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GTL - C5:  Os Cinco Dons de Liderança

SEÇÃO C5
OS CINCO DONS DE LIDERANÇA
Ralph Mahoney
 
Capítulo 1
Os Dons de Liderança que Jesus Colocou na Igreja
  
OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS
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A. O MOTIVO PELO QUAL JESUS DEU DONS DE LIDERANÇA À IGREJA
Depois de morrer pelos nossos pecados na Cruz, o nosso Senhor Jesus subiu ao Céu para ser entronizado à destra do nosso Pai Celestial (At 1:9-11; Ef 1:20-22). Desse lugar de autoridade Ele deu dons de liderança à Igreja. Ele deu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para o aperfeiçoamento (equipamento) dos santos (Ef 4:11,12).
 
A palavra grega traduzida como “aperfeiçoamento em Efésios 4:12 significa reparar os danos encontrados nos novos crentes (causados pelo pecado); preparar e equipar os crentes para fazerem as obras do serviço na Igreja. Os líderes treinam os membros da igreja a fim de que estes membros possam fazer a obra do ministério e cumprir assim a vontade de Cristo para a Igreja. Os líderes devem equipar (treinar) os membros para:
 
1.  Ministrarem ao Senhor (At 13:1,2)
2.  Ministrarem uns aos Outros (At 2:44-46);  e
3.  Ministrarem ao Mundo (At 2:47; Mc 16:15-20).
 
Isto assegura o crescimento espiritual e numérico da Igreja.
 
B. DESCRIÇÃO DOS CINCO DONS DE LIDERANÇA
 
1.  Apóstolos
 
a.  Há Ts Grupos.
O Novo Testamento especifica três grupos de Apóstolos.
 
1) “Os doze apóstolos do Cordeiro”
(Mt 10:1-5; Ap 21:14) m um relacionamento especial com a nação de Israel (Ap 21:12). Na era vindoura, eles se assentarão em doze tronos para julgarem Israel (Mt 19:28).
 
2) “Os apóstolos da ascensão
Possuem um relacionamento especial com a Igreja dos gentios. Os que são mencionados no Novo Testamento são Paulo e Barnabé (At 14:14), Andrônico e Júnia (Rm 16:7), Tiago (Gl 1:19), Silas e Timóteo (1 Ts 1:1; 2:6) e outros (1 Co 9:5; 2 Co 8:23).
 
3) “Os falsos apóstolos”
são os que fazem arrogantes alegações públicas de serem apóstolos (2 Co 11:13). “...puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos” (Ap 2:2). Um sinal de um falso apóstolo pode ser esta alegação jactanciosa de que ele é um apóstolo. O verdadeiro apóstolo não ficará preocupado em ser reconhecido como apóstolo, mas servirá humildemente como um escravo (no grego = doulas) de Jesus (Rm 1:1; 1 Co 1:1; etc.).
 
b.  Sinais dos Verdadeiros Apóstolos
 
1) Caráter de Reverência a Deus (2 Co 12:12);
2) Sinais,  Maravilhas e Milagres.
Os sinais, maravilhas, e milagres que acompanhavam o seu trabalho de evangelização e de implantação de novas igrejas (At 2:43; 4:30; 5:12; 14:3; Hb 2:2-4).
3) Pregaçãdo Evangelho. O compromisso de pregarem o Evangelho aos que nunca o ouviram (Rm 15:20; 2 Co 10:16); e
4) Disposição de Sofrerem. A disposição deles de sofrerem e de suportarem perseguições, e de até mesmo morrerem pelo seu Senhor (At 9:16; l Tm 1:16; 2 Co 11:18-28).
A companhia dos apóstolos (coletivamente) era responsável pela doutrina da Igreja (At 2:42; 15:1-35; 1 Co 14:37), pelas práticas corretas na Igreja, e pela vida e pureza espiritual da Igreja. Contudo, os seus ensinamentos estavam sujeitos a comparações com as Escrituras e eram rejeitados se não fossem bíblicos (At 17:10,11).
 
Os apóstolos o “estabelecidos na Igreja juntamente com os profetas, mestres, administradores e outros Dons do Espírito (1 Co 12:28), exatamente como os membros são “estabelecidos” no Corpo de Cristo (a Igreja) (1 Co 12:18).
A palavra grega correspondente a “estabelecer” [tithemi] é traduzida em Hebreus 1:2 como designou”, “...a s falou-nos nestes últimos dias através do Seu Filho, ao Qual Ele designou [determinou ou estabeleceu] herdeiro de todas as coisas. Podemos ver que a designação de Jesus como Herdeiro não foi temporária, e sim permanente.
 
c.  Os ApóstoloEstão  Aqui  Hoje.
Tampouco foi o “estabelecimento ou designação” de Deus dos cinco dons ministeriais (incluindo-se os apóstolos e profetas) um fenômeno temporário do primeiro século, como alegam alguns teólogos.
o há nenhuma sustentação bíblica para o ensino de que o ministério dos apóstolos e dos profetas cessou após o primeiro século da História da Igreja. Muito pelo contrário, a História da Igreja está repleta de exemplos de ministérios apostólicos.
Além disso, o autor já viajou em mais de cento e cinquenta nações no Século XX e observou a obra de muitos “apóstolos da ascensão” em vários grupos de igrejas em todo o mundo.
 
2.  Profetas
aTrabalham com os Apóstolos.
Os seguintes versículos parecem sugerir que o apóstolo e o profeta trabalham intimamente um com o outro:
“...Enviar-lhes-eprofetas e apóstolos... (Lc 11:49). “E a uns pôs Deus na Igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas... (1 Co 12:28).
“Edificados  sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas... (Ef 2:20). “Alegra-te... vós, santos e profetas, porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela” (Ap 18:20). O ministério profético é mantido em equilíbrio quando o trabalho é feito com um apóstolo.
 
b.  Prediziam  Eventos e Avisavam de Perigos. Pela revelação do Espírito Santo (Jo 16:13), os profetas do Novo Testamento, como Ágabo, prediziam eventos antes que acontecessem (At 11:28) e davam profecias ilustrativas, avisando sobre perigos vindouros (At 21:10,11). Outros profetas do Novo Testamento foram Judas e Silas (At 15:32).
 
c.  Confirmavam o que Deus Havia Falado.
Paulo disse que o devíamos desprezar as profecias (1 Ts 5:20). Contudo, ele se recusou a ser governado ou dirigido pelos profetas ou pelas profecias (Compare At 20:23; 21:4,11-14). O ministério principal dos profetas do Novo Testamento era o de confirmar algo que Deus havia fala- do ao crente individualmente. “Apartai-Me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado [tempo do verbo no passado]...” (At 13:1). O Senhor os havia chamado. Os profetas somente confirmaram este chamado.
 
d.  As Suas Palavras Deveriam  Ser Examinadas.
Portanto, as palavras dos profetas devem ser examinadas cuidadosamente (Dt 18:22; Jr 28:9; 1 Co 14:29; 1 Ts 5:19-21), pois podem estar enganados. Se as palavras faladas pelo profeta o concordarem com as palavras escritas na Bíblia, então estas palavras do profeta precisam ser rejeitadas (Dt 13:1-5). Veja as anotações sobre 1 Coríntios 12 e 14 (Dons do Espírito) para uma explicação da diferença entre uma simples profecia e o cargo ou ministério profético.
 
3Evangelistas
São indivíduos dotados para a pregação do Evangelho e que ajudam os outros a aceitarem o Senhor Jesus como Salvador. Filipe é o único identificado como evangelista no Novo Testamento. Assim sendo, concluímos que ele é o “evangelista padrão” (At 8:5-13,26-40; 21:8).
 
a.  Os Sinais de um Evangelista
 
1) Ele Viaja. Ele viaja a muitos lugares e prega Cristo (At 8:5), com
2) Sinais,  Maravilhas e Milagres (At 8:6-13).
3) Reuniões  que Abrangem  Cidades. Ele faz reuniões que abrangem cidades (At 8:5).
4) Evangelização  Pessoal.  Ele faz evangelização pessoal (de pessoa para pessoa) (At 8:26-40).
5) Ele Prepara os Crentes. Ele (juntamente com os outros quatro dons de liderança) prepara os membros da igreja para as obras de serviço (Ef 4:11,12).
 
4.  Pastores
A palavra “pastor de igreja” é a mesma que “pastor de ovelha”. Os pastores de igreja, semelhantemente aos pastores de ovelhas, guardam, guiam e alimentam as ovelhas. Os pastores cuidam, disciplinam, amam, ministram e oram pela congregação local de crentes sob o seu encargo (At 20:28). Eles deveriam satisfazer as qualificações de 1 Timóteo 3:1-13 e Tito 1:5-9.
 
5.  Mestres
Os mestres o capacitados pelo Espírito Santo para ajudarem as outras pessoas a compreenderem a Palavra de Deus (a Bíblia) e o plano de Deus. O dom de mestre vem geralmente combinado com o papel de pastor ou presbítero (l Tm 3:2; Tt 1:9).
 
C. SUMÁRIO
 
1.  O PAPEL DOS CINCO DONS MINISTERIAIS
aOs Apóstolos GUARDAM  a Igreja contra falsas doutrinas e práticas.
b.  Os Profetas GUIAM a Igreja na evangelização e nos esforços missionários.
cOs Evangelistas  GANHAos incrédulos através da pregação da Palavra acompanhada de curas, expulsão de espíritos malignos e milagres.
d.  Os Pastores  O CRESCIMENTO aos crentes até que alcancem a maturidade espiritual.
eOs Mestres  FUNDAMENTAM   os crentes na Rocha Sólida, Cristo Jesus.
 
2.  Jesus, o Nosso Modelo
Em todas estas coisas, Jesus é o nosso Modelo. Ele é chamado de:
 
a.  Apóstolo (Hb 3:1)
b.  Profeta (Lc 24:19; Jo 4:19; At 3:22-26)
c.  Evangelista (Lc 4:18)
d.  Pastor (Jo 10:2; Hb 13:20; 1 Pe 5:4) e
e.  Mestre  (Jo 3:2)
 
3.  Descrições de  Tarefas, o Títulos
Os líderes de igreja podem ser combinações dos itens acima descritos. Alguns são evangelistas-pastores. Outros são profetas-pastores. Outros podem ainda ser pastores-mestres ou apóstolos-pastores.
No Novo Testamento, estes termos não eram usados como título. Eram usados como descrições de tarefas, para descreverem as funções ou os dons que alguém possuía.
Eram usados da mesma forma em que descreveríamos um carpinteiro, um pintor, um eletricista, ou um fazendeiro.
Os líderes de igreja deveriam evitar autodenominações com títulos de honra (Mt 23:812). Os que o chamados para a liderança da igreja o apenas servos do Senhor e do Seu rebanho (Rm 1:1; Tt 1:1). Sigamos o exemplo de Pedro, “...assim também como nosso amado irmão Paulo, de acordo com a sabedoria que lhe foi dada, vos escreveu (2 Pe 3:15). Ele escolheu sabiamente as suas palavras ao se referir a um outro líder como “Irmão Paulo”, e o como “Apóstolo Paulo”. Será que o deveríamos fazer o mesmo?

 

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