Manual Para Novos Convertidos
OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS
E DEPOIS CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.
Capítulo 9
Fé
A fé sempre foi a marca de um discípulo de Jesus. Os primeiros discípulos eram conhecidos como crentes. Jesus disse: “... Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9:23.)
A fé significa uma total dependência de Deus. Quando Adão pecou, ele saiu da dependência de Deus e entrou numa “independência” (que significa incredulidade).
Esta é a razão pela qual Deus colocou uma prioridade tão alta assim na fé. A fé é a forma pela qual somos restaurados a um relacionamento com Deus (dependência de Deus).
Essa dependência de Deus é chamada de fé. A fé o leva além dos seus cinco sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A fé o libera da sua capacidade limitada. Pela fé você passa da “incapacidade’’ para a “capacidade de Deus’’.
Este é o caminhar de fé para o qual todos nós somos chamados – onde “nada vos será impossível” (Mt 17:20).
A. O QUE É FÉ?
Fé é uma ação de obediência em resposta ao que Deus falou.
A verdadeira fé é expressa em:
1) Obediência e
2) Ação, em resposta ao Nosso ouvir a Palavra de Deus (voz).
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1.)
Fé significa termos confiança ou certeza numa outra pessoa ou nas palavras desta pessoa. Ter fé em Deus envolve uma troca da autoconfiança pela confiança em Deus. Paramos de confiar em nós mesmos e confiamos n’Ele. Abandonamos a dependência de nossas fontes limitadas de conhecimento e começamos a receber de Suas fontes ilimitadas.
B. DOIS TIPOS DE CONHECIMENTO
“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia, falamos sabedoria entre os per- feitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.” (1 Co 2:4-7 – veja também os versículos 8-16.)
1. Conhecimento através dos sentidos
Todo conhecimento que vem ao homem natural vem a ele através dos cinco sentidos
– visão, audição, paladar, olfato e tato. Esse é um conhecimento limitado e é descrito como “sabedoria humana”.
2. Conhecimento através de revelações
Esse conhecimento não se baseia nos cinco sentidos nem no raciocínio natural, e sim numa fonte alternativa – a verdade da Palavra de Deus.
É recebido através do espírito o homem e é descrito como a “sabedoria de Deus” – “...andamos por fé e não por vista” (2 Co 5:7).
C. A BASE DA FÉ
A base para termos fé em Deus encontra-se em três importantes realidades:
1. A natureza de Deus
“Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo.” (Hb 6:13.)
a. Ele não pode mudar. “Eu, o SENHOR, não mudo...” (Ml 3:6 – veja também Tiago 1:17.)
b. Ele não pode falhar. “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.” (Jó 42:2 – veja também l Crônicas 28:20.)
c. Ele não pode mentir. “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” (Nm 23:19 – veja tmb Tito l :2.)
2. A obra redentora do Filho de Deus
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hb 12:2.)
Cristo tornou-Se a fonte da nossa fé em Deus. O fato da Sua morte e ressurreição fornece as bases para a nossa crença.
“... Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (l Co 1:30 – veja também Romanos 5: l ,2.)
3. A Palavra de Deus
“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24:35 – veja também Isaías 40:8.)
“Disse-me o SENHOR: ...velo sobre a minha palavra para a cumprir.” (Jr 1:12.).
A Sua Palavra permanece fiel para sempre. A fé vem quando Deus traz uma palavra específica – de tudo o que Ele já disse – diretamente a nós, em nossas circunstâncias. Verbalizada desta maneira, a Palavra de Deus torna-se viva para nós, liberando a nossa fé.
D. COMO A FÉ FUNCIONA
O princípio da fé (Rm 3:27) é o de operar em nossa vida continuamente, não importando quais sejam as circunstâncias (veja 2 Coríntios 5:7 e Tiago 1:5,6). Ela funciona da seguinte maneira:
1. Deus nos dá a fé.
No Evangelho uma retidão de Deus é revelada, uma retidão que é pela fé, da primeira à última, exatamente como está escrito:
“O justo viverá da fé [de Deus]” (compare Romanos 1:17 com Habacuque 2:4).
Os justos vivem pela fé de Deus, ou seja, a fé que Ele nos dá como um dom.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso... é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2:8,9.)
“... conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Rm 12:3.)
2. A fé vem através de uma palavra de Deus
Primeiramente Deus nos encoraja falando uma “palavra” relevante às nossas circunstâncias.
Isso poderá acontecer à medida que você ler a Bíblia, ou ao ouvir a voz do Espírito Santo em seu espírito.
“... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17 – veja também Gênesis 15:3-5; 17:15-21; Js 1:8.)
3. Obediência à Palavra
Para que a fé possa operar em nossa situação, precisamos obedecer esta palavra. A fé é algo ativo, e não passivo. A maioria das promessas de Deus são condicionais – Ele faz a Sua parte, se fizermos a nossa parte.
“... a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tg 2:17 – veja também Tiago 1:22-25; Gênesis 15:6; Mateus 7:24-27.)
4. A crise, ou “prova da nossa fé”
Este é um período de provas e testes. Tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrário ao que Deus disse e aparentemente não há nenhuma evidência para a nossa crença. Neste ponto, a nossa fé baseia-se completamente na Palavra de Deus (o que Ele nos falou).
“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro
que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pe 1:6,7 – veja também
Romanos 4:16-21; Salmos 105: 17-19.) Com fé lançamo-nos sobre a Sua fidelidade. Em nossas ocasiões de dúvidas e lutas, Deus é fiel e não nos abandona.
“Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2 Tm 2:13.)
Ele foi fiel a Tomé e a Pedro quando a fé deles foi provada. Jesus não os abandonou. “... Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hb 13:5.)
5. O resultado
O resultado final é sempre a vitória por parte do crente, trazendo glória a Deus.
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 Jo 5:4 – veja também Tiago 1:2-4,12; Gênesis 21:1-3; Salmos 105:19-22; Atos 3:16; Hebreus 6:13-15.)
MEU COMPROMISSO
Decido-me hoje a viver pela fé e a confiar em Deus em todas as áreas da minha vida. Reconheço a minha necessidade de ser totalmente dependente de Deus – o que significa a fé em ação. Nos problemas, desafios, e dificuldades, contarei com a Sua fidelidade. A resposta de Deus será a Sua graça – o Seu poder de capacitação. Ensinarei aos outros também a depender da fidelidade de Deus e a caminhar com fé em Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário