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E7.6 - Analogias Neo-Testamentárias da Igreja  Cristã

Analogias Neo-Testamentárias da Igreja Cristã

SEÇÃO E7

CONSERVANDO A COLHEITA

Leo Harris

Capítulo 6

 

Analogias Neo-Testamentárias da Igreja Cristã

 

Introdução:

As analogias da Igreja o formas de explicarmos a Igreja Cristã, comparando-a com coisas que já conhecemos. Por exemplo: às vezes, a Igreja é como um prédio; outras, como um corpo; e, ainda outra forma de vê-la é como uma noiva.

Consideremos agora algumas analogias neo-testamentárias da Igreja Cristã. Ao fazermos isto, temos em mente a Igreja Universal. Contudo, há um aspecto em que cada igreja local (ou “caseira”) é uma representação em miniatura da Igreja Universal.

 

A. QUATRO ANALOGIAS PRINCIPAIS.

As quatro analogias principais da Igreja encontradas no Novo Testamentoo as seguintes:

 

1.  Um Edifício

Podemos observar que a Igreja Cristã não é descrita como “edifícios”, no plural, mas sempre no singular. Há apenauma Igreja.  Em 1 Coríntios 3, encontramos o Apóstolo Paulo descrevendo a Igreja como um edifício.

No versículo 9 ele diz: Vos sois o edifício de Deus.” No versículo 10, Paulo afirma que ele, “como um sábio arquiteto”, havia colocado os fundamentos no que se referia à Igreja de Corinto. Ele disse que outros ministérios, no devido tempo, edificariam sobre aquele fundamento. No versículo 11, esse fundamento é identificado como sendo Jesus Cristo.

Isto se encontra em harmonia com as palavras do Próprio Jesus em Mateus 16:13-18. Referindo-Se à revelação dada divinamente de que Ele era o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, Jesus acrescentou: Sobre esta rocha [fundamento] edificarei a Minha Igreja.”

Assim sendo, aceitamos o fato básico de que a Igreja de Jesus Cristo, em seu aspecto universal, é como um edifício. Ela está sendo edificada sobre esta única e grande verdade fundamental de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo.

Voltando a 1 Coríntios 3, descobrimos nos versículos 16 e 17 que Paulo continua o seu tema. Ele cita a Igreja como sendo o Templo de Deus, onde habita o Espírito de Deus.

Esta analogia da Igreja como sendo um edifício é repetida em Efésios 2:20-22. Aqui Paulo cita o fundamento dos apóstolos e profetas”, mas acrescenta que o Próprio Jesus Cristo é a pedra fundamental. E ele continua acrescentando: “em Quem todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor: em Quems também juntamente sois edificados para uma habitação de Deus através do Espírito. Pedro também semelhantemente descreve a Igreja em 1 Pedro 2:5: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados como uma casa espiritual.”

O propósito de Deus através desta era tem sido o de completar o magnificente edifício da Igreja, de forma que, nas eras vindouras ela possa manifestar o louvor e a glória de Deus.

 

2.  Uma Família.

A Igreja é retratada como uma família nos seguintes versículos:

“Se chamaram de Belzebu ao pai da família, quanto mais aos seus domésticos?” (Mt 10:25).

A família da fé... (Gl 6:10).

“Agora portanto s [crentes] o mais sois estrangeiros,  nem forasteirosmas concidadãos  dos santos, e da família de Deus” (Ef 2:19).

“...pois este Homem [Cristo Jesus] foi considerado digno de uma maior glória do que Moisés, pois o que construiu a casa tem maior honra do que a casa... Cristo, como Filho sobre a Sua Própria Casa, cuja Casa somos nós... (Hb 3:3,6).

Assim sendo, a Igreja é apresentada como sendo uma família, sobre a qual Jesus Cristo é o Chefe da família.

 

3.  Um Corpo.

no Novo Testamento varias referências à Igreja como sendo o Corpo de Cristo. “Assim também nós, sendo muitos, somos um só Corpo em Cristo, e todos somos membros uns dos outros (Rm 12:5).

“Pois assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros deste corpo, sendo muitos, o um só corpo, assim também é Cristo. Pois por um Espírito todos fomos batizados num Corpo (1 Co 12:12,13).

“Ora s sois o Corpo de Cristo e membros em particular” (1 Co 12:27). (Veja também Efésios 1:22,23; 4:4,12,16).

O corpo humano, com o inter-relacionamento e coordenação de todos os seus membros, é usado por Paulo como uma analogia da Igreja de Jesus Cristo. Essa analogia mostra a importância e a inter-dependência de todos os membros da Igreja. O apóstolo usa essa analogia  especificamente  para demonstrar a total necessidadda unidade dentre os membros da Igreja.

 

4.  Uma Noiva.

Em Efésios 5:23-33, o Apóstolo Paulo faz um paralelo entre o relacionamento de Cristo e a Sua Igreja com o relacionamento do marido com a sua esposa.

Nestes versículos, o relacionamento de Cristo com a Sua Igreja é usado como uma ilustração do marido e sua esposa. Consideremos agora os seguintes trechos desta passagem:

“Porque  o marido é o cabeça da mulher, ASSIM COMO Cristo é a Cabeça da Igreja...”

“Portanto, ASSIM COMO a Igreja está sujeita a Cristo, ASSIM TAMBÉM as mulheres sejam sujeitas aos seus próprios maridos em tudo...”

“Maridos, amai as vossas esposas, ASSIM COMO Cristo também amou a Igreja...” “Assim devem os homens amar as suas mulheres como a seus próprios corpos... pois nenhum homem ainda odiou a sua própria  carne,  antes a alimenta e sustenta, COMO TAMBÉM o Senhor à Igreja.”

 

Alguns têm tido dificuldades em ver a Igreja como sendo tanto a Noiva quanto o Corpo de Cristo, mas, nestes versículos, o Apóstolo Paulo afirmou categoricamente que a Igreja é ambas as coisas.

Observe como ambas as analogias do corpo e da esposa o apresentadas nos versículos 30 a 32 deste capítulo: “Pois somos membros do Seu Corpo, da Sua carne, e dos Seus ossos. Por esta causa deixará o homem o seu pai e a sua e e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Este é um grande  MISTÉRIO: MAS FALO ISTO COM RELAÇÃO A CRISTO E A IGREJA.”

À luz dos versículos acima, podemos ver que a grande Igreja Universal de Jesus Cristo é apresentada no Novo Testamento como: UM EDIFÍCIO sendo edificado sobre o fundamento do Próprio Cristo; UMA família sobre a qual Cristo é o Chefe; UM CORPO do qual Cristo é a Cabeça; e UMA NOIVA da qual Cristo é o Noivo.

Podemos observar também que apenas uma Igreja um Edifício, uma família, um Corpo, uma Noiva muito embora os homens tenham, por várias razões, dividido esta Igreja Neo-Testamentária com barreiras denominacionais e doutrinárias.

Como já consideramos em nossos capítulos anteriores, a única divisão bíblica da Igreja Neo-Testamentária deve ser encontrada na organização das igrejas locais (ou “caseiras”).

 

B. INDIVÍDUOS NA IGREJA.

Tendo considerado as analogias acima sobre a Igreja Cristã, é fácil compreendermos a verdadeira natureza da nossa qualidade de membros individuais da Igreja   ou seja, da Igreja Universal. Muitos hoje em dia têm presumido que a inclusão de seus nomes numa lista de membros de uma igreja local (ou “caseira”) lhes assegura a sua posição de membros da Igreja de Jesus Cristo. Façamos, no entanto, uma breve revisão das quatro analogias do Novo Testamento apresentadas acima e consideremos o nosso relacionamento individual com cada uma delas.

 

1.  Pedras Vivas Num Edifício.

Lemos que somos, na qualidade de crentes, “edificados sobre o fundamento e  “edificados juntamente para uma habitação de Deus através do Espírito (Ef 2:20-22). Uma vez mais o Apóstolo Pedro diz:    “E, chegando-vos parEle, como a uma pedra viva... vós também como PEDRAS VIVAS, sois edificados casa espiritual (1 Pe 2:4,5).

É portanto claro que podemos ser membros da Igreja como um edifício somente à medida que nós próprios nos tornamos pedras vivas através do nosso contato pessoal com Jesus Cristo, a Pedra Fundamental.

 

2.  Nascidos Numa família.

Em Gálatas 4:6,7 Paulo escreveu: “E porque sois filhos, Deus enviou o Espírito do Seu Filho aos vossos corações, clamando: Aba, Pai. Assim que não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus através de Cristo.”

Uma família pode ter servos, ou até mesmo hóspedes, que podem vir e partir como desejarem, mas entramos na família de Deus através  do novo nascimento. Pertencemos à família do nosso Pai, e, na qualidade de filhos, compartilhamos da herança da família.

 

3.  Membros do Corpo de Cristo.

Assumimos o nosso lugar no Corpo de Cristo através de tudo o que é simbolizado pelo nosso batismo. Esta é a nossa identificação com Jesus Cristo (1 Co 12:13). Tornamo-nos “membros de Cristo através da Sua vida que se encontra em nós. É uma união viva e vital com Jesus na qualidade de Cabeça do Corpo.

 

4.  Parte da Noiva de Cristo.

O nosso relacionamento individual com o Senhor nesse sentido é apresentado em 1 Coríntios 6:17: O que se une ao Senhor é um só espírito.”

Este mesmo pensamento nos é apresentado em 2 Coríntios 11:2: “Porquestou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado  para vos apresentar como a uma virgem pura a um Marido, a saber a Cristo. Assim sendo, como parte da Noiva de Cristo, estamos casados com Ele e estamos unidos num só espírito.

 

C. CONCLUSÃO.

Através destas ilustrações bíblicas torna- se óbvio que o fato de sermos membros individuais da Igreja de Jesus Cristo o resulta da nossa união formal a uma igreja local (ou “caseira”), nem de colocarmos o nosso nome numa lista de membros de uma igreja, mas resulta de uma experiência  pessoal vital entre  s e o SenhorEsta experiência é chamada de salvação, ou de novo nascimento.

É possível que alguém seja colocado numa lista oficial de membros de uma igreja local (ou “caseira”), e, contudo, nunca ter se tornado um membro da Igreja Universal de Jesus Cristo.

 

Por outro lado, é possível que alguém seja membro da Igreja de Cristo através do novo nascimento e, contudo, o ter se ligado a uma igreja local (ou “caseira”) ou organização eclesiástica.

Como o Apóstolo Paulo declarou em 2 Timóteo 2:19: “Contudo, o fundamento de Deus permanece firme, lendo este selo: O Senhor conhece os que são Seus”.

A nossa inscrição como membros numa igreja local (ou “caseira”) deveria somente seguir a nossa inclusão como membros na Igreja Universal de Cristo. Além disso, quando uma pessoa nasceu de novo, ela deveriaindubitavelmente, buscar  a sua inclusão como membrnuma comunidade de uma igreja  local (ou “caseira”).

Temos a seguinte exortação em Hebreus 10:25: “Não abandonando  a nossa congregação, como é costume de alguns, mas exortando uns aos outros, e tanto mais, quandvedes que se vai aproximando aquele dia.”

Cada um de nós precisa da comunhão, da edificação, do encorajamento e da disciplina de uma igreja local (ou “caseira”). Tendo encontrado o nosso lugar na grande Igreja Neo-Testamentária do nosso Senhor através da em Cristo, que todos possamos estar dispostos a nos comprometermos à nossa inclusão como membros de uma igreja local (ou “caseira”), para que todos nós unamos de todo coração, em adoração, testemunho e serviço ao Senhor.

 

 

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