* *

Tradutor da Página

teste menu

MNC-19. Céu

O cajado do pastor - Capítulo 19 Céu

Manual Para Novos Convertidos

 

 

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

 E DEPOIS  CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É  SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.

 

 

Capítulo 19

Céu

 

“... Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra... mas tu, teme a Deus.” (Ec 5:2,7.)

 

A. O QUE É O CÉU?

 

1.  O Céu  é a Habitação de Deus

“Porventura, Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão! (Jó 22:12 veja tmb Dt 26:15.)

 

2.  O Céu  é a Sala do Trono de Deus

O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. (Sl 103:19 veja também Isaías 66:1.)

 

3.  O Céu é o Lugar da Plena Glória de Deus

“Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branccomo a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa ; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele... (Dn 7:9,10 veja também Atos 7:55.)

 

4.  O u  é o Lar dos Justos (Crentes) que Morreram

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. (2 Co 5:1.)

 

5.  O Céu é o Lar Futuro de Todos os Crentes

“Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono...” (Ap 7:9,10.)

 

B. A NATUREZA DO CÉU

O Céu é um lugar que vai além de qual- quer coisa que possamos imaginar (1 Co 2:9; 13:12).

O Céu é infinito, um lugar de santidade, e repleto de glória.

Mas ainda que a Bíblia não descreva todos os detalhes de como é o Céu, ela nos dá de fato alguns indícios com relação à sua natureza. O Céu é:

 

1.  Um Lugar de Grande Glória

“Então,  os justoresplandecerão como o sol, no Reino de seu  Pai (Mt 13:43)”


 

 

2.  Um Lugar de Adoração Contínua

“E, depois destas coisas, ouvi no u como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus... E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo poderoso, reina. (Ap 19:1-6 veja também Apocalipse 5:11,12.)

 

3.  Um Lugar que Nunca se Acabará

“Porque  assim vos será  amplamente concedida a entrada  no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pe 1:11 veja também 1 Pedro 1:4). 4.  Um Lugar Incontaminado Pelo Mal E o entrará  nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Ap 21:27 veja também Efésios 5:5.)

O Livro do Apocalipse descreve a Nova Jerusalém, vinda do Céu, como um lugar sem:

a.  Noite ( Ap 22:5)

b.  Maldições (Ap 22:3)

c.  Dor (Ap 21:4)

d.  Choro,  ou tristezas  (Ap 21:4)

e.  Morte (Ap 21:4)

Isso é assim porque a natureza do u é um produto da natureza de Deus. Já que o u é a plena manifestação da Sua presença, o que Deus é,  assitambém é o u um lugar de santidade, repleto de glória e sem fim.

 

C. A NOSSA LIGAÇÃO COM O CÉU

Como crentes, agora vivemos nossa vida num relacionamento especial com o Céu porque:

 

1.  Pertencemos ao  Céu

“Mas chegastes... à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus...” (Hb 12:22,23 veja também Filipenses 3:20.)

 

2.  Estamos Entronizados

“... e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.” (Ef 2:6.)

 

3.  Temos a Nossa Fonte de Vida

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” (Ef 1:3 veja também Colossenses 3:1-4.)

 

4.  Temos os Nossos Nomes Registrados

“Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.” (Lc 10:20 veja também Hebreus 12:23.)

 

5.  Fomos Enviados por Aquele que Habita

“Não o do mundo, como eu do mundo o sou... Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” (Jo 17:16,18 veja também 2 Coríntios 5:20.)

 

6.  Temos os Nossos Olhos Fixos

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz pars um peso eterno de glória mui excelente, o atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Co 4:17,18 veja também Hebreus 11:9, 10, 14-16.)

 

7.  Temos o Nosso Tesouro

“... nos gerou de novo para uma viva esperança... para uma herança incorruptível, incontaminável e que se o pode murchar,  guardada  nos céus para  vós.” (1 Pe 1:3,4 veja também Mateus 6:19- 21.)

 

8.  Estamos Sendo Chamados Para

“... mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para  as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana  vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:13,14.)

O Próprio Jesus, antes de retornar ao Céu, fez uma promessa muito especial a todos os crentes:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se o fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para  que, onde eu estiver, estejais s também. (Jo 14:1-3 veja tamm João 17:24.)

 

MEU COMPROMISSO

Decido hoje colocar meus pensamentos nas coisas do Céu, e o nas coisas desta  terra. Compreendo que a minha vida na terra é apenas temporária. Assim sendo viverei de acordo com as prioridades estabelecidas por essa verdade. Compartilharei com outros as boas novas sobre este maravilhoso  lar eternque Jesus oferece a todos os que creem n’Ele.

 

Voltar ao Índice        Voltar ao Anterior       Prosseguir  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário