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E7.4 - Os Pregadores e o Povo num Reavivamento Neo-Testamentário

Os Pregadores e o Povo num Reavivamento Neo-Testamentário

SEÇÃO E7

CONSERVANDO A COLHEITA

Leo Harris

Capítulo 4

 

Os Pregadores e o Povo num Reavivamento Neo-Testamentário

 

Introdução:

Eis aqui uma passagem do “Livro-Padrão” para a Igreja.

“E muitos sinais e maravilhas eram feitos entre o povo através dos apóstolos. E estavam todos reunidos no Alpendre de Salomão.

“Nenhum dos outros ousava ajuntar-se a eles, mas o povo os estimava grandemente.

“Contudo, mais do que nunca, os crentes eram acrescentados ao Senhor, em grandes números, tanto de homens como de mulheres,

“De sorte que até mesmo transportavam os enfermos às ruas, e os colocavam em macas e esteiras, a fim de que a sombra de Pedro pudesse cair sobre alguns deles enquanto ele passasse” (At 5:12-15).

 

Quando nos aproximamos do final do Livro de Atos o há nenhum “Amém!” (“fim”). Isto é porque este Livro ainda está sendo escrito.

Atos fornece o registro inspirado das atividades da Igreja Cristã Primitiva. Deus quis que estas atividades continuassem enquanto a Igreja estivesse sobre a terra, ou seja, até que Cristo volte novamente.

Graças a Deus que este registro está sendo continuado em todas as partes do mundo hoje em dia. Relatórios de ministérios e reavivamentos sobrenaturais de acordo com o padrão neo-testamentário continuam a ser escritos.

Vamos olhar mais de perto a narrativa que citamos acima para ver se os nossos  ministérios e igrejas atuais obedecem a este padrão inspirado.

 

A. OS PREGADORES NUM REAVIVAMENTO NEO- TESTAMENTÁRIO.

Uma coisa é óbvia: se tivermos pregadores neo-testamentários e um ministério neo-testamentário, certamente teremos resulta- dos neo-testamentários. Observe os seguintes pontos com relação aos pregadores deste reavivamento especifico:

 

1.  As Mãos dos Apóstolos.

Lemos o seguinte: E pelas mãos dos apóstolos muitos sinais e maravilhas eram feitos entre o povo.”

Isto é muito emocionante. A Bíblia tem muito a dizer sobre as mãos humanas como um meio de contato com os nossos semelhantes.

As mãos dos servos do Senhor num reavivamento neo-testamentário têm um papel importante na ministração às necessidades do povo.

No Antigo Testamento lemos muitas vezes sobre o braço do Senhor”, o qual, segundo se acredita, é uma referência ao Senhor Jesus Cristo. Lemos, por exemplo, em Isaías: “...a  quem o braço do Senhofoi revelado?”  (Is 53:1). E o profeta prosseguiu descrevendo os eventos associados com a vinda do Messias.

Jesus Cristo, em Seu ministério terreno foi “o  braço  do Senhor”,  estendendo-se sobre a humanidade, com salvação, cura, e libertação.

Cristo está agora glorificado à destra do Seu Pai. Mas ainda assim, Ele é o braço do Senhor”, estendendo-se em amor e misericórdia para salvar e curar através de pessoas que Ele chamou.

Assim sendo, quando os apóstolos estendiam as suas mãos para trazerem libertação às pessoas, eles estavam funcionando como o braço do Senhor. Eles eram uma extensão do Seu ministério. Foi no Nome de Jesus que continuaram o próprio ministério sobrenatural de Jesus sobre a terra.

Os pregadores de um reavivamento neo- testamentário possuem braços e mãos dedicados à libertação das pessoas.

 

2.  Muitos Milagres de Misericórdia.

As nossas Escrituras nos dizem que através das mãos dos apóstolos “...muitos sinais e maravilhas foram feitos entre o povo.” Isto é algo maravilhoso de se contemplar. Um julgamento sobrenatural acabara de vir sobre Ananias e Safira, que haviam mentido ao Espírito Santo. Esta foi a primeira demonstração drástica de disciplina na Igreja Primitiva. O resultado foi que “um grande temor veio sobre toda a Igreja e sobre todos os que ouviram estas coisas.”

E agora, imediatamente após este milagre de julgamento, lemos sobre muitos sinais e maravilhas trazendo libertação às pessoas. Que notável revelação da natureza e do propósito de Deus nesta dispensação: um milagre de julgamento seguido por muitos milagres de misericórdia.

 

3.  Sinais e Maravilhas.

O nosso relatório sobre este reavivamento neo-testamentário nos diz que muitos sinais e maravilhas foram feitos entre o povo.

Qual é a diferença entre “sinais” e “maravilhas”?

Um sinal é um ato sobrenatural do poder de Deus com o propósito de transmitir um significado ou uma mensagem às pessoas. Ele tem um significado e alcança um propósito.

Por outro lado, uma maravilha tem (como denota a própria palavra) o propósito de fazer com que as pessoas se maravilhem ou é para capturar a atenção delas.

Os pregadores do Novo Testamento deveriam ter sinais e maravilhas sendo demonstrados em seus ministérios em Nome de Jesus Cristo.

A Grande Comissão, da maneira em que se encontra em Marcos 16:15-18, declara que “estes sinais seguirão  aos que crêem...” Estes sinais incluem a expulsão dos demônios, o falar com novas línguas, e a imposição das mãos sobre os enfermos para a sua cura.

 

4.  A Sombra de Pedro.

Tão numerosos eram estes sinais e maravilhas no ministério dos apóstolos que o povo de Jerusalém colocava os seus enfermos em camas e sofás nas ruas. Eles tinham a esperança de que a sombra de Pedro pu- desse passar sobre eles, enquanto ele caminhava pelas ruas.

Eles acreditavam que, se as mãos de Pedro não pudessem tocá-los, a sua própria sombra poderia ser um meio para a cura deles. Isto mostra o quanto os sinais e maravilhas haviam incitado a deles.

Este é o princípio visto numa outra parte do Novo Testamento: as mãos (ou a sombra) tornaram-se um meio de contato através do qual a fé das pessoas era liberada e assim, podiam ser tocadas pelo Senhor.

Vocês se lembram que houve uma mulher que tocou a orla das vestes do nosso Senhor (Mt 9:20).

Houve o caso dos “lenços ou aventais’ sendo levados de Paulo e colocados sobre os enfermos ou endemoninhados, os quais eram curados (At 19:12).

Desta maneira, o povo de Jerusalém tornou a passagem da sombra de Pedro o meio de contato com o seu ministério para que pudessem ser curados.

 

5.  Um Ministério de Libertação.

A nossa narrativa descreve como “chegou também uma multidão das cidades circunvizinhas a Jerusalém, trazendo os seus enfermos e os que eram atormentados com espíritos imundos: e todos eles eram curados (At 5:16).

Um ministério de libertação, segundo os moldes do Novo Testamento, tem um poder magnético. Ele atrai pessoas de lugares distantes, cujos corações estão abertos e prontos para receberem a Jesus como seu Senhor. Este mundo está repleto de pessoas que estão sendo afligidas em seus corpos e mentes.

Apesar de toda a oposição e perseguição que os líderes da Igreja Primitiva sofreram, as pessoas comuns buscaram o ministério deles para que pudessem ser libertas e curadas.

Observamos que eles conheciam a diferença entre as enfermidades físicas e os tormentos de poderes demoníacos. O ministério da Igreja Primitiva trazia a cura aos enfermos e a libertação aos que estavam presos e atormentados. Que Deus possa levantar nestes dias uma manifestação ainda mais poderosa de um ministério segundo os moldes encontrados nos registros do Novo Testamento.

 

B. O POVO NUM REAVIVAMENTO NEO-TESTAMENTÁRIO.

 

Em todo grande reavivamento há condições a serem satisfeitas tanto pelos pregadores quanto pelo povo. Vamos agora prestar atenção às condições do povo no reavivamento para nós descrito nesta passagem bíblica.

 

1.  De Comum Acordo.

Lemos que “estavam todos de comum acordo no Alpendre de Salomão (At 5:12). Esta é uma expressão que lemos freqüentemente no Livro de Atos. No Cenáculo, antes do Pentecostes, todos continuaram “de comum acordo, em oração e súplicas” (At 1:14). No Dia de Pentecostes, os discípulos estavam “todos de comum acordo num só lugar (At 2:1). Imediatamente após o Pentecostes, lemos que o povo “continuava diariamente de comum acordo no templo (At 2:46). Num posterior derramamento do Espírito Santo, lemos que a multidão dos que criam tinha um só coração e uma só alma (At 4:32).

E agora, no meio deste reavivamento, encontramos o povo, uma vez mais reunindo-se “de comum acordo no Alpendre de Salomão. Certamente encontramos aqui segredos infalíveis para o reavivamento numa igreja de uma cidade: um ministério sobrenatural e uma igreja unida.

 

2.  Temor e Simpatia.

Lemos as seguintes e incomuns palavras: “Nenhum dos outros ousava ajuntar-se a eles, mas o povo os estimava muito. Assim sendo, no meio de um reavivamento neo-testamentário encontramos:

 

(a) temor e reverência, e

(b) uma grande simpatia concedida ao povo de Deus.

 

Lemos sobre esta dupla reação em Atos 2:43,47: veio um temor sobre toda alma... ao passo que, ao mesmo tempo, eles tinham “...uma simpatia diante de todo o povo”.

o há necessidade alguma de diluirmos os padrões absolutos quando o poder de Deus está em ação. As reações públicas encontrarão os seus próprios níveis quando o Espírito do Senhor for manifesto no meio do povo de Deus.

 

3.  Acrescentados ao Senhor.

Eis o emocionante resultado deste reavivamento neo-testamentário: “E os crentes eram acrescentados cada vez mais ao Senhor, multidões, tanto de homens como de mulheres.”

Este é o resultado  de um ministério sobrenatural, sustentado  por  um povo unido. Esta deveria ser a experiência constante de todas as igrejas que estão desfrutando de um reavivamento neo-testamentário.

Observe a significativa expressão: Acrescentados ao Senhor”. Esta é uma verdadeira salvação.

o é suficiente sermos acrescentados a igreja. Não é suficiente termos os nossos nomes acrescentados a uma lista de membros. Estas coisas são boas em si, mas a experiência vital, necessária a todos os homens e mulheres é que eles sejam “acrescentados ao Senhor” unidos  a Cristo pela n’Ele.

Meu amigo, permita-me assegurar-lhe que nestes dias importantes Deus está levantando pregadores e um povo que estão se moldando ao padrão neo-testamentário. O testemunho deles está sendo confirmado com sinais e maravilhas.

A todos os que crêem, eles estão oferecendo o glorioso privilégio, a vital necessidade de serem acrescentados ao Senhor através da em Seu poder Salvador.

 

 

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