SEÇÃO E5
DAR INSTRUÇÕES AOS NOVOS CONVERTIDO
Capítulo 2
Batismo na Água - Parte I
Graham Truscott
Introdução
“Quem crer e for batizado será salvo...” (Mc 16:16).
Depois de arrepender-se e de receber Jesus Cristo como seu Salvador, o próximo passo na sua vida cristã é o batismo na água. Devemos observar cuidadosamente, que o batismo na água é ordem de Deus: “...seja batizado” (At 2:38).
O batismo na água não é algo para agradar a nós mesmos. É essencial que todo crente em Cristo obedeça essa ordem da Palavra de Deus. Também é fundamental obedecê-la da maneira bíblica. Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama...” (Jo 14:21).
A Bíblia nos conta em Samuel, que o Rei Saul queria agradar a Deus com o sacrifício de animais, mas ele já havia desobedecido a ordem de Deus. O Senhor falou a ele através do Seu servo Samuel: “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros” (1 Sm 15:22).
Hoje, essas palavras são como uma advertência para nós. Você talvez deseje fazer muita obra para o Senhor e pode estar pronto para isto. Você pode tentar servir a Deus de muitas maneiras, como Saul.
Porém, se você não estiver pronto para obedecer á ordem de Deus para “ser batizado” na forma bíblica, o Senhor não aceitará os seus serviços e sacrifícios.
Vemos a total necessidade de obedecer à ordem do Senhor para “ser batizado” na forma da Bíblia, quando vemos que Jesus “veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hb 5:9).
À luz desta sagrada advertência, examinemos a Palavra de Deus para ver o que Ele tem a dizer sobre o batismo na água.
São cinco as perguntas feitas, usualmente, sobre o batismo na água:
• QUEM deve ser batizado?
• COMO devemos ser batizados?
• ONDE devemos ser batizados?
• POR QUE devemos ser batizados?
• QUANDO devemos ser batizados?
As ordens de Deus sobre o batismo na água são muito diferentes das tradições dos homens.
Portanto, devemos ter em mente a advertência do Senhor Jesus contra aqueles que “assim invalidastes, pela vossa tradição [as regras legadas pelos seus antepassados] ...o mandamento de Deus” (Mt 15:6).
A. QUEM DEVE SER BATIZADO?
Antes de subir ao Céu, o Senhor Jesus Cristo ordenou aos Seus discípulos:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16:15,16).
Podemos ver que a ordem do Senhor Jesus Cristo é muito simples e clara. Somente aqueles que se tornaram verdadeiros crentes, colocando a sua fé em Cristo, devem ser batizados. É óbvio que aqueles a serem batizados, devem ter idade suficiente para tomar a sua decisão pessoal por Cristo.
Algumas crianças recebem a Cristo quando ainda são muito pequenas, mas se elas tiverem uma fé verídica em Cristo, elas estarão prontas para o batismo.
A Bíblia parece se referir a uma “idade de responsabilidade”. Esta idade chega, quando a criança sabe a diferença entre o certo e o errado. “...antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem...” (Is 7:16). Até aquela idade, os filhos dos crentes estão salvos e seguros pela fé dos seus pais.
“...os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos” (1 Co 7:14).
Novamente em Mateus 28:19,20, Jesus autorizou aos Seus discípulos: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Aqui também, o teor é claro. Somente aqueles que se tornarem discípulos pela escolha de seguir o Senhor Jesus Cristo e Seus ensinamentos, devem ser batizados.
Jesus disse que as condições para se tornar um discípulo são as seguintes: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14:16,27).
Portanto, vemos que aquele que for batizado será um discípulo de Jesus Cristo. Um discípulo é aquele que escolheu fazer Cristo o supremo amor de sua vida. Qualquer um que não tenha feito isto “Não pode ser meu discípulo’’, disse Jesus.
E se eles não podem ser discípulos d’Ele, eles não podem ser batizados.
“Ser batizado”: Quem? Aqueles que colocaram sua fé pessoal no Senhor Jesus Cristo. Aqueles que fizeram sua própria escolha de ser discípulo d’Ele e segui-Lo.
Não existe autoridade na Bíblia para batizar qualquer um, exceto aqueles que se arrependeram dos seus pecados e tomaram a sua decisão pessoal de aceitar a Cristo como seu Senhor e Salvador e de segui-Lo.
Não podemos obedecer ao segundo mandamento – “ser batizado” – enquanto não obedecermos ao primeiro – “arrepender- se”. Mesmo aqueles, nascidos num lar cristão, devem arrepender-se verdadeiramente e manter a sua vida de fé em Cristo.
1. Exemplos Bíblicos.
Durante o ministério dos seguidores de Cristo, somente aqueles que verdadeiramente se arrependiam, acreditavam e aceitavam Cristo em seu coração, eram batizados.
a. O Dia de Pentecostes. “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados... “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (At 2:37,38,41).
Observe que aqueles que receberam a palavra e obedeceram à ordem para se arrepender, foram batizados.
b. Os Novos Crentes em Samaria. “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres [sem menção a criança]” (At 8:12).
Quando Filipe exortou Cristo em Samaria e demonstrou o poder milagroso de Deus pelos sinais de curas e maravilhas, estava presente uma multidão de homens e mulheres. Nós lemos: “Mas como cressem... se batizavam, tanto homens como mulheres”.
c. O Eunuco Etíope. “Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
“E indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
“E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou” (At 8:35-38).
O batismo na água para os crentes, é uma parte essencial das “boas novas sobre Jesus”. Do contrário, o eunuco não teria pedido pelo batismo..
As palavras do evangelista Filipe ao eunuco, são muito claras: “...se crês de todo o coração, [sejas batizado]”. Esta condição jamais mudou.
d. Saulo de Tarso (O Apóstolo Paulo). “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. “E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado” (At 9:17,18).
Já vimos como Saulo se arrependeu dos seus pecados, no caminho de Damasco’, e chamou Jesus de “Senhor’’. Ananias era descrito como “um discípulo” (At 9:10). Ele tratava Saulo como “Irmão Saulo”, porque através da sua fé pessoal em Cristo, Saulo havia se tornado seu irmão em Cristo. Então, aquele que se tornaria o grande apóstolo Paulo, foi batizado na água como um crente.
e. Cornélio e Sua Companhia. “Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito, Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor” (At 10:47,48).
Conforme vimos no nosso estudo sobre arrependimento, Cornélio e sua companhia primeiro creram e se arrependeram (At 11:17,18) e, então, receberam o Dom do Espírito Santo. Observe que aqueles que receberam o Espírito Santo exatamente como os 120 discípulos receberam em Atos 2, foram batizados.
f. Os Coríntios. “... e muitos dos Coríntios, ouvindo-o creram e foram batizados” (At 18:8).
Não há lugar para debate: primeiro, eles creram; depois eles foram batizados.
g. Os Discípulos em Éfeso. “... Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos... foram batizados em nome do Senhor Jesus” (At 19:1,5).
Os discípulos em Éfeso eram seguidores sinceros do Senhor Jesus. E o exemplo deles, como todos os outros, mostra que o batismo na água, bíblico, vem após o arrependimento e a fé pessoal em Cristo. Não há autorização na Bíblia, para batismo daqueles que nunca se arrependeram dos seus pecados, nem tampouco receberam Jesus Cristo em suas vidas.
“a Escritura não pode ser anulada” (Jo 10:35). Em todos os exemplos acima de batismo na água, aqueles que foram batizados, primeiro se arrependeram dos pecados e creram em Jesus Cristo.
Há na Bíblia, mais quatro exemplos de batismo na água. Veremos, agora, como eles também ensinam que a ordem do Senhor “seja batizado” é para ser obedecida por aqueles que primeiro têm que se arrepender e crer n’Ele.
2. Os Batismos das Famílias.
Há quatro referências na Bíblia, de batismos das famílias. Trataremos, agora, do assunto de batismo da família, à luz do que a Bíblia diz:
a. A Família de Estéfanas. “E batizei também a família de Estéfanas” (1 Co 1:16). “Agora vos rogo, irmãos, sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos” (1 Co 16:15).
Lendo esses dois versículos, conseguimos mentalizar o quadro inteiro, do batismo da família de Estéfanas.
A primeira referência nos conta somente que Estéfanas e a família dele foram batizados pelo Apóstolo Paulo.
Mas, no segundo versículo, ficamos sabendo que todos na família se “converteram” – significando que eles se arrependeram e se voltaram para Cristo. As palavras “e que se tem dedicado ao ministério dos santos” revelam duas coisas sobre essa família:
• Estéfanas e os membros da família dele tiveram a salvação pessoal, através da crença em Cristo.
• Eles também dedicaram a sua vida ao serviço do povo de Deus.
Por haverem se tornado crentes devotos em Cristo, Paulo os batizou na água.
Os estudantes acham que a palavra “família” no Novo Testamento significava, nos tempos da Bíblia, dependentes e servos. De fato, cada um daqueles exemplos correspondente às instruções apostólicas – “Arre- pender-se”, “Ser batizado”, “Receber o Espírito Santo” – estabelece isto.
Todas as três experiências são para pessoas que recebem instrução, entendem o Evangelho, se arrependem e têm fé.
b. O Carcereiro e Sua família. “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e será salvo, tu e a tua casa.
“E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
“E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
“E, levando-os a sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus alegrou-se com toda a sua casa” (At 16:31-34).
Está bem claro que toda a família do carcereiro correu para a cela da prisão, quando sentiu que o terremoto havia provocado a libertação dos prisioneiros.
Paulo e o seu companheiro Silas, pregaram o Evangelho para todos eles na cela da prisão e todos ouviram a Palavra do Senhor. E todos creram e foram batizados. Do mesmo modo, a família do carcereiro ouviu e creu na Palavra de Deus.
Portanto, todos foram batizados como crentes e todos se regozijaram na alegria da salvação recém encontrada.
Uma vez mais, então, vemos que foi um batismo para crentes.
c. A Família de Crispo. “E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos Coríntios, ouvindo-o creram e foram batizados” (At 18:8).
O homem proeminente creu no Senhor, juntamente com todos os membros da sua família. Portanto, todos eles tiveram o direito de experimentar o batismo dos crentes. Os outros coríntios que creram, também foram batizados na água.
d. A Família de Lídia. “E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
“E, depois que foi batizada ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso” (At 16:14,15).
O coração de Lídia se abriu para o Evangelho e para o Senhor Jesus. Ela se tornou uma crente fiel e foi batizada.
Sobre o poder e autoridade dos exemplos anteriores, incluindo o de Lídia, concluímos que: Quer seja da família de Lídia ou de qualquer outra família, todos os membros devem se arrepender dos pecados sinceramente, crer e receber o Senhor Jesus Cristo e o Seu Evangelho, como uma experiência pessoal, antes que todos os membros da família possam ser batizados.
Já consideramos todos o exemplos do batismo na água, no Novo Testamento. A ordem para “Ser batizado” é para aqueles que têm fé nas Boas Novas da salvação através de Cristo, e O receberam como seu Senhor e Salvador. “Sepultados com ele no batismo”
B. COMO DEVEMOS SER BATIZADOS?
Temos determinada na Bíblia a resposta para a pergunta “QUEM deve ser batizado?” Deus nos responde em voz alta e claramente com a Palavra d’Ele. O candidato para o batismo na água deve ter se arrependido e ter experimentado a salvação pessoal através de Cristo.
A próxima pergunta “COMO devemos ser batizados?” Se desejamos sinceramente construir um bom e firme alicerce para a nossa vida cristã, é fundamental que encontremos a resposta certa.
Na linguagem grega, na qual o Novo Testamento foi escrito, a palavra batismo é “baptizo”, que vem de “bapto” e significa “mergulhar”, “submergir”, “afundar”.
Por exemplo, a palavra bapto era usada entre os gregos para indicar a tintura de uma vestimenta. Quando uma peça de roupa era tingida, era mergulhada num líquido matizado até mudar para a cor da tintura.
Um outro exemplo do uso dessa palavra, era a retirada de água mergulhando um vaso dentro de outro. O vaso usado para retirar água era mergulhado na água, dentro do vaso maior.
É de grande importância que a Igreja Ortodoxa Grega tenha conservado a palavra “Baptizo” em sua linguagem litúrgica desde o início, e que o significado tenha sempre sido entendido como imersão na água.
Até aos dias atuais a Igreja grega batiza na água pela imersão. Podemos ter a certeza de que os gregos entendem o significado do seu próprio idioma!
1. O Método Bíblico de Batismo.
Porque a palavra na Bíblia significa “mergulhar”, “submergir”, “afundar”, devemos presumir ser esse o batismo praticado na Bíblia. E isso é exatamente o que encontramos.
a. João Batista. “Então ia ter com ele [João Batista] Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão, e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados” (Mt 3:5,6).
A Bíblia não poderia esclarecer de maneira melhor. Eles foram batizados nas águas do rio Jordão. De fato, a Bíblia ensina que ambos, João Batista e Nosso Senhor Jesus, escolheram um lugar onde havia muita água, para fazer o batismo deles:
“Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava. Ora João batizava também em Enom, junto a Salim porque havia ali muita água; e vinham ali, e eram batizados” (Jo 3:22,23).
Enom significa “fontes” ou “nascentes”. Podemos ir lá hoje, e ainda veremos as abundantes nascentes de água. Uma outra versão de João 3.23 é “porque lá havia muitos tanques e córregos” (tradução de Weymouth). “Muita água” era fundamental, porque eles eram batizados pela imersão do candidato na água.
b. O Batismo de Cristo. “E aconteceu naqueles dias que Jesus tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele” (Mc 1:9,10).
Nosso Senhor Jesus foi batizado na água. Ele surgiu “deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1 Pe 2:21). Você seguiu o exemplo d’Ele? Você foi batizado na água e se levantou da água?
c. O Eunuco Etíope. “E mandou parar o carro, e desceram ambos a água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho” (At 8:38,39). Por que a Bíblia diz “eles se levantaram da água?” Porque a palavra “batizar” significa mergulhar e o Novo Testamento não fala de batismo de outra forma.
2. Sepultamento e Ressurreição.
A Bíblia ensina que o batismo é um sepultamento. O candidato é enterrado totalmente na água: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6:3,4).
“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos” (Cl 2:12).
Discutiremos, em breve, o significado espiritual disso. Observamos que todos que foram batizados, foram enterrados na água, do mesmo modo como Cristo foi enterrado na terra. A Bíblia também ensina que o batismo é uma ressurreição para uma nova vida. “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6:4).
“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus que o ressuscitou dos mortos” (Cl 2:12).
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus” (Cl 12:12).
No batismo na água, após o candidato ser enterrado ele é levantado de debaixo da água. O batismo é um sepultamento e uma ressurreição.
C. ONDE DEVEMOS SER BATIZADOS?
Do nosso estudo de “COMO devemos ser batizados?”, a resposta à nossa terceira pergunta é óbvia. “ONDE devemos ser batizados?”
A Bíblia diz que eles batizavam na água, onde havia muita água. Batize no mar, nos rios, nas nascentes, nas piscinas, nas fontes e nos tanques. Onde for possível, batize ao ar livre como na Bíblia como um testemunho público.
Contudo, algumas igrejas têm um tanque fundo, ou “batistério”, dentro do prédio da igreja. Para seguir o padrão da Bíblia é recomendado que o batismo aconteça num lugar onde você possa ser enterrado e levantar-se; um lugar onde haja muita água.
Voltar ao Índice Geral Do Livro Voltar ao Índice Anterior Voltar ao Estudo Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário