Manual Para Novos Convertidos
OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS
E DEPOIS CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.
Capítulo 3
O Homem e Satanás
O HOMEM – A IMAGEM DE DEUS – CRIADO PARA TER DOMÍNIO
Deus tinha motivos muito bons para a criação do homem (homem e mulher). Ele tinha um maravilhoso plano e propósito para eles. Pelo fato de Deus ser amor, Ele desejava ter seres que pensassem e sentissem como Ele, seres com os quais Ele pudesse compartilhar a Sua vida... tudo o que Ele é e tudo com o que Ele está envolvido e que dominassem os céus e a terra com Ele, como filhos. Assim sendo, Ele criou o homem – à Sua Própria imagem.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” (Gn 1:26, 27.)
B. LÚCIFER
Deus criou muitas coisas maravilhosas antes de criar os céus e a terra. Entre estas coisas encontravam-se os anjos – seres espirituais cujo propósito é o de cumprirem a vontade de Deus. Os anjos adoram a Deus e O servem continuamente (Ap 5:11-14).
No entanto, quando Lúcifer, um dos grandes anjos da liderança compreendeu o plano de Deus ao criar o homem, ele se rebelou contra o Senhor. Ele queria estar acima do Trono de Deus. Ele queria a posição e a autoridade que Deus havia planejado para a espécie humana. Ele queria governar toda a Criação acima do Trono de Deus no Céu.
Quando Lúcifer se rebelou, Deus o expulsou do Céu. Ao mesmo tempo, um terço dos anjos uniram-se naquela rebelião e foram expulsos com Lúcifer (Ap 12:4).
“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nu- vens e serei semelhante ao Altíssimo.” (Is 14:12-14.)
Lúcifer foi lançado à terra onde hoje é conhecido como “Satanás” ou “Diabo”. Separado da glória do Deus Criador, ele perdeu a beleza e a luz que tinha outrora (Ez 28:11-17) e tornou-se maligno e repleto de trevas.
Os anjos que caíram com ele também perderam a sua glória e tornaram-se Espíritos malignos no recém-criado mundo de Deus. Mas a maligna ambição de Satanás não mudou e, assim sendo, ele começou um outro plano para tentar usurpar (tomar ilegalmente) o Trono de Deus. Ele passou a perseguir o homem que Deus havia criado.
C. A TENTAÇÃO
Deus deu ao primeiro homem e mulher (Adão e Eva) autoridade sobre toda a terra e disse-lhes para manterem-na sob domínio. Para mantê-los a salvo de Satanás e de seus espíritos malignos, Deus plantou duas árvores especiais no Jardim onde Adão e Eva moravam. Deus as chamou de “árvore da vida” e “árvore do conhecimento do bem e do mal” (veja Gênesis 2:9,17).
A árvore da vida representava a vida e a autoridade do Próprio Deus – assim sendo, ao comer do seu fruto, Adão e Eva seriam cada vez mais preenchidos com a força, o amor e a glória de Deus.
A árvore do conhecimento do bem e do mal representava a vida e a autoridade de Satanás, e enquanto Adão e Eva não comessem do seu fruto, estariam a salvo dos espíritos malignos que enchiam a terra. O domínio de toda a criação sempre seria deles se obedecessem ao seu amoroso Deus (Hb 2:8).
“E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:15-17.)
No entanto, Satanás enganou a Eva. Ele lhe disse que a árvore do conhecimento do bem e do mal não era tão ruim assim, ao contrário, Eva se tornaria semelhante aos deuses. Ainda que sabendo que era uma mentira, Adão também comeu do fruto da árvore (l Tm 2:14).
“E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn 3:6.)
D. O RESULTADO
Através deste isolado ato pecaminoso, o homem perdeu a glória, a imagem de Deus, e o domínio sobre a criação. Satanás então tomou o trono desocupado por Adão e Eva e exerceu o seu domínio sobre a terra, e a morte entrou no mundo (Hb 2:14,15).
“...por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que [em Adão] todos pecaram.” (Rm 5:12.)
Todas as gerações subsequentes a Adão e Eva herdaram a sua natureza caída. Todos foram submetidos ao poder e ao domínio de Satanás. Quanto a vocês, vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados nos quais costumavam viver quando seguiam os caminhos deste mundo e o príncipe do reino do ar, espírito que, agora, opera naqueles que são filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, vivíamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” (Ef 2:1-3.)
Os corações das pessoas em toda parte estão agora repletos de:
1. Idolatria
“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” (Rm 1:21-23.)
2. Imoralidade
“Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural de suas relações íntimas, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.” (Rm 1:24-27.)
3. Todos os tipos de iniquidade
“E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.” (Rm l:28-32.)
E. O GRANDE PLANO DE DEUS PARA A RESTAURAÇÃO
Deus não desistiu do homem por causa do seu pecado! Não! Ao contrário, Ele colocou em ação um outro plano grandioso – o plano de salvar a humanidade do poder de Satanás, e de restaurá-la ao Seu plano original de sermos Seus filhos e de compartilharmos do Seu Trono. Ele começou a preparar o mundo para a vinda do Salvador – Jesus.
“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (l Co 15:22.) O Novo Testamento registra a história de Cristo, Aquele que viria para nos salvar de todos os pecados.
Voltar ao Índice Voltar ao Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário