Manual Para Novos Convertidos
OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS
E DEPOIS CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.
O QUE O NOVO TESTAMENTO ENSINA
Capítulo 4
Jesus
A. JESUS É O FILHO DE DEUS
Há dois mil anos, um Homem entrou no cenário da história. Ele nasceu no mundo e cresceu até alcançar a maturidade, exatamente igual a todos os seres humanos; mas este Homem era diferente de qualquer outra pessoa. Ele não era nenhum Homem comum.
Uma virgem O concebeu através do Espírito Santo para que Ele pudesse nascer.
Ele era o Próprio Deus vindo à terra em forma humana. Ele era o “Filho de Deus” (Lc 1:26-35).
“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1:1,14.)
B. JESUS VEIO AO MUNDO PARA UM PROPÓSITO ESPECIAL
1. Resgatar a humanidade do poder de Satanás
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lc 19:10.) Veja Colossenses 1:13.
2. Dar a Sua vida como resgate para nos comprar de volta
“...o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mt 20:28.)
3. Destruir as obras de Satanás em nossa vida
“Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” (l Jo 3:8.)
4. Dar-nos a vida eterna
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 Jo 5:11,12 – veja também João 3:16,17 e João 10:10.)
5. Dar-nos um novo “nascimento” na família de Deus
“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” (Jo 1:12 – veja também l João 3:1,2.)
6. Restaurar a nossa comunhão com Deus Pai
“O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.” (1 Jo 1:3.)
C. JESUS VEIO PARA NOS MOSTRAR A NATUREZA DE DEUS
“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto... Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra- nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim”? “As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras...” (Jo 14:7-11 – veja também João 1:18.)
1. Ele nos mostrou o amor de Deus
“Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está a caridade: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” (l Jo 4:9,10 – veja também Romanos 5:8.)
2. Ele nos mostrou o poder de Deus
a. Ele curou os enfermos, os aleijados e os cegos.
“E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninha- dos, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava.” (Mt 4:24–veja tmb João 9:1-7.)
b. Ele expulsou os espíritos malignos.
“E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.” (Mc 1:34 – veja também Marcos 5:1-17.)
c. Ele realizou milagres.
“E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia de água... E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança... E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4:37-41 – veja também João 6:1-21.)
d. Ele ressuscitou mortos.
“... clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai- o ir.” (Jo 11:43,44.)
D. JESUS COMPARTILHOU DOS NOSSOS SOFRIMENTOS EM SUA VIDA
Durante a Sua vida na terra, Jesus experimentou todos os problemas da vida que enfrentamos. Assim sendo, Ele compreende os nossos sentimentos.
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hb 4:15 – veja também Mateus 8:17.)
E. JESUS MORREU NA CRUZ POR NÓS
Homens malvados tomaram o Senhor Jesus e O executaram, crucificando-O numa cruz de madeira, como no caso de um criminoso comum.
Ele poderia ter salvo a Si Próprio, mas não o fez, pois foi através da Sua morte na Cruz que Deus salvaria o mundo. Jesus morreu por nós! (Leia Marcos 15:16-39.)
“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1 Pe 2:24 – veja também Isaías 53:5,6.)
F. JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS POR NÓS
Depois de permanecer três dias na sepultura, Deus ressuscitou o Seu Filho dos mortos! (Leia Mateus 28.) Isso também foi por nós!
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo, e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.” (Ef 2:4-6 – veja também Romanos 6:4.)
G. JESUS ABRIU A PORTA DO CÉU PARA NÓS
Quando a Sua obra na Terra foi completada, Jesus voltou ao Céu para ficar com Deus, o Seu Pai. Mas isso também foi por nós... pois Ele abriu para nós o caminho para a presença de Deus, onde podemos habitar agora e para sempre!
“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne... cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé...” (Hb 10:19-22 – veja também João 14:1-3.)
MEU COMPROMISSO
Reconheço hoje que Jesus é o Filho de Deus e que Ele veio ao mundo para suprir a minha grande necessidade de um Salvador. Também contarei aos outros que Ele veio ao mundo para eles.
Voltar ao Índice Voltar ao Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário