SEÇÃO C3
O MOTIVO PELO QUAL DEUS CRIOU O HOMEM
Ralph Mahoney
Capítulo 1
O Propósito de Deus na Humanidade
OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS
E DEPOIS CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.
A. UM DEUS TRINO REVELADO
Este é um dos versículos mais importantes da Bíblia para a compreensão do propósito eterno de Deus para a humanidade:
“E Deus [Elohim] disse: FAÇAMOS o homem à NOSSA imagem...” (Gn 1:26).
1. Revelado Pelo Seu Nome
Elohim é um substantivo plural e o primeiro dos sete nomes de aliança do Deus Criador encontrados na Bíblia. Esta forma plural subentende a Trindade: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. (Observe o “nós”, forma plural usada por Deus em Gênesis 3:22.)
2. Revelado em Suas Ações
Em Mateus 3:16,17 Deus-Pai fala do Céu – enquanto que o Deus-Espírito Santo desce sobre o Deus-Filho.
Neste evento, as três “Pessoas” de Deus são claramente vistas. Um Deus Tripartido apresenta dificuldades intelectuais aos monoteístas (a nós, que cremos que há apenas UM Deus).
Os homens têm tentado há séculos explicar o mistério de como Deus é UM (Dt 6:4), e, contudo, é revelado em TRÊS Pessoas. A Unidade Trina nunca pode ser explicada adequadamente no sentido de satisfazer a nossa curiosidade carnal. No entanto, uma pequena ajuda de fato existe.
3. Revelado em Sua Criação
O Apóstolo Paulo nos ensina que pode- mos compreender a Trindade pelas coisas que foram criadas (Rm 1:20). Assim sendo, observaremos algumas ilustrações da Criação de Deus.
a. O Homem.
Deus criou o homem à Sua semelhança. O homem é três em um. O homem é espírito, alma e corpo – e, contudo, é um só (1 Ts 5:23).
b. A Água.
A água é uma só – e, contudo, quando é congelada torna-se gelo; quando é aquecida torna-se líquido; quando é aquecida mais ainda torna-se vapor – e, contudo, to- das estas três formas são uma só coisa.
c. O Ovo.
O ovo é constituído por três partes, e, contudo, é um só. Ele consiste da casca, da clara e da gema – três, e, contudo, um só.
B. O HOMEM FOI CRIADO PARA O DOMÍNIO
“E Deus [Elohim] disse: Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança: e que TENHAM DOMÍNIO...”
1. A Herança de Toda a Humanidade
Deus criou a humanidade (ELES) para ser o chefe supremo ou federal sobre a Sua Criação. “O que é o homem? ...Fizeste com que ele tivesse domínio sobre as obras das Tuas mãos... Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés... Nada deixou que lhe não esteja sujeito” (Sl 8:4,5; Hb 2:8).
Isto não era somente para Adão e Eva, mas também para a sua descendência. Era a herança de toda a humanidade, que manteria a imagem de Deus (caráter) e a Sua semelhança (autoridade).
Adão e Eva, na qualidade de coregentes da Criação, representavam o modelo para que este domínio fosse expresso na família e no casamento: “... herdeiros juntamente” (1 Pe 3:7). Esta maravilhosa herança seria mais tarde roubada da humanidade através do engano e da astúcia.
2. Um Domínio Compartilhado
As palavras “que ELES tenham domínio” subentende claramente que, em última análise deveria ser um domínio COMPARTILHADO – não o domínio de um só homem, uma ditadura ou domínio imperialístico.
Precisamos manter uma clara distinção entre o desejo satânico de dominar (por si próprio somente) e a promessa bíblica de uma autoridade COMPARTILHADA através de um corpo com muitos membros, criado à imagem e semelhança de Deus.
Satanás disse: “Exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus... Serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14:13,14). Satanás convenceu a Eva do seguinte: “... serás como Deus [Elohim]...” (Gn 3:5) se ela comesse do fruto proibido. Observe a forma singular nestas duas passagens das Escrituras: “Exaltarei...” e “Serás [singular]...”
O desejo de domínio por uma só pessoa, separada das outras, significa uma rebelião contra Deus. É algo satânico, carnal e maligno.
O desejo de um domínio que emana de uma união com Cristo e de uma obediência e comunhão com Cristo em Seu Corpo (a Igreja) é espiritual, bíblico e correto.
O propósito de Deus através de um Corpo constituído por muitos membros (1 Co 12:27) é que ELES (plural – significando “juntos”) compartilhem da Sua imagem e semelhança (caráter e capacidade). Na mesma proporção em que NOS fazemos isto, pode fluir de NÓS um tremendo poder espiritual. “E os APÓSTOLOS [observe a forma plural] davam com grande poder testemunho da ressurreição do Senhor Jesus; e uma grande graça estava sobre TODOS eles” (At 4:33).
A busca do poder de Deus por motivos egoísticos e individualistas leva a um desastre espiritual. Observe o seguinte:
a. Moisés:
Autoridade Compartilhada. Moisés recusou-se a ter o poder de Deus sozinho, orando para que Deus o matasse, ao invés de fazê-lo um grande governador, independentemente do povo (Ex 32:32,33; Dt 9:14). Moisés compreendia o princípio da autoridade corporativa ou compartilhada.
b. Os Reis:
Não Compartilham a Autoridade. Os reis nunca foram a vontade perfeita de Deus (Jz 8:23; 1 Sm 8:7). Eles não representavam o domínio COMPARTILHADO.
c. Jesus:
Autoridade Compartilhada. Jesus ficou muito contente por saber que o Seu ministério seria levado adiante através de muitos. “Pelo que, quando entrou no mundo, disse: ...um corpo Me preparaste” (Hb 10:5).
Jesus COMPARTILHOU o Seu poder e autoridade com uma equipe (corpo). “Aí então, Ele convocou os Seus DOZE discípulos e deu-LHES poder e autoridade sobre os demônios e para curarem as enfermidades. E Ele OS enviou para pregarem o Reino de Deus e curarem os enfermos... Após estas coisas, o Senhor designou outros SETENTA também e os enviou de DOIS em DOIS... a todas as cidades... para curarem os enfermos” (Lc 9:1; 10:1, 8,9).
O mínimo através dos qual Jesus operava eram DOIS. A autoridade compartilhada (ministério em equipe) impede que caiamos nas armadilhas do diabo. “Dois são melhor do que um, porque têm um bom galardão pelo seu trabalho” (Ec 4:9).
d. Os Crentes:
Compartilharão o Domínio. Os que são fiéis nesta vida presente COMPARTILHARÃO O DOMÍNIO com Cristo por toda a eternidade.
“Ao que vencer lhe concederei que se assente Comigo no Meu Trono, assim como Eu venci e Me assentei com o Meu Pai no Seu Trono... e reinarão com Ele mil anos... e reinarão por todo o sempre” (Ap 3:21; 20:6; 22:5).
e. Os Crentes:
Compartilharão a Glória. Os fiéis seguidores de Jesus que sofrem por fazerem a Sua vontade COMPARTILHARÃO da Sua glória JUNTAMENTE. “... se sofrermos com Ele, para que também possamos ser glorificados JUNTAMENTE” (Rm 8:17).
3. O Domínio Compartilhado
Protege Contra o Engano
Muitos (que até mesmo professam serem seguidores do Deus da Bíblia) se desviam porque a sua busca de domínio é levada avante de uma maneira ilegal, egoística, e antibíblica. Gabam-se do seu poder PESSOAL (ou de suas esperanças por um poder pessoal futuro), mas estes alvos levam ao engano, exatamente como foi o caso de Eva (1 Tm 2:14).
O Espírito da verdade faz com que peçamos a Deus o Seu poder, para isto orando juntos e recebendo juntos com outros crentes. Desta maneira, somos protegidos pelo princípio do domínio COMPARTILHADO.
“ELES levantaram as SUAS vozes a Deus, unanimemente e disseram”... concede aos Teus SERVOS, que com toda intrepidez ELES possam falar a, Tua palavra, estendendo a Tua mão para curar, e para que sinais e maravilhas possam ser feitos pelo nome de Teu Santo Filho Jesus.
“E quando ELES haviam orado, moveu-se o lugar onde ELES estavam reunidos, e todos ELES foram cheios com o Espírito Santo, e ELES falaram a palavra de Deus com intrepidez... ELES tinham todas as coisas em comum” (At 4:24,29-32).
Deus criou o homem para ter domínio. Se o domínio nos foi dado, ele deve ser expresso pelo nosso caminhar numa íntima comunhão com os outros (l Jo l :7) submetendo-nos constantemente a Deus, enquanto resistimos ao diabo (Tg 4:7).
Voltar ao Índice Geral Do Livro Voltar ao Índice Anterior Voltar ao Estudo Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário