Manual Para Novos Convertidos
OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS
E DEPOIS CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.
Capítulo 18
Oração
“Ele me invocará, e Eu lhe responderei... e lhe mostrarei a minha salvação.” (Sl 91:15,16.)
O tempo que passamos com o Senhor em oração pode liberar um poder capaz de transformar histórias, o poder mais dinâmico que este mundo jamais conheceu.
A Bíblia descreve muitas e diferentes operações da oração, mas nesta lição examinaremos primeiramente a oração individual. A nossa oração, quando estamos reunidos como um Corpo, pode somente ser tão forte quanto o nosso tempo pessoal com o Senhor.
A. O LUGAR SECRETO
“Mas quando você orar, entre no seu quarto mais privativo, e fechando a porta, ore ao seu Pai, que está em oculto. E o seu Pai, o Qual vê secretamente, o recompensará abertamente.” (Mt 6:6 – Versão Amplificada.)
Fomos convidados para um momento íntimo de oração por nenhum outro, senão o Próprio Senhor. Esse tipo de oração “em secreto” pressupõe e assegura:
1. As Motivações Corretas (Mt 6:5)
2. Um Correto Relacionamento com Deus na Qualidade de Pai (Lc 11:11-13)
3. Uma Verdadeira Confiança No Senhor (SI 55:16,17)
4. Uma Renúncia de Hipocrisias (Mc 7:6,7)
À medida que expressamos nossos sentimentos e preocupações num diálogo com Deus, podemos fazê-lo na forma de adoração (SI 34:1-4), confissão (l Jo 1:9), pedidos (Mt 7:7), ou ações de graças (Ef 5:4-20).
B. CINCO MANDAMENTOS RELACIONADOS À ORAÇÃO
1. Vigiarmos e Orarmos Sempre
“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.” (Lc 21:36 – veja também Marcos 13:35-37.)
2. Orarmos Para Não Cairmos Em Tentação
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26:41.)
3. Orarmos Pelos Obreiros
“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.” (Lc 10:2.)
4. Orarmos Pelos que Estão em Autoridade
“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.” (1 Tm 2:1,2.)
5. Orarmos Pelos Nosso Inimigos
“Bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.” (Lc 6:28.)
C. QUANDO DEVEMOS ORAR
A Bíblia nos dá muitos exemplos de pessoas que oravam (1 Cr 4:10). Podemos observar que muitos heróis da fé tinham tempos regulares durante o dia que eram separados especificamente para a oração – geralmente três períodos determinados durante o dia: de manhã, ao meio-dia e à noite.
“Mas eu invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” (Sl 55:16,17 – veja também Daniel 6:10.)
O melhor exemplo de um padrão diário de oração regular e feita com todo coração – de uma oração que evitava rituais religiosos sem significado – pode ser encontrado no Próprio Senhor Jesus:
1. Cedo de Manhã (Mc 1:35)
2. Durante Toda a Noite (Lc 6:12)
3. Antes de Cada Refeição (Mc 6:41)
D. PELO QUE DEVEMOS ORAR
1. Por Nós Mesmos
“Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” (1 Cr 4:10.)
2. Uns Pelos Outros
“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros...” (Tg 5:16.)
3. Pelos Ministérios do Corpo de Cristo
“No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós.” (2 Ts 3:1.)
4. Pelos Enfermos e Atormentados
“Está alguém entre vós aflito? Ore... Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará... orai uns pelos outros, para que sareis...’’ (Tg 5:14-16.)
5. Pelos que Estão Enredados Pelo Pecado
“Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida...” (Jo 5:16.)
E. AJUDA NA ORAÇÃO
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8:26.)
Uma parte do propósito do Espírito Santo é ensinar-nos (Lc 12:12), guiar-nos na oração (Rm 8:27), e ajudar-nos na nossa fé (Ef 3:16,17).
Às vezes o Espírito Santo unge uma oração do crente de uma maneira especial. Isto é chamado de “oração no Espírito Santo” (Jd 20; Ef 6:18).
Para nos ajudar na oração, o Espírito Santo também forneceu um dom especial ao crente:
O Dom de Línguas – falarmos numa outra língua ao Senhor em oração. Veja l Coríntios 12:4-11.
“... a oração dos retos é o seu contentamento... mas escutará a oração dos justos.” (Pv 15:8,29.)
F. COMPANHEIRO DE JUGO
Duas pessoas que se unem em oração fornecem algumas vantagens tremendas:
“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” (Mt 18:19.)
G. ORAÇÃO DA IGREJA
Se há um tremendo poder quando duas pessoas oram, o que dizermos então quando ora toda a assembleia do povo de Deus? Veja Atos 4:24.
Hoje Deus está chamando o Seu povo à oração! A missão da Igreja é transformar vidas individuais, famílias, comunidades, cidades e nações através da oração!
MEU COMPROMISSO
Através deste estudo compreendo as maravilhosas oportunidades da oração
– não somente no meu relacionamento com Deus, mas também nos resultados sobrenaturais que se seguem. Comprometo-me a fazer da oração uma prioridade em minha vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário