* *

Tradutor da Página

teste menu

E4.5 - Sugestões Práticas Para  Ganhar Almas

Sugestões Práticas Para Ganhar Almas

SEÇÃO  E4

 

APRENDER  COMO  GANHAR ALMAS

Ralph Mahoney e Dr. T. L. Osborn

Capítulo 5

Sugestões Práticas Para Ganhar Almas

 

A. ORE POR AQUELES A QUEM VOCÊ QUER GANHAR.

Intercessão é a maneira que conduz o ganhador de almas. Nenhuma igreja pode prosperar sem ela. Nenhum cristão pode crescer sem ela. A lei da vida exige reprodução “...mas Sião esteve de parto e deu à luz seus filhos” (Is 66:8).

Jesus intercedeu e labutou por mim.

“...porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede (Is 53:12).

Você começa a se preocupar com a espiritualidade do homem, quando passa a orar por ele. “Fazendo sempre com alegria oração por s em todas as minhas suplicas” (Fp 1:4). “...orando  sempre por vós (Cl 1:3).

 

B. FAÇA CONTATO COM AQUELES QUE VOCÊ QUER GANHAR.

“Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias [que, traduzido, é o Cristo] (Jo 1:41).

Com Cristo veio a ênfase de buscar os perdidos. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19:10).

O movimento do cristianismo, nesse mundo, é biblicamente baseado no contato pessoal. Quem realmente conhece Jesus, quererá que outros O conheçam.

O segredo está nas palavras de André, “...nós encontramos. A procura por satisfação, no espírito do homem, e completada num conhecimento vivo de Jesus Cristo. Evangelismo pessoal é compartilhar essa descoberta. “E levou-o a Jesus” (Jo 1:42).

Como isso é realizado? Cristo a resposta. Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4:19). O amor por Cristo produz o amor pelos homens.

 

C. ELIMINE AS OBJEÇÕES; RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

 

1.  Algumas Perguntas/Justificação e Suas Respostas

 

a.  Pergunta: O que é Pecado?

Resposta: Pecado é quebrar as leis de Deus (Jo 3:10).

Tudo o que não é moralmente certo é pecado (Jo 5:17).

Incredulidade é pecado (Jo 16:8,9) Vícios duvidosos é pecado (Rm 14:23). Obrigação negligenciada é pecado (Tg 4:17).

 

b.  Pergunta: Por  que Deus Permite o Mal no Mundo?

Resposta: A liberdade de escolha é o magnífico presente do Criador, para a raça humana. “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente (Dt 30:19). Este versículo da Bíblia nos mostra que Deus dá ao homem a escolha vida ou morte, bênção ou maldição e estimula o homem a escolher a vida.

 

O pecado procede do homem e não de Deus. Deus impede o domínio do pecado (Rm 6:14).

Deus tem, às Suas próprias custas, conseguido o remédio para o pecado. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós...” (Rm 5:8). “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos o dará também com ele todas as coisas? (Rm 8:32).

 

c.  Justificação: Meus  Pecados  São Pequenos, Então por que me Preocupar?

Resposta: Porque qualquer pecado atormenta. “Mas os ímpios não têm paz, disse o Senhor (Is 48:22). Porque qualquer pecado separa você de Deus (Is 59:2).

Porque qualquer pecado escraviza você (Jo 8:34).

Porque qualquer pecado termina em morte (Rm 6:23).

Porque qualquer pecado exclui você do u (1 Co 6:9).

 

dJustificação: Eu o Sou um Pecador;  Eu Sou o Bom Quanto  Você.

Resposta: Você está certo. Você é o bom quanto eu e talvez melhor do que eu. Mas pense nisto: É necessária uma mentira para fazer um mentiroso; um assassinato para fazer um assassino. Da mesma forma, é necessário um pecado para fazer um pecador. “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos (Tg 2:10).

“Não há um justo, nem um sequer. Por- que todos pecaram... (Rm 3:10,23). E Deus diz, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 6:23).

Eu não estou salvo porque sou melhor do que você. Eu estou salvo porque eu pedi e recebi o perdão pelos meus pecados e transgressões. Você não gostaria de fazer o mesmo?

 

eJustificação: o Posso Superar os Meus Pecados.

Resposta: Salvação é uma escolha de vida ou morte. “...se vos o arrependerdes, todos de igual modo perecereis (Lc 13:3).

Você não pode viver de uma maneira e morrer de outra. “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna (Gl 6:8).

Você não pode superar o pecado com o seu próprio poder. “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo 8:36). “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4:13).

Cristo pode alcançar você onde quer que você esteja (Hb 7:25).

 

f.  Justificação: Eu Sou um Grande Pecador.

Resposta: Jesus veio para salvar todos os pecadores. O Apóstolo Paulo, mesmo tendo matado cristãos inocentes, escreveu, “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores; dos quais eu sou o principal (1 Tm 1:15).

Os seus pecados são escarlates? Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve: ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão  como a branca (Is 1:18).

 

Você está perdido? “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19:10).

Você está sem forças? “Porque  Cristo, estando s ainda fracos morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para  conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:6-8).

Jesus não expulsará ninguém que a Ele (Jo 6:37).

Deus não faz exceções na Sua oferta de salvação. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê (At 13:39).

O homicídio não é imperdoável. Davi confessou o seu pecado e foi perdoado (Sl 32:5).

O furto não é imperdoável. O ladrão, na cruz, arrependido, foi perdoado (Lc 23:43).

A blasfêmia não é imperdoável. Paulo era um blasfemador e foi perdoado (1 Tm 1:13).

O adultério o é imperdoável. A mulher de Samaria foi salva (Jo 4:18).

Um dos surpreendentes registros de perdão é encontrado em 1 Coríntios 6:9-11.

Paulo relaciona todos os pecados pelos quais os coríntios foram perdoados.

“Não sabeis que os injustos o o de herdar o reino de Deus? o erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

E é o que alguns m sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.”

A pessoa que pede perdão sinceramente, jamais será rejeitada. “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Is 55:7).

Vinde então, arguí-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve: ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã” (Is 1:18). Veja também Atos 10:43.

Paulo foi um grande pecador mas obteve a salvação (1 Tm 1:12-16). Versículos que podem ser usados mais adiante: Mateus 9:13, Hebreus 7:25, Lucas 23:39-43.

 

g.  Justificação: Jesus  Cristo  é Somente um Grande  Homem da História.

Resposta: Ele afirma ser Deus. “Que, sendo em forma de Deus, o reteve por usurpação ser igual a Deus (Fp 2:6). Ele foi levado para a morte por esta afirmação (Mt 26:63-65). A ressurreição evidenciou essa afirmação. “Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois o era possível que fosse retido por ela” (At 2:24).

A grandeza moral de Sua vida supera qualquer coisa nos registros. “Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?” (Jo 8:46). Ninguém influenciou tanto a história como Cristo (Lc 2:34). Existe um testemunho repetido de experiência pessoal.

“...já  o é pelo teu dito que s cremos; porque s mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo (Jo 4:42).

Existe um desafio para provar a divindade d’Ele. “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo” (Jo 7:17).

 

h. Justificação: Existem  Muitos  Hipócritas.

Resposta: Os hipócritas são perdidos. Se você permitir que os hipócritas o impeçam de ser salvo, você passará a eternidade no inferno com eles.

Além do mais, você tem que ser menor do que aquilo onde você se esconde atrás. Se você se esconde atrás de um hipócrita, você deve ser menor do que ele.

Versículos que podem ser usados mais adiante: Zacarias 13:6, Atos 1:16, Hebreus 12:2, Atos 17:30,31, Romanos 14:12, Mateus 7:1-5, Romanos 2:16, 1 Samuel 16:7.

 

i Justificação: Deus é Injusto.

Resposta: Quem é Deus? Quem é você?

Injustiça é pecado. Você tenciona acusar Deus de pecado? Deus é tão justo que Ele nunca exige dois pagamentos pelo mesmo débito. Jesus pagou seu débito do pecado na cruz. Portanto, quando você aceita a Cristo, você não tem aquele débito do pecado para pagar.

 

j.  Justificação: As Pessoas Ririam.

Resposta: É melhor deixar que elas riam do que Deus rir. Também eu me rirei na vossa perdição, e zombarei, vindo o vosso temor” (Pv 1:26).

Evite as más companhias. “Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. O caminho dos ímpios é como a escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam” (Pv 4:14,19).

Não se envergonhe de Cristo. “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos Céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10:32,33).

 


 

k. Justificação: Tenho Medo de Perseguição.

Resposta: É uma coisa covarde renegar Jesus Cristo. “Mas quanto aos tímidos... a sua parte será no logo que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte (Ap 21:8).

“Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará  dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos (Mc 8:38).

É pedido muito pouco em retorno, pelo muito. “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não o para  comparar  com a glória que em nos há de ser revelada (Rm 8:18).

É tudo ou nada. “Se sofrermos, também com ele reinaremos;  se o negarmos também ele nos renegará” (2 Tm 2:12).

Junte-se a companhias seletas. É uma chance de fazer, na vida, alguma coisa que valha a pena.

“Bem aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem”.

“Folganesse dia, exultai; porque, eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas” (Lc 6:22,23).

 

l.  Justificação: Agora Não.

Resposta: Sempre que você diz não, fica mais difícil dizer sim. O tempo e o dia são agora. “... eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação (2 Co 6:2).

Busque o Senhor enquanto Ele pode ser encontrado. A demora é decisão para o caminho errado. “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”  (Hb 4:7).

O amanhã é o dia quando o homem inútil trabalha, quando o ladrão se torna honesto, quando o bêbado fica sóbrio. O amanhã é um período que não se encontra em parte alguma exceto, talvez, no calendário do tolo. O chamado de Deus o é um chamado para amanhã e, sim, para hoje.

 

m. Justificação: Creio  que  Deus é Bom Demais Para  Condenar Alguém.

Resposta: Isto o é o que a Bíblia diz.

“Pelo que os ímpios o subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos: mas o caminho dos ímpios perecerá” (Sl 1:5,6).

Deus coloca a sua salvação ou condenação na sua aceitação ou rejeição de Jesus Cristo (Jo 12:48).

Deus o é injusto. O coração humano é que o é. “Mas, segundo a tua natureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus” (Rm 2:5).

Todo representante de Deus procura guiar você para o arrependimento (2 Pe 3:9).

 

n. Justificação: Como Posso Harmonizar  a Doutrina  do Inferno  com a da Salvação Cristã  de Deus?

Resposta: “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25:41). Deus preparou o inferno para o diabo e seus seguidores. Se você seguir o diabo, você viverá com ele eternamente.

“... Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar”  (At 1:25). O lugar para o transgressor é o inferno.

O Senhor o retarda  a sua promessa, ainda que alguns a m por tardia; mas é longânimo para convosco, o querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se(2 Pe 3:9). Deus não quer mandar ninguém para o inferno.

Ele quer que todos se arrependam e sejam salvos.

“Desejaria  eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor Jeová: não desejo antes que se converta dos seus caminhos e viva? (Ez 18:23). Aqueles que deixarem o pecado e se voltarem para Cristo, desfrutarão a vida atual e a vida eterna. “E irão estes para  o tormento eterno, mas os justos para  a vida eterna (Mt 25:46).

“... Filho, lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado (Lc 16:25).

“Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? (Mt 23:33).

“... temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10:28).

 

o. Pergunta: o Há na BíbliInconsistências  e Contradições?

Resposta: Onde estão elas? A Bíblia é revelação. “Porque  os meus pensamentos o o os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra,  assim o os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55:8,9).

A Bíblia é um livro fechado para um coração fechado. “Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederãimpiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão (Dn 12:10).

“Ora o homem natural o compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e o pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2:14).

Certamente, há mistérios introduzidos na Palavra de Deus! Pedro disse, das cartas de Paulo, “...como em todas as suas epístolas... pontos difíceis de entender...” (2 Pe 3:17).

Conheça-O e você conhecerá o Livro d’Ele.

 

p.  Pergunta: Como Posso Saber que Existe um Deus?
 

Resposta: três fontes de onde podemos retirar a resposta para esta pergunta.

Primeiro,  existe a Bíblia. “Examinais as Escrituras, porque... elas... de mim testificam (Jo 5:39).

Segundo, existe a Criação. o poderia existir a Criação sem um Criador.

Paulo diz que aqueles que nunca tiveram a Bíblia ainda podiam saber sobre Deus, por causa da Criação. “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou... desde a cri- ação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade... (Rm 1:19,20).

Terceiro, existe o homem. “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele?...” (Sl 8:3,4).

Alguns grupos tribais primitivos, deixaram os antropólogos em dúvida quanto a classificá-los como humanos. Eles criaram um teste: Eles tinham objetos de adoração?

Se tivesse, eles eram humanos, pois animais o adoram. Somente o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e so- mente o homem é cônscio de Deus.

Os três itens acima tornam evidente que existe um Criador. Nada poderia ter sido criado por acidente.

 

q.  Pergunta: Por que Eu Preciso do Sangue?

Resposta: Essa é a lei eterna da redenção, acreditada por todas as civilizações e encontrada entre todos os povos. “Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação pela alma (Lv 17:11).

Jesus morreu por você e por mim! (Mt 26:28). Alguém teve que tomar o meu lugar e carregar a minha culpa porque... “...sem derramamento de sangue o há remissão” (Hb 9:22).

Ele experimentou a morte por mim. Por- tanto, Ele suportou a penalidade máxima dos meus pecados (Rm 5:9,10). Foi pago o maior preço no universo. “Sabendo que o foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa maneira  de viver que por tradição recebestes dos vossos pais.

“Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (1 Pe 1:18,19).

 

r Justificação: o Vejo Nenhum Mal nas Diversões Mundanas

Resposta: A condução do crente a essa pergunta, deve ser sempre positiva e não negativa. Em vez de perguntar, “Que mal há nisso?” deveria perguntar, “O que de bom nisso?”

“E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3:17).

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Co 10:31).

Todas  as coisas me o lícitas, mas nem todas as coisas convêm: todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (1 Co 6:12).

Como cristão, sou responsável por usar o meu corpo e a minha mente para a glória de Deus (1 Co 6:19,20).

Fortes advertências aparecem no Novo Testamento: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Co 3:17).

“Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e o toqueis nada imundo, e eu vos receberei” (2 Co 6:17).

“Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra (Tt 1:16).

A minha meta deve ser sempre dar o ximo para a Supremacia d’Ele (2 Tm 2:4).

 

D. VIVER A VIDA CRISTÃ.

Após adotar todos os passos esboçados no Capítulo 4, O Verdadeiro Cristão Como Ser Salvo, você precisa ensinar ao novo convertido a fazer o que segue, para que ele continue a sua nova vida como um discípulo de Jesus.

 

1.  Regozije-se Publicamente.

o seu testemunho por Cristo. Conte aos outros o que Ele tem feito por você. “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Rm 10:9,10). Veja também Mateus 10:32,33.

 

2.  Peça o Batismo na Água.

Isso é um testemunho exterior para uma transformação interior. “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”  (Mc 16:16). O batismo sem crer é inútil.

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos s também em novidade de vida.

“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição (Rm 6:4,5).

 

3.  Leia a Bíblia.

A Bíblia, a Palavra escrita de Deus, é a fonte da sua fé. “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (1 Jo 5:13). Veja também Romanos 10:17, Salmos 119:105.

 

4.  Fale  com Deus em Oração.

A oração é a conversa com Deus. A vida é sustentada pela união e comunhão (Ef 6:18, Tg 4:2).

“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos” (1 Jo 5:14,15).

 

5.  Resista a Tentação.

A Tentação não é pecado. Pecado é permitir a tentação. “Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus o pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

“Depoishavendo a concupiscência concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

“Não erreis, meus amados irmãos (Tg 1:12-16).

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

“Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb 4:15,16).

 

6.  Faça Uma Reparação.

A sua culpa acabou-se e você está perdoado. Agora, você pode provar para os outros a sua nova fé encontrada, fazendo uma reparação àqueles com os quais você possa ter sido injusto, quando você ainda era um incrédulo.

“...e, se nalguma coisa tenho defrauda- do alguém [injustamente], o restituo quadruplicado (Lc 19:8). “E por isso procure sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto parcom Deus como parcom os homens (At 24:16).

 

7.  Devolva a Deus as Coisas que o de Deus

Comece a dar, imediatamente, o dízimo (10 por cento) da sua renda para sustentar a Igreja. “Roubará o homem a Deus?... Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu o vos abrir as janelas do céu, e o derramar sobres uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança (Ml 3:8,10). Veja também 1 Coríntios 16:2.

 

8.  Assista Regularmente a Comunidade da Igreja

Associe-se, imediatamente, às pessoas de Deus (Hb 10:25). “E, chegando a Nazaré, onde fora criado,  entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler (Lc 4:16). “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para  partir  o pão, Paulo... falava com eles... (At 20:7).

 

9.  Estude o Manual de Treinamento de Líderes em Algum Lugar Neste Livro.

“Examinais  as Escrituras,     porque... são elas que de mim testificam” (Jo 5:39).

 

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior  Prosseguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário