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D5.2 - A Provisão de Deus Para a Cura

Capítulo 2

 

SEÇÃO  D5

A CURA DOS CORPOS  ENFERMOS

 

Gerald Rowlands

 

Capítulo 2

A Provisão de Deus Para a Cura

 

A. OS NOMES REDENTORES DE DEUS

Começamos a entender algo do interesse de Deus para com o Homem Total (espírito, alma e corpo), ao considerarmos os nomes redentores, ou títulos, de Jeová. Jeová significa “Aquele que Existe por Si Mesmo e que Se Revela”. Este nome é usado especialmente com relação à obra redentora de Deus. sete nomes compostos nas Escrituras que o usados juntamente com o nome Jeová. Cada um deles revela um aspecto particular da redenção que Ele forneceu.

 

1.  Jeová Jireh Significa “O Senhor Proverá” (Gn 22:14)

Desta maneira declarou-Se Jeová a Abraão no Monte Moriá. Diante da terrível possibilidade de sacrificar o seu único e amado filho, Abraão ouviu o brado do Senhor: “Não estendas a tua o sobre o moço (Gn 22:12). Deus havia providenciado um sacrifício num arbusto ali perto. E chamou Abraão o nome daquele lugar  o Senhor proverá.”  Quão maravilhoso é sabermos que Deus Se comprometeu a providenciar um Redentor para nós!

 

2.  Jeová Rapha Significa “Eu Sou o Senhor que te Sara” (Êx 15:26)

Logo depois que Deus tirou o Seu povo do Egito, Ele Se revelou a eles como Aquele que os curava. Ele já lhes havia provado que Ele era o seu Salvador e Libertador. Agora Se revela também como Aquele que os sara.

O Antigo Testamento mostra claramente que a cura é uma parte integral da Redenção. Paulo nos diz que a Nova Aliança é uma “Aliança Melhor”, superior em todos os sentidos. Se a Antiga Aliança havia feito uma provisão para o Homem Total, a Nova Aliança, com certeza, o ficaria atrás.

 

3.  Jeová Nissi Significa “O Senhor é a Nossa Bandeira ou o Nosso Vencedor” (Êx 17:15)

Esta revelação veio logo após Deus haver dado uma grande vitória a Israel sobre os amalequitas. Moisés permaneceu com as mãos levantadas em direção a Deus e o Senhor destruiu todos os seus inimigos diante deles. Uma grande vitória foi alcançada. Moisés construiu um altar ao Senhor e chamou aquele lugar de “Jeová Nissi”, ou “o Senhor que nos encobriu com a bandeira de Sua vitória.”

 

4.  Jeová Shalom Significa “O Senhor é a Nossa Paz (Jz 6:23)

Este título redentor nos revela o glorioso privilégio de conhecermos e possuirmos a paz de Deus através da redenção que é nossa em Cristo. É uma plenitude de paz que literalmente significa: “a posse de todas as coisas necessárias para a nossa paz.’ A Bíblia diz que Cristo é a nossa paz (Ef 2:14). A palavra “paz” (“shalom” no hebraico) significa bem-estar, plenitude para a nossa perfeição ou bem-estar completo.

 

5.  Jeová Raah Significa “O Senhor é o Meu Pastor” (Sl 23:1)

Este Salmo de Davi descreve a bem- aventurança e a segurança de uma pessoa que tenha a cobertura de um Pastor como o Senhor. O Senhor como Pastor enfatiza o Seu cuidado por nós. que somos ovelhas do pasto de Deus, é maravilhoso sabermos que a redenção de Cristo nos proporcionou a proteção de um Pastor o atencioso e generoso.

 

6.  Jeová Tsidkenu Significa

“O Senhor é a Nossa Retidão” (Jr 23:6) Jesus tornou possível que nos transformássemos na retidão de Deus em Cristo. Ele realizou isto tornando-Se pecado por s e sofrendo a penalidade e o julgamento de Deus em nosso lugar. A redenção de Cristo não somente nos “salva”. Ela nos declara retos diante do Pai. “... Jesus Cristo, o qual para s foi feito por Deus sabedoria, retidão, santificação e redenção (1 Co 1:30).

 

7. Jeová Shammah Significa “O Senhor Está Presente (Ez 48:35)

A presença de Deus foi restaurada em nossa vida através de Jesus. Adão foi expulso da presença de Deus, mas fomos trazidos de volta à Sua presença através de Cristo. Por sermos o Seu povo redimido, temos continuamente a bênção da Sua presença.

Cada um destes nomes redentores revela as várias bênçãos que Deus nos proporcionou através de Cristo. A cura divina não é um privilégio especial de uma minoria favorecida, e sim um direito, pela Redenção, de todos os que satisfazem os requisitos da Aliança. Deus era Jeová Rapha para Israel e ainda é, pois Ele declara: “Eu sou Jeová e o mudo (Ml 3:6).

 

B. JESUS CRISTO, NOSSO MÉDICO

Todas as bênçãos que recebemos de Deus vêm a nós devido à vitória de Cristo no Calvário. Isto inclui a cura.

A palavra “expiação significa “fazer um sacrifício substitutivo diante de Deus. Seu propósito é restaurar-nos à unidade com Deus e a tudo que o homem perdeu como consequência da Queda.

Uma das coisas que ele perdeu foi a saúde e força. Assim sendo, a nossa saúde é restaurada através da expiação.

 

1.  A Cura Através da Expiação de Cristo

O pecado e as doenças o a maldição dupla que sobreveio à humanidade. Jesus, no entanto, proporcionou-nos uma cura dupla para uma maldição dupla. Isaías faz esta narrativa muito vividamente em Isaías 53.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas aflições, e as nossas tristezas levou sobre si. (Is 53:4). Vários estudiosos fidedignos salientam que a palavra “kholee”, traduzida por “aflições”, é geralmente traduzida por “enfermidades”. Deriva-se da palavra “chalah”, que significa “estar fraco, doente ou aflito.” De igual maneira, a palavra traduzida por “tristezas” (“makob”) é comumente traduzida por “dores”. Tendo isto em mente, podemos compreender o comentário de Mateus sobre Isaías 53:4:

“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças” (Mt 8:17). A tradução deste trecho em Mateus é mais precisa e fundamenta o fato de que a cura se deve à expiação de Cristo.

 

dois verbos em Isaías 53:4 com uma grande importância. O primeiro, “tomou sobre Si (hebraico “nasa”) é o mesmo verbo empregado em Isaías 53:12: “... ele levou sobre si o pecado de muitos.” Uma vez que o mesmo verbo é usado em ambos os versículos, compreendemos que Cristo “levou sobre Si” as nossas enfermidades, da mesma maneira que Ele levou sobre Si os nossos pecados. Sabemos que Ele levou sobre Si os nossos pecados, sofrendo como nosso substituto. Isto também deve ser verdadeiro em relação às nossas enfermidades. Cristo sofreu-as em nosso lugar. Devido ao fato de que Ele levou sobre Si nossos pecados como nosso substituto, então estamos livres deles. Já que Ele também levou sobre Si as nossas enfermidades, estamos livres delas também. Cristo levou sobre Si tanto os nossos pecados como as nossas enfermidades. Portanto, perdão e cura para todas as pessoas que os aceitam pela fé.

 

O segundo verbo “levou sobre Si (hebraico “cabal”) pode significar “suportar algo, como uma penalidade. É usado em Isaías 53:11, onde lemos: “... as iniquidades deles levará sobre si. Em ambos os casos, o mesmo verbo hebraico é usado com relação aos nossos pecados e às nossas enfermidades. A gloriosa conclusão é que, se Cristo levou sobre Si a penalidade dos nossos pecados, não precisamos carregá-la. De igual maneira, se Cristo levou sobre Si as nossas doenças, tampouco precisamos carregá-las.

 

2.  A Cura Foi Adquirida no Calvário

Estamos perfeitamente corretos em acreditar que o sacrifício de Cristo na Cruz fornece um remédio perfeito para o Homem Total (espírito, alma e corpo). Cristo adquiriu a saúde (sanidade perfeita) para a humanidade através de Sua morte.

O Novo Testamento em grego confirma a conclusão de que a nossa redenção em Cristo inclui a cura, assim como o perdão. O verbo mais comumente traduzido por “salvar” (“sou”) nos a ideia de integridade ou sanidade perfeita. A palavra traduzida por “salvo” em Romanos 10:9 (“...serás salvo) é a mesma palavra que é traduzida por “saravam” em Marcos 6:56. “E todos (os doentes) os que lhe (a Cristo) tocavam eram curados. A palavra “sozo” é usada em ambos os casos. Nenhum cristão negaria que os sofrimentos de Cristo ainda resgatam os nossos pecados hoje. Por que então deveríamos imaginar que a cura divina não é para os dias de hoje?

que Ele era um Deus que curava no Antigo Testamento, então Ele ainda é um Deus que cura hoje. Ele ainda é Jeová Rapha, o Senhor Nosso Médico, pois Ele não muda! Deus é consistente. O Seu caráter, natureza e disposição são imutáveis. Portanto, a Sua vontade é imutável também.

 

3.  O Ministério de Cura de Cristo

O Próprio Jesus é o nosso melhor Guia para o ministério de cura. O verdadeiro coração e a natureza de Deus são mais claramente vistos em Jesus Cristo. Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Jesus respondeu: “Não me tendes conhecido, Filipe? Quem me a mim o Pai... Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai (Jo 14:8-12).

 

Esta passagem bíblica nos ensina que Jesus veio para nos mostrar, através de Sua vida e ministério, como Deus é na verdade, em Sua natureza imutável. Jesus mostra claramente que Ele tem interesse no Homem Total. Ele curou quando uma cura se fez necessária. Alimentou as multidões quando a comida foi necessária. Mostrou o amor do Pai pelo homem da maneira em que Ele o criou: espírito, alma e corpo.

Aprendemos algo também sobre a maneira como Jesus valorizava os Seus milagres. Para Ele, os milagres confirmavam a verdade de Suas palavras.

Somos também encorajados a crer no poder curador de Cristo em nossos próprios ministérios, pois “aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço.”

 

4.  Por que Cristo Curou?

a.  Para  Cumprir o Seu Ministério Profético. Quando uma grande multidão se formou após a cura da sogra de Pedro, Mateus nos conta: “Ele curou todos os que estavam enfermos para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças (Mt 8:16, 17 e Is 53:4-6).

 

b.  Para Expressar a Sua Compaixão.

Várias passagens bíblicas mencionam a compaixão de Cristo motivando-O a satisfazer as necessidades das pessoas. Jesus era “movido de íntima compaixão e curava os enfermos (Mt 14:14; 20:34; Mc 1:40,41; 5:19; 9:22).

 

c.  Para Transmitir a Misericórdia de Deus.

Com relação a Epafrodito, Paulo diz: “... Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim” (Paulo) e Deus o curou (Fp 2:27).

 

d.  Para   Provar que  Verdadeiramente Deus o Havia enviado.

Os milagres e curas presentes no ministério de Jesus eram sinais ou credenciais que provavam que Deus estava com Ele. Pedro diz que Ele era um “varão aprovado por Deus entre s com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós” (At 2:22).

 

e.  Para  Destruir  as Obras do Diabo.

“Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo (1 Jo 3:8). “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (At 10:38).

“Para que aniquilasse  o que tinha o império da morte, isto é, o diabo (Hb 2:14).

As doenças são uma obra do Diabo e Jesus manifestou-Se para destruí-las.

 

f.  Para Manifestar as Obras de Deus.

Certo dia, Jesus e Seus discípulos viram um homem que havia sido cego de nascença. Os discípulos ficaram curiosos em saber a causa da cegueira daquele homem. Era resultado do seu próprio pecado ou do de seus pais? Jesus, no entanto, estava interessado em outra coisa. Ele disse: “Para que se manifestem nele as obras de Deus, convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia (Jo 9:1-7). Em seguida, Jesus curou o homem, mostrando claramente que uma das razões pelas quais Ele curava os enfermos era para manifestar as obras de Deus.

 

g.  Para Manifestar a Glória de Deus.

As poderosas obras de Deus eram executadas por Jesus para que o Seu Pai pudesse ser glorificado. Diante do túmulo de Lázaro, Jesus disse à Marta; “Não te hei dito que, se creres, verás a glória  de Deus? (Jo 11:40).

Em Lucas 13:10-17, lemos a narrativa da mulher que tinha um espírito de enfermidade há dezoito anos e de como Jesus a libertou de sua enfermidade. O versículo 13 diz: E s as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. Observe que foi depois de ser curada que ela glorificou a Deus.

 

5.  Alguns Métodos que Jesus Empregava Para Curar

Jesus não usou apenas um método para curar as pessoas. Ele ministrou a elas de várias maneiras. Consideremos rapidamente algumas destas maneiras:

 

a.  Falando a Palavra  de Autoridade.

O oficial romano que se aproximou de Jesus em nome de seu servo reconheceu a palavra de autoridade de Cristo (Mt 8.5-13). Por ser um oficial do exército, ele estava acostumado tanto a dar, como a receber ordens. Ele sabia que uma verdadeira palavra de autoridade recebia uma resposta imediata. Tão impressionado ficou ele com a autoridade de Cristo que Lhe suplicou: “Dize somente uma palavra, e o meu criado sarará (vers. 8). Mais tarde ele descobriu que o seu servo havia sido realmente curado na mesma hora em que Jesus havia falado.

 

s também temos autoridade em nome de Jesus. O Próprio Cristo disse: “Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito” (Mc 11:23).

 

b.  Impondo  as Mãos nos Enfermos.

Jesus frequentemente impunha as mãos nos doentes para ministrar a cura. Devido à sua formação cultural, as pessoas tinham uma grande na imposição de mãos. Jairo rogou a Jesus que ele viesse e impusesse as mãos em sua filha, a qual estava para morrer (Mc 5:21-23).

Quando Jesus foi para Nazaré, a Sua cidade natal, Ele “curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos” (Mc 6:5). Em Lucas 4:40, muitos que sofriam de todos os tipos de doenças vieram a Jesus e Ele “pondo as mãos sobre cada um deles os curava.”

 

c.  Repreendendo as Enfermidades.

Jesus, na verdade, dirigia-Se verbalmente, às vezes, às doenças, repreendendo-as e ordenando-lhes que partissem. Lucas registrou dois acontecimentos interessantes no quarto capítulo do seu Evangelho. O primeiro se refere a um homem que estava na sinagoga, e que tinha um espírito imundo. Jesus repreendeu o espírito, ordenando-lhe que “se calasse e saísse dele”. O espírito obedeceu imediatamente e saiu do homem (Lc 4:33-37).

Jesus e alguns dos Seus discípulos saíram da sinagoga e foram diretamente à casa de Pedro, onde sua sogra jazia doente e com febre. Lucas nos diz que Jesus “repreendeu” a febre e esta se foi imediatamente, permitindo que a sogra de Pedro se levantasse e os servisse (Lc 4:38,39). O que é interessante é que a palavra “repreender” é a mesma em ambos os casos. Jesus tratou a febre exatamente como o fez com o espírito imundo. Ele repreendeu a ambos verbalmente, ordenando-lhes que partissem, e eles obedeceram.

 

dTocando as Pessoas.

“E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero: sê limpo. E logo ficou purificado da lepra” (Mt 8:3).

Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa (Mt 9:29).

Quando Pedro golpeou o servo do sumo sacerdote e decepou a sua orelha, lemos que “Jesus, tocando-lhe a orelha, o curou (Lc  22:51).

muitas outras ocasiões em que Jesus tocou as pessoas e as curou.

 

eAs Pessoas Tocando a Cristo.  

“E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor, e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos. E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla do seu vestido; e todos os que a tocavam ficavam sãos (Mt 14:35,36).

E certa mulher, que havia doze anos que tinha um fluxo de sangue, ...veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido, porque dizia: Se o somente tocar nos seus vestidos, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal (Mc 5:25-29).

 

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