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GTL - C9.2 - O Papel das Mulheres no Antigo Testamento

SEÇÃO  C9 - O Papel das Mulheres no Antigo Testamento

SEÇÃO  C9

AS MULHERES NO MINISTÉRIO

 

Drs. T.L. e   Daisy Osborn ,  com Ralph Mahoney

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

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Capítulo 2

O Papel das Mulheres no Antigo Testamento

 

Introdução

Na antiga nação de Israel, as mulheres

eram consideradas como sendo membros da “família da fé”. Como tais, elas podiam entrar na maior parte das áreas de adoração.

A Lei determinava a todos os homens a se apresentarem diante do Senhor três vezes por ano. Aparentemente, as mulheres os acompanhavam em algumas ocasiões (Dt 29:10,11; Ne 8:2; Jl 2:16), mas o era exigido que elas fossem. Isto talvez se devesse ao fato de as mulheres terem importantes deveres como esposas e mães.

Por exemplo, Ana foi para Silo com o seu marido e pediu um filho ao Senhor (1Sm 1:3-18). Mais tarde, quando a criança nasceu, ela disse ao seu marido: “Não subirei até que a criança seja desmamada, e aí então o levarei, para que ele possa aparecer diante do Senhor, e lá habitar para sempre” (1 Sm 1:22).

 

Na qualidade de cabeça da família, o pai apresentava os sacrifícios e ofertas em nome de toda a família (Lv 1:2). A esposa, no entanto, também poderia estar presente.

As mulheres freqüentavam a Festa dos Tabernáculos (Dt 16:14), a Festa Anual do Senhor (Jz 21:19-21), e o Festival da Lua Nova (2 Rs 4:23).

Um sacrifício que somente as mulheres davam ao Senhor era oferecido após o nascimento de uma criança:

“E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação, por um filho, ou por uma filha, ela trará um cordeiro de um ano por holocausto e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta do tabernáculo da congregação, ao sacerdote (Lv 12:6).

Várias mulheres do Antigo Testamento eram famosas por sua fé. Foram incluídas na lista de Hebreus 11 duas mulheres, Sara e Raabe (Gn 21; Js 2; 6:22-25).

Ana era um exemplo da mãe israelita temente a Deus. Ela orava a Deus, acreditava que Deus ouvia as suas orações, e manteve a sua promessa a Deus. A sua história encontra-se em 1 Samuel 1.

 

A. MIRIÃ

Miriã, a irmã mais velha de Moisés, foi uma mulher realmente notável.

 

1.  Ela Salvou a Vida de Moisés

O Faraó havia ordenado que todos os bebês israelitas do sexo masculino fossem mortos. A vida do bebê Moisés estava em perigo. Assim sendo, a sua e “tomou para ele uma arca de juncos... e colocou a criança nele; e ela colocou a arca nos juncos à margem do rio” (Êx 2:3).

Este era um momento perigoso para Moisés. Mas a sua corajosa irmã mais velha, Miriã, muito embora ainda fosse uma criança na ocasião, ficou por perto “...para observar o que seria feito com ele x 2:4).

Ao observar a filha do Faraó resgatando a Moisés, Miriã imediatamente apresentou um plano de ação: “Então disse a sua irmã [Miriã] à filha do Faraó: Irei eu a chamar uma ama das hebréias, para que ela possa criar esta criança para ti?” (Êx 2:7).

Miriã arranjou para que a mãe de Moisés o criasse. Assim sendo, a rápida e corajosa ação de Miriã salvou Moisés. Devemos muito à mulher Miriã. Como seria o mundo hoje se o tivéssemos tido o ministério de Moisés?

 

2.  Ela Foi Dirigente de Louvor e Profetisa

Depois que o exército do Faraó foi afogado nas águas do Mar Vermelho e que os israelitas estavam seguros no deserto, aconteceu uma grande celebração de adoração.

E Miriã, a profetisa, a irmã de Aarão, tomou um tamboril em sua mão; e todas as mulheres saíram atrás dela, com tamboris e com danças”.

E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, pois Ele triunfou gloriosamente; o cavalo e o seu cavaleiro Ele lançou no mar” x 15:20,21).

 

O ministério de música e louvor é melhor dirigido por pessoas com uma unção profética sobre sua vida. Este era o caso de Miriã. Ela tinha um belo dom profético e musical que a tornava uma ideal dirigente de louvor e também profetisa.

Semelhantemente a Davi, cerca de 500 anos mais tarde, ela cantou o cântico do Espírito. O seu cântico era um cântico profético. O seu ministério de adoração foi o resultado da unção profética que estava sobre a sua vida.

Outras mulheres do Antigo Testamento também foram usadas no ministério de sica e adoração. Na época do Rei Davi, “...Deus deu a Hemã... três filhas. Todas estas estavam sob as mãos do seu pai para o cântico na Casa do SENHOR com címbalos, saltérios e harpas, para o serviço da Casa de Deus, de acordo com o mandamento do rei...” (1 Cr 25:5,6).

Davi estabeleceu uma ordem divina de louvor e adoração para o povo de Deus que se estende até mesmo à Igreja Neo-Testamentária (Veja Atos 15:16). Portanto, ainda é correto que as mulheres participem do louvor, da adoração, e do ministério de música, como era o caso de Miriã e as filhas de Hemã.

 

3.  Ela Foi Líder com Moisés e Aarão

“Pois te fiz subir da terra do Egito e te redimi da casa da servidão; enviei diante de ti Moisés, Aarão, e Miriã (Mq 6:4).

Miriã é mencionada bem ao lado de Moisés e Aarão, como um dos membros da trindade que libertou e conduziu os israelitas para fora da escravidão egípcia. Isto ilustra o papel de liderança com autoridade e com muita influência que ela exercia.

Será que ousamos negar em nossos dias um papel semelhante a mulheres a quem, da mesma forma, o Espírito Santo unge?

 

4.  Ela Agiu Presunçosamente

“Lembra-te do que o SENHOR teu Deus fez a Miriã no caminho, depois que saístes do Egito (Dt 24:9).

Miriã, Aarão, e o rei Saul ilustram uma perigosa armadilha em que os líderes podem cair. Os líderes podem tentar exercer uma autoridade que vai além do seu cargo e unção. Tanto as mulheres quanto os homens devem estar cientes de que o exercício de uma autoridade de liderança pode levar à arrogância e ao orgulho, que podem ser coisas destrutivas.

No que parecia ser um motivo racista, Miriã desafiou indevidamente a autoridade de Moisés: E Miriã e Aarão falaram contra Moisés por causa da mulher etíope, com quem ele havia se casado... (Nm 12:1).

 

O Senhor imediatamente exigiu uma explicação de Miriã: E a nuvem partiu de sobre o tabernáculo;  e eis que Miriã tornou-se leprosabranca  como a neve...” (Nm 12:10).

“E Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Cura-a agora, ó Deus, eu Te rogo. E o SENHOR disse a Moisés... que ela esteja fechada fora do arraial sete dias... e Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias: e o povo não partiu até que Miriã fosse recolhida novamente (Nm 12:13-15).

Todos os líderes, homens ou mulheres, precisam respeitar os limites de seus ministérios. Eles o deveriam se intrometer presunçosamente em áreas pelas quais o têm responsabilidade.

Miriã cometeu os seus erros exatamente como outros grandes líderes. Como Moisés e Davi, ela foi severamente disciplinada, e assim encontrou o perdão e a restauração à comunhão com o povo de Deus.

 

B. DÉBORA

E Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquela época. E ela habitava debaixo das palmeiras de Débora,  entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim: e os filhos de Israel subiam a ela em juízo (Jz 4:4,5).

 

1.  Profetisa e Juíza

Débora, uma mulher casada, exercia dois cargos: um como profetisa e outro como governadora ou juíza. Este último papel é consistente com a passagem de João 5:22, que foi comentada acima.

Sob a liderança de Débora, os filhos de Israel foram libertos de uma ocupação de vinte anos de duração por um exército estrangeiro.

Através de discernimento profético, a profetisa Débora solicitou que o general israelita Baraque saísse com 10.000 homens contra uma força superior de cananeus que possuíam 900 carruagens de ferro. Baraque liderou a batalha contra o exército cananeu liderado pelo general Sísera, e os derrotou.

Enquanto fugia, o General Sísera procurou refúgio na tenda de uma família nômade, cuja matriarca era Jael. Eles eram israelitas, mas Sísera não sabia disto. Jael ofereceu-lhe hospitalidade. Quando o General estava dormindo profundamente, ela pegou uma estaca de tenda e um martelo. Com um poderoso golpe, ela atravessou a estaca na cabeça de Sísera. Ele morreu instantaneamente.

Assim sendo, duas mulheres foram os participantes principais nesta dramática libertação de Israel dos seus opressores.

 

2.  Cumpriu o Propósito Antigo

Mais tarde, Débora cantaria este canto profético: “Então... o SENHOR fez com que eu tivesse domínio sobre os valentes (Jz 5:13).

Ela cumpriu o antigo propósito de Deus para o homem e para  a mulher,  de terem domínio (Gn 1:28). Alguém disse: “Quando o Senhor tem um trabalho de homem para fazer, Ele sempre tem uma mulher para fazê-lo.”

Por que então, existindo precedentes blicos para as mulheres cumprindo papéis importantes no propósito de Deus, a liderança masculina de igreja usurpa para si regras contra o ministério das mulheres?

 

C. HULDA

“Então Hilquias, o sacerdote... foi à profetisa Hulda, mulher de Salum... o guarda das vestiduras...  e tiveram comunhão com ela (2 Rs 22:14).

 

1.  Profetisa de  Reforma

Durante o reinado do Rei Josias, o Livro da Lei foi descoberto no Templo. Quando os sacerdotes começaram a lê-lo, perceberam que a nação havia se desviado muito dos caminhos de Deus. Eles viram que a nação estava em perigo de julgamento.

Para descobrirem o que fazer, eles foram falar com esta notável profetisa, a qual lhes transmitiu coisas específicas sobre um julgamento vindouro já determinado nos conselhos do Céu.

Pelo fato de Josias ter se arrependido, Hulda disse que os julgamentos determinados o viriam durante o seu reinado, e sim mais tarde.

Hulda inspirou o Rei Josias, o sumo-sacerdote, e os outros líderes de Israel a implementarem as mais amplas reformas morais e espirituais já registradas. O resultado disto tudo foi uma virtual onda gigantesca de reavivamento e arrependimento.

Leia 2 Reis 22 e 2 Crônicas 34 para ver os detalhes dos impressionantes resultados do ministério de Hulda como profetisa. Nenhum ministério profético registrado jamais produziu uma transformação tão abrangente assim na nação de Israel num período de tempo o curto quanto este.

 

D. A ESPOSA DE ISAÍAS

Uma outra profetisa é mencionada no Antigo Testamento: “E fui ter com a profetisa; e ela concebeu e deu à luz um filho (Is 8:3). Esta era a esposa de Isaías.

Não temos nenhum comentário bíblico sobre o ministério dela, mas ficamos imaginando se ela não contribuiu para os extensos escritos de Isaías com revelações proféticas significativas.

Nenhum outro profeta do Antigo Testamento tem esta mesma descrição de ter sido casado com uma profetisa. Será que isto poderia explicar o motivo pelo qual Isaías predisse com tanta precisão os sofrimentos de Cristo? A Bíblia diz de fato que “dois são melhores do que um; porque eles têm uma boa recompensa pelo seu trabalho” (Ec 4:9).

Não é difícil acreditarmos que o casamento de Isaías com uma profetisa lhe tenha dado uma distinta vantagem sobre os outros profetas que não foram igualmente abençoados. o é de admirar que os escritos de Isaías sejam geralmente chamados de “O Quinto Evangelho”.

 

E. A MULHER VIRTUOSA DE PROVÉRBIOS 31

Leia Provérbios 31, que a descreve como sendo:

 

1.  Diligente e Prendada

Versículos 13,19,22 uma pessoa diligente e prendada (que é portanto treinada e instruída).

 

2.  Proprietária de  Terras e Mulher de Negócios

Versículos 16,23 uma proprietária de terras e bem-sucedida mulher de negócios.

 

3.  Benfeitora dos Pobres e Necessitados

Versículo 20 uma filantropa (alguém que dá dinheiro aos outros) e benfeitora dos pobres e necessitados. Assim sendo, ela controla consideráveis quantias de dinheiro, necessárias para estas atividades.

 

4.  Sábia e Possuindo Uma Opinião Respeitada

Versículo 26 a sua sabedoria e opinião são buscadas e respeitadas.

 

F.  CONCLUSÃO

Portanto, o modelo bíblico para a mulher está em conflito com o papel que lhe é proporcionado na maior parte do mundo. A Bíblia nos ensina a necessidade de elevarmos o papel das mulheres.

Uma antiga estória judaica demonstra como era importante a mulher em Israel. A estória diz que certa vez um homem devoto casou-se com uma mulher devota. Eles não tinham filhos, e, portanto, eventualmente decidiram divorciar-se.

Em seguida, o marido casou-se com uma mulher ímpia, a qual o tornou ímpio também.A mulher devota casou-se com um homem ímpio e fez dele um homem reto.

 

A moral da estória é que a influência da mulher determina a vida espiritual da família e da nação. Em grande parte, ela era a chave para uma família bem-sucedida ou a causa do seu fracasso. Ela podia ter uma influência incalculável em seus filhos, em seu marido e na sua nação.

Portanto, as mulheres precisam da liberdade, do respeito, e do reconhecimento para que todos os seus talentos, unção e dons concedidos por Deus possam ser expressos.

 

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