* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL - D13.3 – A Pregação Expositiva

SEÇÃO D13

SEÇÃO D13

 

PREPARE UM SERMÃO / ESTUDO DA BÍBLIA

Gerald Rowlands

 

Capítulo 3

A Pregação Expositiva

 

Neste caso estamos lidando com a arte de se expor uma passagem das Escrituras. Expor significa interpretar e explicar; apresentar um assunto detalhadamente.

Por exemplo: você pode decidir a examinar o Evangelho de João, capítulo por capítulo. Começando pelo primeiro capítulo, você procuraria interpretar e explicar o seu significado e importância, versículo por versículo. Você poderia abordar um capítulo a cada semana, e assim, num período de algumas semanas, você finalmente terminaria o livro inteiro.

 

A. AS VANTAGENS DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA

Este é um excelente método de se ensinar a Bíblia. Ele tem muitas vantagens distintas e é um bom estilo de se cultivar. Aqui estão algumas das vantagens óbvias deste método:

 

1.  É um Método Bíblico

O Próprio Jesus frequentemente usava este método. Ele tomava um trecho das Escrituras do Antigo Testamento e interpretava o seu significado para Seus ouvintes.

Pedro também usou este método no Dia de Pentecostes. Ele tomou algumas das Escrituras do Antigo Testamento que se referiam ao Rei Davi e explicou o seu verdadeiro significado à grande multidão. Ele explicou cuidadosamente as implicações proféticas destas Escrituras e como se referiam a Cristo e provavam que Ele era o Messias.

Novamente, vemos Estêvão usando este método de pregação expositiva em Atos, capítulos 7 e 8.(Leia na sua Bíblia)

A Bíblia está literalmente repleta de ótimos exemplos de pregações expositivas.

 

2.  Produz Pregadores da Bíblia  e Congregações Voltadas a Bíblia

A explanação das Escrituras garante que haja um grande teor bíblico no seu ministério. À medida que você prossegue num capítulo, versículo por versículo, a sua congregação está sendo alimentada com a Palavra de Deus.

 

3.  Convida o Reforço do Espírito Santo

O Espírito de Deus sempre concorda com a Palavra de Deus (1 Jo 5:7). Portanto, quanto mais teor bíblico pregamos, tanto mais da unção do Espírito haverá sobre a nossa proclamação. O Espírito Santo Se deleita em confirmar a Palavra de Deus. Ele assim o faz muitas vezes com sinais e maravilhas (Mc 16:20).

 

4.  Estimula um Interesse Mais Profundo na Bíblia

Quanto mais você compartilhar da Bíblia com as pessoas, tanto mais famintas dela tornar-se-ão. Logo começarão a estudá-la por si mesmas em níveis mais profundos. Suas vidas serão transformadas. Serão fortalecidas e consolidadas pela Palavra. Você terá uma Igreja voltada à Bíblia.

 

B. PROCEDIMENTOS SUGERIDOS

 

1.  Escolha Cuidadosamente Uma Passagem Apropriada das Escrituras

Certifique-se de que esta passagem ministre vida e fortalecimento aos seus ouvintes. o escolha um assunto meramente porque ele lhe interessa ou lhe intriga. Nunca selecione um assunto que gere discussões, divisões e brigas.

 

Você está procurando ser um canal para Deus, a fim de que Ele possa falar a Sua Palavra ao Seu povo através de você. Você é portanto responsável em revelar a mente de Deus para o povo sobre o qual Ele lhe deu responsabilidade. Este ministério é um dos maiores privilégios dados ao homem mortal. É também uma das mais tremendas responsabilidades!

 

2.  Procure um Tema que Seja Relevante à Situação Atual do Povo

Deus sempre tem “verdades atuais” que Ele quer comunicar ao Seu povo. uma progressão e desenvolvimento constantes dos propósitos de Deus no meio do Seu povo. Ele tem um propósito específico para todas as congregações de crentes. Toda igreja local deveria estar seguindo adiante naquele propósito específico que Deus definiu para ela. A fim de realizarmos isto, é essencial que a Sua específica Palavra da verdade seja consistentemente ministrada à congregação.

Às vezes é um exercício útil perguntar a si próprio: “Se esta fosse a minha última chance de falar a este povo, qual seria a coisa mais importante que precisariam ouvir?” Pregar com este tipo de pensamento em mente, ajuda-lhe a garantir que os seus tópicos sejam relevantes e vitais para o desenvolvimento e amadurecimento do povo nos propósitos de Deus para ele.

 

3.  Estude a Passagem Cuidadosamente Sob Todos os Ângulos Possíveis

Primeiramente, leia toda a passagem várias vezes até que você comece a ficar bem familiarizado com ela. Em seguida, leia-a cuidadosamente, versículo por versículo. Sempre que houver uma ligação óbvia com alguma outra passagem das Escrituras, leia este outro trecho também. Se você tiver acesso a quaisquer livros de pesquisa, leia-os, então, a qualquer custo. Acima de tudo, porém, mantenha a sua mente aberta e alerta ao Espírito Santo para que você possa colher quaisquer pensamentos que Ele vier a compartilhar com você.

 

4.  Esforce-se Para Entender Minuciosamente o Seu Tema

Tente sempre descobrir o tema subjacente da passagem. O que o Espírito Santo estava tentando transmitir ao inspirar esta passagem? O que está bem no coração deste ensinamento? O que Deus gostaria de dizer ao Seu povo através disto?

 

5.  Tenha em Mente um Objetivo Definido

O seu objetivo deveria estar em total harmonia com o objetivo de Deus. Tendo descoberto o que você sente que Ele está querendo comunicar através destas Escrituras, a sua tarefa é ser tão fiel a isto quanto possível. Assim sendo, é necessário que você se absorva completamente nesta mensagem.

Não é suficiente compreendermos mentalmente o que Deus está dizendo. É preciso que sintamos o que Ele está sentindo.

Ele quer comunicar o Seu coração como tamm a Sua mente e vontade. Portanto, a Sua Palavra tem de fluir através do seu coração e também da sua mente.

Você deve ser o instrumento de Deus para transmitir convincentemente a Sua mensagem ao Seu povo. Você é o Seu porta voz!

Você o foi chamado para compartilhar os seus próprios pensamentos com o povo.

Você foi chamado para compartilhar os pensamentos e a vontade de Deus com eles. Esta compreensão deveria ser o seu fator de motivação. Deveria ser o motivo que o impele na sua pregação.

 

6.  Fale  Pela Sua Própria Experiência

Para que você possa comunicar a verdade eficazmente, deveria ser algo que Deus trabalhou primeiramente na sua própria vida. Muitos pregadores apresentam teorias. Pregam banalidades que às vezes o m nenhuma relevância prática. Ninguém pode pregar convincentemente uma “experiência de novo nascimento” a menos que a tenha experimentado pessoalmente.

Você tem de conhecer as experiências como uma realidade na sua vida antes que você possa compartilhá-la eficazmente com os outros. O pregador é chamado para ser uma epístola viva. Ele não deve somente pregar a verdade, mas também praticá-la e demonstrá-la. Ele deve ser um exemplo vivo de tudo o que prega.

 

7.  Torne-a Significativa

“Exegese” significa “salientar o verdadeiro significado”. Você é responsável em garantir, da melhor forma possível, que o verdadeiro significado e importância da passagem bíblica se torne clara aos seus ouvintes.

Sempre tente simplificar o seu assunto. Isto é obviamente o que Jesus fazia e é uma razão importante pela qual o Seu ministério erao poderoso e eficaz. Ele tomava questões profundas e as tornava tão simples!

Muitos pregadores atuais fazem exatamente o oposto. Tomam os assuntos mais simples e os fazem tão profundos e complicados que os seus ouvintes entendem pouco do que ouvem. Lembre-se disto: quanto mais simples melhor!

 

8.  Torne-a Prática

Sempre tente mostrar claramente as aplicações práticas que a sua mensagem pode ter para o povo. Um grave perigo entre os cristãos é em geral “um conhecimento excessivo e bem pouca prática.” Muitos cristãos têm ouvido sermões durante anos, e, contudo, há pateticamente pouco que se mostrar como resultado disto em termos significativos.

Não se contente em simplesmente falar ao povo. Faça com que as suas conclusões sejam bem claras. Procure dar sugestões práticas no que se refere às maneiras pelas quais o povo pode significativamente corresponder a Deus.

Faça um acompanhamento posterior às suas mensagens com programas práticos com os quais o povo pode se envolver a fim de se tornarem praticantes da Palavra e não somente ouvintes!

 

C. A COLETA DE MATERIAL RELEVANTE

Além de estudarmos a passagem bíblica, como coletamos material relevante adicional? Aqui estão algumas sugestões. Pergunte a si mesmo:

 

1.  O que Já Li ou Ouvi Sobre Este Assunto?

Comece a sondar a sua memória. Talvez você tenha lido um bom livro sobre este assunto alguma vez. Qual foi o livro? O que ele dizia sobre o assunto? Force a sua memória até que os pensamentos voltem à sua mente. Talvez você tenha ouvido alguém pregar sobre este assunto. O que foi falado? Como foi apresentado o assunto? Frequentemente, algo que foi falado se torna um pensamento em forma de semente para você. A partir disto vem toda uma corrente de novos pensamentos.

 

2.  O que o Espírito Santo me Mostrou Sobre Este Assunto?

É neste ponto que os benefícios de se ter um caderno de anotações são percebidos. Às vezes, meses e até mesmo anos antes, Deus lhe deu alguns pensamentos e revelações interessantes sobre este exato tema.

Se você não anotou estes pensamentos, talvez você tenha problemas tentando lembrar-se deles novamente. Mas se você tiver um caderno de anotações onde seus pensamentos devocionais são registrados, você pode novamente recorrer a ele para familiarizar a sua mente com o que o Espírito mostrou a você em outras ocasiões.

Se você o estiver mantendo um caderno deste tipo, retire-se para algum lugar sossegado para que a sua mente possa refletir sobre o assunto sem interrupções. A meditação o ajudará a lembrar-se das coisas que você aprendeu pelo Espírito.

 

3.  O que Observei e que se Relaciona com Este Tema?

Frequentemente observamos coisas que clarificam o assunto que estamos considerando incidentes da nossa experiência que ilustram algum aspecto da verdade que estamos considerando no momento. Às vezes, é algo que observamos na natureza e que confirma um princípio que estamos estudando na Palavra de Deus.

As ilustrações da natureza geralmente trazem uma luz tremenda às passagens bíblicas. Os pregadores africanos o frequentemente muito hábeis nisto. Tenho me entusiasmado muito ouvindo pregadores negros ilustrarem verdades bíblicas através das coisas que aprenderam sobre a natureza. O Deus da natureza é também o Deus da blia!

 

4.  Que  Pensamentos Tive Sobre Este Assunto?

Muitos dos nossos pensamentos anteriores sobre um certo assunto estão agora enterrados em nosso subconsciente. Eles precisam ser novamente trazidos à superfície. Isto pode muitas vezes ser realizado durante um tempo de profunda meditação.

À medida que permanecemos sentados em silêncio, focalizando a nossa mente na Bíblia, pensamentos enterrados virão novamente à superfície. Digo frequentemente aos meus alunos: “Force a sua memória, faça-a trabalhar. Você não a danificará fazendo com que ela trabalhe para você. Você só poderá aperfeiçoá-la. Nunca tenha medo de fazer isto.

Sente-se e concentre-se. Force-se a lembrar-se quais eram os seus pensamentos. Refresque novamente com eles a sua mente.

 

5.  Quem ou o que Posso Consultar Sobre Este Assunto?

Discutir tópicos bíblicos com um pregador amigo é sempre uma experiência estimulante e valiosa. Se você tiver a oportunidade de fazer isto, então agarre esta chance! Será edificante e esclarecedor para todas as pessoas interessadas.

Este tipo de exercício deveria acontecer todas as vezes em que os pregadores da Palavra estão reunidos. Engajar-se em debates sobre assuntos bíblicos edificantes, faz um tremendo bem e fomenta a verdadeira comunhão e unidade. Sinto muita pena de muitos companheiros de ministério que não têm nenhum livro de pesquisa bíblica. Porém, vocês têm de fato um ao outro!

Compartilhem o seu conhecimento e experiência um com o outro. Reúnam os seus conhecimentos bíblicos através de bons debates e conversações frequentes. Não desperdicem estas oportunidades de ouro quando vocês estiverem reunidos.

 

D. PREPARAÇÃO DO SEU MATERIAL

Tendo encontrado uma passagem adequada e relevante:

 

1.  Aborde-a Honestamente

Coloque de lado todas as suas ideias preconcebidas. Permita que a sua mente esteja aberta e que não seja tendenciosa para que você possa receber e aprender algo novo. Alguém já disse que se quisermos realmente crescer espiritualmente, então precisamos ler todos os trechos da Bíblia que nunca sublinhamos.

Frequentemente, estabelecemos conceitos com firmeza e temos a tendência de vermos somente as coisas que confirmam aquilo em que cremos. Precisamos abordar a Palavra de Deus com abertura e honestidade. o anule ou invalide a Palavra de Deus porque a sua tradição religiosa fechou a sua mente para qualquer outra coisa além do que você crê no presente.

Certamente você o tem a plenitude de todo o conhecimento que Deus quer transmitir a você. Esteja pronto para aprender qualquer que seja a nova verdade que Deus possa, porventura, ter para compartilhar com você.

 

2.  Investigue-a Minuciosamente

Analise a passagem. Interrogue-a! Desmonte-a e examine-a minuciosamente. Faça isto com a sua mente aberta ao Espírito Santo. Tenha a expectativa de receber novos pensamentos e revelações de Deus e também de discernir verdades que você nunca percebeu antes.

A Palavra de Deus é como o poço de uma mina. Quanto mais profundo você for, encontrará depósitos cada vez mais preciosos. Muitos se contentam em cavar somente na superfície. Suas conclusões são sempre superficiais. Podem compartilhar somente o que os outros sabem.

Um segredo do ensino eficaz é investigarmos as áreas da verdade que ainda não ocorreram anteriormente às pessoas. Desta maneira, você pode compartilhar verdades novas e agradáveis com elas.

 

3.  Faça Alguma Reflexão Original Sobre Ela

Não permita que a sua mente fique nos caminhos rotineiros que você criou. Confie que o Espírito Santo iluminará a sua mente. Estou certo de que ele compartilhará algo com você do qual você jamais havia se dado conta. Confira-o com o resto da Bíblia. Nenhuma “verdade” jamais contradiz o conteúdo da verdade como um todo revelada nas Escrituras. Confira-o também com um companheiro pregador, alguém que saiba mais sobre a Bíblia do que você, e não alguém que você sabe que sempre concorda com você!

o tenha medo de ter algum pensamento original. Permita que o vento do Espírito expulse as teias de aranha da sua mente!

 

4.  Aborde-a Criativamente

Deus é um criador. A Sua Palavra é uma Palavra criativa. Tudo o que Deus criou, Ele o fez pela Sua Palavra! A Palavra de Deus o deveria ficar presa. Ela ainda é uma Palavra criativa e poderosa. Quando liberada em corações redimidos, ela cria e transforma.

Esteja sempre consciente do potencial criativo da Palavra de Deus. Manuseie-a com uma atitude de e expectativa. Esteja sempre ciente de que ela está repleta de um potencial criativo. Ela tem muito mais energia e capacidade do que você jamais compreenderá. Ela é sempre capaz de produzir muito mais do que você poderia compreender. Lembre-se que ela é uma Palavra milagrosa. Deus está em Sua Palavra. O Seu nio criativo está nela. O seu ministério deveria ter o propósito de liberar este potencial criativo e introduzi-lo na vida dos seus ouvintes.

 

5.  Trate-a Construtivamente

Lembre-se de que você é um colaborador de Deus. Você está envolvido na construção de algo, e o na sua destruição. A sua tarefa, estando submisso a Deus, é edificar o Corpo de Cristo. Portanto, as suas mensagens de- veriam ser construtivas, e o destrutivas.

Às vezes, a sua ênfase poderá causar uma sondagem profunda nos corações. A palavra que você trouxer poderá fazer com que os seus ouvintes sondem os seus corações e se arrependam. A reação deles poderá ser de quebrantamento e de lágrimas. Contudo, não deveriam ser deixados nesta situação!

Considere Esdras e Neemias (Ne 8:5-12). Deus havia transmitido uma palavra bem pesada aos recém-chegados do exílio. Ao ouvirem a exposição da Lei, perceberam o quanto haviam se afastado dela durante os anos do exílio. Isto fez com que chorassem, prostrando-se com os seus rostos ao chão em arrependimento. Os profetas permitiram que fizessem isto por um tempo, mas, em seguida, interromperam o choro e a lamentação deles, fizeram com que o povo se levantasse novamente e disseram: “... ide, comei... e bebei... o vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força” (v. 10).

o coloque o povo constantemente sob condenação. O seu objetivo final é vê-los edificados e fortalecidos. Para realizar isto, você precisa ministrar construtivamente.

 

6.  Aborde-a Comparativamente

As Escrituras m de ser comparadas com as próprias Escrituras. Elas têm de ser interpretadas sempre dentro do contexto total da Bíblia. Isto requer uma maturidade de entendimento de toda a Bíblia. Você precisa estudar a Bíblia consistentemente “para mostrar-se aprovado diante de Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da verdade (2 Tm 2:15).

 

7.  Conclua-a de Forma Prática

Todas as pregações e ensinos bíblicos eficazes devem ter uma conclusão e aplicação práticas. O ministério o é meramente para informação da mente, e sim, para a formação da vida. Você deveria fazer sempre uma conclusão prática. Sugira aos seus ouvintes alguma resposta significativa que eles possam trazer à palavra que você lhes trouxe.

 

E. O PRONUNCIAMENTO DA MENSAGEM EXPOSITIVA

 

1.  Abra a Bíblia  na Passagem Desejada

Faça com que a sua congregação abra na passagem apropriada da Bíblia.

 

2.  Leia  a Passagem em  Voz Alta

Se você planeja explicar um determinado capítulo, leia-o em voz alta. Talvez a congregação possa compartilhar a leitura com você, com cada pessoa lendo em voz alta um versículo ou dois.

 

3.  Apresente o seu Tema

Explique como você pretende abordá-lo. Explique o seu propósito e intenção para que as pessoas possam cooperar com você. Elas compreenderão então onde você está indo e poderão acompanhá-lo.

 

4.  Leia  a Passagem Novamente em Voz Alta

Você poderá então decidir lê-lo novamente por completo, um versículo de cada vez, fazendo um comentário adequado sobre cada versículo.

 

F.  SETE PRINCÍPIOS

Neste ponto, gostaria de apresentar a você sete princípios vitais e que são extremamente importantes especialmente no ensino expositivo. Lembre-se deles e procure cobri-los sempre que você expuser a Palavra de Deus.

 

1.  Clareza

Certifique-se de que o seu comentário seja facilmente compreendido. o tente ser profundo ou misterioso demais. O objetivo da pregação expositiva eficaz é tornar a passagem relevante o fácil para se compreender quanto possível.

Não tente ser esperto ou demonstrar o seu conhecimento. Tente quebrar o Pão da Vida de uma forma tal que todos os seus ouvintes sejam capazes de seguirem facilmente a ênfase que você está dando.

 

2.  Consistência

Mantenha os comentários em consistência com o tema que você está expondo. Evite a tentação de divagar em vários caminhos tortuosos que possam ocorrer na sua mente. Mantendo-se fiel ao seu assunto, você estará reforçando-o nas mentes dos seus ouvintes.

Não tenha medo de algumas repetições.

Um pouco disto é necessário para fixar a verdade no coração das pessoas.

 

3.  Coerência

“Ser coerente ou coeso” significa “permanecer junto”. Portanto, certifique-se de que os seus pensamentos têm uma unidade clara. Alguém que esteja falando incoerentemente é alguém cuja pregação tem tanta falta de unidade que é quase impossível compreender-se o que está dizendo.

Permita que a expressão dos seus pensamentos tenha uma unidade óbvia. o vagueie de pensamento a pensamento. Seja claro e conciso. Certifique-se de que os seus pensamentos sejam coesos e se unam bem, com cada um deles apoiando e complementando ao outro.

 

4.  Continuidade

Deveria haver também uma clara progressão de pensamentos. As suas declarações deveriam estar continuamente levando os seus ouvintes em direção ao objetivo proposto. Cada ponto deveria seguir claramente o ponto anterior. Os seus comentários deveriam fluir livremente, de um comentário para o seguinte, com unidade e com um desenvolvimento e progressão claros. Continue a mover-se para diante suavemente em direção ao seu objetivo final.

 

5.  Concisão

Procure ser breve. É muito melhor fazer com que os seus ouvintes desejem que você continue do que fazer com que desejem que você tivesse terminado vinte minutos antes. Evite a tentação de falar só por falar. o adquira o hábito de ficar “esticando o assunto. Isto só confunde os seus ouvintes. Um bom conselho foi certa vez dado aos pregadores da seguinte maneira:

Levante-se! Fale claramente! Cale-se!

 

6.  Abrangência

Este ponto pode parecer que está contradizendo o anterior, no qual aconselhei a brevidade. “Ser abrangente” significa “cobrir o assunto de forma tão completa quanto possível. Contudo, o há nenhuma contradição. Certamente é possível e desejável cobrir-se um assunto de forma abrangente e contudo tão brevemente quanto possível. Para sermos abrangentes não é necessário falarmos tanto tempo que os nossos ouvintes se tornem cansados do som de nossa voz. Tente harmonizar os dois!

 

7.  Conclusivo

Aqui está o ponto mais importante. Qual é a conclusão de tudo o que você disse? Qual é o resultado final? O que conseguirão as suas palavras?

A conclusão desejada deveria dominar a sua mente desde o começo. Você deveria estar se movendo inexoravelmente em direção a ela. Ministre em , tendo a expectativa de que Deus realizará o Seu desejado objetivo.

Lembre-se de que não é responsabilidade sua alcançar o resultado desejado. Isto é uma tarefa de Deus. Você precisa continuar olhando para Deus, e não para as pessoas. Espere confiantemente que Ele a multiplicação.

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior  Prosseguir

 

 

 

 

 

 

Texto utilizado neste Estudo.

 

Ne 8.5-12

5 E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. 6E Esdras louvou o Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! –, levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra. 7E Jesua, e Bani, e Serebias, e Jamim, e Acube, e Sabetai, e Hodias, e Maaséias, e Quelita, e Azarias, e Jozabade, e Hanã, e Pelaías, e os levitas ensinavam ao povo na Lei; e o povo estava no seu posto. 8E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. 9E Neemias (que era o tirsata), e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. 10Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. 11E os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso, não vos entristeçais. 12Então, todo o povo se foi a comer, e a beber, e a enviar porções, e a fazer grandes festas, porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário