* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL D9: EXPULSAI OS DEMÔNIOS

SEÇÃO  D9 - Expulsai Demônios

SEÇÃO  D9

 

EXPULSAI  OS DEMÔNIOS

 

RalpMahoney,  com extensos trechos dos escritos do Missionário  Charles Haupt  (África do Sul) e do Evangelista T. L. Osborn (Tulsa, Oklahoma,  E.U.A.)

 

ÍNDICE DESTA SEÇÃO

 

D9.1 Os Demônios: Aprenda  a Reconhecê-los

D9.2 Os Demônios: o Poder  Deles

D9.3 Prepare-se Para  Expulsar os Demônios

D9.4 Dirigindo a Sessão de Libertação

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEÇÃO  D9

EXPULSAI  OS DEMÔNIOS

 

RalpMahoney,  com extensos trechos dos escritos do Missionário  Charles Haupt  (África do Sul) e do Evangelista T. L. Osborn (Tulsa, Oklahoma,  E.U.A.)

 

Capítulo 1

 

Os Demônios: Aprenda a Reconhecê-los

 

Introdução

O nosso propósito aqui o é o de duplicar os claros esboços de ensinamentos encontrados nas seções C2 e C5 da Concordância Temática de O Cajado do Pastor. Estude isto para receber uma maior revelação e compreensão da Demonologia.

 

O propósito do que se segue é dar a você uma resposta clara às seguintes perguntas:

O que / Quem São os Demônios?

Como Reconhecemos Uma Opressão Demoníaca?

Que Poder Possuem os Demônios?

O que os Demônios Fazem às Pessoas?

Como Reconhecemos Uma Pessoa Endemoninhada?

Como Expulsamos os Demônios?

Qual o Julgamento dos Demônios?

 

O cristão pode imediatamente tornar-se um “dominador de demônios”, recebendo um entendimento claro sobre a obra dos demônios e da sua derrota legal no Calvário. Você deveria rever a Seção B1, Vida Cristã Vitoriosa, perto do início do Guia de Treinamento  de Líderespara adquirir uma total compreensão sobre isto. Uma vez que você compreenda que os demônios estão totalmente sem poder sobre os crentes, você nunca mais terá medo deles nem do diabo.

Todos os crentes podem ter autoridade sobre o diabo e os demônios. Aprenda sobre a autoridade do crente e exercite-a pela fé na Palavra de Deus.

 

Leitura  Bíblica

E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da Sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir. “Portanto, Ele lhes disse: Em qualquer cidade em que entrardes... curai os enfermos que nela houver (Lc 10:1,8,9).

E os setenta voltaram novamente com alegria, dizendo: Senhor, até mesmo os demônios se nos sujeitam através do Teu Nome. E Ele lhes disse: Eu vi Satanás cair do u como um raio. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões dois símbolos bíblicos dos demônios e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.

“Contudo, o vos alegreis nisto, de que vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos Céus” (Lc 10:17-20).

O último versículo (vs 20) torna claro que o fato de estarmos salvos é uma causa maior para nos alegrarmos do que expulsarmos demônios em Nome de Jesus. O objetivo principal do nosso ministério não é o de expulsarmos demônios, e sim o de pregarmos o Evangelho aos perdidos.

 

Mas a fim de pregarmos o Evangelho de uma maneira que as pessoas respondam e sejam salvas, precisamos operar no poder e na demonstração do Espírito (1 Co 2:4). É vital que tenhamos autoridade sobre as maldades satânicas e que exerçamos esta autoridade.

Dois grandes poderes estão engajados numa luta de vida ou morte sobre os seres humanos. Pedro e João os descrevem da seguinte maneira:

Pedro disse: O vosso adversário, o diabo, como um leão que ruge, anda em derredor, buscando a quem possa devorar (1Pe 5:8).

Mas João disse: O Filho de Deus foi manifesto para  que pudesse destruir  as obras do diabo (1 Jo 3:8). Jesus nos chama para nos unirmos a Ele em Sua obra de destruição das obras do diabo.

 

Antes de descrevermos os demônios, será útil se compreendermos um pouco sobre Satanás.

 

A. QUEM É SATANÁS?

Satanás é o deus deste mundo (2 Co 4:4). Ele era o príncipe das nações (Mt 4:8,9). Ele é o autor de todas as nossas aflições e angústias, de nossas enfermidades, dores, e da própria morte. Ele é o rei e o governador de todos os espíritos demoníacos. Ele governa as sombrias hostes do Inferno. O seu principal desejo e desígnio é o de destruir a vida humana, e, portanto, entristecer o coração de Deus, o nosso Pai Celestial.

Podemos entender melhor quem é Satas através dos nomes que lhe o dados na Bíblia:

 

1.  O Diabo

Em Mateus 13:19, ele é chamado de “o maligno”. No versículo 39, ele é chamado de o inimigo e o diabo”. “Diabo significa “acusador”, “difamador” ou “caluniador”.

 

2.  O Acusador

Em Apocalipse 12:10, ele é chamado de “o acusador dos crentes”.

 

3.  O Adversário

Em l Pedro 5:8, ele é chamado de “o adversário e é comparado a “um leão que ruge, buscando a quem possa devorar.

 

4.  O Dragão

Em Apocalipse 20:2, ele é descrito por um grupo de nomes que são quase abomináveis demais de se considerar: o dragão, aquela antiga serpente que é o diabo, e Satanás.”

 

5.  O Pai da Mentira

Em João 8:44, ele é chamado por Jesus de “assassino, mentiroso, e o pai da mentira.”

 

6.  O Tentador

Em Mateus 4:3, ele é chamado de “o tentador.

 

7.  O Príncipe dos Demônios

Em Mateus 12:24, “o príncipe dos demônios”.

 

8.  O Príncipe das Potestades do Ar

Em Efésios 2:2, o príncipe das potestades do ar”.

 

9.  O Príncipe Deste Mundo

Em João 14:30,o príncipe deste mundo”.

 

10.O Corruptor de Mentes

Em 2 Coríntios 11:3, “o corruptor  de mentes”.

 

B. QUEM SÃO OS ESPÍRITOS DEMONÍACOS?

Alguns dizem que o existe semelhante coisa como demônios hoje em dia e que este título é meramente uma figura de linguagem. Isto, no entanto, não é verdadeiro. A Bíblia é o clara e explícita em seus ensinamentos sobre os demônios quanto o é com relação aos anjos. Ambos são verdadeiros e reais nos dias de hoje. Ambos deveriam ser compreendidos corretamente.

 

Os demônios o malignos, odiosos, e destrutivos. Os espíritos demoníacos são personalidades, assim como os espíritos humanos também o são. Os demônios o espíritos que o possuem corpos onde possam habitar. s somos espíritos com corpos. Os nossos espíritos o provenientes de Deus. Os espíritos demoníacos servem a Satanás e o enviados por ele.

 

1.  Eles Pertencem ao Diabo

Os demônios pertencem a Satanás, o qual é o governador dos demônios. Jesus Se refere a eles como o diabo e seus anjos” (Mt 25:41). A palavra grega Dia bolos (diabo) significa “acusador” ou “caluniador”. Ela sempre é usada no singular no Novo Testamento.

As palavras daimon e daimonion são usadas tanto no singular quanto no plural e o o intercambiáveis com diabolos, uma ]vez que somente um diabolos, o diabo, porém muitos daimonion ou daimon, demônios.

 

2.  Eles o Anjos Caídos

Os demônios o anjos caídos, “que o guardaram  o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação (Jd 6). Quando foram criados, eram perfeitos e receberam o poder da escolha. Os demônios são anjos que escolheram desobedecer a Deus e fazer a vontade de Satanás.

 

a.  Alguns EstãAprisionados.  Em primeiro lugar, existem alguns demônios que pecaram e que se encontram agora aprisionados em “cadeias de escuridão (2 Pe 2:4), esperando pelo julgamento dos anjos (1 Co 6:3).

 

b.  Alguns EstãLivres.  Em segundo lugar, existem os que caíram e que Deus permitiu que continuassem a servir a Satanás e ao seu reino. A razão para isto é um dos segredos de Deus (Dt 29:29). Satanás o é onipresente (isto é, presente em toda parte ao mesmo tempo como Deus), mas ele tem uma multidão de demônios ou espíritos sem corpos que o completamente fazem a sua vontade que até nos dá a impressão de que ele está presente em toda parte.

 

C. O QUE O OS ESPÍRITOS DEMONÍACOS?

 

1.  Diferença Entre Corpo e Espírito

Eu tenho  um corpo, mas eu sou um espírito. O meu espírito habita no meu corpo. Eu me expresso (o meu espírito) com as faculdades do meu corpo. Você consegue ver o meu corpo, mas não consegue me ver porque o verdadeiro eu é um espírito que mora dentro do meu corpo.

O meu corpo é simplesmente a casa em que habita o meu espírito. Algum dia o meu corpo morrerá e voltará ao pó, mas eu (o meu espírito) nunca morrerá. Voltarei a Deus de onde vim: “...o espírito há de voltar a Deus, que o deu (Ec 12:7).

 

Eu (o meu espírito) sou uma personalidade. Eu me expresso com o meu corpo. Se o meu corpo fosse tirado, eu (o meu espírito) não poderia me expressar. Corte fora a minha língua, e o meu espírito não poderia falar. Destrua os meus ouvidos e eu não poderia ouvir. Cegue os meus olhos e eu o poderia ver. Muito embora os meus olhos estivessem cegos, os meus ouvidos surdos, e a minha língua removida, ainda assim o meu espírito estaria presente, mas ele não poderia ver, ouvir, nem falar.

 

Ampute as minhas pernas e braços, destrua o meu olfato, e as minhas cordas vocais, e ainda assim você o teria destruído o meu espírito. No entanto, o meu espírito o mais poderia se expressar. Ainda assim o meu espírito teria um corpo, mas as suas faculdades de expressão teriam sido destruídas.

Agora você pode compreender o que quero dizer ao falar sobre a diferença entre o meu espírito e o meu corpo, ou a diferença entre mim e meu corpo.

 

2.  Espíritos sem Corpos

Os demônios o espíritos malignos desprovidos de corpos com os quais poderiam se expressar neste mundo. que não possuem corpos próprios, eles precisam vaguear pela terra, buscando um corpo em que possam entrar e encontrar expressão a fim de poder levar a cabo as suas missões malignas (Mt 12:43).

que os espíritos demoníacos são verdadeiras personalidades, eles manifestam as suas próprias personalidades nas pessoas em que entram.

várias classes, ou tipos de espíritos demoníacos, exatamente como diferentes tipos de pessoas, sendo que alguns deles examinaremos mais tarde.

 

D. COMO É SATANÁS?

Satanás é o seu adversário e os demônios são os seus inimigos. Eles ficam indignados com os direitos legais que temos sobre eles e m ciúme da nossa herança.

Aprenda a reconhecer o seu inimigo; discirna-o, estude as suas táticas de guerra, e adquira uma hábil capacidade e bastante fé para expulsá-lo. Isto é feito através da leitura e do conhecimento da Bíblia. O propósito das seguintes informações é o de ajudá-lo a compreender o que a Bíblia diz sobre este tema.

“As armas da nossa milícia o o carnais, mas são poderosas através de Deus para a destruição das fortalezas de Satanás (2 Co 10:4).

Este versículo nos diz que estamos em guerra e que temos armas espirituais, armas cujos poderes nos são concedidos pelo Espírito para que possamos destruir as fortalezas nas mentes que são cegadas (debilitadas) pelo diabo ou pelos demônios (2 Co 4:4).

 

“Pois o lutamos contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo, contra as maldades espirituais nos lugares celestiais (Ef 6:12).

 

1.  Ele é Maligno

 

Tudo o que é maligno, destrutivo, desanimador, malévolo, e escravizador é de Satanás. As obras do diabo são e sempre foram roubar, matar, e destruir (Jo 10:10) os espíritos, mentes, e corpos da Criação de Deus, por completo ou em parte.

 

2.  Ele se Opõe a Deus e à Sua Família

Ele se opõe as e nos menospreza, mas somos prevenidos a ficarmos em alerta. Satanás, o seu adversário, está sempre presente para desafiar a sua fé, a sua integridade, e os seus direitos de aliança. Satanás sempre dirige uma rebelião aberta contra Deus e a Sua família.

Mas Jesus Cristo “Se manifestou para que pudesse destruir as obras do diabo (1 Jo 3:8).

 

E. COMO  O OS DEMÔNIOS?

 

1.  Os Demônios Falam

Eles falam através das faculdades mentais e da fala de uma pessoa, da mesma maneira que o meu espírito (o meu verdadeiro “eu”) fala através da minha própria língua e cordas vocais.

E os espíritos imundos, vendo-O prostravam-se diante d’Ele e clamavam dizendo: Tu és o Filho de Deus” (Mc 3:11).

E também de muitos saíam demônios clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus” (Lc 4:41).

“Ele [Cristo] os ensinava como alguém que tinha autoridade... e, havia na sinagoga deles um homem com um espírito imundo; e ele clamou, dizendo: Deixa-nos em paz! O que temos a ver Contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem Tu és, o Santo de Deus. E Jesus o reprendeu dizendo: Cala-te e sai dele” (Mc 1:22-25). Estes versículos nos mostram como os demônios falavam e conversavam com as pessoas que haviam vindo para expulsá-los.

 

2.  Os Demônios Conhecem o Futuro Deles

Jesus deparou-Se com dois homens endemoninhados provenientes dos sepulcros. Quando Ele estava a ponto de expulsar os demônios, eles clamaram: “Que temos nós Contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste para nos atormentar antes do tempo? (Mt 8:29).

O que os demônios quiseram dizer com a pergunta: Vieste para  nos atormentar antes do tempo? “De que tempo estavam falando?”

 

Os demônios sabem que o Inferno foi preparado para o diabo e seus anjos. Eles sabem que chegará o dia em que o diabo será “lançado no lago de fogo e enxofre, onde se encontram a besta e o falso profeta, e serão atormentados dia e noite para todo o sempre” (Ap 20:10) “...juntamente com os temerosos, e incrédulos, e os abomináveis, e homicidas, e fornicadores, e feiticeiros, e idólatras, e todos os mentirosos (Ap 21:8) e com “qualquer  que o foi achado no Livro da Vida (Ap 20:15).

Os demônios sabem que chegará o dia em que serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. Eles sabem que não mais poderão atormentar a humanidade, porque o tempo deles terá chegado.

Portanto, sabendo disto, eles tremeram diante de Jesus e clamaram: Vieste para nos atormentar antes do tempo?”

 

3.  Os Demônios Resistem à Rendição

O Oitavo Capítulo de Mateus, o Quinto Capítulo de Marcos, e o Oitavo Capítulo de Lucas descrevem a história de Jesus expulsando a legião de demônios do louco.

O contexto destes versículos revelam o seguinte: Primeiro: Os demônios na verdade professaram adorar a Cristo, evidentemente buscando impedir que o Senhor fosse severo demais com eles (Mc 5:6).

Segundo: Jesus ordenou-lhes que saíssem do homem (Lc 8:29; Mc 5:8).

Terceiro: Os demônios Lhe imploraram para que Ele não lhes atormentasse, mas quando Jesus falou com eles, os demônios ficaram com medo (Lc 8:28).

Quatro: Cristo exigiu deles: “Qual é o teu nome? (Lc 8:30).

Quinto: Os demônios responderam: “O meu nome é Legião, pois somos muitos” (Mc 5:9).

Sexto: Quando Jesus insistiu que eles fossem embora, os demônios, chocados com o fato de serem expulsos de sua habitação no corpo do homem, “rogaram-Lhe muito para  que Ele o os enviasse para  fora daquela província (Mc 5:10).

Aí então a legião de demônios que tinha possuído o louco tentou pechinchar ainda mais. Se eles deviam ser expulsos da sua habitação humana, o segundo melhor lugar para se estabelecerem seria a manada de porcos que estavam se alimentando nas redondezas.

Todos aqueles demônios Lhe rogaram, dizendo: Envia-nos para  os porcos para que possamos entrar neles (Mc 5:12).

Sétimo:  “Imediatamente  Jesus lhes deu permissão. E os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos, e a manada correu violentamente despenhadeiro abaixo para dentro do mar [eram cerca de dois mil] e se afogaram  no mar (Mc 5:13).

 

Esta notável narrativa nos mostra como os demônios ficam indignados com a abdicação de seus lugares de possessão, e como, contudo, precisam render-se à autoridade dos servos de Deus. Para nós, Cristo falou: “Dou-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e “em Meu nome vocês expulsarão os demônios (Mc 16:17; Lc 9:1; 10:19).

 

4.  Os Demônios Podem Pedir Reforços

Jesus ensinou uma lição muito reveladora sobre os demônios no Décimo Segundo Capítulo de Mateus:

“Quando o espírito imundo sai da pessoa, ele anda por lugares áridos, buscando repouso, e o o encontra. Aí então ele diz:

Voltarei para a minha casa, de onde saí, e, voltando, encontra-a desocupada, varrida, e adornada.

“Então ele vai e leva consigo outros sete espíritos mais malignos do que ele, e, entrando, habitam ali, e a derradeira  situação desta pessoa é pior do que a primeira” (Mt 12:43-45).

É possível que os demônios que foram expulsos chamem outros demônios como um reforço para entrarem novamente na pessoa da qual foram expulsos. Isto acontece quando a pessoa liberta deixa de consagrar plenamente a sua vida a Cristo.

 

Portanto, o Demônio chamou outros espíritos mais malignos do que ele próprio, os quais entraram e se estabeleceram lá, “e a derradeircondição daquela pessoa foi pior do que a primeira.”

Jesus disse ao aleijado que foi curado: “Não peques mais, para que uma coisa pior o te aconteça (Jo 5:14).

  

5.  Os Demônios Reconhecem e Obedecem os que m Poder Sobre Eles

Quando Jesus Se deparava com os que estavam endemoninhados, os demônios geralmente clamavam: “Sabemos quem Tu és. Tu és o Filho de Deus.”

Os demônios nunca mudaram. Incidentes como estes aconteceram no ]ministério de Paulo:

E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

E o espírito maligno respondeu e disse: Jesus eu conheço, e Paulo eu conheço, mas quem são vocês? E o homem em quem se encontrava o espírito maligno pulou sobre eles, e os sobrepujou e prevaleceu contra eles, de tal forma que fugiram daquela casa nus e feridos” (At 19:13-16).

Os demônios sabem quem tem poder sobre eles. Eles conheciam a Jesus e conheciam a Paulo. Os demônios zombaram e dominaram completamente aqueles sete filhos de Sceva, os quais tentaram expulsá-los somente pelo dinheiro que receberiam.

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo (At 10:38). Foi o Espírito Santo que disse: “Apartai-Me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 13:2).

Estas duas pessoas que os demônios reconheceram eram ambas ungidas com o Espírito Santo, o poder de Deus. Os demônios conhecem essas pessoas e as obedecem.

 

Este caso, no entanto, é uma clara admoestação aos incrédulos para o brincarem com o Demônio. Todos os crentes receberam o poder e a autoridade sobre todos os demônios e o deveriam nunca temer nem hesitar em executar esta autoridade.

 

Jesus disse: “Estes sinais seguirão aos que crerem; em Meu nome expulsarão os demônios” (Mc 16:17).

Maria Madalena estava possuída por ]sete demônios; contudo, um homem, ungido de Deus, expulsou todos os sete demônios.

Por outro lado, havia sete homens, com nenhum deles sendo um servo ungido de Deus, e todos estes sete homens o conseguiram expulsar nem ao menos um Demônio; aquele único Demônio, no entanto, sobrepujou todos aqueles  sete homens, de maneira que fugiram nus e feridos. Que comparação!

Isto prova que toda a nossa força e sabedoria natural é impotente diante do diabo. Contudo, todos os diabos do Inferno são impotentes diante de um só crente ungido por Deus.

 

F.  COMO É DEUS?

 

1.  Ele é Bom

Tudo o que é bom, abençoado, belo, agradável, e puro é de Deus. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai... (Tg 1:17).

 

2.  Ele Dá a Vida

Deus “...nos  deu todas as coisas que pertencem à vida...” (2 Pe 1:3).

O Filho do Homem o veio para destruir as nossas vidas, mas para salvá-las” (Lc 9:56).

Concluímos então que Satanás é mau e Deus é bom. As coisas boas o provenientes de Deus e as más de Satanás.

 

G. COMO  SOMOS  NÓS?

 

1.  Temos a Armadura de Deus

Recebemos uma armadura completa com a qual podemos resistir a Satanás. Jesus, antes de voltar ao Pai, outorgou a todos os crentes o direito de usar o Seu Nome contra o diabo.

A Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, é nossa e deve ser usada contra Satanás.

E os nossos pés foram calçados com o Evangelho.

O capacete da salvação está em nossas cabeças, e o escudo da fé é a nossa defesa, e com ele poderemos apagar todos os dardos inflamados do maligno (Ef 6:13-18).

 

2.  Temos Poder Sobre o Inimigo

Jesus, o nosso Capitão, diz: “Eis que vos dou poder... sobre todo o poder do inimigo (Lc 10:19).

“Ele lhes deu poder e autoridade sobre todos os demônios (Lc 9:1).

“Em Meu nome expulsarão os demônios (Mc 16:17).

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior  Prosseguir

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTOS UTILIZADOS NESTE ESTUDO - * Clique na seta para baixo e deixe um comentário

 

Lc 10:17-20

17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.

Mc 1:22-25

22 E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade e não como os escribas. 23 E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, dizendo: 24 Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. 25 E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te e sai dele.

 
O endemoninhado gadareno (Mt 8.28-34; Mc 5.1-20)

26E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. 27E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que, desde muito tempo, estava possesso de demônios e não andava vestido nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. 28E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo com alta voz: Que tenho eu contigo Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. 29Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. 30E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. 31E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. 32E andava pastando ali no monte uma manada de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. 33E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago e afogou-se. 34E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. 35E saíram a ver o que tinha acontecido e vieram ter com Jesus. Acharam, então, o homem de quem haviam saído os demônios, vestido e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. 36E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado. 37E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles, porque estavam possuídos de grande temor. E, entrando ele no barco, voltou. 38E aquele homem de quem haviam saído os demônios rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: 39Torna para tua casa e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.

Mc 5.1-20

1E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. 2E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, 3o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. 4Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. 5E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. 6E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. 7E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. 8(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) 9E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. 11E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. 12E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. 13E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil) e afogou-se no mar. 14E os que apascentavam os porcos fugiram e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. 15E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. 16E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. 17E começaram a rogar-lhe que saísse do seu território. 18E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. 19Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. 20E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam.

Ef 6:13-18

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, 18 orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Um comentário: