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GTL-C9.3 - As Mulheres do Novo Testamento no Ministério

Capítulo 3 - As Mulheres do Novo Testamento no Ministério

SEÇÃO  C9

AS MULHERES NO MINISTÉRIO

 

Drs. T.L. e   Daisy Osborn ,  com Ralph Mahoney

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

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Capítulo 3

As Mulheres do Novo Testamento no Ministério

 

Introdução

Na época do Novo Testamento, as mulheres judias já o eram mais ativas na adoração do Templo ou da sinagoga. As tradições talmúdicas (às vezes citadas como a Lei Oral) haviam relegado as mulheres a um papel inferior, às vezes subserviente, e certamente antibíblico.

Muito embora houvesse uma área especial no templo conhecida como o “Átrio das Mulheres”, não se permitia que as mulheres entrassem no átrio interno.

Fontes extrabíblicas nos dizem que não se permitia que as mulheres lessem nem falassem na sinagoga, mas que podiam sentar-se e ouvir na seção especial das mulheres. Talvez fosse permitido que as mulheres entrassem somente nas sinagogas que funcionavam com princípios helenísticos.

 

O templo judaico da época de Jesus enfatizava distinções de classes étnicas e de sexos em suas práticas religiosas. Havia seis átrios e salões separados:

Na parte externa, O Átrio dos Gentios, para os estrangeiros;

O próximo Átrio, onde nenhum gentio poderia entrar sem morrer, o qual incluía:

 

*  o restrito Átrio das Mulheres,  e

*  o Átrio de Israel para os homens judeus;

 

O Átrio que conduzia ao Lugar Santo, restrito aos Sacerdotes;

O Lugar Santo; e

O Santo dos Santos.

 

Um quadro diferente se desenrola no ministério de Jesus. Lucas 8:1-3 indica que Jesus acolheu de bom grado algumas mulheres como companheiras de viagem. Incentivou a Marta e Maria a se assentarem aos Seus pés como discípulos (Lc 10:38-42). O respeito de Jesus para com as mulheres era algo notavelmente novo e em total contraste com o respeito dos fariseus e saduceus.

Na obra redentora de Cristo, todas estas barreiras foram derribadas, e todos os crentes, independentemente de raça, sexo, ou outras distinções, têm igual acesso a Deus.

“Porque Ele é a nossa paz, o Qual fez de ambos os povos [judeus e gentios] um só povo, e quebrou a barreira de separação que estava entre nós (Ef 2:14).

A nova dispensação cristã introduziu uma nova época. Em Cristo, todas as divisões foram eliminadas entre os judeus e gentios, entre os homens e as mulheres e entre os sacerdotes e os leigos (Ap 1:6).

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego, o há servo nem livre, o há macho nem fêmea, pois todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3:27, 28).

 

A. MULHERES NA VIDA DE CRISTO

 

1. Maria: Mãe de Cristo

A e de Jesus, Maria, era uma mulher digna e temente a Deus. Aliás, Maria deve ter se lembrado do exemplo de Ana, pois o seu cântico de louvor a Deus (Lc 1:46-55) foi bem semelhante ao cântico de Ana (1Sm 2:1-10).

“Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gl 4:4).

É verdade que a mulher, Eva, cedeu primeiramente à tentação do pecado, e aí então tentou o seu marido.

No entanto, o nos esqueçamos de que foi uma mulher, Maria, que foi o vaso obediente através do qual Cristo foi concebido pelo Espírito Santo. Foi através da mulher que o Salvador do mundo nasceu.

Assim sendo, se culparmos uma mulher, Eva, pela queda do homem, aclamemos também uma mulher, Maria, por ela ter sido o vaso através do qual a humanidade recebeu o Salvador.

 

2.  Ana: Uma Profetisa

O Novo Testamento começa com a notável história do nascimento de Jesus. Na cerimônia de purificação de Maria (Lv 12:1-6), uma profetisa chamada Ana faz uma aparição dramática:

E havia uma certa Ana, uma profetisa... E ela era uma viúva de cerca de oitenta e quatro anos de idade, e o se afastava do templo, mas servia a Deus com jejuns e orações noite e dia (Lc 2:36, 37).

Ana foi usada para confirmar que Jesus era o tão esperado Messias-Libertador de Israel. Desta forma, uma mulher teve um papel significativo e proeminente no nascimento e consagração de Jesus. Veremos mais tarde que as mulheres também tiveram um

papel muito proeminente nos eventos liga- dos à Sua crucificação e ressurreição.

 

3.  Uma Mulher Perdoada: Uma Evangelista

Na Bíblia, tanto homens quanto mulheres seguiam a Cristo. As mulheres eram abençoadas, perdoadas e curadas exatamente como os homens.

Uma mulher que tivera cinco maridos, e que estava vivendo com outro homem (com quem ela o era casada), foi abençoada e perdoada de todos os seus pecados.

Como prova de que Jesus nunca manteve os pecados desta mulher contra ela, no mesmo dia em que ela se converteu, ela se tornou uma das Suas evangelistas (Jo 4:28, 29,39). Ela levou uma vila inteira a Cristo.

 

4.  Algumas Mulheres Sustentavam Jesus

O único registro de um sustento financeiro dado a Jesus encontra-se em Lucas: “E certas mulheres... ministravam a Ele com os seus recursos e bens” (Lc 8:2, 3).

É óbvio que estas mulheres estavam autorizadas a gastarem o seu dinheiro da forma que julgassem melhor (algo que era negado às mulheres em muitas culturas pagãs). Caso contrário, elas o poderiam dar este dinheiro a Jesus. Nas culturas cristãs ocidentais, 80 por cento do sustento financeiro da obra do Senhor ainda procede de mulheres.

Estas mesmas igrejas de nações ocidentais que negam às mulheres um papel de liderança ou de ministério solicitam avidamente o dinheiro delas, enviam mulheres como missionárias a outras nações, ordenam o silêncio delas na igreja, e ainda ensinam visões antibíblicas do papel das mulheres.

 

5.  Mulheres ao Lado da Cruz

E junto à Cruz de Jesus estava a Sua mãe, e a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cleófas, e Maria Madalena (Jo 19:25). A última pessoa ao lado da Cruz foi uma mulher (Mc 15:47).

 

a.  Onde Estavam os Homens?

 

1) Os Discípulos Fugiram. “Então todos os discípulos O abandonaram e fugiram” (Mt 26:56).

 

2) Pedro Seguiu de Longe. “Mas Pedro O seguiu de longe até o palácio do sumo-sacerdote, e, entrando, assentou-se com os servos, para ver o fim” (Mt 26:58).

 

3) Pedro o Negou. O resultado disto foi que Pedro negou conhecer Jesus (Mt 26:72).

 

4) Marcos Fugiu. Marcos (o escritor do Evangelho) fugiu para salvar a sua vida. “E certo jovem O seguia [Marcos], envolto num lençol sobre o seu corpo nu; e outros jovens o agarraram, mas ele deixou o lençol e fugiu deles nu” (Mc 14:51, 52).

 

Os fatos acima fazem com que os homens fiquem cabisbaixos de vergonha por esta covardia. Mulheres corajosas estavam dispostas a arriscarem as suas vidas por Jesus. Homens aterrorizados, no entanto, fugiram para salvar a sua vida.

 

6.  Mulheres Anunciam a Ressurreição

 

a.  Primeiramente no Sepulcro. A primeira pessoa no sepulcro foi uma mulher (Jo 20:1).

 

b.  A Primeira Pessoa a Anunciar.  A primeira pessoa a proclamar a mensagem da ressurreição foi uma mulher (Mt 28:8).

Foi uma mulher que pregou o primeiro sermão sobre a ressurreição. E ela pregou aos próprios apóstolos. Jesulhe disse para fazer isto! (Jo 20:17,18).

 

Hoje em dia, muitos dizem às mulheres para não pregarem nem ensinarem. Contudo, Jesus enviou uma mulher com uma mensagem: “Vá dizer aos Meus irmãos que Eu ressuscitei.”

Onde estavam aqueles homens corajosos na manhã em que Jesus ressuscitou dos mortos?

Uma mulher estava lá! Aparentemente, os homens ficaram desanimados após o inesperado opróbrio da crucificação, e, de acordo com João 21:3, eles voltaram às suas redes de pesca. As mulheres, no entanto, foram para o sepulcro. Elas estavam lá na manhã em que Cristo ressuscitou dos mortos!

O Cristo ressurreto apareceu e falou primeiramente a uma mulher!

É estranho que se diga às mulheres para ficarem caladas, que elaso podem pregar, nem ensinar o Evangelho. Jesus enviou uma mulher para transmitir as primeiras notícias da Sua ressurreição.

A Sua morte e ressurreição elevaram a mulher do seu estado decaído e a restaurou ao seu devido lugar em Seu Reino. Agora ela estava livre para permanecer ao lado do seu marido igualmente digna de transmitir a mensagem neotestamentária de Cristo a todo o mundo.

 

 

B. AS MULHERES E A GRANDE COMISSÃO

Quando Jesus ordenou: “Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas”, esta Comissão era para todos os crentes, independentemente do sexo, cor, raça, ou cultura.

 

1.  Os Sinais e Milagres Deveriam Seguir Ambos os Sexos

Ao categorizar os sinais e milagres que acompanhariam o ministério da evangelização, Ele especificou: “Estes sinais seguio OS QUE CREEM (Mc 16:17). Isto incluía ambos os sexos.

Jesus disse: Aquele que crê em Mim, também fará as obras que Eu faço (Jo 14:12).

Isto incluía tanto os homens quanto as mulheres, e um grande número de excelentes mulheres líderes têm sido fortes e corajosas o suficiente para provarem isto.

João 14:12-14 refere-se a ambos os sexos, e inclui as mulheres, SE AS MULHERES TIVEREM FÉ SUFICIENTE PARA CREREM E AGIREM EM CONFORMIDADE COM ISSO.

Se eu fosse mulher, eu reivindicaria João 15 de uma maneira pessoal. Caso contrário, somente os homens podem ser salvos.

 

2.  As Mulheres Autorizadas a Testemunhar

Dentre os primeiros a serem revestidos com o poder do Espírito Santo, a fim de poderem se tornar testemunhas para Cristo, encontravam-se algumas mulheres (At 2:4; 1:8).

Depois que Jesus subiu ao Céu, várias mulheres se encontraram com os outros discípulos no Cenáculo para orarem.

Muito embora as Escrituras o digam isto especificamente, estas mulheres provavelmente oraram audivelmente em público.

 

Quando Jesus disse em Atos 1:8: “Recebereis poder depois que o Espírito Santo descer sobre vós,” esta promessa era para as mulheres tambémTodos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, COM AS MULHERES (At 1:14).

Não nenhuma dúvida. Dentre os que frequentaram a primeira reunião de oração para receberem o poder prometido encontravam-se mulheres.

E TODOS foram cheios (At 2:4). Para quê?

Para cumprirem Atos 1:8: “E ser-Me-eis testemunhas.” Isto incluía ambos os sexos.

 

Quando refletimos sobre o estado de supressão da mulher sob o sistema do Templo Judaico da época do Novo Testamento, e o fato de que nem ao menos se lhes permitia aproximarem-se da área de adoração, mas eram restritas ao átrio externo das mulheres, o é nenhum acidente o fato de o Espírito Santo especificar que eles estavam em “oração e súplicas, COM AS MULHERES,   e TODOS foram cheios, a fim de que TODOS pudessem fazer a obra de evangelização.

Tanto os homens quanto as mulheres se reuniram na casa da mãe de João Marcos para orarem pela libertação de Pedro (At 12:1-17).

Tanto os homens quanto as mulheres oravam regularmente nas igrejas neotestarnentárias. Foi por isto que o Apóstolo Paulo deu instruções tanto a homens quanto a mulheres sobre como orarem (e profetizarem) em público (1 Co 11:2-16).

 

C. AS MULHERES GENTIAS E O EVANGELHO

As primeiras pessoas a receberem os missionários cristãos na Europa Paulo e Silas foram mulheres membros de um grupo de oração. E num sábado saímos da cidade e fomos à margem de um rio, onde orações estavam sendo feitas, e, nos assentamos e falamos com as mulheres que se encontravam” (At 16:13).

Estas mulheres se tornaram os membros fundadores da Igreja de Filipos. Leia Filipenses 4:1-3 com relação a isto. Nesta passagem, as mulheres o mencionadas como aquelas que “...trabalharam com Paulo no Evangelho”. Indubitavelmente, a contenda que surgiu entre essas mulheres deveu-se a um conflito resultante dos seus papéis de liderança.

 

1.  Lídia

Vale a pena a nossa consideração sobre a história desta mulher notável. Ela foi a primeira pessoa europeia que se converteu. “E certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, que adorava a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia (At 16:14).

Aparentemente, ela era uma mulher muito rica. Ela tinha uma casa que era grande o suficiente para acomodar a sua própria família, bem como quartos de hóspede para Paulo e Silas. E depois que foi batizada, e a sua família também, ela nos rogou dizendo: Se me haveis julgado como sendo fiel ao Senhor, entrai em minha casa e habitai lá... (At 16:15).

Mais tarde, ao ministrar em Filipos, Paulo e Silas foram aprisionados. O terremoto os libertou, e Lídia recebeu de bom grado aqueles apóstolos surrados e feridos em sua casa para descansarem e se recuperarem.

 

“E ao saírem da prisão, eles entraram na casa de Lídia, e quando haviam visto os irmãos, eles os confortaram e depois partiram (At 16:40).

O historiador Eusébio indica em seus escritos que ela dirigiu a Igreja de Filipos por algum tempo. Talvez Lídia fosse uma daquelas mulheres a quem este versículo se refere: E rogo-te... ajuda aquelas mulheres que trabalharam comigo no Evangelho... (Fp 4:3).

Como vendedora de púrpura (a cor da realeza das nações ocidentais), alguns têm sugerido que ela tinha amplos contatos dentre as mais influentes famílias européias do Império Romano. Ela usava esta vantagem para disseminar o Evangelho a estas famílias ricas que tinham uma grande in- fluência política.

Lídia era de fato como aquela mulher virtuosa de Provérbios 31.

 

2.  Priscila

A Bíblia diz que ela explicou ao poderoso pregador Apolo “...o caminho de Deus mais perfeitamente” (At 18:24-28). Isto é muito surpreendente pois Apolo é descrito como sendo “...um homem eloquente e poderoso nas Escrituras...” (At 18:24).

É algo ainda mais surpreendente quando a Igreja dos dias atuais não permite que as mulheres em algumas igrejas nem ao menos falem.

 

3.  As Quatro Filhas de Filipe

“...nóque estávamos em companhia de Paulo... chegamos a Cesaréia... à casa de Filipe o evangelista... e ficamos com ele. Esse mesmo homem tinha quatro filhas virgens, que profetizavam” (At 21:8,9).

Aparentemente, Filipe o sabia que não se permitia que as mulheres orassem e profetizassem, como ensina a Igreja dos dias atuais. A sua linda família era um modelo de espiritualidade e ordem divina.

Tenho a certeza de que Filipe deve ter conhecido as promessas:

“...derramarei do Meu Espírito sobre a tua semente, e a minha bênção sobre a tua descendência” (Is 44:3).

“E de ser que depois derramarei do Meu Espírito sobre toda a carne; e as vossas... filhas profetizarão... (Jl 2:28).

acontecerá  nos últimos dias, diz Deus, que Eu derramarei do Meu Espírito sobre toda a carne; e... as vossas filhas profetizarão... (At 2:17).

“Aí então Pedro lhes disse: Arrependei- vos, e cada um de s seja batizado... para a remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, e para os vossos filhos... (At 2:38,39).

Sem dúvida nenhuma, Filipe aceitou estas promessas bíblicas para as suas filhas, e uma linda unção profética veio sobre elas. Estas filhas de Filipe fizeram o que a Bíblia disse – elas profetizaram.

 

4.  Febe

Na Igreja de Cencréia havia uma diaconisa chamada Febe, a qual Paulo disse que “...era uma ajudante de muitos (Rm 16:2). O historiador Eusébio diz que ela supervisionava duas igrejas e viajava extensivamente em seu ministério.

 

5.  Júnia

Júnia é um nome feminino em grego. Ela foi chamada de apóstolo“Saudai  a Andrônico e a Júnia... os quais se distinguiram entre os apóstolos... (Rm 16:7).

Observe que a palavra grega HOS, traduzida como OS QUAIS”, incluem os gêneros masculino e feminino. Assim sendo, quando Paulo diz: “OS QUAIS se distinguiram entre os apóstolos”, ele está incluindo a Andrônico E A JÚNIA.

A palavra grega hos é usada neste versículo: “Porque  assim se adornavam também antigamente as santas mulheres,  as quais confiavam em Deus...” (1 Pe 3:5).

Esta é uma evidência convincente de que um dos 22 apóstolos mencionados no Novo Testamento era uma mulher.

 

6.  Evódia e Síntique

Evódia e Síntique eram líderes espirituais em Filipos. Paulo disse: “...ajuda  aquelas mulheres que trabalharam comigo no Evangelho, e com Clemente também, e com os meus outros colaboradores... (Fp  4:3).

Quando Paulo cita estas mulheres como “meus colaboradores”, fica implícito que elas estavam fazendo uma obra semelhante à obra feita por Paulo.

 

7.  A Senhora Eleita

O ancião à senhora  eleita, e aos seus filhos, os quais amo na verdade... (2 Jo 1). Ao meditarmos sobre a Carta do Apóstolo João a esta SENHORA eleita, parece evidente que ela era um líder espiritual de alguma proeminência e autoridade.

A palavra SENHORA é proveniente da palavra grega KURIA, a forma feminina de KURIOS que significa, como um título respeitoso, “supremo em autoridade” (neste contexto, provavelmente se referindo a ela como o pastor sênior da igreja em sua casa).

João a investe com a responsabilidade de guardar a sua própria integridade doutrinária (e, por implicação, da igreja que se reunia em sua casa).

“Se alguém vem ter convosco, e o traz esta doutrina, não recebais em casa, nem tampouco o saudeis (2 Jo 10).

Este seria o papel normalmente associado ao PRESBÍTERO da igreja (At 20:17, 28-31).

Somente podemos concluir, então, que ela cumpria o papel de um presbítero ou pastor sênior.

 

8.  Jezabel, a Falsa Profetisa

A Igreja de Tiatira recebeu uma severa admoestação do Cristo ressurreto: “No entanto, tenho algumas coisas contra ti, pois toleras que aquela mulher, Jezabel, que se diz profetisa, ensine e seduza os Meus servos a cometerem fornicação e a comerem das coisas sacrificadas  a ídolos (Ap 2:20).

Podemos aprender várias lições através deste episódio.

 

a.  Ela Foi Repreendida por Imoralidade.

Se Jesus e os apóstolos o permitiam que as mulheres fossem “profetisasna Igreja, por que então esta igreja tinha uma? A repreensão foi pela sua imoralidade e associação com a idolatria e não pela reivindicação de ser uma profetisa.

 

bEla Foi Repreendida por Ensinamentos Errôneos.  

Se Jesus e os apóstolos não permitiam que as mulheres ensinassem na Igreja, por que então Jezabel ensinava? A repreensão foi por causa dos seus ensinamentos errôneos, e não pelo fato de que ela ensinava na Igreja.

 

D. CONCLUSÃO

Devido a todas estas evidências, somente podemos chegar à seguinte conclusão. A preponderância da liderança na Bíblia era masculina. No entanto, mulheres de Deus ungidas, consagradas e escolhidas nunca foram impedidas de exercerem papéis de liderança, nem de terem o direito de funcionarem num dom ou chamado concedido por Deus.

 

Será que ousaríamos nos apropriar indevidamente das nossas tradições eclesiásticas contra esta montanha de evidências bíblicas para negarmos às mulheres a sua devida e bíblica expressão e liberdade?

Algumas das “passagens problemáticas” nas cartas de Paulo serão abordadas no próximo capítulo.

 

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