SEÇÃO E5
DAR INSTRUÇÕES AOS NOVOS CONVERTIDE
Capítulo 3
Batismo na Água - Parte II
A. POR QUE DEVEMOS SER BATIZADOS?
POR QUE devemos ser batizados? Porque o Senhor Jesus ordenou. Porque é o segundo passo dos ensinamentos dos apóstolos, sobre o qual construiremos a nossa vida como crentes.
Além do mais, há um significado espiritual profundo, no batismo na água. Poderiam ser escritos livros inteiros sobre o significado espiritual do batismo. Porem, só temos espaço para considerar rapidamente, os aspectos mais importantes.
1. Uma Consciência Pura.
“Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a área na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água:
“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cris- to” (1 Pe 3:20,21).
É um fato histórico e bíblico que por causa do pecado do homem, Deus cobriu toda a terra com um dilúvio, salvando numa área apenas Noé e sua família. A terra ficou completamente coberta pela água. A Bíblia diz que o batismo “corresponde a isto”.
Como o batismo na água “responde a Deus por uma consciência pura?” Significa que Deus está nos perguntando se a nossa consciência está pura. A Bíblia diz, “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:14).
Se a sua consciência pecadora foi lavada e purificada no sangue de Cristo, você não mais se sente culpado e envergonhado para se apresentar diante de Deus. Sua consciência está limpa. Portanto o batismo é a confirmação a Deus de que a sua consciência foi purificada pelo sangue de Cristo e que ela está limpa. Louvado seja o Senhor!
2. Um Testemunho Público.
“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte” ( Rm 6:3).
Toda vez que alguém é batizado da maneira bíblica, está testificando ao mundo que o Filho de Deus (Jesus Cristo) foi crucificado, derramou o Seu sangue e morreu pelos nossos pecados.
O Seu corpo morto foi colocado no túmulo, mas Ele não ficou lá. Após três dias Ele se levantou da sepultura, vitorioso sobre o pecado e a morte.
Sempre que um crente é batizado, confessando a sua fé n’Ele, um testemunho publico é dado a este fato glorioso.
“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6:4).
3. O Sepultamento do “Homem Velho”
Tem sido dito freqüentemente que o “Batismo é um testemunho exterior de uma experiência interior”. E é. Mas é muito mais do que isto!
O batismo também é uma experiência! Vemos, no estudo de Romanos 6 e Colossenses 2, que existe uma profunda e preciosa identificação do crente com o Senhor Jesus na Sua morte, no Seu sepultamento e na Sua ressurreição, quando o batismo acontece: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Porque o pecado não terá domínio sobre vos...” (Rm 6:6,7,14).
“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos” (Cl 2:12).
Que língua pode falar da abençoada libertação que temos na Cruz de Cristo? Livres das lutas! Livres do pecado! Livres da condenação, da culpa e do medo. O pecado pregado na Cruz. O homem velho sepulta- do. Tudo isso é uma experiência interior para aqueles que seguem o seu Senhor através das águas do batismo.
4. A Declaração de Vitória.
“Sepultados com ele no batismo... “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo” (Cl 2:12,15).
No batismo bíblico na água, o crente certamente está preparando um bom e firme alicerce! O batismo comprova perante Satanás, junto com todos os seus espíritos malignos, que o Senhor Jesus triunfou so- bre todos eles, na Sua cruz. O batismo mostra que Jesus libertou o crente do reino e dos poderes malignos. Aleluia!
5. Confissão de Fé.
“Portanto, qualquer que me confessor diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qual- quer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10:32,33).
O Novo Testamento ensina que o primeiro caminho de um novo crente é confessar a sua recém encontrada fé em Cristo, sendo publicamente batizado na água.
Já vimos, no Novo Testamento, exemplos de que o batismo não é algo secreto mas, sim, um aberto e ousado testemunho diante de outras pessoas.
Esta confissão e este testemunho públicos reforçam a nossa fé e determinação para seguir a Cristo.
O Senhor não quer discípulos secretos, fracos e medrosos. Essa é a razão porque Ele ordenou aos crentes para “Ser batizado’’ – para que O confessem perante os homens.
6. Afirmar a Nossa Unidade em Cristo.
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3:27,28).
Quando o crente é batizado ele está testificando que é igual e um com todos os outros crentes em Cristo.
Pelo derramamento do Seu sangue na Cruz, o Senhor Jesus fez todos os crentes n’Ele “...um; e derribando a parede de separação que estava no meio” (Ef 2:14).
Em Jesus Cristo não há cristãos judeus, ingleses, africanos, indianos; não há cristãos ricos ou pobres, educados e não educados, servos ou mestres; não há cristãos negros ou brancos, não há machos ou fêmeas, não há denominação ou missão – “...pois todos vós sois um em Cristo Jesus’’.
Portanto, quando o crente é batizado, ele está confessando esta igualdade. O novo crente está afirmando unidade em Cristo
com todos os outros cristãos no mundo. Ele está se juntando à família de todos que confiam em Cristo e sendo batizado à maneira bíblica.
Qualquer crente batizado que ainda mantenha em mente qualquer tipo de sentimento de classe, preconceito racial, opinião sectária ou atitude de superioridade para com outros cristãos, está vivendo contrário à verdade e testemunho do batismo. Tal pessoa precisa se arrepender e ser purificada novamente, no sangue de Cristo.
7. Aceitar os Propósitos de Deus.
“Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele” (Lc 7:30).
Apesar deste versículo estar falando do batismo por João Batista, a lição espiritual nele e no batismo do crente em Nome de Jesus Cristo é a mesma.
Quando somos batizados na água estamos confessando a nossa voluntariedade de aceitar os propósitos de Deus para a nossa vida. Deus tem um propósito – um plano – para cada um de nós.
Mas se não obedecermos à Sua ordem para “Ser batizado”, estaremos rejeitando o propósito d’Ele para nós. Estou certo de que os propósitos de Deus são os melhores, você não acha?
8. Separação da Vida Antiga.
“Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar” (1 Co 10:1,2).
O outro único incidente que nos é dado pelo Antigo Testamento como um quadro do batismo, é o batismo dos israelitas no Mar Vermelho.
Apesar do nível da água estar bem acima de suas cabeças e a água ser-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda, “... os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco...” (Êx 14:29).
Eles foram salvos do julgamento de Deus através do sangue do cordeiro nas suas portas. Ele foram libertados da servidão e escravidão dos egípcios.
Mas o seu “batismo em Moisés” significou uma total e final separação do Egito, do Faraó o rei do Egito e dos egípcios. As carruagens do Faraó e dos egípcios e seus cavaleiros, foram atirados no mar e destruídos de baixo da água que Deus trouxe sobre eles (Êx 15:19,21).
Da mesma forma, os crentes que têm seguido o seu Senhor através das águas do batismo (e aqueles que pretendem ser batizados) devem viver vidas de completa separação dos maus hábitos e dos caminhos dos pecados do mundo (Egito).
9. Cumprir Toda a Retidão.
“Então veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se- lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
“Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado...” (Mt 3:13-16.)
Se o puro, imaculado Filho de Deus, o Senhor Jesus, teve que ser batizado para cumprir toda a retidão, então que somos nós para dizer que não precisamos ser batizados na água como Ele foi? Os crentes, no seu batismo, mostram que como o Senhor deles eles também estão desejosos para cumprir toda a retidão.
10. Traz Regozijo.
“E mandou parar o carro, e desceram ambos a água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho” (At 8:38,39).
“...e logo foi batizado, ele e todos os seus... alegrou-se com toda a sua casa” (At 16:33,34).
O eunuco retornou à Etiópia jubiloso e plantou lá, as sementes da Igreja de Jesus Cristo. Os resultados são evidentes até hoje, aproximadamente 2.000 anos mais tarde.
O carcereiro não tinha nada para estar feliz. Os prisioneiros estavam livres. A prisão estava arruinada. Mas a alegria da salvação e do batismo encheu o seu coração e ele se regozijou com toda a sua família.
Hoje, muitos procuram o regozijo de uma forma que não está agradando a Deus. Não há regozijo distante de Deus. “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundâncias de alegrias” (Sl 16:11).
À medida que você seguir o caminho d’Ele que leva ao batismo, você também estará se alegrando, pois existe uma ligação direta na Bíblia entre o batismo na água e a alegria – uma alegria profunda, espiritual e duradoura, como resultado por obedecermos a Deus.
Poderíamos relacionar muitas outras razões porque devemos ser batizados, mas estas mostram a ênfase que Deus colocou no batismo. Observe que todas essas experiências do batismo na água são para aqueles que aceitaram e experimentaram a graça e a bênção de Deus.
11. Circuncisão do Coração.
“...nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne... a que é do coração, no espírito, não na letra...” (Rm 2:28,29).
Paulo diz que “servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne” (Fp 3:3).
O ritual da circuncisão externa foi substituído pela experiência interior de se remover o poder do pecado e os desejos carnais, pelo batismo dos verdadeiros crentes. “E estais perfeitos nele [Cristo] que é a cabeça de todo o principado e potestade.
“No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo;
“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos” (Cl 2:10-12).
O assunto está encerrado. O batismo é para aqueles que aceitaram Cristo e a plenitude da vida d’Ele. Isso despe o corpo dos pecados e desejos carnais, pela experiência espiritual de ser enterrado com Ele, no batismo na água.
De acordo com a Bíblia, o batismo é para aqueles que se arrependeram e que têm fé salvadora em Jesus Cristo. Se você não foi batizado desde que se arrependeu dos seus pecados e aceitou a Cristo como seu Salvador, então seu próximo passo deve ser obedecer o mandamento de Deus para cumprir toda a retidão, recebendo o batismo na água.
12. O Mandamento de Deus.
“POR QUE devemos ser batizados?” Por causa do glorioso testemunho e da experiência abençoada do batismo na água. Porque é um passo fundamental nos planos de Deus para a nossa vida.
Acima de tudo, Deus ordenou que fôssemos batizados. Mesmo que não compreendamos todas as razões e significados espirituais do batismo na água, este é um fato que deve nos obrigar a obedecer ao Senhor: é uma ordem d’Ele.
Ele disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (Jo 14:21).
A verdadeira prova do nosso amor por Cristo, não são as nossas palavras, não são todas as coisas que fazemos por Ele, não são as nossas orações, não é a nossa leitura da Bíblia, não é a nossa ida a igreja; muito embora todas essas coisas tenham o seu lugar. A prova verdadeira é esta: Nós obedecemos os mandamentos d’Ele?
“Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos” (Sl 119:60). Você está apressado para obedecer os mandamentos d’Ele para “...que fossem batizados em nome do Senhor...” (At 10:48).
B. QUANDO DEVEMOS SER BATIZADOS NA ÁGUA?
“E agora por que te detens? Levanta-te, e batiza-te...” (At 22:16). Das respostas encontradas na Bíblia para as nossas perguntas anteriores, a resposta para a última pergunta é óbvia.
“QUANDO devemos ser batizados na água?” tão logo nos arrependamos dos nossos pecados e creiamos no Evangelho, recebendo o Senhor Jesus Cristo em nosso coração.
A palavra para agir, sobre arrependimento e salvação é “agora”! “Mas Deus... anuncia agora a todos os homens, e em todo lugar, que se arrependam” (At 17:30). “...eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Co 6:2).
Exatamente da mesma maneira, a palavra para agir, sobre o batismo na água é “agora”. “E agora por que te detens? Levanta-te e batiza-te...” (At 22:16).
A Bíblia nada conhece sobre “aulas de ensinamento”, “período experimental de três meses”, “ver se vai durar”, “ficar pronto”, “esperar pelo próximo serviço batismal” ou qualquer outra espera ou demora.
A ordem de Deus é “agora”. No dia de Pentecostes, as três mil pessoas que se ar- rependeram dos seus pecados “foram batizados... naquele dia” (At 2:24). E não houve demora.
Os samaritanos foram batizados na água “... como cressem...” (At 8:12).
O eunuco etíope foi batizado imediatamente após crer em Cristo, mesmo tendo sido o primeiro sermão do Evangelho que ele ouviu na sua vida (At 8:35-38).
O Apóstolo Paulo foi batizado pelo primeiro discípulo cristão que apareceu para ele (At 9:17,18).
Cornélio e sua companhia foram batizados imediatamente, após terem crido (At 10:48).
O carcereiro e sua família foram batizados na mesma noite em que creram em Cristo (At 16:30-34).
Tão logo ouviram sobre o batismo de Jesus, os efésios crentes foram batizados por Paulo (At 19:4,5).
Não encontramos nenhum tipo de demora em qualquer dos exemplos dados na Bíblia.
Quantas pessoas estão sendo roubadas das maravilhosas bênçãos do batismo ao dizerem “Estou preparando o meu coração. Tão logo eu esteja pronto, obedecerei a ordem para ser batizado.” As únicas condições encontradas na Bíblia para o batismo na água, são arrependimento dos pecados, fé pessoal em Jesus Cristo e a total promessa de ser Seu discípulo.
Neste momento o Senhor está falando ao seu coração, a Sua Própria Palavra sobre batismo. Você sente que deve seguir a ordem do seu Senhor para “Ser batizado”.
Aja de uma vez! Levante-se e vá a uma igreja, a um pastor ou a um discípulo que esteja vivendo de acordo com a Bíblia. Não demore, pois Deus ordena a você: “E agora por que te detens? Levanta-te e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor’’ (At 22:16).
Se você se arrependeu e creu no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e acredita, de coração, que você é filho d’Ele, então obedeça ao mandamento de Deus. Aja agora mesmo sobre a Palavra d’Ele. “Levanta-te e batiza-te!”
Voltar ao Índice Geral Do Livro Voltar ao Índice Anterior Voltar ao Estudo Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário