* *

Tradutor da Página

teste menu

MNC-17. Adoração

Capítulo 17

Manual Para Novos Convertidos

 

 

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

 E DEPOIS  CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É  SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.

 

 

Capítulo 17

Adoração

 

A. BENDIZENDO A DEUS

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. (Sl 103:1.)

É algo tremendo considerarmos que te- mos a capacidade de bendizer o nosso Criador, mas vez após vez nas Escrituras somos exortados a fazermos exatamente isto. Nós O bendizemos através do nosso louvor e adoração. Veja Salmos 34:1-3.

 

B. LOUVOR

O louvor é uma expressão de admiração e apreciação. Quando elogiamos uma pessoa, estamos lhe dizendo que a consideramos como uma pessoa tremendamente maravilhosa, ou que as suas realizações o realmente grandiosas. É a mesma coisa com o Senhor. O louvor tem a ver com o reconhecimento do caráter e do poder de Deus.

“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão.

Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.” (Sl 63:3,4.)

 

1.  Por que louvamos a Deus?

a.  Por  causdo que Ele é.

“Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência.” (Sl 47:6,7.)

b.  Por causa do que Ele faz.

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e o te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia. (Sl 103:1-5.)

 

2.  Quem deve louvar a Deus?

a.  Os que buscam a Deus.

“... louvao  ao SENHOR os que o buscam... (Sl 22:26.)

b.  Tudo o que tem fôlego.

Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR!” (Sl 150:6.)

 

3.  Quando louvamos a Deus?

a.  Em todo  o tempo.  

“Louvarei  ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará  continuamente na minha boca. (Sl 34:1.)

bEm todas as circunstâncias.

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Ts 5:16-18.)

 

4.  Onde devemos louvar a Deus?

a.  No meio do povo de Deus. [Jesus] dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. (Hb 2:12.)

b.  Entre as nações.

“Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei entre as nações.” (Sl 57:9.)

c.  Em nossas camas. 

“Assim, eu te bendirei enquanto viver... a minha boca te louvará  com alegres lábios, quando me lembrar de ti na minha cama e meditar em ti nas vigílias da noite.” (Sl 63:4-6.)

 

C. ADORAÇÃO

Assim como o louvor é uma expressão de admiração e apreciação, a adoração é uma expressão de amor e veneração. E possível admirarmos alguém e apreciarmos o que esta pessoa faz sem estarmos apaixonados por


 

ela. Semelhantemente, a adoração tem a ver com o nosso amor pelo Senhor. Ela pode ser expressa somente com a entrega de todo o nosso coração e vida a Ele.

“... e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (Mc 12:33.)

Os rituais e cerimoniais religiosos de Israel no Antigo Testamento tornaram-se detestáveis ao Senhor porque o coração deles estava longe d’Ele (Is 1:10-15; 29:13).

Hoje em dia também Deus está interessado na adoração genuína e sincera que procede do coração. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:23,24). Leia também os versículos 4-26.

 

1.  Em espírito

O nosso espírito é chamado de “homem interior (Ef 3:16). A verdadeira adoração acontece quando o homem interior, em resposta aos estímulos do Espírito de Deus, expressa amor e adoração a Deus. Isso pode assumir a forma de palavras verbalizadas, um cântico de amor ao Senhor, ou uma adoração silenciosa.

A verdadeira adoração requer a ação do Espírito Santo em nosso espírito. Assim sendo, somente os que “nasceram   do Espírito’, através da em Jesus Cristo, podem de fato adorar a Deus (Jo 3:5-8)”.

 

2.  Em verdade

Adorar a Deus em verdade significa adorá-Lo assim como a Bíblia diz. Nadabe e Abiú (filhos do Sumo Sacerdote) ofereceram fogo estranho diante do Senhor e morreram (Nm 3:4; 26:61).

Essa admoestação solene ilustra a necessidade de estudarmos o plano de Deus (o Tabernáculo de Moisés) para o ministério sacerdotal.

Havia um sacrifício, purificação, unção e uso de vestimentas adequadas antes da adoração (Ex 30:17-38).

Apocalipse 1:5,6 diz que “..em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” antes de sermos feitos “... sacerdotes para Deus e seu Pai...”.

Um apóstolo/mestre dos Estados Unidos estava treinando vários líderes sobre como curar os enfermos e realizar milagres. Uma profetiza lhe disse: O Senhor lhe diz: Como você ousa ensinar os que estão impuros a fa-

zerem as Minhas obras? Pare com isto!’” Havia muita preparação dos sacerdotes antes que pudessem entrar no Lugar Santo para adorarem ao Senhor. A negligência dos passos delineados era perigosa. Precisamos adorar em verdade da maneira bíblica.

 

D. EXPRESSÕES DE LOUVOR E ADORAÇÃO NAS ESCRITURAS

 

1.  Com a boca:

a.  Cantando (Sl 9:2,11)

b.  Louvando (Sl 103:1)

c.  Bradando (Sl 47:1)

 

2.  Com  as mãos:

a.  Levantando-as (Sl 63:4)

b.  Batendo palmas (Sl 47:1)

c.  Com instrumentos musicais  (Sl 150)

 

3.  Com o corpo:

a.  Ficando de pé (Sl 134:1)

b.  Ajoelhando-se,  prostrando-se  (Sl 95:6)

c.  Dançando e saltando de alegria (Sl 30:11)

 

“Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas? ... Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou...(Ex 15:11,21.)


 

“Entre os deuses não semelhante a ti, Senhor... Porque tu és grande e operas maravilhas; tu és Deus... Louvar-te-ei, Senhor, Deus meu, com todo o meu coração e glorificarei o teu nome para sempre.” (Sl 86:8,10,12.)

 

MEU COMPROMISSO

A coisa mais importante que sempre poderei fazer nesta vida e na eternidade é adorar a Deus. Determino-mhoje a ser um verdadeiro adorador e a fazer da adoração o meu supremo objetivo de vida. Também  ensinarei  a alguémais este vital estilo de vida.

 

 

Voltar ao Índice        Voltar ao Anterior       Prosseguir  

Nenhum comentário:

Postar um comentário