SEÇÃO E5
DAR INSTRUÇÕES AOS NOVOS CONVERTIDO
Capítulo 1
A Nova Vida
Por Paul Collins
A. COMEÇA UMA NOVA VIDA.
Você começou uma dimensão de viver, totalmente nova quando recebeu Jesus dentro da sua vida. Certa vez, um homem disse: “Quando você encontra Jesus, a vida encontra você!”
A Bíblia Viva coloca isto desta maneira:
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5:17).
1. O que Significa Ser “Salvo”?
Salvação não é alguma coisa que você faz, mas alguma coisa que Jesus faz quando você O recebe em sua vida. Você pode salvar a si mesmo tanto quanto um náufrago pode salvar a si próprio. O náufrago necessita da ajuda de alguém mais e só é salvo quando coloca a sua total confiança no salva-vidas.
Isso foi o que Jesus fez por nós. Ele nos resgatou de uma vida totalmente dominada pelo pecado, sob o controle de Satanás e nos guiou para o bem merecido julgamento de Deus. Ele plantou os nossos pés no chão firme do domínio de Deus, afastando-nos da nossa antiga natureza e nos dando a vida eterna.
A Bíblia diz que Deus “nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Cl 1:13, 14).
Uma transação eterna ocorreu quando Jesus morreu na cruz. Ele representou a você e a mim, perante ao Seu Pai. O justo julgamento de Deus nos pronunciou culpados porque havíamos pecado, mas o Seu imenso amor enviou o Seu Filho para receber, em nosso lugar, a punição que nós merecíamos.
Quando recebemos Jesus em nossa vida, essa foi a troca maravilhosa que ocorreu... “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5:21).
Agora, uma nova maneira de viver se espalha diante de nós e tudo gira em torno de uma pessoa especial... Jesus Cristo. Quando nós abrimos a nossa vida para Ele, começamos a viver sob o Seu controle.
2. O que Significa Ser “Nascido de Novo”?
A Bíblia tem uma outra maneira de descrever o que nos aconteceu. Chama-se ser “nascido do Espírito”.
Uma noite, um homem veio a Jesus. Ele era muito religioso mas, olhando para ele, Jesus logo soube que faltava nele a coisa mais importante de todas.
“Nicodemos”, disse Jesus, “você deve ser nascido de novo!” Pobre Nicodemos, ele jamais ouvira semelhante coisa. Ele achou aquilo muito difícil de entender. Como ele poderia entrar no útero de sua mãe e nascer pela segunda vez? Jesus, então, explicou-lhe: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3:5).
Jesus usou o nascimento como um esclarecimento.
Um bebê não tem conhecimento ou contato com o mundo exterior, antes do seu nascimento. Da mesma forma, todo indivíduo que não tenha sido nascido do Espírito de Deus, não tem conhecimento ou contato com Deus e com as coisas do Céu e da eternidade.
Durante nove meses antes de nascer, o bebê está vivo. Ele tem todo o potencial de vida mas sem a habilidade para usá-lo.
a. Tem Olhos Mas Não Pode Ver. Existe uma outra visão que se encontra adormecida em cada um de nós, esperando ser “despertada” pelo Espírito de Deus. É a capacidade para entender as coisas de Deus.
Imagine dois bebês ainda não nascidos e que pudessem se comunicar entre si, e um dizer para o outro, “Não acredito no que ouvi sobre a vida após o nascimento!’’
Parece ridículo para nós, quando imaginamos todas as tremendas possibilidades que se encontram diante de uma jovem vida, como é nascer para o mundo. A mesma coisa acontece com a vida espiritual.
A Bíblia coloca isso desta maneira:
“Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2:14).
b. Tem Ouvidos Mas Não Pode Ouvir. Muitas vezes, antes de falar para as multidões, Jesus exclamava: “Ele tem ouvidos... deixai-o ouvir!”.
Existe uma habilidade para se ouvir Deus através de ouvidos espirituais. Deus sempre deseja se comunicar conosco. Ele nos fez vivos no Espírito para que possamos ouvi-Lo!
c. Tem Boca Mas Não Pode Falar. Um bebê também tem boca e o potencial da fala antes dele nascer, mas não tem a habilidade para se comunicar.
Deus quer ter companheirismo conosco. Em outras palavras, Ele quer ter uma comunicação mútua... para falar conosco e para que falemos com Ele. Isso só é possível quando estamos espiritualmente vivos.
d. Tem Pulmões Mas Não Pode Respirar. A primeira coisa que um bebê faz ao nascer, é chorar. Ele respira o ar pela primeira vez.
A Bíblia chama o Espírito de Deus de “sopro de vida”. Quando recebemos Jesus em nossa vida, Deus “soprou” o Seu Espírito para dentro de nós e fomos “nascidos de novo’’.
e. Lavado ao Nascer. A enfermeira, então, lava o bebê. Quando somos nascidos espiritualmente, uma limpeza acontece em nossa alma. Toda a sujeira e lodo que acumulamos em toda parte de nossa vida, de coisas que pensamos, dissemos e fizemos, são levados embora pelo Espírito de Deus.
f. Vestido com Roupas Novas. Pense nas horas que a mãe gasta preparando aquelas pequeninas peças de roupas, para o novo membro da família. A Bíblia diz que Deus veste os Seus filhos espirituais com as vestimentas da Sua retidão (Is 61:10).
g. Protegido e Alimentado. O Apóstolo Pedro escreveu aos novos cristãos e Lhes disse:
“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1 Pe 2:2).
Cresceremos em nossa fé através da leitura da Palavra de Deus, a Bíblia, que é o nosso alimento espiritual.
h. Dado o Nome de família. Quando nascemos no Espírito, nos tornamos parte da família de Deus. Deus é o nosso Pai Que nos ama e que cuida de nós. Agora, carregamos o Nome d’Ele e onde quer que vamos havemos de representá-Lo.
3. Uma Nova Perspectiva.
Nos apressamos para o limiar de uma nova dimensão de viver. De repente, vemos a vida ao nosso redor com uma nova perspectiva. Nos sentimos tão limpos interiormente e tão cheios da alegria que Deus nos concedeu, que as árvores e as flores parecem mais esplendorosas. Vemos os nossos amigos , e mesmo os nossos inimigos, numa luz diferente. Compreendemos, então, porque algumas vezes eles agem da maneira que agem... eles precisam de Jesus exatamente como nós precisamos.
Deus tem sido muito bom conosco e, agora, em vez de ficarmos cheios de pensamentos egoísticos, devemos ajudar aos outros, trazendo-os para a mesma bênção que recebemos. A vida é maravilhosa. Eis o que Jesus disse que Ele tinha vindo fazer: “...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10:10).
4. Um Conhecimento Novo.
Não é somente isso. Também achamos que temos um novo conhecimento das realidades eternas. Deus não é mais, somente, alguma grande influência em algum lugar no firmamento. Ele é uma pessoa real para nós. Ele é um Pai amoroso!
Jesus é tão real que podemos falar com Ele todos os dias, e ouvi-Lo falar conosco com aquela voz calma e profunda. Jamais estaremos sozinhos novamente. Jesus disse: “...eu estou convosco todos os dias... não te deixarei, nem te desampararei” (Mt 28:20; Hb 13:5).
Todos os dias, pelo resto de nossa vida natural, iremos descobrir mais e mais sobre o nosso maravilhoso Senhor.
5. Um Mapa é um Manual.
Necessitaremos de um mapa e um guia para ajudar-nos, e Deus providenciou ambos. A Bíblia é a Sua Palavra escrita, para nós. Ela projeta para nós tudo o que Jesus fez, está fazendo e fará.
Ela contém todas as promessas maravilhosas de Deus, que agora nos pertencem porque pertencemos a Ele. É um manual completo para a vida e que inclui instruções e promessas para cada aspecto da sua vida e do seu futuro.
Vamos querer ler, mais do que fazer qualquer outra coisa. À medida que formos lendo, iremos conhecendo as maravilhas do amor de Deus por nós e os planos d’Ele para a nossa vida atual e para todo o sempre na eternidade. Começaremos a ter revelada para nós, a plenitude do que Jesus nos tem concedido e o tipo de pessoas que somos agora, porque pertencemos a Ele.
6. Um Companheiro e Guia.
Assim como Deus nos deu a Bíblia para ser o nosso mapa da vida, também nos deu o Espírito Santo para ser o nosso constante companheiro e guia.
À medida em que começamos a caminhar ao longo da nossa estrada de descobertas, o Espírito Santo vai guiando cada passo do nosso caminho.
A Sua função é nos guiar para toda a verdade e nos revelar as muitas qualidades do caráter de Deus. Não somente nos mostrando como Deus é, mas nos modificando para que sejamos como Ele.
O plano de Deus é para que vivamos com Ele para sempre. Portanto, os anos que vivemos na terra nos são concedidos para desenvolver a capacidade de viver confortavelmente na Sua atmosfera de pureza, santidade, paz, regozijo e veracidade.
A obra do Espírito Santo em nós, representa o milagre inicial do novo nascimento e, depois disso, faz com que continuemos a crescer em nossa nova vida. Um dia, todos os cristãos estarão completamente amadurecidos e perfeitamente preparados perante o Senhor.
Eis como a Bíblia descreve a obra do Espírito Santo em nossa vida:
“Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Co 3:18).
7. Um Novo Parentesco.
Essa é uma ocasião de verdadeiro regozijo. Agora fazemos parte da família de Deus... a família real do Universo! Filhos do Rei! O Apóstolo Paulo descreve desta maneira:
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.
“No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo no Senhor.
“No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” (Ef 2:19-22).
A Bíblia usa muitas ilustrações para descrever o nosso novo parentesco com Deus e a nossa nova família espiritual. Somos chamados de “pedras vivas, sois edificados casa espiritual” (1 Pe 2:5), ou “soldado de Jesus Cristo” (2 Tm 2:3). Mas, talvez a principal ilustração que Deus usa é aquela do corpo.
“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja. Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1:22,23).
“Por que assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo assim é Cristo também
“Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” ( 1 Co 12: 12,27).
Nos tornamos parte de um Corpo espiritual e, assim como cada parte do nosso corpo físico é importante para o resto dele, também somos importantes para o resto do Corpo de Cristo, e todo indivíduo cristão é importante para nós.
8. Um Novo Tipo de Regozijo.
O regozijo que experimentamos é um produto do nosso novo parentesco com Deus, através da nossa fé em Jesus.
Compreendemos que a nossa salvação não aconteceu pelo que fizemos, pois ela foi uma dádiva. Deus planejou e iniciou a nossa experiência de vir a conhecê-Lo.
Assim como aprendemos que é impossível obter a nossa salvação por nós mesmos, também é verdade que é impossível viver a vida cristã sem a ajuda de Deus.
Da mesma maneira que confiamos n’Ele para perdoar os nossos pecados, também confiamos n’Ele para viver vitória e regozijo, no nosso dia a dia. O regozijo ocorre continuamente, como resultado desse novo
parentesco de confiança no poder do Espírito Santo.
Os cristãos do passado viveram tempos de muitas dificuldades, mas a história e a Bíblia confirmam que os crentes experimentam alegrias sob qualquer circunstância.
O Apóstolo Paulo escreveu no Novo Testamento, a respeito dessa experiência.
“Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
“Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.
“E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
“E a esperança não traz confusão, por-
quanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5:1-5).
9. Sempre Existirão Tentações.
Todos somos tentados. Estaremos mais alertas do que estivemos no passado, a respeito da tentação do pecado à nossa volta.
Até Jesus foi tentado quando esteve na terra, há 2000 anos atrás. Mas a Bíblia esclarece que mesmo tendo sido tentado, Ele jamais pecou. Ele iluminou o caminho à nossa frente para que nós possamos, também, viver diariamente em vitória.
A tentação é obra do diabo. Ele sempre tenta fazer com que desacreditemos na nossa experiência com Jesus. O Apóstolo Tiago fez uma surpreendente declaração quando disse:
“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tg 1:14).
Existe uma diferença importante entre tentação e o próprio pecado. Todos somos tentados, e o inimigo geralmente pega as áreas mais fracas da nossa vida, como alvo.
Portanto, a tentação não se transforma em pecado, a menos que comecemos a acolher e receber os pensamentos errados dentro da nossa vida. Quando um pensamento maligno surge em nossa mente é importante sabermos que o pensamento inicial não é nosso, mas do inimigo apresentando uma tentação, na esperança de que a receberemos. É nesse ponto que fazemos uma escolha, rejeitando a tentação no Nome de Jesus. Se fizermos isto, acharemos que o Espírito Santo estará lá para nos ajudar e nos dar força para resistirmos ao diabo.
Existe uma promessa em Tiago 4:7: “Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.
Uma coisa importante para termos em mente, é permanecermos afastados das áreas, lugares e pessoas que podem provocar uma tentação maior. Estamos cortejando o perigo ao flertarmos com a tentação.
Deus nos deu uma promessa maravilhosa, e a vitória será sempre nossa se simplesmente vivermos pela Sua orientação.
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Co 10:13).
B. AGORA, CAMINHE COM DEUS.
Quando nos convertemos, demos uma guinada em nossa vida. Portanto, não devemos parar nesse ponto; devemos começar a caminhar com Deus.
Isso significa, vivermos o nosso dia a dia com Ele e sermos guiados por Ele. O Senhor Jesus Cristo habita no nosso coração pelo Seu Espírito, mas Ele controla somente aquela parte da nossa vida que entrega- mos a Ele.
1. Entregar Tudo a Ele.
O Apóstolo Paulo escreveu aos cristãos sobre isso:
“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12: 1,2).
Porque o Seu Espírito agora habita em nossos corpos; a única maneira d’Ele expressar a Sua vida e o seu amor é através daquele que confia totalmente n’Ele.
Não espere que o Espírito Santo transforme a “casa do seu coração”, se você se recusa a deixá-Lo entrar em todos os cômodos.
Sei que você quer ter a certeza de que entregou tudo a Ele, por isso eis aqui uma sugestão:
Pegue alguns pedaços de papel e escreva em cada pedaço, o dinheiro que possui, seu carro e qualquer bem que possua, seus entes queridos e, por último, você mesmo.
Ore por um curto período de tempo e faça a entrega a Deus. Dê cada uma dessas coisas que você relacionou, a Deus – “Aqui estão, Senhor, a minha conta bancária, a minha TV, a minha casa. Eu entrego tudo a Ti”.
Quando nos entregamos a Deus, nos entregamos à vida, ao regozijo e a paz. Isto é o que realmente significa ser um discípulo de Jesus.
2. Comunicar-se com Jesus.
A nossa vida crescerá e se desenvolverá à medida que nos comunicarmos com Jesus. O Apóstolo Paulo dá um bom conselho em Filipenses 4:6,7: “Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.
a. A Qualquer Hora, em Qualquer Lugar. Orar é simplesmente falar a Deus.
Você pode falar com Deus a qualquer hora... no ônibus, no trem, no carro ou em qualquer outro lugar. Contudo, é uma grande idéia você ter um lugar especial e uma hora especial do dia, para se retirar para um lugar secreto com Ele.
Fique quieto e ouça. Traga os seus problemas e pedidos para a presença d’Ele. Eis aqui uma promessa importante que Deus fez para encorajar você:
“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará” (Mt 6:6).
b. Encontre um Parceiro de Oração. “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso Lhes será feito por meu Pai, que está nos céus” (Mt 18:19).
Esta é uma promessa especial para duas pessoas quaisquer, que concordarem em orar juntas, em harmonia e fé. Desta forma, uma pode encorajar a outra a acreditar e ser positiva em sua fé. Isso acrescenta um poder extra à sua vida.
Existe uma extensão ilimitada neste tipo de oração. Na promessa que Deus fez, Ele diz que devemos pedir QUALQUER COISA! Que possibilidades! Deus o fará do Céu. Que experiência magnífica, juntar-se aos poderes do Céu na visão dos milagres na vida das pessoas!
No Antigo Testamento existe uma pergunta:
“...seria qualquer coisa maravilhosa para mim?” (Jr 32:27).
A resposta é NÃO!
c. Junte-se aos Outros. Procure assistir a reuniões de oração e junte-se a outras pessoas na família de Deus, para orar. Coisas importantes estão sendo realizadas na terra através das orações da Igreja. Seja parte delas.
3. Obedeça ao Espírito Santo.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Este é um bom conselho. Do mesmo modo que você é assistido pelo Senhor para orientá-lo no seu novo estilo de vida, essas coisas acontecerão. Você se conscientizará da fala de Deus, através da Sua Palavra à medida que você a ler.
Uma convicção interior brotará no seu coração de que uma determinada coisa está certa. Obedeça esta convicção, pois este é o modo como você está aprendendo a ser guiado pelas direções d’Ele.
Há muitas vozes no mundo, mas a voz do Espírito Santo nunca pedirá a você para fazer qualquer coisa pecaminosa ou que possa ferir alguém, e nada que seja contrário ao que está escrito na Bíblia.
Algumas vezes, as pessoas falharão com você, mas não se sinta desanimado. Deus é sempre o mesmo e o Seu caráter é totalmente de confiança.
Quando você se depara com uma decisão ou escolha entre dois caminhos, escolha sempre a estrada superior, aquela que é melhor, mais pura, mais generosa e honesta. Se houver qualquer dúvida sobre alguma coisa, ela é provavelmente errada para você.
4. Leia a Bíblia Diariamente.
A Bíblia é o seu livro mais estimulante. É o best-seller mundial. Neste livro (composto de 66 livros) está o pensamento de Deus sobre tudo o que é importante. À medida que você ler a Palavra de Deus você se encontrará sendo desafiado a se modificar. Quando você encontrar uma área da sua vida que esteja contrária à maneira de Deus, você vai querer modificá-la.
Isto acrescentará alegria à sua vida. Ler a Bíblia será como tomar um banho... trará uma sensação de limpeza e de frescor.
O Salmista colocou isto desta maneira:
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl 119:11).
Compartilhamos da vida de Deus através das palavras d’Ele, e encontramos forças e autoridade para desafiar e derrotar as tentações de Satanás. Em Efésios 6:7 nos é dito que a espada do Espírito é a Palavra de Deus.
Decida-se a ler a Palavra de Deus, diariamente. Comece lendo o Novo Testamento.
Ore e peça a Deus para falar a você enquanto você lê.
É muito bom ter um caderno de anotações ou um diário para escrever as lições e os pontos importantes que você aprender, enquanto você estiver lendo.
Tome nota, também, das coisas que Deus está pedindo para você fazer. Há uma grande alegria em obedecer as instruções d’Ele, pois elas produzem a verdadeira vida e o caráter de Deus, dentro de nós.
5. Encontre um Lar Espiritual.
É muito importante encontrar um lar espiritual onde você pode receber ensinamento e solidariedade para ajudar o seu crescimento e entendimento.
Você precisa encontrar um pastor (que algumas vezes é chamado de ancião, pastor ou ministro), alguém a quem você possa respeitar e confiar a sua vida, e que poderá vir a ser o seu pai espiritual.
Seja leal e fiel a ele e permita que ele o ajude a direcionar sua vida. Se você tiver áreas da sua vida nas quais não tem sido capaz de conseguir vitória por si mesmo, compartilhe-as com o seu pastor.
Lembre-se de que Deus deseja que você seja completamente livre.
Jesus disse: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:36).
6. Ajude a Obra de Deus.
Deus deseja que você tenha êxito em sua vida e deseja, também, atender às suas necessidades.
O que você deve fazer é honrar a Deus, doando dinheiro e tempo para ajudar a obra d’Ele. Isto é parte da nossa adoração e ajuda a estender o Reino d’Ele. Dessa forma, outros terão a mesma oportunidade que você, de ouvir as boas novas (o Evangelho).
Deus nos estimula a separarmos um décimo da nossa renda mensal para a obra d’Ele, e levá-lo para o nosso lar espiritual onde devemos oferecê-lo em adoração ao Senhor, com todos os outros crentes.
Essa é a maneira de você expressar o seu amor e a sua gratidão a Deus, por tudo o que Ele tem feito por você.
7. Dons de Ministério. Para Ajudar Você.
Deus concedeu dons especiais de ministério para a Igreja, tais como instrutores e mestres. Eles são chamados por cinco nomes diferentes: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres.
Você aprenderá a reconhecê-los à medida que participar da vida da Comunidade Cristã. Eles são as provisões de Deus para ajudar você. Você pode ler isso em Efésios 4:11-13.
8. Conte aos Outros Sobre Jesus.
Compartilhe a sua vida com os outros. Isto pode trazer desentendimento ou mesmo perseguição, mas Deus lhe dará a sabedoria de como compartilhar o Evangelho com as pessoas.
Lembre-se de que eles necessitam de Jesus, desesperadamente. Ore por eles e compreenda que o Espírito de Deus está usando as suas palavras para agir no coração deles, mesmo quando as evidências parecem indicar o contrário.
Você faz parte do mais poderoso exército de testemunho de crentes, ao redor do mundo. Há, literalmente, milhões de pessoas se voltando para Cristo e Ele quer que você também tenha a alegria de ganhar alguém para Ele.
Que vida maravilhosa você tem agora! Desfrute-a, e a Deus também.
Deus o abençoe e o receba na família d’Ele.
C. CONCLUSÃO.
Lembre-se:
• Deus ama você.
• Ele vive dentro de você.
• Ele está aí para ajudar.
• Obedeça, quando sentir que o Espírito Santo está lhe dizendo para fazer alguma coisa.
• Fale com Deus, constantemente, em oração.
• Leia e estude a Sua Palavra.
• Conte aos outros sobre Jesus.
• Tenha solidariedade com os outros na família (Igreja) de Deus.
Voltar ao Índice Geral Do Livro Voltar ao Índice Anterior Voltar ao Estudo Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário