* *

Tradutor da Página

teste menu

MNC-9. Fé

Capítulo 9

Manual Para Novos Convertidos

 

 

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

 E DEPOIS  CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É  SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.

 

 

Capítulo 9

 

A fé sempre foi a marca de um discípulo de Jesus. Os primeiros discípulos eram conhecidos como crentesJesus disse: “... Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9:23.)

A significa uma total dependência de Deus. Quando Adão pecou, ele saiu da dependência de Deus e entrou numa “independência (que significa incredulidade).

Esta é a razão pela qual Deus colocou uma prioridade tão alta assim na fé. A é a forma pela qual somos restaurados a um relacionamento com Deus (dependência de Deus).

Essa dependência de Deus é chamada de fé. A o leva além dos seus cinco sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A fé o libera da sua capacidade limitada. Pela fé você passa da “incapacidade para a “capacidade de Deus’.

Este é o caminhar de fé para o qual todos nós somos chamados onde   “nada  vos será impossível” (Mt 17:20).

 

A. O QUE É FÉ?

Fé é uma ação de obediência em resposta ao que Deus falou.

A verdadeira  fé é expressa em:

1) Obediência e

2) Ação, em resposta ao Nosso ouvir a Palavra de Deus (voz).

“Ora,  a é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1.)

Fé significa termos confiança ou certeza numa outra pessoa ou nas palavras desta pessoa. Ter em Deus envolve uma troca da autoconfiança pela confiança em Deus. Paramos de confiar em s mesmos e confiamos n’Ele. Abandonamos a dependência de nossas fontes limitadas de conhecimento e começamos a receber de Suas fontes ilimitadas.

 

B. DOIS TIPOS  DE CONHECIMENTO

A minha palavra  e a minha pregação o consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé o se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia, falamos sabedoria entre os per- feitos; não,  porém, sabedoria  deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou  antedos séculos para nossa glória. (1 Co 2:4-7 veja também os versículos 8-16.)

 

1.  Conhecimento através dos sentidos

Todo conhecimento que vem ao homem natural vem a ele através dos cinco sentidos

visão, audição, paladar, olfato e tato. Esse é um conhecimento limitado e é descrito como “sabedoria humana”.

 

2.  Conhecimento através de revelações

Esse conhecimento o se baseia nos cinco sentidos nem no raciocínio natural, e sim numa fonte alternativa a verdade da Palavra de Deus.

É recebido através do espírito o homem e é descrito como a “sabedoria de Deus” “...andamos por fé e o por vista (2 Co 5:7).

 

C. A BASE DA

A base para termos em Deus encontra-se em três importantes realidades:

 

1.  A natureza de Deus

“Porque,  quando Deus fez a promessa a Abraão, como o tinha outro maior poquem jurar,  jurou  posi mesmo.” (Hb 6:13.)

a.  Ele o pode mudar.  “Eu,  o SENHOR, o mudo... (Ml 3:6 veja também Tiago 1:17.)

b.  Ele o pode falhar.  “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.(Jó 42:2 veja também l Crônicas 28:20.)

c.  Ele o pode mentir.  “Deus o é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa;  porventura, diria ele e o o faria? Ou falaria e o o confirmaria?” (Nm 23:19 veja tmb Tito l :2.)

 

2.  A obra redentora do Filho de Deus

“Olhando  para  Jesus, autor e consumador da , o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hb 12:2.)

Cristo tornou-Se a fonte da nossa em Deus. O fato da Sua morte e ressurreição fornece as bases para a nossa crença.

“...  Jesus Cristo, o qual para  nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (l Co 1:30 veja também Romanos 5: l ,2.)

 

3.  A  Palavra de Deus

“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras o passarão (Mt 24:35 – veja também Isaías 40:8.)

“Disse-me o SENHOR: ...velo sobre a minha palavra para a cumprir. (Jr 1:12.).

A Sua Palavra permanece fiel para sempre. A fé vem quando Deus traz uma palavra específica de tudo o que Ele já disse diretamente a nós, em nossas circunstâncias. Verbalizada desta maneira, a Palavra de Deus torna-se viva para nós, liberando a nossa fé.

 

D. COMO A FUNCIONA

O princípio da (Rm 3:27) é o de operar em nossa vida continuamente, não importando quais sejam as circunstâncias (veja 2 Coríntios 5:7 e Tiago 1:5,6). Ela funciona da seguinte maneira:

 

1.  Deus nos dá a fé.

No Evangelho uma retidão de Deus é revelada, uma retidão que é pela , da primeira à última, exatamente como está escrito:

“O justo viverá da [de Deus]” (compare Romanos 1:17 com Habacuque 2:4).

Os justos vivem pela fé de Deus, ou seja, a que Ele nos como um dom.

“Porque  pela graça  sois salvos, por meio da fé; e isso... é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2:8,9.)

 “... conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:3.)

 

2.  A vem  através de uma palavra de Deus

Primeiramente Deus nos encoraja falando uma “palavra” relevante às nossas circunstâncias.

Isso poderá acontecer à medida que você ler a Bíblia, ou ao ouvir a voz do Espírito Santo em seu espírito.

“... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17 veja também Gênesis 15:3-5; 17:15-21; Js 1:8.)

 

3.  Obediência à Palavra

Para que a possa operar em nossa situação, precisamos obedecer esta palavra. A é algo ativo, e não passivo. A maioria das promessas de Deus são condicionais Ele faz a Sua parte, se fizermos a nossa parte.

“... a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tg 2:17 veja também Tiago 1:22-25; Gênesis 15:6; Mateus 7:24-27.)

 

4.  A crise, ou “prova da nossa fé”

Este é um período de provas e testes. Tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrário ao que Deus disse e aparentemente o há nenhuma evidência para a nossa crença. Neste ponto, a nossa fé baseia-se completamente na Palavra de Deus (o que Ele nos falou).

“Em que s grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa , muito mais preciosa do que o ouro

que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo. (1 Pe 1:6,7 veja também

Romanos 4:16-21; Salmos 105: 17-19.) Com fé lançamo-nos sobre a Sua fidelidade. Em nossas ocasiões de dúvidas e lutas, Deus é fiel e não nos abandona.

“Se formos infiéis, ele permanece fiel; o pode negar-se a si mesmo. (2 Tm 2:13.)

Ele foi fiel a Tomé e a Pedro quando a deles foi provada. Jesus não os abandonou. “... Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hb 13:5.)

 

5.  O resultado

O resultado final é sempre a vitória por parte do crente, trazendo glória a Deus.

“Porqutodo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1 Jo 5:4 veja tamm Tiago 1:2-4,12; Gênesis 21:1-3; Salmos 105:19-22; Atos 3:16; Hebreus 6:13-15.)

 

MEU COMPROMISSO

Decido-me hoje a viver pelfé e a confiaem Deus em todas as áreas  da minha vida. Reconheço a minha necessidade de ser totalmente  dependente de Deus o qusignifica  a fé em ação. Nos problemas, desafios, e dificuldades, contarei  com a Sufidelidade.  A resposta de Deus será a Sua graça o Seu podede capacitação.  Ensinarei aos outros também a dependeda fidelidade de Deus e a caminhar com fé em Deus.

 

 

Voltar ao Índice        Voltar ao Anterior       Prosseguir  

Nenhum comentário:

Postar um comentário