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GTL - D8:  Evite Extremismos na Cura

SEÇÃO  D8

SEÇÃO  D8

EVITE  EXTREMISMOS NA CURA

 

Dr. Charles  Farah

 

 

Capítulo 1

Teologia: Um Patrão Cruel

 

Nota do Editor: O Dr. Charles Farah dirigiu, pomuitos  anos, a Escola de Teologia Oral Roberts. Ele tinhuma grande paixão  para  treinar  jovens  ministros  a serem equilibrados eseus ministérios. Ele  se entregou generosamente a causas relacionadas à divulgação dEvangelho em  todo  o mundo. Elera  um  estudioso com grandes talentos intelectuais.

 

Introdução

O jovem parecia um tanto quanto resignado. A sua igreja, muito embora tivesse um bom espírito, era bem semelhante a ele. Havia pouco louvor na reunião da manhã, e o havia nenhuma manifestação do Espírito.

que ela era uma igreja pentecostal clássica, fiquei um tanto quanto surpreso.

Don havia sido um bom aluno em nossa Faculdade de Teologia e havia demonstrado uma grande solicitude para com os outros.

Um evangelista com o dom de curas havia conduzido uma série de reuniões em sua igreja. Algumas pessoas foram ajudadas. Este evangelista ensinava, sem nenhuma restrição, que “a nossa confissão de significa sempre a obtenção do que pedimos”.

Um professor universitário, batizado no Espírito Santo e membro da congregação, era um conhecido diabético. O evangelista o persuadiu a parar com a insulina na quinta-feira. No domingo à noite, ele já estava próximo da morte.

O evangelista com dom de cura ouviu que ele se encontrava muito doente, correu para o seu quarto, e encontrou a esposa quase que fora de si. Ele repreendeu o Demônio de temor que achava que estivesse nela, e então, virou-se para o homem e disse: Você vai ficar bom. É ficar firme!”

Finalmente, o Don o conseguiu agüentar mais. Ele chamou uma ambulância. No hospital, os médicos disseram ao Don que o homem tinha apenas uma hora de vida. Devido a este incidente, Don quase deixou o ministério, e a igreja quase se afundou e se dividiu.

 

A. TEOLOGIA DE CURA: EVITE EXTREMISMOS

 

1.  Cuidado com s Teologias

Uma teologia má é um patrão cruel, o qual açoita os seus filhos com trágicas consequências e aleija os que o recebem tão seguramente quanto as prisões de tortura no Vietnã.

 

a.  Elas Aleijam. Há não muito tempo atrás eu estava conversando com um homem cuja e ficou aleijada toda a sua vida por causa de cinco palavras de uma teologia má. Um pregador lhe disse cinco palavras que aleijaram a sua vida e a transformaram numa velha enfadonha, miserável, e infeliz, muito antes do seu tempo.

As cinco palavras que a feriram e lhe deram amargura em vez de alegria foram as seguintes: Você está vivendo em adultério!”

 

b.  Elas se Opõem ao Espírito  Santo.

Há algum tempo atrás, um jovem estava sentado numa cadeira numa reunião de oração, pedindo para ser curado. Subitamente ele ficou ciente de que o seu problema era um Demônio, o qual começou a falar através da sua voz. Ainda que consternadas, as pessoas continuaram a orar. Finalmente, o espírito foi embora.

O meu amigo foi curado, mas a teologia deles não permitia que ele tivesse um Demônio. Assim sendo, eles lhe disseram que havia acontecido de fato o ocorrera.

Agora, o meu amigo está banido do grupo em parte porque a teologia deles ensinava que o cristão não poderia estar em escravidão a um espírito de enfermidade.

As más teologias são de fato um patrão cruel. Nos últimos vinte anos eu tenho estudado teologia e estou convencido de que nada é mais rígido ou mais contrário ao mover do Espírito Santo do que as s teologias.

Creio que este é o motivo pelo qual a maioria dos teólogos não gostam do Livro de Atos. O Espírito Santo persiste em “virar o barco teológico deles.

As más teologias dizem que os milagres o podem ocorrer em nosso século. As más teologias dizem que todos os crentes batizados no Espírito precisam  falar em línguas. As más teologias dizem que nenhum cristão pode ser atormentado por um Demônio. As más teologias dizem que a única razão pela qual alguém não é curado é por causa da sua falta de fé.

 

c.  Elas Mudam os Fatos. Na verdade, as más teologias são semelhantes ao cruel gigante Pro custo, o ladrão de estrada proveniente de Ática.

Quando os visitantes chegavam ao seu castelo, ele os esticava num leito de ferro cuidadosamente preparado. Caso fossem longos demais, ele cortava as suas pernas. Se fossem curtos demais, ele os esticava até que se encaixassem.

É isto o que fazem as s teologias. Se algo o se encaixa com os fatos, corte os fatos. Se os fatos forem contrários à teologia, as s teologias dizem que é muito fácil é só esticar os fatos.

 

2.  Cuidado com Teologias “Minimalistas”

Por outro lado, o movimento carismático pentecostal precisa ser igualmente cauteloso com relação a um reducionismo teológico. No reducionismo, o enfoque encontra-se em áreas da fé e da prática onde os cristãos possam concordar com certas afirmações de centrais, porém “minimalistas”.

 

ao Simplistas Demais. Por exemplo: Simplesmente louvamos ao Senhor e tudo está bem. Expulsamos os demônios e a personalidade se torna totalmente . Reivindicamos a nossa cura e ela sempre acontece. Somos batizados no Espírito e isto resolve todos os nossos problemas.

 

b.  Elao Encaram os Conflitos. Enfrentemos a situação sem rodeios. Estamos sempre nos deparando com problemas. Nunca somos finalmente libertos dos nossos problemas nesta vida. Até mesmo Paulo disse: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará deste corpo de morte?” (Rm 7:24).

“Conflito” é a realidade da coisa. Enquanto estivermos vivos, nunca estaremos livres de transtornos. É por isto que a ilustração favorita de Paulo (a do soldado) é tão adequada. Talvez haja uma trégua na batalha, mas nunca há uma trégua na guerra. Não nenhuma solução única e simples que resolva todos os nossos problemas.

 

3.  Lute por Uma Teologia Equilibrada

 

aEvite Extremismos.  Uma teologia de cura tem uma tarefa muito difícil e precisa ter um equilíbrio muito grande. Por um lado, ela precisa evitar o erro da presunção; por outro lado, ela precisa evitar o cinismo da incredulidade.

 

b.  É Melhor em Demasia do que Absolutamente  Nada. Recentemente eu estava conversando com aquele ilustre e idoso santo, Norman Grubb. Ele praticamente o teve nenhuma experiência com pessoas que caíram no pecado da presunção. O seu problema foi fazer com que as pessoas tivessem pelo menos um pouquinho de . Se nós, que pertencemos aos círculos carismáticos, tivermos pessoas que o demasiadamente zelosas por uma que nem sempre está de acordo com o conhecimento e que as vezes é presunçosa, é melhor restringirmos o excesso do que lidarmos com os que não crêem o suficiente para de maneira alguma se aventurarem na fé!

E mais fácil dirigirmos uma pedra que está rolando do que movermos uma enorme pedra alojada. Se precisamos errar, erremos mais para o lado de uma corajosa e positiva.

A verdadeira enfrenta o problema do camponês embriagado de Lutero. Ele monta em seu cavalo, mas cai, primeiramente para um lado, e depois para o outro. De alguma forma, é preciso que haja um equilíbrio entre a presunção e a incredulidade. De alguma forma, Deus precisa nos dar uma teologia de cura equilibrada.

 

B. FÉ OU PRESUNÇÃO

 

1Presunção: a Arma  de Satanás

apenas uma pequena diferença entre uma audaz e a presunção. A fé de uma pessoa é a presunção de outra. Esta tentação é tão grande que até mesmo nosso Senhor Jesus foi tentado por ela. Recorramos a Mateus 4:5-7.

a.  Contra  os Cristãos  Sinceros.  A presunção é algo que tenta especialmente as pessoas sinceras, corajosas, e que desejam fazer alguma coisa para Deus. Assim sendo, em todo o arsenal das possíveis tentações, uma das três mais poderosas e mais prováveis de introduzirem o Filho de Deus no reino de Satanás era a presunção.

 

b.  Contra Jesus. Vocês se recordam que na narrativa de Mateus Jesus foi levado ao pináculo do Templo, que tinha uma altura de 60m acima do Vale de Cedrom. O pináculo encontrava-se numa série de arcadas que eram chamadas de “Arcadas de Salomão”. Lá Satanás tentou Jesus com a presunção.

No verão passado eu estive no Vale de Cedrom. Quando olhei para o topo daquela muralha, foi fácil imaginar o cenário. Com as vestimentas brancas de Jesus esvoaçando na brisa e tendo como pano de fundo aquele céu azul, a população embaixo poderia vê-Lo muito bem.

E depois que Jesus houvesse conseguido a atenção das pessoas, se Ele tivesse saltado para em seguida ser salvo, isto teria sido um milagre instantâneo, um atalho para o sucesso. Ele teria ganho um acesso imediato às pessoas que O viam, porque elas teriam crido que Ele era de fato um grande operador de milagres.

 

2.  A Palavra de Deus: A Nossa Arma

Vocês se lembram que na tentação anterior Jesus respondeu a Satanás com as Escrituras.

Assim sendo, Satanás pensou: “A-ha, o ponto forte de Jesus são as Escrituras. Se esta é a arma que Ele usa, eu também farei o mesmo”. Portanto, ele desenvolveu a sua tese “bíblica”.

 

a.  Satanás  Distorcas Coisas. “Jesus, uma maneira rápida de se ganhar adeptos. Você quer ajudar as pessoas. Há um atalho para a fama. Permita que os homens vejam este grande milagre, como Deus O favorece, e Você ganhará o mundo.

“Desafie a lei da gravidade e veja o que Deus fará. Permita-me citar um trecho blico (Salmo 91:11,12). Ele quase o citou perfeitamente. Ele disse: “Se Tu és o Filho de Deus, se Tu és o que dizes que és”, colocando a Jesus na defensiva, “se Tu és de fato o Filho de Deus, então prova-o.”

Mas, na citação de Satanás, ele omitiu um trecho tão insignificante que eu tive de ler o versículo várias vezes antes que pudesse ver a distorção de Satanás.

Este versículo bíblico diz na verdade: “Ele dará aos Seus anjos ordem a teu respeito para te manter [guardar] em todos os teus caminhos (Sl 91:11). Em outras palavras, nos afazeres corriqueiros da vida, os anjos nos guardam.

Omitindo, porém, a citação exata, Satas distorce a promessa de que Deus cuidaria de nós ao confiarmos em Deus passivamente, dando a impressão de que poderíamos ativamente dar saltos de presunção e estarmos seguros. É se jogar daí de cima e confiar que Deus tomará conta de você.

Deus nunca faz milagres para provar aos escarnecedores que Ele é Deus. Jesus negou o pedido dos fariseus que disseram: “Mostra-nos um sinal. Deus faz milagres para suprir as necessidades do Seu povo”.

 

b.  Jesus Usa o Todo. E qual foi a resposta de Jesus? “Jesus lhe disse: Também está escrito: Não tentarás  ao Senhor teu Deus” (Mt 4:7).

É um grande fato das Escrituras que não somente “está escrito”, mas “também está escrito”. o baseamos a nossa compreensão da vontade de Deus em apenas um versículo. Devemos ter não somente um versículo bíblico, mas todo o conselho de Deus.

 

3.  Tentar ou Provar a Deus

As Escrituras são como um giroscópio. Elas possuem um poder auto-equilibrante. Jesus diz: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.”

Alguns acham que Jesus está dizendo: “Eu sou o Senhor teu Deus, Satanás, e não tens nenhum direito de Me tentar. Mas isso não é absolutamente o que Jesus está dizendo. O que Ele está dizendo é o seguinte: “Ninguém tem o direito de fazer presunções quanto a Deus, ou de tentar a Deus. Ninguém tem o direito de testar a Deus presunçosamente nem mesmo o Filho de Deus. Ninguém tem o direito de forçar as mãos de Deus.”

 

a.  Agir Quando Deus Não Falou. Vemos que o Pai estava em silêncio e o Filho não foi presunçoso. Qual seria a presunção? A presunção seria tomar a provisão geral da Palavra de Deus e fazer com que ela se aplicasse a uma situação específica onde Deus não houvesse falado.

uma enorme diferença entre tentarmos a Deus e provarmos a Deus. Israel passou pelo Mar Vermelho e provou a Deus.

Os egípcios fizeram exatamente a mesma coisa e morreram por causa de sua presunção. Qual foi a diferença?

 

b.  Agir  Quando  Deus Falou.  Israel ouviu uma palavra que havia sido falada por Deus, mas com o Egito o foi assim. Israel foi adiante com base na palavra falada de Deus, O RHEMA. Deus falou e eles obedeceram. Mas Deus não falou aos egípcios e eles pereceram. A de Israel foi a presunção do Egito. Em todo o Antigo Testamento, muitas coisas são ditas sobre os pecados da presunção.

 

C. PALAVRA GENÉRICAVERSUS PALAVRA ESPECÍFICA

 

Vamos compreender agora a diferença entre a Palavra de Deus genérica e a Palavra de Deus que é específica a que é falada a nós.

 

1.  Logos Versus Rhema: Como Diferem Entre si.

 

No grego há duas palavras correspondentes ao termo palavra: a palavra logos e a palavra rhema.

 

a.  Logos

 

1) É Uma Expressão do Pensamento. Logos denota a expressão do pensamento o o mero nome de um objeto, e sim o conceito ou uma idéia de Deus. Ela é usada com relação ao Evangelho, os Dez Mandamentos, o todo das declarações de Deus. É o discurso ou tratado de Deus.

 

2) É Personificada por Jesus. O significado máximo de Logos é a Palavra de Deus Encarnada, Jesus Cristo. Ele é a Palavra que finaliza todas as palavras. “Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje, e para sempre. Jesus é a Palavra eterna do Deus eterno.

Aqui está Ele! Jesus é a última Palavra de Deus ao homem. “Há muito tempo atrás Deus falou aos nossos ancestrais de muitas e variadas maneiras através dos profetas, mas nestes últimos dias Ele falou conosco através do Filho... (Hb 1:1).

N’Ele – em Jesus – a Palavra de Deus assumiu a sua forma final e absoluta.

Quem é a Palavra de Deus? Jesus é a Palavra de Deus. Ainda que nenhuma pessoa deste mundo o creia, Jesus é o Logos, a Palavra de Deus materializada – a Palavra pessoal, o título do Filho de Deus.

Na qualidade de perito e autoridade na língua grega, Vine diz: “Ele é a realidade e a totalidade da natureza humana. D’Ele era a glória ‘Shekinah em manifestação pública. O Unigênito Filho, o Qual Se encontra no seio do Pai, Ele O declarou. Assim sendo, a Palavra, o Logos, é a manifestação pessoal, e não uma parte da natureza divina, mas sim de toda a Divindade.”

 

3) É Divina em Sua Origem. É uma Palavra do Senhor, expressa com a Sua autoridade e concretizada pelo Seu poder (At 10:36). Às vezes, ela também se refere à doutrina (Mt 13:20).

Não encontrei no Novo Testamento sequer uma referência que o direcionasse o Logos de volta para Deus, quer tenha a sua origem no Pai, ou no Filho, com o seu cumprimento em Jesus Cristo ou no Espírito Santo.

Portanto, o Logos é divino em sua origem, e esta é a maneira pela qual este termo é mais frequentemente usado no Novo Testamento.

 

b.  Rhema. Há, no entanto, uma outra palavra, Rhema, que denota aquilo que é falado, expresso por palavras ou por escrito. Ela pode ser proveniente de Deus, mas nem em todos os casos. Ela o é necessariamente divina (Mt 12:36).

 

1) É Para  Uma Ocasião Específica. É geralmente uma palavra falada para uma ocasião específica. A ênfase com “rhema” não se encontra em seu conceito, nem em sua qualidade objetiva, mas sim na palavra falada de fato.

2) É Ouvida  e Cumprida. Geralmente, é uma palavra que é ouvida e cumprida (At 13:42), uma palavra que exige que entremos em ação. É uma palavra pessoal a palavra que está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Rm 10:8).

Quantos de vocês ouviram o Evangelho mais do que uma vez antes de aceitá-lo?

o foi o Logos na primeira vez que você o ouviu? Claro que foi. Mas, à medida que você continuou a ouvir, houve um dia maravilhoso em que ele se tornou Rhema uma palavra pessoal para você.

Esse foi o dia que você recebeu a Cristo, e subitamente o Logos de Deus, eterno e inflexível, tornou-Se a maravilhosa palavra de liberdade para você. Esta palavra foi Rhema.

É exatamente sobre isto que Romanos 10:17 está falando. “Assim que a vem pelo ouvir [literalmente] uma palavrde Deus. Paulo usa a palavra Rhema e não Logos. É uma palavra que é ouvida e cumprida (Rm 10:17). É uma palavra para uma ocasião especial. É uma palavra específica para você e que o encontra onde você estiver.

 

3) É a Espada do Espírito.  Em Efésios 6:17 lemos o seguinte: “...a espada do Espírito, que é a palavra [Rhema] de Deus.” Não é a Bíblia inteira que pode ser usada como espada, e sim uma palavra específica que você usa habilmente para uma ocasião específica.

 

4) Nem Sempre  é Divina.  Rhema nem sempre é divina em sua origem. Ela geralmente denota uma palavra que é falada a fim de que uma ação específica possa ser tomada.

“Mas eu vos digo, que de toda a palavra [rhema] ociosa que os homens disserem o de dar conta no dia do juízo (Mt 12:36).

 

c.  Sumário. Palavras [rhema] ociosas justificadas são “rhema”. Assim sendo, podemos sumarizar:

 

1) Divina/Humana. “Logos” é divina, ao passo que “Rhema” pode ser uma palavra humana.

2) Universal/Específica. “Logos” é universal, ao passo que “Rhema” é específica.

3) Objetiva/Subjetiva. “Logos é objetiva, ao passo que “Rhema” é subjetiva - uma palavra falada para uma ocasião específica.

4) Eterna/Contemporânea. “Logos” é eterna, ao passo que “Rhema é geralmente contemporânea.

 

2.  Logos Versus Rhema: Nem Sempre é Claro

 

Eis aqui o que isto significa. Quando passamos a examinar a Bíblia e o que ela tem a dizer, precisamos ser cuidadosos para distinguirmos entre o Rhema, a palavra que é falada para uma ocasião específica, e o Logos, a palavra que é eterna.

 

a.  O Uso nas Escrituras Varia.  Esta distinção entre Logos e Rhema o é verificada em todas as passagens bíblicas.

Em toda a Bíblia, as diferenças nas maneiras pelas quais estas palavras o usadas variam grandemente.

Não somente diferenças entre as maneiras pelas quais estas palavras o usadas na Septuaginta e no Novo Testamento, mas também os próprios escritores do Novo Testamento usaram estas palavras de formas diferentes.

Por exemplo, João usa Logos para apresentar o universal, o eterno. Pedro, no entanto, em pelo menos uma ocasião, usa Rhema exatamente da mesma forma que João teria usado Logos. Pedro diz: “Mas a palavra [Rhema] do Senhor permanece para sempre” (1 Pe 1:25).

Naturalmente deveríamos esperar que Pedro usasse Logos e o Rhema, para expressar este conceito. No entanto, ele de fato usa Rhema, ao invés de Logos.

Já que as Escrituras não ensinam uma distinção clara e sem ambiguidades entre essas palavras, usemos esta distinção como um conceito teológico.

 

b.  Um Conceito Teológico. Um conceito teológico é uma ferramenta de análise que nos proporciona vermos a verdade de Deus mais claramente sem necessariamente termos um endosso bíblico abrangente.

Por exemplo, é popular na maioria dos círculos evangélicos a referência ao homem como sendo um ser tripartido, composto de corpo, alma e espírito.

Contudo, as Escrituras geralmente usam os termos referentes a alma e espírito alternadamente.

É útil às vezes imaginarmos o homem com estas três partes, mas as Escrituras não verificam esta distinção. É um conceito teológico.

 

3.  Logos Versus Rhema: Conheça a Voz do seu Senhor

Em Mateus 14:22 e versículos subsequentes, temos um exemplo da diferença entre a Palavra de Deus, Logos, e a palavra de Deus para você, Rhema.

 

a.  Nem Todos Eles Andaram Sobre as Águas. Vocês se lembram do episódio em que Jesus apareceu repentinamente no mar e os discípulos disseram que era um fantasma. Pedro, como de costume, foi o primeiro a falar.

Jesus o ordena a vir. Ora, esta foi uma palavra Rhema para Pedro. Os outros apóstolos não pularam do barco para começar a correr sobre as águas. Foi algo falado especificamente para Pedro.

Desde este episódio, os estudiosos cristãos não têm lido esta passagem e têm dito:

“Queimem os barcos, porque não precisamos mais deles. De agora em diante vamos andar sobre as águas.” Todo mundo consegue ver que foi uma palavra específica, falada numa ocasião específica, para um homem específico: Pedro.

 

bo se Preocupe  com João. Contudo, um exemplo ainda mais claro aparece em João 21:18-22. Vamos ler:

“Digo-te a verdade, que quando eras mais jovem, vestias a ti mesmo e andavas por onde querias;  mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te vestirá e te levará para onde não queres ir. “Jesus disse isto par a indicar o tipo de morte pela qual Pedro glorificaria a Deus. Ai então, Ele lhe disse: Segue-Me!

“Pedro  virou-se e viu que o discípulo que Jesus amava [João] os seguia... Quando Pedro o viu, perguntou: ‘Senhor, o que acontecerá com ele?’

“Jesus respondeu: ‘Se Eu quero que ele permaneça vivo até que Eu volte, que te importa a ti? Tu precisas Me seguir.’”

Vocês percebem o que Jesus está dizendo? Ele está dizendo a Pedro: “Pedro, tenho uma palavra “Rhema para você e uma palavra “Rhema para João. Mas o “Rhema” que eu tenho para o João o é da sua conta.” Uma das melhores qualidades da ovelha é que ela conhece a voz do seu Senhor. Jesus está dizendo: “Quero que cada uma das Minhas ovelhas esteja tão bem relacionada Comigo que o somente ouça o Logos, toda a Palavra de Deus. Desejo também que ela ouça o Rhema, ou palavra específica que é falada para ela.” Jesus disse que as ovelhas ouvem a voz do pastor (Jo 10:27).

 

D. CURA: FÍSICA E ESPIRITUAL

 

Vamos examinar agora como isto se relaciona com a doutrina da cura. O dicionário define a saúde como alguém que esteja perfeitamente são ou robusto e saudável em corpo, mente e alma, especialmente a ausência de dores ou enfermidades físicas.

 

1.  A Cura Espiritual é Importantíssima

 

Mas, na minha opinião, o dicionário omite a parte mais importante da saúde: a saúde para  o espírito. Quando o espírito está doente, tanto o corpo quanto a mente (a alma) sofrem.

 

a.  O Pecado é o Mais Difícil de Ser Curado. Não creio que seja possível estarmos enfermos em nosso espírito e sermos considerados curados. É o tipo de cura mais difícil de se obter porque a enfermidade do espírito é o que a Bíblia chama de pecado.

O pecado é a coisa mais difícil de todas de ser curada. Eu costumava perguntar a mim mesmo quando ouvia as pessoas dizerem: “A cura espiritual é o principal, e a cura física é secundária.” Será que estavam corretas?

Estou convencido que sim. Creio que, de longe, a cura mais difícil de se obter é a cura do espírito. Afinal de contas, o pecado, em última análise, é a única enfermidade fatal.

 

b.  O Espírito  é o Mais Difícil de Ser Curado.  Por exemplo, enquanto eu estava preparando este ensino, uma mãe aflita me telefonou. É possível que o seu filho seja condenado a dez anos numa prisão estadual e, após isto, a mais cinco anos numa prisão federal. Ele está com uma aparência terrível e o consegue dormir. Ele tem sonhos constantes em que está sendo assassinado.

Na última vez em que esteve com a sua mãe, ele disse: “Mãe, neste ano ou nos últimos dois anos, todos os meus sonhos se tornaram realidade.”

Os detentos matam pelos motivos mais insignificantes. Alguém rouba o seu leite e eles matam. Alguém nega uma porção adequada de comida e eles matam.

 

1) Precisamos  SePerdoados.  No entanto, o verdadeiro problema deste jovem não é a prisão nem os seus sonhos. O seu verdadeiro problema é o seu pai, o qual desde a época em que o filho era bebê tinha ciúme do tempo que a sua e lhe concedia. Ele nunca o havia perdoado de fato.

Sim, ele é cristão, mas esta enfermidade do espírito, se não for resolvida, pode ser um fator importante num homicídio. O filho nunca pode estar livre até que o pai o liberte através do seu perdão. A obtenção da saúde neste caso é de fato muito difícil.

 

2) Precisamos  Perdoar. Ou tome o exemplo da jovem da nossa igreja que estava tentando, em vão, receber o seu batismo no Espírito. Enquanto estava lutando com isso, um pensamento penetrante subitamente irrompeu em sua cabeça. Ela tinha de perdoar o seu pai. Perdoar o seu pai? Era difícil fazê-lo.

Ele a havia violentado quando ela tinha doze anos de idade e depois foi internado numa instituição para doentes mentais. Pela graça de Deus ela o perdoou e foi imediatamente batizada no Espírito. Ela sentiu uma liberdade e uma alegria que nunca havia conhecido antes. Isto aconteceu numa quarta- feira.

Na sexta-feira a sua irmã telefonou e disse: “Adivinha o quê? Visitei o papai na quarta-feira. Ele parecia o mais liberto e alegre do que tenho visto por muito tempo. Como podemos ver, o poder do perdão havia libertado a ambas as partes.

 

2.  A Cura Física Encontra-se na Expiação

 

Uma das perguntas mais cruciais que são feitas é a seguinte: A cura se encontra na Expiação? Em caso afirmativo, por que nem todos os que recebem oração são curados? Isaías 53:4 diz literalmente: “Certamente as nossas enfermidades Ele tomou sobre Si e as nossas dores Ele Próprio levou sobre Si. Contudo, nós O consideramos como oprimido, ferido de Deus e aflito.

 

a.  O Propósito  Ideal de Deus. Quase não dúvida de que a cura física foi colocada sob o sinal da Cruz. Ela é uma parte integrante do processo de redenção. O teólogo Leslie Weatherhead diz: “O propósito ideal de Deus para todos os homens era que eles desfrutassem de uma perfeita saúde de corpo, alma, e espírito.”

Em outras palavras, se a cura não se encontra nessa passagem, muito menos se encontraria qualquer outra coisa, inclusive a Expiação.

Andrew Murray (conhecido líder de igreja da África do Sul) salienta que a cura é fortemente ensinada nesta passagem.

 

b.  A Não e o Único Fator. A fé certamente é um fator, mas o é o único fator. Já vi muitas vezes santos maravilhosos que têm caminhado com Deus por muitos anos e que, contudo, não receberam uma cura. Também vi um velho e patife estivador que não havia estado numa igreja há cinqüenta anos. Ele havia vindo para a reunião de cura para zombar. Ele estava totalmente desprovido de fé, mas foi súbita e milagrosamente tocado pela graça e misericórdia de Deus.

Que maravilhoso Salvador! Como salienta Weatherhead: “O que é feito para o homem não é feito através da sua fé, mas sim através de Cristo, por meio da sua fé. A é mais precisamente a atitude mental e psicológica em que somente Deus pode aproximar-Se do homem o suficiente para fazer a Sua obra.”

 

c.  Oração de Fé. A vontade de Deus é contrária à cura? Jesus nunca orou: “Cura, se for da Tua vontade.” Tampouco nós deveríamos fazer esta oração. O único tipo de oração que satisfaz a Deus é a oração de fé positiva. O único tipo de oração que a Bíblia mostra é oração de positiva.

Em Tiago 5 não está escrito: “Faça a oração do talvez. Faça a oração do pode ser.” o versículo diz: “Faça a oraçãde fé. É uma oração que conta com a vontade do Senhor expressa na Palavra [Logos] de Deus. Deus o deseja a enfermidade, e sim a saúde. Ele permite as enfermidades.

 

d.  Os Caminhos  de Deus o São os Nossos Caminhos.  Se então a cura se encontra na Expiação, se Deus deseja a saúde total para os seus filhos, e nós deveríamos orar positivamente pela cura, por que nem todos são curados?

Posso responder isto com três palavrinhas fáceis: Eu não sei! No entanto, uma coisa eu sei. Colocamos Deus numa caixinha com nossos tolos silogismos (argumentos formais, consistindo de uma premissa principal e de uma premissa secundária, as quais levam a uma conclusão). Deus não dança conforme a nossa música.

 

1) Deus é Soberano. Se alguma coisa se tornou aparente para mim na cura, é o fato de que precisamos proclamar uma vez mais a “Divindade de Deus. Descanso calmamente na soberania de um Deus cujos caminhos o o os meus caminhos, cujos pensamentos o o os meus pensamentos, e que opera de maneiras misteriosas para executar as Suas maravilhas.

 

Deus não Se prostra diante dos nossos pequenos silogismos.

Premissa  Principal: A cura encontra-se na Expiação.

Premissa  Secundária: A fé é a chave para a cura.

Conclusão:  Portanto, os que recebem oração com são curados.

 

Simplesmente não é tão fácil assim. Há sempre um fator “X” (fator desconhecido) na cura, uma incógnita que Deus nem sempre revela.

 

2) Deus o Segue Fórmulas. Creio que esse mistério dos tratamentos de Deus com os homens é a grande razão pela qual os teólogos, em geral, evitam o Livro de Atos como a praga. É porque eles querem colocar Deus numa caixinha e Deus lhes prepara uma armadilha.

Eles começam com Atos 2:38. É assim que a coisa é feita e eles dão a sua fórmula. Em primeiro lugar, você se arrepende. Em seguida, você se batiza no Nome de Jesus. Aí então, você recebe o Dom do Espírito.

 

O problema, no entanto, é que existe Atos 9:3-6,17,18. Isto é incômodo. Nesta passagem, Paulo se converte de uma maneira dinâmica no Caminho de Damasco. então, ele é curado e batizado com o Espírito. Somente após isto é que ele é batizado com água.

 

 

E em seguida vem Atos 10:44-48, que é algo que nos deixa de fato estupefatos. Pense nisto: sem nenhuma instrução, sem nenhum convite para a salvação, sem que pelo menos Pedro terminasse o seu sermão, ele é interrompido por uma divina interseção da história. Sem nenhum instrumento humano, exceto a mensagem apostólica, estas pessoas foram soberanamente salvas e batizadas no Espírito, e começaram a falar em línguas. Somente após isto é que foram batizadas com água.

Aí então lemos Atos 19:3-6, onde houve primeiramente o batismo de João para o arrependimento e depois a fé em Jesus, sendo seguida por um segundo batismo nas águas em Nome de Jesus. Em seguida, houve um batismo no Espírito através da imposição de mãos, por meio da qual todos foram cheios do Espírito e começaram a falar em línguas e a profetizar.

Será que é de se admirar que os teólogos não gostem de Atos? Eles não conseguem fazer com que as suas fórmulas funcionem. Você acha que talvez o Espírito Santo tenha um senso de humor, uma sensibilidade? Eu acho que é possível que sim.

 

3) Deus o nos Diz Tudo. Uma das piores perguntas a serem feitas com relação à cura é a primeira que a maioria dos teólogos fazem: Por que Deus não cura a todos?

Por que nem todos o curados? Por que nem todos são salvos? Por que, que muitos são chamados, tão poucos são escolhidos? Uma pergunta é tão boa quanto a outra e ambas não possuem resposta.

Os “conselhos secretos de Deus de Calvino não é uma tentativa de evadirmos perguntas difíceis. É um fato fundamental da teologia bíblica. Há muitas coisas que simplesmente o sabemos ou para as quais não temos respostas.

 

3.  Cura: Logos Versus Rhema

“Logos” ensina que a cura se encontra na Expiação, mas “Logos” nem sempre se torna “Rhema”, a palavra de Deus para você. E aqueles que ensinam que “a nossa profissão de sempre significa que temos o que pedimos ensinam uma teologia de presunção e não de fé.

 

a.  A Nossa Profissão de Fé nem Sempre Significa que Obtemos o que Pedimos. O Salmista diz: “...guarda o Teu servo dos pecados de presunção, e que eles não se assenhoreiem de mim (Sl 19:13).

Por exemplo, havia um jovem amigo meu, que havia recentemente entrado no Espírito, e que acreditava sinceramente que a profissão de era a mesma coisa que a obtenção daquilo que pedimos.

Ele havia ouvido sobre uma criancinha que estava morrendo de leucemia e foi imediatamente para a casa dela. Ele falou várias palavras, das quais se arrependeu mais tarde. Ele disse: “Não nenhuma dúvida. A criança será curada. Não é algo para se preocupar nem para se ter ansiedade. Deus falou isto em Sua Palavra, e tem que ser verdade.”

Assim sendo, ele orou, todos se regozijaram e ele foi embora. Alguns dias mais tarde a criança faleceu.

 

Isto fez com que o meu amigo Tom entrasse em parafuso, espiritualmente falando. Será que isto o se encontrava na Palavra? Será que ela não dizia que a cura não estava presente para nós? Sim, era Logos, mas ainda não era Rhema para ele. Era legal, mas não experiencial. uma grande diferença entre a provisão legal e a apropriação experiencial.

 

b.  EsperPelo Rhema. Não é errado orarmos com pelas pessoas. O que é errado é dizermos às pessoas que estão curadas quando não temos de fato uma palavra [Rhema] de Deus.

Não digo às pessoas que estão curadas quando não vem nada de Deus. Não lhes digo para jogarem fora os seus óculos quando, na realidade, as suas carteiras de motorista exigem que usem óculos. o lhes digo para jogarem fora a sua insulina quando sabemos que são diabéticas.

 

E. CONCLUSÃO

 

Uma Teologia de Cura precisa estar relacionada com uma Teologia de Oração. A Bíblia é muito positiva com relação à cura. o há nenhuma oração hesitante na Bíblia com relação à cura.

À medida que nos movemos em direção ao segundo século do grande derramamento do Espírito de Deus, vamos orar para que Deus nos um poder neo-testamentário e uma gloriosa para cumprirmos a Comiso do Seu Filho.

Vamos uma vez mais nos dedicar à Sua Comissão: “Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, e expulsai os demônios; de graça  recebestes, de graça dai (Mt 10:8)

 

 

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TEXTOS UTILIZADOS NESTE ESTUDO

 

Mt 4. 5-7 - A Tentação de Jesus no Deserto.

5 Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

Sl 91.11-12

11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Tiago 5.13-16

13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Atos 2.37-41

37 Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? 38E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. 40E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

Atos 9.3-6

 3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

Atos 9.17-18

17 E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. 18E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

Atos 19.3-6

3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. 4Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. 5E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. 7Estes eram, ao todo, uns doze varões.

 

Mt 14-22- 36

22 E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco e fossem adiante, para a outra banda, enquanto despedia a multidão. 23E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. 24E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário. 25Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar. 26E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo. 27Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais. 28E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. 29E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. 30Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. 31E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. 33Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. 34E, tendo passado para a outra banda, chegaram à terra de Genesaré. 35E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos. 36E rogavam-lhe que, ao menos, eles pudessem tocar a orla da sua veste; e todos os que a tocavam ficavam sãos.

Atos 10.44-48

44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. 47Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo? 48E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

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