Manual Para Novos Convertidos
OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS
E DEPOIS CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.
Capítulo 10
Graça
“E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” (At 4:33.)
“E dali navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido.” (At 14:26.)
Por que a graça de Deus foi tão importante na experiência dos primeiros cristãos? Por que a Igreja de Antioquia orou para que a graça de Deus estivesse sobre Paulo e Barnabé, e mais tarde sobre Paulo e Silas, quando partiram em suas viagens missionárias?
A. O SIGNIFICADO DA GRAÇA
O conceito mais comum da palavra “graça” é “o favor imerecido de Deus” – em outras palavras, muito embora fôssemos pecadores, merecedores do julgamento, Deus olhou para nós com amor e nos perdoou.
Isso, no entanto, é somente a metade do seu significado. Ela também significa “o poder de capacitação de Deus”.
“E o próprio nosso Senhor Jesus Cris- to, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra.” (2 Ts 2:16,17.)
A Sua graça não somente nos torna aceitos na família de Deus, mas também supre, o poder que necessitamos para vivermos a vida cristã. Duas passagens bíblicas indicam os dois aspectos da graça de Deus em todos os crentes:
1. O favor imerecido de Deus
“Porque pela graça [o favor imerecido de Deus] sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2:8,9.)
2. O poder de capacitação de Deus
“Como também... nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça [poder e capacitação], pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.” (Ef 14-6.) Leia também o capítulo inteiro, o qual descreve tudo o que recebemos pela graça (pelo Seu poder de capacitação).
Na salvação, não somente é expresso o favor imerecido de Deus (no fato de que recebemos o perdão e um relacionamento restaurado com Ele, muito embora não o mereçamos), mas também é expresso o poder de capacitação de Deus – pois é somente pelo Seu poder que podemos ser transformados.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Co 5:17.)
Este princípio da graça continua durante todo o nosso caminhar com Deus. Em todas as áreas de nossa vida cristã, é a graça de Deus que faz com que cresçamos e sejamos fortes – o poder de capacitação de Deus que nos é dado sem nenhum mérito de nossa parte.
“... crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...” (2 Pe 3:18.)
B. A GRAÇA DADA AOS HERÓIS DA FÉ
A força operacional da graça é revelada na vida de homens e mulheres em toda a Bíblia. Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar com Deus cientes das suas próprias fraquezas e incapacidades.
Era somente quando permitiam que a graça de Deus – o Seu poder de capacitação – operasse em sua vida que eles conseguiam tornar-se o tipo de pessoas que Deus que- ria que fossem e a cumprir o plano e o propósito que Deus tinha a vida deles.
C. A GRAÇA NA VIDA DE MOISÉS
Leia Êxodo 3:11-13; 4:1-13. A ordem que o Senhor deu a Moisés não foi nenhuma tarefa medíocre. O Egito era o império dominante da época. Era uma nação maligna, e Faraó, o seu líder satânico, possuía uma autoridade que era divina segundo o que alguns afirmavam. Todas as nações do mundo conhecido viviam com temor de Faraó.
Quando Deus disse a Moisés para descer ao Egito e dizer a Faraó para libertar da escravidão os Seus três milhões de pessoas, a resposta imediata de Moisés – proveniente das suas próprias fraquezas e incapacidades – foi a seguinte:
V. 3:11: “Quem sou eu?”
V. 3:13: “Quem és Tu?”
V. 4:1: “Eles não crerão em mim!”
V. 4:10: “Eu não sou eloquente!”
V. 4:13: “Senhor, envia uma outra pessoa!”
Mas com a graça de Deus, Moisés desceu de fato ao Egito, e com sinais e maravilhas tirou o povo de Israel, assim como Deus lhe havia dito para fazer.
D. A GRAÇA NA VIDA DE GIDEÃO
Leia Juízes 6:1-24. O chamado de Deus veio a Gideão para libertar o Seu povo dos exércitos conquistadores dos midianitas. Israel havia conhecido somente derrotas durante muitos anos. A resposta de Gideão à palavra de Deus no versículo 13 revela a sua incredulidade inicial:
“Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas.” Até mesmo quando o Senhor o encorajou e prometeu estar com ele, Gideão respondeu:
“E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.” (Veja o versículo 15.)
Mas, a despeito dos seus temores e incapacidades e com a graça de Deus (poder de capacitação), Gideão salvou a Israel. E ele o fez com somente um pequeno grupo de homens.
Foi a graça que fez a diferença!
E. A GRAÇA NA VIDA DO APÓSTOLO PAULO
Leia Atos 15:40. Antes que Paulo e Silas partissem juntos em sua viagem missionária, a Igreja de Antioquia orou por eles e os encomendou “à graça do Senhor”, para a obra que estava diante deles.
Leia a descrição de Paulo da sua experiência em 2 Coríntios 11:22-33. É compreensível que ele tenha sido encomendado primeiramente à graça de Deus! Ele necessitava dela para sobreviver! A resposta do Senhor à confissão de fraqueza de Paulo é a Sua promessa para nós também:
“... A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...” (2 Co 12:9.)
F. A GRAÇA LIBERADA EM NOSSA VIDA
Em nosso relacionamento com Deus – à medida que caminhamos com Ele a cada dia – constantemente nos deparamos com situações que tentam nos soterrar. A nossa resposta a Deus é a de confiarmos na Sua Palavra. Expressamos a nossa confiança através da obediência.
Isso prova que cremos no que a Palavra de Deus diz apesar do que as circunstâncias possam indicar. A resposta de Deus à nossa fé é a Sua graça – o Seu poder de capacitação, o qual faz com que triunfemos em todas as situações.
G. DUAS PROMESSAS MUITO IMPORTANTES
1. Temos um acesso intrépido ao trono da graça
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça [capacitação divina], para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hb 4:16.)
2. Deus é poderoso
“E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra.” (2 Co 9:8.)
MEU COMPROMISSO
Decido-me hoje a receber a graça de Deus – o Seu poder de capacitação – em todas as áreas e problemas que surgirem em minha vida e a ensinar aos outros a fazer a mesma coisa também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário