* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL-B2.3 -  A Chave da Autoridade da Palavra de Deus

Capítulo 3

 

  SEÇÃO  B2

CHAVES PARA A AUTORIDADE  ESPIRITUAL

 

Capítulo 3

A Chave da Autoridade da Palavra de Deus

 

Leo Harris 

 

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

 E DEPOIS  CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É  SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.

 

 

 

 

Introdução

Como podemos fazer com que a Palavra de Deus se realize? Como podemos fazer com que ela FUNCIONE? Este era o problema que estava pesando em meu coração e mente durante os meses de inverno de 1953.

Como foi mencionado em nossos capítulos anteriores, havíamos experimentado épocas de grande bênção em nosso ministério. Contudo, eu ainda tinha de enfrentar uma outra crise um outro período de insatisfação e um sentimento de total inadequabilidade e frustração.

Vez após vez, eu lia as surpreendentes promessas e declarações da Palavra de Deus com relação a nós, na qualidade de crentes – a nossa posição em Cristo, a nossa vitória, o nosso poder, a nossa liberdade da natureza carnal, as promessas de cura e de libertação e do suprimento de todas as nossas necessidades materiais.

Mas será que isso estava acontecendo na minha vida?

Em suma, o Novo Testamento retratava uma vida de gloriosa realidade em Cristo. Eu, no entanto, fui pessoalmente confrontado por uma falta de poder sobrenatural em muitas facetas da minha própria vida e ministério.

Na qualidade de pastor, eu estava por demais ciente da minha própria incapacidade para suprir as desafiadoras necessidades na vida de muitas pessoas da minha congregação.

Se ao menos as poderosas verdades da Palavra de Deus pudessem ser postas a funcionar, tudo isto seria mudado.

 

A. A PALAVRA FUNCIONA PELA FÉ

Este debate prosseguiu durante sema- nas no meu coração e na minha mente. Eu parava, pegava o meu Novo Testamento, e lia e lia novamente. então eu elevava o meu coração ao Senhor e Lhe perguntava: “Por que isto não funciona?”

Eu acordava durante a noite, pegava a minha Bíblia e lia novamente as tremendas promessas e declarações para todos os crentes e para a Igreja Cristã em geral. Em seguida, levantava a Bíblia em direção ao céu e perguntava ao Senhor o motivo pelo qual a Sua Palavra não estava funcionando na minha vida e na vida dos membros da minha congregação.

Aí então, certa noite, depois de eu ter saído da cama e enquanto estava andando de um lado para o outro, com a minha Bíblia aberta sobre a minha mesa, eu estava fazendo a mesma pergunta de sempre “por que, por que, POR QUÊ?”

De repente, algo mudou dentro de mim.

Um rio de fé e convicção parecia jorrar das profundezas do meu ser. Parecia que um véu havia sido rasgado, abrindo assim a minha compreensão. Dos meus lábios não mais irromperam as antigas perguntas de incredulidade, mas sim expressões de fé e convicção: A Palavra funciona! Ela funciona pela , e EU TENHO fé! O que a Palavra diz sobre Deus é VERDADEIRO! O que a Palavra diz que eu sou em Cristo, EU SOU! O que a Palavra diz que eu posso FAZER através de Cristo, EU POSSO FAZER!”

Assim sendo, com estas e outras expressões semelhantes, deixei jorrar de mim as mais profundas convicções do meu coração. Eu acreditava, e EU SABIA que eu acreditava. Deus havia me dado um Dom de Fé (de crer) (1 Co 12:9).

Como era diferente pregar agora. Eu queria abrir a minha Bíblia e proclamar aos quatro ventos. Com intrepidez eu agora podia dizer às pessoas:

“O que Deus diz sobre você é verdadeiro você é nascido de Deus, você é uma nova criação em Cristo, habitada por Cristo, e você pode fazer todas as coisas através de Cristo!”

Talvez os seus sentimentos lhe digam que você está derrotado, frustrado, lutando contra inimigos com uma vantagem avassaladora. Mas a PALAVRA diz que você é mais do que vencedor, um derrotador do diabo, senhor de todas as circunstâncias, e que você está posicionado no limiar de ilimitadas possibilidades em Cristo e através da na PALAVRA.”

 


 

Ao invés de olhar para a antiga natureza adâmica, com as suas desesperadas futilidades e frustrações, e de perguntar POR QUE a Palavra não funciona?” eu agora tinha em minha cabeça um quadro de mim mesmo, como nova criação em Cristo. Tomando posse das incomensuravelmente vastas e poderosas declarações de Deus com relação à minha posição em Cristo, gritei com intrepidez: AMÉM! A Tua Palavra é a VERDADE! Aleluia!”

E como é verdadeiro que “a vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17), pois a pregação da verdade positiva da Palavra de Deus operou resultados poderosos na vida dos que a ouviram!

 

B. FATOS FUNDAMENTAIS

Permitam-me expor agora alguns dos grandes fatos fundamentais com relação à Palavra de Deus e como ela funciona para todos os que escolhem crer nela.

 

1.  A Palavra Tem Autoridade Divina

Em Gênesis 1 Deus falou palavras de autoridade: “Que haja...”, e “houve”. Esta terra ao nosso redor é o produto da autoridade da Palavra. A Teoria da Evolução o é tanto um desafio ao poder e capacidade de Deus quanto o é à autoridade da Sua Palavra.

Deus criou o homem e o colocou imediatamente sob a autoridade da Sua Palavra: E o Senhor Deus ordenou ao homem (Gn 2:16).

Na era vindoura, Cristo governará atras da autoridade da Palavra: “Da Sua boca saía uma afiada espada, para que com ela Ele pudesse ferir as nações (Ap 19:15), e “Ele ferirá a terra com a vara da Sua boca e com o sopro dos Seus lábios Ele matará os ímpios (Is 11:4).

Entre o Éden e o Milênio (reinado de mil anos de Cristo na terra), está sendo travada uma feroz batalha sobre a autoridade da Palavra de Deus. Satanás perguntou a Eva: “Foi assim que Deus disse?” (Gn 3:1). Hoje, nesta hora em que a terra se encontra nas mais profundas trevas espirituais, esta pergunta é bem estabelecida na mente do povo. É um sutil desafio satânico à autoridade da Palavra de Deus.

Mas a autoridade da Palavra de Deus é sustentada pelo Seu Próprio Ser, pelo Seu Próprio Caráter, pelo Seu Trono Eterno.

Ela permanece inabalada e inabalável diante dos furiosos ataques de demônios ou de homens. Ainda que o céu e a terra passem, a Palavra de Deus prevalecerá através de inúmeras eras vindouras (Lc 21:33). Aleluia!

 

2.  A Palavra Tem Poder Divino

Os átomos o somente se uniram com a ordem de autoridade de Deus, mas eles também permanecem juntos pelo poder desta Palavra: “Por Ele, todas as coisas consistem... [mantêm-se unidas] (Cl 1:17).

Os cientistas de física molecular confirmaram que as menores partículas atômicas conhecidas não possuem nenhum elemento negativo-positivo. Isto é o que é necessário para manter as coisas juntas. De um ponto de vista científico, toda a Criação deveria estar voando aos pedaços. A Bíblia diz que Jesus a mantém unida!

Por detrás de toda a Criação encontra-se a vontade, o pensamento, a palavra, o poder e a vida de Deus.

Observe as palavras do anjo a Maria: “Pois com Deus nada será impossível (Lc 1:37). A tradução literal é: Nenhuma Palavra de Deus estará destituída de poder.”

Não é de admirar que Maria tivesse respondido: “Cumpra-se em mim segundo a Tua PALAVRA, O anjo havia declarado uma promessa que exigia um cumprimento sobrenatural, mas a Palavra de Deus tem em si mesma o poder sobrenatural de materializar-se (isto é, trazer à existência) aquilo que foi falado!

 

3.  Jesus Falou a Palavra de Autoridade e Poder

Quando Jesus expulsou o espírito imundo do homem na sinagoga, as pessoas se maravilharam e exclamaram: “Que palavra é esta! Pois com autoridade e poder Ele ordena aos espíritos imundos, e eles saem” (Lc 4:36).

As palavras de Jesus continham não somente a autoridade de Deus, mas também o poder, a vida, a energia e a capacidade de Deus. Vemos a autoridade divina das Suas palavras quando Ele amaldiçoou a figueira – e ela obedeceu e morreu. Novamente, quando Ele ordenou que o vento e as ondas se acalmassem e se aquietassem e eles obedeceram e proporcionaram uma grande calmaria.

Em seguida vemos o poder das Suas palavras quando Ele pegou os cinco pães e dois peixes que eram suficientes apenas para o almoço de um garotinho e disse aos Seus discípulos “Dai-lhes s de comer!” (Lc 9:13). Agindo com base nestas palavras, que eram o poderosas e imbuídas de energia criativa, os discípulos descobriram que os pães e os peixes se multiplicaram e foram suficientes para alimentarem cinco mil homens. Mais tarde, eles ajuntaram doze cestos repletos de sobras!

Jesus reivindicava tanto autoridade quanto poder. Ao olhar para o paralítico, Ele disse:

O que é mais fácil dizer... os teus pecados estão perdoados [autoridade], ou dizer: Levanta-te, toma a tua cama e anda [poder]? (Mc 2:9).

Sim, Jesus personificou a divina Palavra de autoridade e poder.

 

4.  Os Crentes Receberam a Palavra de Autoridade e Poder

Jesus falava as Palavras de Deus: “As palavras que vos falo, o falo de Mim Mesmo; mas o Pai que habita em Mim é quem faz as obras” (Jo 14:10).

Além disso, Jesus nos deu estas palavras de Deus, que possuem autoridade e poder: “Porque lhes dei as palavras que Me deste” (Jo 17:8). Que palavras falamos?

Jesus disse: “O homem não viverá de o somente, mas de toda palavra de Deus(Lc 4:4).

Salomão disse: “O ventre do homem ficará satisfeito com o fruto da sua boca; e com o incremento dos seus lábios ele se fartará. A morte e a vida estão no poder da língua: e aqueles que a amam comerão do seu fruto” (Pv 18:20,21).

Uma vez mais, disse Jesus: “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado (Mt 12:37).

Jesus viveu e ministrou através do poder e da autoridade das palavras que o Pai Lhe deu. o é de admirar então que o povo se maravilhasse dissesse: “Que palavra é esta!” E com um temor respeitoso e perplexidade, os oficiais dos principais sacerdotes e os fariseus enviados para prenderem a Jesus retornaram e disseram: Nunca homem algum falou assim como este Homem (Jo 7:46).

Meu amigo, estas palavras de Deus são dadas a nós. Nós também podemos falar estas mesmas palavras. Nós também podemos viver através da sua autoridade e poder.

À medida que estas palavras de Deus habitam em nosso coração e o faladas por nossos lábios, elas se tornam pão e fruto para nós. Seremos cheios com o poder delas. Seremos mudados e transformados por elas. Elas nos justificarão, nos curarão, nos capacitarão e nos darão a vitória.

 

5.  Quando Aceitamos a Autoridade da Palavra de Deus Nós Provamos o Seu Poder

Por que a Palavra de Deus o funciona? A pergunta agora certamente deveria ser: Como a Palavra funciona?“Por que” parece totalmente irrelevante, quase como um eco do Éden: “Foi assim que Deus disse?”

Naquela noite, enquanto eu andava de um lado para o outro, com uma Bíblia aberta, parecia que Deus estava me dizendo: “No momento em que você aceitar sem reservas a autoridade da Minha Palavra, você experimentará o Seu poder.”

Mentalmente eu aceitei a autoridade da Palavra, mas o meu coração havia lutado e vacilado diante do seu desafio.

Agora, porém, eu sabia que no momento em que o nosso coração aceitar sem reservas a autoridade da Palavra, ela funcionará! Talvez ela o se materialize (seja cumprida) imediatamente, mas ela se torna instantaneamente um fator criativo e produtivo em nossa vida.

O Deus que, com autoridade e poder, disse: Que haja luz, e houve luz... também disse:

“Se alguém está em Cristo, nova criatura é. Eu estou em Cristo, e, portanto, eu sou “uma nova criatura! As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5:17) e isto é um fato!

“Estou crucificado com Cristo... Cristo vive em mim (Gl 2:20). Eu aceito a Palavra de Deus para mim e isto é um fato! “E os que são de Cristo [e eu sou de Cristo] crucificaram a carne, com as suas afeições e concupiscências” (Gl 5:24). Eu aceito a autoridade da Palavra de Deus e vivencio o seu poder!

Sim, meu amigo, o Deus que disse:

Que haja um firmamento... e assim foi (Gn 1:6,7), também disse:A oração de salvará o doente, e o Senhor o levantará” (Tg 5:15).

“Imporão as mãos sobre os doentes, e eles se recuperarão” (Mc 16:18).

“Eu sou o Senhor que te cura (Ex 15:26).

E o Deus que disse: “Que a terra produza erva verde... e assim foi” (Gn 1:11), também disse:

“O Deus de paz esmagará em breve a Satanás debaixo dos vossos pés (Rm 16:20).

“Somos mais que vencedores através d’Aquele que nos amou (Rm 8:37).

“Desejo acima de tudo que tu possas prosperar e estar com saúde, assim como prospera a tua alma (3 Jo 2).

E assim por diante, promessa após promessa, declaração após declaração, convicção após convicção, verdade após verdade, revelação após revelação!

Prostre-se humildemente diante da autoridade da Palavra. Em seguida, levante-se e saia em seu poder. Deus declara que o seu “velho homem”, a antiga natureza pecaminosa, com todas as suas escravidões, limitações, enganos e derrotas, “está morto, crucificado com Cristo.”

Creia nisto! Isto é um fato!

Deus declara que você foi ressuscitado para viver uma nova vida em Cristo, que você é completo em Cristo, habitado por Cristo. Creia nisto! Isto é um fato!

Deus declara que você pode fazer todas as coisas através da operação interna do poder de Cristo. Creia nisto! Isto é um fato!

Mil pensamentos poderão se levantar em rebeldia contra a autoridade da Sua Palavra... mas Deus disse... e isto é um fato!

Esta é a chave para a vitória, para a cura, para a libertação, para o suprimento de todas as suas necessidades.

Não pergunte mais: “Por que a Palavra de Deus não funciona?”

Mas, com todo o seu coração, aceite a sua autoridade. “E Deus disse...”

Você certamente vivenciará o seu poder.

 

E ISTO É UM FATO!”

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior   Prosseguir

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário