SEÇÃO D5
A CURA DOS CORPOS ENFERMOS
Gerald Rowlands
Capítulo 3
Maneiras e Métodos de Cura: Parte I
Deus tem muitas maneiras de fazer com que o Seu poder de cura se torne acessível a nós nos dias em que vivemos. Ele pode agir de qualquer maneira que Ele escolher. Não cometa o erro de tentar ditar a Ele a maneira pela qual Ele deve curar. Ele sabe melhor que qualquer um de nós. Permita que Ele aja a Seu modo. Consideremos, agora, algumas das maneiras que Ele pode escolher e agir através delas:
A. CURA NATURAL: OS PODERES DE RECUPERAÇÃO DA NATUREZA
Isto se refere aos poderes de recuperação da natureza.
Uma das razões pelas quais estou pessoalmente convencido de que Deus é um Deus que cura, é a lei natural da cura e recuperação que Ele criou no organismo humano. Nosso corpo tem uma resistência e um poder de recuperação impressionantes. Se lhe dermos oportunidade, ele restaurará a própria saúde. Pensemos, por um momento, numa substância maravilhosa que Deus colocou no sangue.
A fibrina é uma proteína da corrente sanguínea. É solúvel e percorre o aparelho circulatório continuamente sem causar problema algum. No entanto, se uma pessoa for ferida e o sangue começar a sair pelo ferimento, a fibrina começa a solidificar-se e a formar um coágulo. Esta fibrina é semelhante a uma linha branca, e ao entrar em contato com a atmosfera começa a formar um emaranhado de fibras brancas que formam, então, o coágulo. Isto faz com que cesse o fluxo de sangue do ferimento. Se um pedaço de pano, ou atadura, for colocado sobre o corte por algum tempo, a proteína fibrina entrará em ação e formará um coágulo para estancar o fluxo de sangue. A atadura poderá então ser removida pois o fluxo de sangue já terá sido detido pelo coágulo.
Os glóbulos brancos também fazem parte do maravilhoso mecanismo de defesa do corpo. São a força de defesa do corpo. Quando organismos infecciosos entram no corpo, o cérebro envia imediatamente um sinal aos corpúsculos brancos, que se ajuntam no ponto em que as bactérias entraram, começam o ataque e devoram os organismos estranhos. À medida que vão conquistando este exército invasor, os corpos mortos do inimigo começam a amontoar-se. Isto é, em essência, o que constitui um furúnculo – o acúmulo de bactérias que os glóbulos brancos derrotaram. Mais tarde, o furúnculo se rompe e o corpo expulsa os restos do inimigo, o qual, sem sucesso algum, tentou infeccionar o organismo.
Há muitas outras maravilhas no corpo humano, as quais, juntas, constituem o incrível sistema de resistência às doenças. Elas sempre procuram proteger o corpo das invasões inimigas e preservar a condição de saúde que Deus ordenou para ele. Lembre- se que as doenças são anormais. Uma saúde boa é a condição normal de Deus para a Sua maravilhosa Criação.
B. CUIDADOS DIETÉTICOS E GERAIS COM O CORPO
Um cuidado inadequado do corpo pode ocasionar uma condição de perda da saúde. Neste caso, o corpo requer não somente uma cura física, como também algumas mudanças que possam fornecer um cuidado e atenção adequados no futuro.
Não estou sugerindo que nós, que não somos judeus, deveríamos seguir literalmente as leis judaicas com relação a isto. O que estou dizendo é que deveríamos aprender com elas sobre a necessidade de darmos o devido cuidado e consideração à questão da dieta e higiene.
Quando alguém está sofrendo de desnutrição (a consequência de uma dieta inadequada), há na verdade somente uma cura: uma melhoria acentuada na dieta. Precisamos fazer o melhor possível para nos assegurarmos de que a nossa dieta está sendo equilibrada e de que a comida está sendo nutritiva, com as proteínas e vitaminas que o corpo requer para manter a boa saúde. Em alguns países isto nem sempre é fácil. A séria escassez de comida torna difícil e, às vezes, impossível obter-se suprimentos alimentares apropriados e necessários.
Contudo, até mesmo nos países onde isto não acontece, as pessoas, muitas vezes, não reconhecem a grande importância da nutrição. Alguns até pensam que não têm condições financeiras de comerem adequadamente, porém, mais tarde, têm que gastar dinheiro com médicos. É muito melhor gastarmos dinheiro com comida que com contas hospitalares.
1. Nutrição
Para ser saudável, o corpo humano necessita da nutrição proveniente de quatro grupos principais de alimentação:
a. Proteínas. Carne, peixe ou aves. Lentilha e algumas variedades de feijões. De quatro a seis gramas, de um deles, diariamente.
b. Legumes. Cenoura, acelga, brócolis, batata, etc. Pelo menos três ou quatro deles, diariamente.
c. Frutas. Laranja, uva, maçã, manga, banana, abacaxi, etc. Pelo menos duas delas, diariamente.
d. Cereais. Trigo, arroz, cevada, etc.; e produtos feitos com cereais, tais como pão, massas, etc. Pelo menos dois bocados diariamente.
2. Hábitos e Higiene
No outro extremo, há pessoas que danificam a sua saúde devido a um excesso de comida, ou por comerem muito as comidas erradas. Comem muitas comidas gordurosas e com muito amido. Isto cria tecidos gordurosos ao invés de energia. Estas pessoas tornam-se obesas e a sua saúde sofre as consequências. Alguém disse que muitas pessoas hoje em dia estão “cavando suas sepulturas com seus dentes.”
Seus hábitos alimentares estão causando prejuízos à saúde e até mesmo mortes prematuras. Há uma necessidade de disciplina com relação a isto. Nossos corpos não mais nos pertencem, pois foram comprados por um preço. Pertencem agora a Deus e devemos glorificá-Lo através de um cuidado adequado deles (1 Co 6:20).
De igual maneira, temos que estar cientes da necessidade de uma higiene adequada. É essencial que lavemos os nossos corpos e os utensílios de cozinha. A sujeira gera os germes, os quais, por sua vez, geram as doenças.
O ditado “A limpeza é a segunda virtude após a santidade” é um tanto exagerado. No entanto, há uma boa dose de verdade nele.
Um bom banho diário é uma boa regra para ser seguida. “Então te lavei com água...” (Ez 16:9). “Chequemo-nos com verdadeiro coração em inteira certeza de fé, tendo... e o corpo lavado com água limpa” (Hb 10:22).
C. ATENÇÃO E CUIDADO MÉDICOS
Nos casos em que a saúde do corpo deteriorou-se devido a uma falta de atenção às leis naturais da saúde, é frequentemente necessária a obtenção de conselhos e cuidados médicos. Nenhum médico pode curar. Somente Deus pode curar. A medicina coopera com as leis de Deus a fim de ajudar o paciente a se recuperar. Um famoso médico francês disse certa vez: “Eu cuido, mas é Deus quem cura.” Isto é verdade! Já que Deus é essencialmente contrário às doenças e enfermidades, então os médicos estão cooperando com Ele para o cumprimento de Seus propósitos. Os hospitais são “casas de misericórdia, as quais auxiliam no combate grande praga existente no mundo por causa do pecado.”
D. CURA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL
1. Atitudes e Pensamentos Corretos
Um dos avanços importantes da medicina recentemente foi com relação ao diagnóstico e tratamento de doenças psicossomáticas. Com isto queremos dizer as doenças físicas que começam na mente do paciente. Não são doenças imaginárias. O paciente está, na verdade, fisicamente doente. Há sintomas de uma enfermidade física bem real. Contudo, foi produzida originalmente pela mente do paciente.
Salomão tocou neste princípio ao dizer:
“Assim como um homem pensa em seu coração, assim é ele’’ (Pv 23:7). O homem tornar-se-á qualquer coisa que ele permitir que a sua mente pense continuamente! Se alguém tem medo de doenças e sempre contempla morbidamente a possibilidade de ficar doente, estes pensamentos em si já podem produzir a própria enfermidade que a pessoa teme.
Jó também estava muito ciente deste princípio. Parece que, embora ele tivesse saúde e fosse extremamente próspero, ele nutria constantemente pensamentos negativos de que um dia perderia tudo. Talvez pensasse consigo mesmo: “Isto é bom demais para durar muito tempo. As coisas estão indo maravilhosamente bem para mim e não posso esperar que isto dure para sempre.” Quaisquer que fossem seus pensamentos específicos, eram bem obviamente negativos e pessimistas. Quando a tragédia realmente o alcançou e tornou-se, então, tão doente que desejou nunca ter nascido, disse: “Porque o que eu temia grandemente me veio; e o que receava me aconteceu” (Jó 3:25).
Jó percebeu que os medos que havia permitido cativarem seus pensamentos, haviam atraído para sua vida as próprias coisas que ele havia temido. A Bíblia diz que o temor tem consigo o tormento (1 Jo 4:18). O temor é um destruidor. É destrutivo tanto para a saúde mental como para a física. Este é um dos motivos pelos quais Jesus admoestou: “Não temas; crê somente” (Lc 8:50). Somos feitos para termos fé, e não para temermos. A fé nos fortalece e nos revigora. O temor desmoraliza e destrói.
2. Emoções Descontroladas
As emoções negativas que não são controladas são também destrutivas à saúde. Muitos cristãos permitem ser controlados por suas emoções em vez de se assegurarem de controlá-las. Dependem demasiadamente de “como se sentem.” Se estão um pouco deprimidos, permitem que esta de- pressão os governe. Qualquer pequeno desapontamento, perturbação ou contratempo coloca-os num desânimo cada vez maior. Esta falta de disciplina emocional, em última análise, vai minando a saúde e pode causar doenças sérias.
Nunca se imaginou serem os cristãos governados por suas emoções. Pelo contrário, deveriam governar suas emoções, imaginações, vontades e sentimentos pela fé na Palavra de Deus. A Palavra de Deus é digna de confiança, mas as nossas emoções não o são. Se nos alimentamos regularmente da Palavra, ela estabiliza as nossas emoções. O crente que está bem alimentado com a Palavra não mais é sacudido em todas as direções, pois tornou-se firme como a Palavra. A Palavra cria qualidades de força e propósito em nossa mente e coração.
Algumas autoridades médicas dignas de confiança disseram que mais de 30% de todas as doenças físicas originam-se em nossa mente ou emoções. Atitudes mentais e emocionais como a preocupação, temor, ansiedade, insegurança, introspecção mórbida, tensão nervosa, ciúmes, frustração, ira e pessimismo são forças poderosas e destrutivas.
Se não forem controladas, despedaçarão a estrutura da nossa saúde. São as causas principais de muitas das mais sérias enfermidades. Pressão arterial alta, problemas cardíacos, doenças do aparelho circulatório, asma, úlceras estomacais e dores de cabeça crônicas são apenas algumas das mui- tas enfermidades típicas daqueles que são induzidos por atitudes mentais e emocionais erradas.
Quando a doença de determinada pessoa é induzida psicossomaticamente, ela necessita não somente que a doença física seja curada, como também que haja uma cura interior no que se refere aos seus processos emocionais e mentais. É algo simples para Deus curar os sintomas físicos, mas se a atitude mental não for radicalmente alterada, a pessoa ficará logo doente novamente com a mesma enfermidade, ou uma outra semelhante.
É uma questão simples para Deus, por exemplo, curar uma úlcera estomacal. O que é mais difícil é a cura interior das atitudes mentais que causaram a úlcera. Se a pessoa em questão insistir em carregar um grande fardo de preocupações e ansiedade, estas atitudes rapidamente causarão uma outra úlcera.
Davi nos dá uma fórmula eficaz para a cura de tais problemas crônicos.
3. Como Receber a Cura Emocional
a. Lance o seu Fardo Sobre o Senhor.
Ele nos exorta a “lançarmos o nosso fardo sobre o Senhor, pois Ele nos susterá” (Sl 55:22). Isto implica em lançarmos toda ansiedade, preocupação, temor ou atitude negativa sobre o Senhor. Para que possamos fazer isto é necessário que entreguemos por completo a nossa vida ao Senhor. Quando nossa vida está totalmente entregue a Deus, torna-se então Sua propriedade pessoal. Ele é então responsável pelo cuidado dela. Ele a manterá com boa saúde e força. É somente à medida que estamos dispostos a livrarmo-nos destes fardos, lançando-os sobre o Senhor, que Ele é então capaz de suster-nos. Se insistimos em carregar estes fardos incômodos, nem mesmo Deus pode sustentar-nos em boa saúde!
b. Medite na Palavra de Deus.
Davi também descreve a bênção sobre o homem que medita na Palavra de Deus, dia e noite: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.” A meditação na Palavra de Deus possui grande valor terapêutico. Salomão, filho de Davi, diz ainda que a Palavra de Deus “é saúde para o nosso corpo” (Pv 4:20-22).
c. Domine Seus Pensamentos.
Todo pensamento pode ser levado cativo para Cristo. Às vezes há pensamentos incômodos que nunca nos deixam em paz. São como fortalezas satânicas em nossa mente (2 Co 10:3-5). Não há razão alguma para permanecermos governados por pensamentos assim. Ataque-os com a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus. Tome passagens bíblicas que são as soluções dadas por Deus e lute contra o temor. “Deus não me deu um espírito de temor. Ele me deu um espírito de poder, de amor, e de uma mente sã e bem disciplinada” (2 Tm 1:7). Não repita isto apenas uma vez, e sim constantemente. Deixe Deus fazê-lo poderoso e vitorioso. Confesse isto em voz alta. Fortaleça o seu coração com isto. As fortalezas do inimigo serão derribadas!
d. Fixe a Sua Mente em Deus.
“Muita paz têm os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço” (Sl 119:165). A paz que nos vem através de um amor constante pela Palavra de Deus é uma paz que nos cura. Nossa mente é mantida “numa paz perfeita, ao permanecerem em Deus, confiando Nele implicitamente” (Is 26:3).
Deus quer que o Seu povo esteja completamente livre de qualquer problema mental e emocional, e também das várias doenças que são basicamente causadas pela insistência nestas atitudes erradas.
4. Liberação do Espírito Humano
No novo nascimento, a vida eterna é restaurada ao espírito humano. Esta vida não é uma força impessoal. É o Próprio Espírito Santo que vem habitar dentro de nós (1 Co 6:17, 19). Ele é a vida de Deus que recebe- mos. Infelizmente, muitos cristãos não recebem nenhum ensinamento com relação às coisas do Espírito ou, tragicamente, recebem ensinamentos incorretos. Ensinou-se a muitos que a era dos milagres já acabou, ou que os dons do Espírito eram somente para a Era Apostólica. Muitos são ignorantes quanto ao poder que há na Palavra de Deus. Devido a esta ignorância, seu espírito é como um homem inocente na cadeia. Não há nada errado com o espírito humano, mas a ignorância e o engano causaram uma cegueira e impediram o crescimento espiritual.
À medida que a mente é renovada pela Palavra de Deus (Ef 4.22-24; Cl 3:10,16), há uma revelação que liberta o espírito humano e, por consequência, um crescimento. Os que ministram a Palavra no poder do Espírito são os instrumentos de Deus que efetuam esta libertação espiritual. Jesus disse: “Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:31,32,36). “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade” (Jo 16:13). “Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (2 Co 3:17).
O Espírito Santo usa como instrumentos Seus, pessoas que se entregam a Ele para que possa trazer uma libertação e um bem- estar espirituais. Quando esta libertação acontece, entramos então em verdadeira saúde espiritual. Este é o alicerce do bem- estar do homem completo.
Ensinamentos corretos ajudam as pessoas a evitarem muitas das armadilhas que produzem doenças e transtornos. Um objetivo básico do ensinamento da Palavra é o de fortalecer a influência do espírito renascido e consciente de Deus ou, em outras palavras, desenvolver os sentidos espirituais ou sensibilidade dos santos.
Muitos cristãos não são capazes de distinguirem entre seus julgamentos naturais e o conselho de Deus em seu coração. Isto é como uma desnutrição espiritual. Se forem, no entanto, alimentados com a Palavra de Deus, aprenderão a identificar a voz de Deus, porque reconhecerão que ela se harmoniza com o conhecimento que têm da Palavra. Isto traz libertação espiritual e consequente saúde ao homem completo.
A vontade de Deus é que o homem tenha uma saúde e bem-estar completos. A cura física é uma maneira vital de se produzir esta saúde. O ensinamento inspirado por Deus é uma outra maneira vital de se produzir esta cura divina.
Voltar ao Índice Geral Do Livro Voltar ao Índice Anterior Voltar ao Estudo Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário