* *

Tradutor da Página

teste menu

E7.7 - O Sacerdócio da Igreja  Neo-Testamentária

O Sacerdócio da Igreja Neo-Testamentária

SEÇÃO E7

CONSERVANDO A COLHEITA

Leo Harris

Capítulo 7

O Sacerdócio da Igreja Neo-Testamentária

 

A. DIFERENÇAS ENTRE O SACERDÓCIO DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO.

Não conseguimos compreender plenamente o padrão neo-testamentário para a Igreja Cristã sem uma apreciação da diferença fundamental entre o sacerdócio do Antigo Testamento e o sacerdócio do Novo Testamento.

 

1.  O Sacerdócio Aarônico.

Deus deu a Israel, nos dias antigos, a oportunidade de se tornar um “reino de sacerdotes x 19:6). Israel, no entanto, fracassou e o se colocou à altura desse grande privilégio, o que fez com que o Senhor estabelecesse o Sacerdócio Aarônico (Êx 28:1). O próprio Antigo Testamento registra o fracasso desse ministério de fielmente servir ao Senhor e de ministrar em nome do povo de Israel (Ez 22:26).

 

2.  O Sacerdócio do Crente.

Abrindo o Novo Testamento, descobrimos que o sacerdócio é privilégio de todo crente verdadeiro (1 Pe 2:5,9). Como tais, temos o glorioso privilégio de usufruirmos do acesso a Deus através do nosso Sumo Sacerdote, o Senhor Jesus Cristo.

O acesso do crente a Deus é claramente apresentado em Hebreus 10:19-22:

Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho, que Ele consagrou para nós, através do véu, isto é, a Sua carne;  e tendo um Sumo Sacerdote sobre a Casa de Deus; aproximemo-nos com verdadeiro coração, em plena certeza de , tendo as nossos corações purificados de uma má consciência, e os nossos corpos lavados com água limpa.” 

Na atualidade, algumas denominações cristãs citam somente os seus líderes como sacerdotes. Isto o é sustentado pelo Novo Testamento, pois é totalmente contrário ao princípio fundamental da revelação neo-testamentária para a Igreja.

Considere as palavras de 1 Pedro 2:5,9:

“Vós também... sois... um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus através de Jesus Cristo.

“Mas vós sois uma geração eleita, um sacerdócio real... para que anuncieis os louvores d’Aquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.”

Esse é o maior privilégio da nossa experiência cristã. Temos acesso ao Santo dos Santos, à própria presença de Deus através de Jesus Cristo.

Quando o Salvador morreu no Calvário, o u do Templo foi rasgado de alto a baixo. Falando-se figurativamente, muitos m tentado “costurá-lo novamente, mas tem sido um esforço em vão. O “tipo” foi cumprido para sempre no “anti-tipo”. A “sombra” foi substituída pela “substância”. Cristo está vivo para sempre e é o único Mediador entre Deus e os homens.

Na Igreja Cristã, Deus nos forneceu rios ministérios, com pastores e outros, que podem nos orientar e aconselhar. Ninguém, no entanto, pode nos dar acesso a Deus.

Cristo fez isto de uma vez por todas. “Cheguemo-nos pois com confiança ao Trono da Graça  [Trono da Misericórdia], para que possamos obter misericórdia e achar graça a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb 4:16).

 

B. OS SACRIFÍCIOS DO CRENTE-SACERDOTE.

Assim como o sacerdócio do Antigo Testamento oferecia sacrifícios a Deus, semelhantemente nós, na qualidade de sacerdotes do Novo Testamento, temos ofertas a apresentar ao Senhor. O Novo Testamento nos mostra que o nosso sacrifício é triplo:

 

1.  Os Nossos Corpos, a Nossa Vida.

“Rogo-vos pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo, e agradável a Deus, que é a vossa adoração espiritual (Rm 12:1).

Vemos este sacrifício sacerdotal em seu nível máximo em 1 João 3:16:

“Nisto percebemos o amor de Deus, porque Ele entregou a Sua vida por nós; e nós deveríamos entregar as nossas vidas pelos irmãos.”

A verdade básica que aceitamos quando nos achegamos ao Senhor é que os nossos corpos são templos do Espírito Santo:

“Pois fostes comprados com um preço: portanto, glorificai a Deus em vossos corpos, e em vossos espíritos, os quais pertencem a Deus” (1 Co 6:20).

 

2.  O Nosso Louvor.

“Por Ele, portanto, ofereçamos o sacrifício de louvor a Deus continuamente, ou seja, o fruto de nossos lábios, dando graças ao Seu Nome (Hb 13:15).

Os sacerdotes do Antigo Testamento ministravam ao Senhor no compartimento do Templo conhecido como Lugar Santo.

A perfumada fumaça subia do Altar de Incenso no Lugar Santo. Ela penetrava o véu e entrava no Santo dos Santos, onde Deus habitava acima do Propiciatório (trono de misericórdia).

Isto era um “tipo (quadro profético) de nós, sacerdotes do Novo Testamento, oferecendo o nosso louvor e ações de graças como um sacrifício muito agradável ao Senhor.

O Novo Testamento não nos convida a louvarmos ao Senhor somente como uma expressão de sentimentos, mas também para que o façamos como um ministério sacrificial ao Senhor.

O sacrifício de louvor o deveria ser oferecido por causa das nossas circunstâncias, mas, geralmente, apesar das nossas circunstâncias. Se fizermos isto, logo descobriremos que no sacrifício de louvor há vitória sobre as circunstâncias. É nosso dever e privilégio sacerdotal louvar ao Senhor!

 

3.  O Nosso Dinheiro.

Hebreus 13:16 é lindamente explicado na Versão do Novo Testamento Amplificado em Inglês da seguinte maneira: “Não se esqueçam nem negligenciem os atos de benevolência e bondade, de serem generosos e de distribuírem e contribuírem com os necessitados, pois estes sacrifícios o muito agradáveis a Deus.”

Estes e outros versículos nos ensinam que um sacerdote (crente) fiel dedica uma parte do seu dinheiro para ser usada no cuidado com os menos afortunados do que ele e para a obra de Deus.

 

C. NENHUMA DISTINÇÃO ENTRE O CLERO E OS LEIGOS.

As palavras “clero e “leigos o se encontram na Bíblia. Elas passaram a ser usadas como conseqüência de líderes de igreja ensinarem que possuíam um “status privilegiado sobre os outros membros da Igreja.

Esta distinção feita entre o “clero” e os “leigos” não se encontra na Igreja do Novo Testamento. Certamente vários ministérios e cargos ordenados por Deus, os quais são dados para edificarem a Igreja e fornecerem à liderança ao povo de Deus.

O sacerdócio do Novo Testamento cria uma irmandade de homens e mulheres nascidos de novo. Todos desfrutamos do mesmo privilégio de acesso a Deus através de Jesus Cristo, o nosso Sumo Sacerdote.

Da mesma forma, todos somos membros do Corpo de Cristo, que é diretamente governado por Jesus Cristo, a Cabeça do Corpo (Ef 1:22; 5:23; Cl 1:18). E vitalmente importante que esta verdade do sacerdócio de todos os crentes seja claramente compreendida e plenamente apreciada. Caso contrário, o valorizaremos os nossos privilégios na Igreja Cristã. Podemos ser vítimas de um sacerdócio criado pelos homens ou de uma hierarquia de líderes religiosos que se assenhoreiam dos outros (1 Pe 5:3).

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior  Prosseguir

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário