem] é de Deus” (1 Jo 4:2). Todas as outras religiões são satanicamente inspiradas e demoniacamente controladas.

Você pode identificar os falsos mestres. Tudo o que você precisa fazer é perguntar-lhes se creem que Jesus é Deus (Jo 1:1,14). Se responderem “Não”, isto significa que são falsos profetas.

Talvez sejam líderes de grandes congregações e até mesmo sejam considerados eminentes líderes cristãos, mas se negarem a divindade de Jesus não são de Deus.

 

4.  Os Demônios Podem Dar um Poder Sobrenatural aos Homens

Não procure nem aceite os serviços de feiticeiros, macumbeiros, ou cartomantes.

O nosso Senhor convoca todos os crentes a “saírem  do meio deles e se separarem... o toquem o que é impuro (2 Co 6:14-18). Deus diz que não devemos tocar as seguintes coisas:

a.  Adivinhação os que afirmam possuir um conhecimento secreto do futuro (cartomantes). Esta prática é controlada por demônios (Ez 13:6-8).

b.  Feitiçaria as feiticeiras aumentarão nos últimos dias. Durante o reinado de Saul uma delas teve até mesmo a capacidade – e permissão de trazer um morto ao mundo dos vivos (1 Sm 28:7-20). * (Um Demônio se apresenta a Saul)

c.  Médiuns   os que afirmam possuir espíritos familiares (demônios). “Pois todos os que fazem estas coisaso uma abominação ao SENHOR (Dt 18:12).

Deus alertou a Israel, enquanto entravam na Terra Prometida, a tomarem cuidado com os médiuns espíritas, dizendo: “Não aprendereis a seguir as abominações destas nações” (Dt 18:9-14).

d.  Idolatria eles o deveriam adorar a Moloque, que exigia sacrifícios humanos (de criancinhas). O Senhor chamou esta religião demoníaca de uma “abominação”. Até mesmo Salomão pecou ao erigir um altar a Moloque (1 Rs 11:7).

 

5.  Os Demônios Podem Seduzir e Corromper os Cristãos Desobedientes (Ez 16:20-23)

No entanto, “se quiserdes e ouvirdes, comereis do bem desta terra (Is 1:19). Os que deixaram o Egito “sob o sangue do Cordeiro” possuem a seguinte promessa:

“Certamente o há nenhum encantamento [feitiçaria que funcione] contra Jacó, nem ainda qualquer adivinhação [bruxaria que funcione] contra Israel (Nm 23:23).

o tema os demônios. Lembre-se: “Filhinhos, sois de Deus, e os tendes vencido; porque maior é O que está em vós do que o que está no mundo (1 Jo 4:4).

 

D. O QUE OS DEMÔNIOS FAZEM ÀS PESSOAS?

A palavra grega daimonizomai é traduzida em nossas Bíblias por “ser afligido por um Demônio; ter um Demônio; ser perturbado ou possuído por um ou mais demônios.”

Algumas pessoas acham que a palavra possuído é uma palavra muito forte para transmitir com precisão o significado da palavra grega daimonizomai. Uma tradução mais precisa seria endemoninhado.

 

1.  Eles Atormentam e Importunam

Estar endemoninhado significa ser perturbado (atormentado emocional, mental, ou moralmente).

a.  Tormento Emocional, “...a minha filha está horrivelmente endemoninha- da  [no grego = daimonizomai] (Mt 15:2).

b.  Perturbação Mental. “Senhor, tem misericórdia do meu filho, pois ele é lunático e severamente perturbado: [no grego = pascho sensação dolorosa] e muitas vezes cai no fogo e também na água... E Jesus repreendeu o Demônio, que saiu dele...” (Mt 17:15,18).

c.  Tormento  Emocional.  “E  os que eram atormentados  [no grego = ochleo – atormentar] por espíritos imundos... eram curados (Lc 6:18).

dPerturbação Moral.  “E veio uma multidão das cidades... trazendo os que eram atormentados por espíritos imundos [no grego = akathartos impuro, obsceno, abominável]; e todos eram curados At 5:16).

 

2.  Eles Causam Enfermidades e Sofrimentos

Este fato, mostrado claramente nas Escrituras, servirá, quando plenamente compreendido, como uma grande fonte de força para a sua fé em Deus com relação à cura divina.

(Observe o próximo capítulo: Prepare-se Para Expulsar os Demônios, o qual explica outras fontes de problemas físicos. Nem todas as enfermidades são resultantes de a pessoa estar endemoninhada.)

Um ministro do Evangelho, que estava presente numa certa noite enquanto eu pregava sobre a relação dos demônios com as enfermidades, disse: “Sabendo que as enfermidades são um ataque de Satanás em nossos corpos, ao invés de uma bênção de Deus, estou pronto para resistir contra as obras de Satanás, repreendê-lo, e passar a ter o domínio sobre ele.”

Todas as enfermidades têm vida um micróbio ou vírus faz com que elas se desenvolvam. Esta vida maligna existente no micróbio o é procedente de Deus, porque ela mata e destrói a vida humana. Ela é procedente de Satanás. É esta vida maligna ou espírito de enfermidade, que dá vida à enfermidade, ou ao seu desenvolvimento, assim como o seu espírito vida ao seu corpo.

Quando o espírito sai do seu corpo, ele morre (Tg 2:26). Assim sendo, quando um espírito de enfermidade é expulso, a enfermidade morre e desaparece.

 

Muitas doenças e enfermidades humanas começam com um minúsculo micróbio, uma vida satânica maligna enviada para habitar no corpo humano, para possuí-lo e destruí-lo. Enquanto esta vida, o espírito de enfermidade existir neste corpo, este “tumor” ou enfermidade viverá e continuará a sua obra destrutiva.

Por exemplo, um câncer é causado por células “traidoras que se reproduzem mais rapidamente do que as células amigas que podem matá-las. A vida neste câncer pode ser satânica. Todos os médicos concordam que se pudéssemos remover a vida do câncer, os efeitos deste câncer desapareceriam do corpo.

Há, no entanto, duas “fontes de vida” guerreando entre si: a vida maligna do câncer e a vida divina que está no seu corpo.

 

Qualquer método médico de destruição da vida do câncer mata muitas células saudáveis do corpo em que o câncer habita.

Jesus disse: “Em Meu nome expulsarão os demônios. Através do Nome de Jesus Cristo, nós, na qualidade de crentes, possuímos a autoridade para expelirmos o espírito ou vida do câncer.

Quando a vida do câncer, que é procedente de Satanás, vai embora, o câncer morre e desaparecem os seus efeitos.

Quando ouvi esta explicação pela primeira vez, o evangelista demonstrou isto orando pelas pessoas. Muitos foram instantaneamente curados.

 

E. QUAIS SÃO OS RESULTADOS QUANDO OS DEMÔNIOS  SÃO EXPULSOS?

 

1As Pessoas o Curadas

Agora você pode compreender este versículo: “Eles Lhe trouxeram [a Jesus] muitos que estavam possuídos de demônios [observe que esta foi a única classe de pessoas especificada, dos que foram levados ao Senhor], e ele expulsou os espíritos com a Sua palavra e curou a todos os enfermos (Mt 8:16).

Este versículo subentende que algumas das enfermidades que Jesus curou eram causadas por demônios. Ele expulsou os demônios e curou os enfermos.

Pedro disse a mesma coisa ao escrever:

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo... o Qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo” (At 10:38).

 

a.  A Mulher  Curvada. Em Lucas 13, Jesus “estava  ensinando na Sinagoga, e havia uma mulher que andava curvada e o podia se endireitar.

A Bíblia diz que ela tinha “um espírito de enfermidade (Lc 13:11).

Será que era uma bênção de Deus?

Jesus disse: “Satanás a aprisionou (Lc 13:16).

Se tivéssemos pedido que um médico diagnosticasse o caso daquela mulher, ele não teria dito: “Um espírito de Satanás a aprisionou.Os médicos chamariam a isto de artrite da espinha, vértebras deslocadas, ou algum outro termo médico. Eles estariam corretos no que se refere à ciência médica.

Mas a causa verdadeira do problema era que “um espírito de enfermidade de Satas havia aprisionado  aquelmulher.” Expulse o espírito, repreenda a opressão de Satanás e a pessoa é curada. Foi isto o que Jesus fez.

Algumas enfermidades da espinha dorsal ainda são causadas por Satanás.

b.  O Homem Cego e Mudo. Trouxeram-Lhe então um endemoninhado, cego e mudo.” (Mt 12:22). Quando o Demônio foi expulso, ele pôde ver e falar.

Um espírito de cegueira havia causado a enfermidade neste homem. A cegueira ainda pode ser causada por Satanás.

c.  O Menino  Surdo  e Mudo.  “Ele repreendeu o espírito imundo, dizendo- lhe: Espírito mudo e surdo, Eu te ordeno: Sai dele, e o entres mais nele (Mc 9:25).

Naquela época, como agora, os que são surdos e mudos talvez estejam nas garras de um espírito surdo e mudo.

d.  O Homem Impuro.  “Havia na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, e ele [o Demônio] exclamou...

E Jesus o repreendeu [o espírito imundo], dizendo: Cala-te  e sai dele (Mc 1:23,25; Lc 4:35).

Este era o caso de um homem ímpio na sinagoga, e a sua condição era causada por um espírito imundo, obsceno, abominável. A causa de um caráter ímpio e obsceno ainda pode ser um Demônio.

 2.  Medicinal Versus Espiritual

Os médicos podem chamar isto de artrite, mas um espírito de enfermidade talvez seja a causa verdadeira.

O termo científico pode ser “cordas vocais não desenvolvidas e “nervos mortos no ouvido”, mas o verdadeiro problema em alguns casos é um espírito surdo e mudo que deveria ser expulso em nome de Jesus.

O especialista pode dizer que é glaucoma ou catarata, mas estas enfermidades podem ter sido causadas por um espírito de cegueira.

As enfermidades ainda o provenientes de Satanás e podem ser causadas por espíritos de enfermidade. Quando estes espíritos o expulsos em nome de Jesus, os enfermos ainda o curados hoje em dia.

 

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior  Prosseguir

 

 

 

TEXTOS UTILIZADOS NESTE ESTUDO - * Clique na seta para baixo e deixe um comentário

 

 

Mc 5.5-10

5 E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. 6E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. 7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. 8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) 9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.

 
Lucas 4:35

35E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele, sem lhe fazer mal. 36E veio espanto sobre todos, e falavam uns e outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

Lc 9:39

39Eis que um espírito o toma, e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. 40E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. 41E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me cá o teu filho. 42E, quando vinha chegando, o demônio o derribou e convulsionou; porém Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai. 43E todos pasmavam da majestade de Deus.

Marcos 9:18,20,26

18e este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai-se secando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

20E trouxeram-lho; e, quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência; e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, espumando.

26E ele, clamando e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.

1 Jo 4:1-3

1Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 2Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.

Mc 5.1-20

1E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. 2E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, 3o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. 4Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. 5E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. 6E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. 7E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. 8(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) 9E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. 11E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. 12E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. 13E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil) e afogou-se no mar. 14E os que apascentavam os porcos fugiram e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. 15E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. 16E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. 17E começaram a rogar-lhe que saísse do seu território. 18E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. 19Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. 20E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam. A filha de Jairo. A mulher que tinha um fluxo de sangue (Mt 9.18-26; Lc 8.40-56) 21E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés 23e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva. 24E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. 25E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, 26e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior, 27ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. 28Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.

2 Co 6:14-18

14Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.

Ez 13:6-8

6 Sete dias comerás pães asmos; e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor. 7Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. 8E, naquele mesmo dia, farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito.

I Sm 28.7-20

7Então, disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. 8E Saul se disfarçou e vestiu outras vestes, e foi ele e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira e me faças subir a quem eu te disser. 9Então, a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazer matar? 10Então, Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso. 11A mulher, então, lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel. 12Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. 13E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. 14E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou. 15Samuel disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. 16Então, disse Samuel: Por que, pois, a mim me perguntas, visto que o Senhor te tem desamparado e se tem feito teu inimigo? 17Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o Senhor tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu companheiro Davi. 18Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso, o Senhor te fez hoje isso. 19E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus. 20E, imediatamente, Saul caiu estendido por terra e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele, porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite.

Dt 18.9-14

9Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, 11nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, 12pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, as lança fora de diante de ti. 13Perfeito serás, como o Senhor, teu Deus. 14Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal coisa.

Ez 16 20-23

20Além disso, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que por mim geraras, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso, é pequena a tua prostituição? 21E mataste meus filhos e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo. 22E, em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua, e descoberta, e manchada do teu sangue. 23E sucedeu, depois de toda a tua maldade (Ai! Ai de ti! – diz o Senhor Jeová)

Lc. 13.10 A cura de uma mulher paralítica

10E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. 12E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus. 14E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado. 15Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? 16E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa? 17E, dizendo ele isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.

 
 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário