* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL - C 10.9 - Celebremos as Festas

SEÇÃO C10 - Celebremos  as Festas

SEÇÃO C10

AS SETE FESTAS DO SENHOR

 Ralph Mahoney

 

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

 E DEPOIS  CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É  SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.

 

 

 

 

Capítulo 9

Celebremos  as Festas

 

“Portanto, celebremos a Festa, o com o antigo fermento, nem com o fermento da malícia e da iniquidade, mas com os pães asmos da sinceridade e da verdade (1 Co 5:8).

 

A. UMA SOMBRA DAS COISAS FUTURAS

Alguns crentes acham que precisam celebrar literalmente estas Festas como na época do Antigo Testamento. No entanto, o é isto o que ensina o Novo Testamento.

A Carta do Apóstolo Paulo aos Colossenses contém claras instruções sobre isto. Permitam-me compartilhar duas versões bíblicas sobre este assunto.

Ambas foram feitas por tradutores que acreditam na infalibilidade das Escrituras importante que os tradutores creiam nesta doutrina).

“Portanto, o permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a uma festa religiosa, uma celebração de Lua Nova, ou de um dia de Sábado”.

“Estas coisas o uma sombra das coisas vindouras; a realidade, no entanto, encontra-se em Cristo” (Cl 2:16,17).

“Portanto, o permitam que ninguém os critique pelo que vocês comem ou bebem, ou por o celebrarem os dias santos e festas judeus ou as cerimônias de Lua Nova ou Sábados”.

“Pois estas coisas eram apenas regras temporárias que terminaram quando Cristo veio. Eram apenasombras da coisa verdadeira do Próprio Cristo (Cl 2:16, 17 “A Bíblia Viva”).

 

Precisamos compreender esta metáfora usada por Paulo quando ele chama as Festas, o Tabernáculo de Moisés e os sacrifícios do Antigo Testamento de “uma sombra das coisas vindouras.”

Se você sair, ao nascer do sol, num dia ensolarado e andar com as suas costas para o sol, você verá a sua sombra no chão. A sombra tem uma semelhança sua, mas o é você. É apenas uma sombra do que está vindo ao longo do caminho, que é você.

Se você andasse até um tecido branco fino com o sol por trás de você, alguém do outro lado poderia identificar, por causa da sombra do seu corpo no tecido, que uma pessoa estava no outro lado do tecido. Ela saberia que não era uma vaca ou um macaco.

Se você ficasse de lado, de maneira que a sombra do seu perfil fosse projetada no tecido, a sombra revelaria um pouco sobre a sua altura, o seu tamanho, e se você é um homem ou uma mulher. Alguém que o conhece bem talvez pudesse olhar para esta sombra e dizer: “Eu sei de quem é esta sombra.”

Se você fosse uma mãe, um dos seus filhos, vendo a sombra, poderia chamar:

“Mamãe, mamãe”. Esta criança, no entanto, não se ateria à sombra. A criança desejaria você a realidade a verdadeira mãe de carne e sangue que ama o seu filhinho.

 

Paulo diz que as Festas, o Tabernáculo de Moisés e os sacrifícios do Antigo Testamento são assim. Eles proporcionam um perfil, um esboço sem forma suficiente para reconhecermos o que retratam. Eles nos mostram as bênçãos que Cristo deveria trazer aos que cressem n’Ele.

No entanto, quando a realidade (da qual a sombra era apenas um perfil) veio, todos nós desejaríamos a realidade (Cristo) mais do que a sombra.

 

B. PRATICANTES DA PALAVRA

Portanto, Paulo diz que o somos obrigados a observarmos estas Festas como na época do Antigo Testamento. No entanto, queremos de fato observar O QUE ELAS NOS ENSINAM.

Assim sendo, celebramos as Festas, fazendo o que somos ensinados por elas. Tornamo-nos praticantes da Palavra não somente ouvintes.

“Não  sejam meros ouvintes da Palavra, enganando-se  assim, a si próprios.

Façam  o que ela diz.

“Qualquer um que ouve a Palavra, mas não faz o que ela diz é semelhante ao homem que olha o seu rosto num espelho, e depois de se olhar, vai embora e se esquece imediatamente da sua aparência”.

“Mas o homem que olha... o se esquecendo do que ouviu e viu, mas cumprindo... será abençoado em suas ações. (Tg 1:22-25).

Jesus contou uma história famosa que contrasta os ouvintes com os praticantes da Palavra.

Ele fala sobre uma casa que foi edificada na areia e uma que foi edificada na rocha. A casa que foi edificada na areia caiu, mas a que foi edificada sobre o fundamento da rocha sólida permaneceu firme.

Jesus disse que os que edificaram sobre a rocha foram semelhantes aos que ouviam as Suas palavras e as PRATICAVAM.

 

É bem provável que todos os ouvintes tenham sido abençoados pelas parábolas e ensinos iluminadores de Jesus. Talvez tenham sido comovidos, emocional e entusiasticamente, pela Sua clara maneira de ensinar, “como alguém que fala com autoridade, e não como os escribas” (Mt 7:29).

O recebimento entusiástico de uma mensagem o é suficiente. Se apenas ouvirmos e não fizermos o que ouvimos, seremos semelhantes à casa edificada sobre a areia, que não tinha nenhum fundamento. Quando as chuvas e as tempestades vieram ela caiu e foi arrastada pelas águas (Mt 7:26,27).

Se recebermos a Palavra com alegria, mas não fizermos o que ela diz, seremos semelhantes à semente que caiu em terreno pedregoso. O fato de ouvirmos a Palavra somente, até mesmo com alegria e entusiasmo, o é o que Deus está procurando (Leia Mateus 13:20,21).

 

C. APLICAÇÃO PESSOAL

A mensagem das Festas tem uma aplicação pessoal (PRÁTICA) para cada um de nós. Vamos aproveitar a oportunidade para refletirmos sobre a nossa vida. Relacione a mensagem de cada Festa com a sua própria vida e peça ao Espírito Santo que lhe mostre exatamente onde você está no cronograma de Deus para a sua vida.

 

1.  A Páscoa...

...retrata o sacrifício de Cristo por você. Você é liberto do pecado, da morte, do inferno e do poder do diabo. Estas bênçãos são suas através da de que Cristo é o seu Cordeiro Pascal, que morreu por você. Você não pode ter a salvação através das suas obras ou rituais religiosos. Você já experimentou a sua páscoa pessoal?

 

2.  Os Pães Asmos...

...retratam o sepultamento das nossas antigas atitudes egocêntricas e a expulsão de nossa vida de toda a malícia e iniquidade. Você purificou a sua vida das coisas que ofendem a pureza de Jesus? Caso contrário, faça isto agora, rapidamente.

 

3.  As Primícias...

...retratam a vida ressurreta de Jesus, que faz com que sigamos uma vida livre da prá- tica do pecado. Se você é surpreendido numa falta ou tentação, você reconhece isto rapidamente e reconhece o seu pecado? Você demonstra um verdadeiro amor para com a comunidade de cristãos nascidos de novo? Você não se importa com os seus irmãos cristãos, ou você os ama profundamente?

 

4.  O Pentecostes...

...retrata o Batismo no Espírito Santo. Deus planejou isto para trazer poder para o ministério, um estilo de vida santo e uma liberdade do temor da morte. O Pentecostes nos torna dispostos a sermos mártires por Ele. Você já experimentou este vital Batismo do Espírito? Você ainda resiste a ele ou duvida da sua relevância ou importância?

 

5.  As Trombetas...

...retratam a forte unção profética que está disponível nestes últimos dias. Você está disposto a ser semelhante a uma trombeta, admoestando e ganhando os perdidos? Você está pronto para receber a obra do Espírito Santo, com todos os seus dons e frutos? Você está disposto a levantar a sua voz como uma trombeta para admoestar e ganhar os outros que o sabem nada sobre Jesus? Você está disposto a sofrer pela pregação da Palavra de Deus até mesmo para aqueles que o rejeitarão e desprezarão?

 

6.  A Expiação...

...retrata o estilo de vida vitorioso através de uma profunda sondagem da alma e de ocasiões regulares de jejum e arrependimento. Isto produz a fé que vê e abre o caminho para a nossa posição na presença entronizada de Deus, que é o local onde podemos aplicar a Sua Vitória. Você está vendo a obra do Espírito Santo no sentido de responder às suas orações de fé?

 

7.  Tabernáculos...

...faz com que nos envolvamos na grande “Colheita” de almas. Ao fazermos isto, experimentamos aquela estimulante sensação da presença de Deus. Isto traz reconciliação, cura, paz e a plenitude à comunidade adoradora dos santos.

Ficamos dispostos a suportar as inconveniências das moradias temporárias pela alegria das almas ganhas e estabelecidas na Igreja. Estamos trabalhando para treinar muitas pessoas para a Colheita de maneira que ela seja conservada e não perdida. Será que isto está acontecendo na sua vida e na sua igreja?

 

D. SUMÁRIO

Espero que este cronograma o ajude a ver onde você se encontra nos tratamentos de Deus, Se você estiver em falta, comece a se apropriar do que você precisa, buscando ao Senhor com orações e louvor.

 

Na qualidade de pastor ou líder, você poderá aplicar estas perguntas ao grupo em que você serve ao Senhor. Será que a sua igreja ou grupo já experimentou a sua Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombetas, Expiação e Tabernáculos? Caso contrário, comece a ensinar-lhes estas verdades.

 

“A vem aos que recebem estas bênçãos, à medida em que ouvem a Palavra de Deus” (Rm 10:17).

Finalmente, estas Festas não podem ser experimentadas com poder espiritual, a não ser através da resposta de Deus à sua fé como líder. Você não pode fazer com que estas experiências aconteçam com as suas próprias forças.

 

Quando você tiver avaliado honestamente onde você se encontra no cronograma de Deus, você verá a necessidade de seguir adiante para uma outra Festa. Comece a esperar no Senhor COM FÉ.

A vontade d’Ele para você e o seu rebanho é que vocês se desenvolvam até a maturidade, “e se pedirmos qualquer coisa de acordo com a Sua vontade, sabemos que Ele nos ouve. Se sabemos que Ele nos ouve, sabemos que temos o que desejamos d’Ele” (1 Jo 5:14,15).

É a FÉ que traz o que RECEBEMOS no Céu para este mundo terreno, onde você e eu vivemos e trabalhamos para o nosso Senhor. O ensino é a maneira pela qual recebemos a e a liberamos aos outros.

Assim sendo, ensine a Palavra de Deus à congregação. Use este material para abençoá-lo e fazer com que eles “cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como para todo o sempre. Amém!” (2 Pe 3:18).

 

Não fique cansado e nem se desanime . Continue agradecendo a Deus pelo que você recebeu para si próprio e para o seu rebanho. Continue firme na sua fé, e Deus trará as Festas à sua vida.

Ele virá! Aleluia!

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior   Prosseguir

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário