* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL - C3:  O Motivo Pelo Qual Deus Criou o Homem

SEÇÃO C3 - O MOTIVO PELO QUAL DEUS CRIOU O HOMEM

SEÇÃO C3

 

O MOTIVO PELO QUAL DEUS CRIOU O HOMEM

 

Ralph Mahoney

 

Capítulo 1

O Propósito de Deus na Humanidade

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

 E DEPOIS  CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É  SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.

 

 

 

A. UM DEUS TRINO REVELADO

Este é um dos versículos mais importantes da Bíblia para a compreensão do propósito eterno de Deus para a humanidade:

“E Deus [Elohim] disse: FAÇAMOS o homem à NOSSA imagem... (Gn 1:26).

 

1.  Revelado Pelo Seu Nome

Elohim é um substantivo plural e o primeiro dos sete nomes de aliança do Deus Criador encontrados na Bíblia. Esta forma plural subentende a Trindade: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. (Observe o “nós”, forma plural usada por Deus em Gênesis 3:22.)

 

2.  Revelado em Suas Ações

Em Mateus 3:16,17 Deus-Pai fala do u enquanto que o Deus-Espírito Santo desce sobre o Deus-Filho.

Neste evento, as três “Pessoas” de Deus são claramente vistas. Um Deus Tripartido apresenta dificuldades intelectuais aos monoteístas (a nós, que cremos que apenas UM Deus).

Os homens m tentado há séculos explicar o mistério de como Deus é UM (Dt 6:4), e, contudo, é revelado em TRÊS Pessoas. A Unidade Trina nunca pode ser explicada adequadamente no sentido de satisfazer a nossa curiosidade carnal. No entanto, uma pequena ajuda de fato existe.

 

3.  Revelado em Sua Criação

O Apóstolo Paulo nos ensina que pode- mos compreender a Trindade pelas coisas que foram criadas (Rm 1:20). Assim sendo, observaremos algumas ilustrações da Criação de Deus.

a.  O Homem.

Deus criou o homem à Sua semelhança. O homem é três em um. O homem é espírito, alma e corpo e, contudo, é um só (1 Ts 5:23).

b.  A Água.

A água é uma só e, contudo, quando é congelada torna-se gelo; quando é aquecida torna-se líquido; quando é aquecida mais ainda torna-se vapor – e, contudo, to- das estas três formas o uma só coisa.

c.  O Ovo.

O ovo é constituído por três partes, e, contudo, é um só. Ele consiste da casca, da clara e da gema três, e, contudo, um só.

 

B. O HOMEM FOI CRIADO PARA O DOMÍNIO

“E Deus [Elohim]   disse: Façamos  o homem à Nossa imagem e semelhança:  e que TENHAM DOMÍNIO...”

 

1.  A Herança de Toda a Humanidade

Deus criou a humanidade (ELES) para ser o chefe supremo ou federal sobre a Sua Criação. O que é o homem? ...Fizeste com que ele tivesse domínio sobre as obras das Tuas mãos... Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés... Nada deixou que lhe não esteja sujeito” (Sl 8:4,5; Hb 2:8).

 

Isto não era somente para Adão e Eva, mas também para a sua descendência. Era a herança de toda a humanidade, que manteria a imagem de Deus (caráter) e a Sua semelhança (autoridade).

Adão e Eva, na qualidade de coregentes da Criação, representavam o modelo para que este domínio fosse expresso na família e no casamento: “... herdeiros juntamente” (1 Pe 3:7). Esta maravilhosa herança seria mais tarde roubada da humanidade através do engano e da astúcia.

 

2Um Domínio Compartilhado

As palavras “que ELES tenham domínio subentende claramente que, em última análise deveria ser um domínio COMPARTILHADO – o o domínio de um só homem, uma ditadura ou domínio imperialístico.

Precisamos manter uma clara distinção entre o desejo satânico de dominar (por si próprio somente) e a promessa bíblica de uma autoridade COMPARTILHADA através de um corpo com muitos membros, criado à imagem e semelhança de Deus.

 

Satanás disse: “Exaltarei  o meu trono acima das estrelas de Deus... Serei semelhante ao Altíssimo (Is 14:13,14). Satanás convenceu a Eva do seguinte: “... serás como Deus [Elohim]... (Gn 3:5) se ela comesse do fruto proibido. Observe a forma singular nestas duas passagens das Escrituras: “Exaltarei...” e “Serás [singular]...”

O desejo de domínio por uma só pessoa, separada das outras, significa uma rebelião contra Deus. É algo satânico, carnal e maligno.

O desejo de um domínio que emana de uma união com Cristo e de uma obediência e comunhão com Cristo em Seu Corpo (a Igreja) é espiritual, bíblico e correto.

 

O propósito de Deus através de um Corpo constituído por muitos membros (1 Co 12:27) é que ELES (plural significando “juntos”) compartilhem da Sua imagem e semelhança (caráter e capacidade). Na mesma proporção em que NOS fazemos isto, pode fluir de NÓS um tremendo poder espiritual. E os APÓSTOLOS [observe a forma plural] davam com grande poder testemunho da ressurreiçãdo Senhor Jesus; e uma grande  graça  estava sobre TODOS eles” (At 4:33).

A busca do poder de Deus por motivos egoísticos e individualistas leva a um desastre espiritual. Observe o seguinte:

a.  Moisés:

Autoridade Compartilhada. Moisés recusou-se a ter o poder de Deus sozinho, orando para que Deus o matasse, ao invés de fazê-lo um grande governador, independentemente do povo (Ex 32:32,33; Dt 9:14). Moisés compreendia o princípio da autoridade corporativa ou compartilhada.

 

b.  Os Reis:

Não Compartilham a Autoridade. Os reis nunca foram a vontade perfeita de Deus (Jz 8:23; 1 Sm 8:7). Eles não representavam o domínio COMPARTILHADO.

 

c.  Jesus:

Autoridade Compartilhada. Jesus ficou muito contente por saber que o Seu ministério seria levado adiante através de muitos. “Pelque, quando entrou no mundo, disse: ...um corpo Me preparaste” (Hb 10:5).

Jesus COMPARTILHOU o Seu poder e autoridade com uma equipe (corpo). “Aí então, Ele convocou os Seus DOZE discípulos e deu-LHES poder e autoridade sobre os demônios e parcurarem as enfermidades. E Ele OS enviou para pregarem o Reino de Deus e curarem os enfermos... Após estas coisas, o Senhor designou outros SETENTA também e os enviou de DOIS em DOIS... a todas as cidades... para curarem os enfermos (Lc 9:1; 10:1, 8,9).

O mínimo através dos qual Jesus operava eram DOIS. A autoridade compartilhada (ministério em equipe) impede que caiamos nas armadilhas do diabo. “Dois são melhor do que um, porque m um bom galardão pelo seu trabalho (Ec 4:9).

 

d. Os Crentes:

Compartilharão o Domínio. Os que são fiéis nesta vida presente COMPARTILHARÃO O  DOMÍNIO com Cristo por toda a eternidade.

“Ao que vencer lhe concederei que se assente Comigo no Meu Trono, assim como Eu venci e Me assentei com o Meu Pai no Seu Trono... e reinarão com Ele mil anos... e reinarão  por todo o sempre (Ap 3:21; 20:6; 22:5).

 

e.  OCrentes:  

Compartilharão a Glória.  Os fiéis seguidores de Jesus que sofrem por fazerem a Sua vontade COMPARTILHARÃO da Sua glória JUNTAMENTE. “...  se sofrermos com Ele, para  que também possamos ser glorificados JUNTAMENTE (Rm 8:17).

 

3.  O Domínio Compartilhado

Protege Contra o Engano

Muitos (que até mesmo professam serem seguidores do Deus da Bíblia) se desviam porque a sua busca de domínio é levada avante de uma maneira ilegal, egoística, e antibíblica. Gabam-se do seu poder PESSOAL (ou de suas esperanças por um poder pessoal futuro), mas estes alvos levam ao engano, exatamente como foi o caso de Eva (1 Tm 2:14).

O Espírito da verdade faz com que peçamos a Deus o Seu poder, para isto orando juntos e recebendo juntos com outros crentes. Desta maneira, somos protegidos pelo princípio do domínio COMPARTILHADO.

 

ELES levantaram  as SUAS vozes a Deus, unanimemente e disseram”... concede aos Teus SERVOS, que com toda intrepidez ELES possam falar a, Tua palavra, estendendo a Tua o parcurar, e parque sinais e maravilhas possam ser feitos pelo nome de Teu Santo Filho Jesus.

 

E quando ELES haviam orado,  moveu-se o lugar onde ELES estavam reunidos, e todos ELES foram cheios com o Espírito Santo, e ELES falaram a palavra de Deus com intrepidez... ELES tinham todas as coisas em comum” (At 4:24,29-32).

 

Deus criou o homem para ter domínio. Se o domínio nos foi dado, ele deve ser expresso pelo nosso caminhar numa íntima comunhão com os outros (l Jo l :7) submetendo-nos constantemente a Deus, enquanto resistimos ao diabo (Tg 4:7).

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior   Prosseguir

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário