* *

Tradutor da Página

teste menu

E4.1 - Métodos do Evangelismo

Métodos do Evangelismo

 SEÇÃO  E4

 

APRENDER  COMO  GANHAR ALMAS

Ralph Mahoney e Dr. T. L. Osborn

 

 

Capítulo 1

 

Métodos do Evangelismo

 

Os cristãos das nações ocidentais acham que o ganhar almas é feito dentro dos auditórios das igrejas. Enquanto muitos encontram a Cristo nos prédios das igrejas, nos tempos bíblicos o ganhar almas era feito do lado de fora, onde as pessoas viviam.

Portanto, deixe que a cruz seja levantada novamente no centro do mercado, da mesma forma como na parede da igreja.

Jesus não foi crucificado numa catedral entre dois candelabros, mas numa cruz entre dois ladrões numa encruzilhada percorrida pelos povos de tantas nações que eles tiveram que escrever a denominação d’Ele em Hebraico, Latim e Grego.

O Filho de Deus foi crucificado num lugar onde os cínicos falavam obscenidades, onde os ladrões blasfemavam e onde os soldados jogavam jogos de azar. Por ter sido este o lugar onde Cristo morreu e esta a razão porque Ele morreu, é ali que os cristãos podem compartilhar melhor a Sua mensagem de amor porque é para isso o verdadeiro  cristianismo.

 

A. DOIS MÉTODOS  DE EVANGELISMO.

 

No Livro de Atos havia somente dois métodos de evangelismo: o evangelismo em massa ou o evangelismo pessoal.

 

1.  O Evangelismo em Massa.

E descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. E havia grande alegria naquela cidade (At 8:5,6,8). A enorme cruzada de Filipe, na cidade, é um exemplo de evangelismo em massa.

Vemos em Atos 8:26-38 este mesmo evangelista, Filipe, praticando o evangelismo pessoal.

“E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus (At 8:34,35).

“Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente [evangelismo em massa] e pelas casas [evangelismo pessoal]. Testificando tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo (At 20:20, 21).

Um século depois do Dia de Pentecostes a discussão teológica tomou o lugar do ganhar almas na Igreja, o que resultou em indiferença e apostasia espiritual. Por volta do quarto século começou a Era das Trevas.

      Foi somente depois do século 18 que o evangelismo em massa começou a reaparecer representado por John Wesley (fundador da igreja Metodista). O evangelismo pessoal, como praticado pela Igreja no Livro de Atos, somente começou a ser redescoberto nesse último século.

 

2.  O Ganhar Almas, Pessoal.

 

Durante muitas gerações, os cristãos evangelizaram na Igreja, nas salas de aulas de suas escolas, nos bancos de igrejas; mas o evangelizaram o mundo dos incrédulos. As pessoas eram recrutadas pela classe e pela sociedade, e eram convidadas para a igreja, onde se esperava que elas receberiam a Cristo como o seu Salvador e Senhor.

Isto funcionava para aqueles que iam à igreja. Porém 90 por cento, ou mais, das pessoas jamais freqüentarão a igreja e, portanto, elas nunca poderão ser ganhas lá.

A nossa maior oportunidade está fora da igreja. Os cristãos devem ganhar almas no seu local de trabalho, nos parques, nas ruas e nas casas. Devemos sair pelo mundo afora, onde as pessoas estão.

A Igreja nasceu de uma chama do ganhar almas pessoal. Almas eram ganhas nas casas, num ministério cara a cara.

“...E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos.”

“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra” (At 8:1,4).

Nota: Era o “leigo” que ia a toda parte pregando a Palavra e guiando o povo para Cristo. Os “apóstolos” permaneceram em Jerusalém. Aquela foi a maneira que Deus planejara.

Os líderes foram colocados na igreja para “...a obra do ministério (Ef 4:12).

Todo membro devia ser instruído pelo líder da igreja a como trazer outros para Cristo.
 

Uma brisa refrescante do Novo Testa- mento estilo evangelismo, está soprando através do mundo inteiro.

O lema de vida dos cristãos é muito simples: Um Caminho! Um Trabalho! O Caminho é Jesus! O Trabalho é ganhar almas!

o existe alegria como a de dar as boas novas a todos, em toda parte – ganhar  almas, onde as pessoas estão!

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19:10).

e o que ganha almas é sábio (Pv 11:30). “Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça [ganhadores de almas] refulgirão como as estrelas sempre e eternamente” (Dn 12:3).

Tornar-se sócio com Jesus na Sua obra poderosa de salvar almas perdidas é a coisa mais importante no mundo.

 

a.  Uma Visita a Áquila. Venha comigo, numa visita a cidade de Éfeso. Iremos visitar Áquila e Priscila, pessoas de negócios e líderes de igreja, leigos.

“Boa noite Áquila. Sabemos que você é um dos membros desta igreja. Podemos entrar um pouco para visitar?”  

“Certamente que sim! Entrem!”

“Se você não se importa, gostaríamos que nos contasse de que maneira as igrejas aqui na Ásia Menor cuidam dos seus programas de ganhar almas. Lemos que você tem sido um membro da igreja de Corinto e de Roma, assim como desta aqui em Éfeso. Você deve ser muito qualificado para nos falar sobre o evangelismo da Igreja no Novo Testamento. Se você não se importar, gostaríamos de visitar a sua igreja, enquanto estivermos aqui.”

“Sentem-se. Vocês já estão no local de reuniões. A igreja se encontra aqui na minha casa.”

Você não tem um prédio da igreja?”

O que é um prédio de igreja? Não, acho que o temos.”

“Diga-nos, Áquila, o que a sua igreja está fazendo para evangelizar Éfeso? O que você está fazendo para alcançar a cidade com o Evangelho?”

“Oh, nós evangelizamos Éfeso. Todas as pessoas na cidade entendem o Evangelho claramente.”

“Como a igreja fez isto? Vocês não tem rádio, televisão, comunicações eletrônicas ou imprensa. Você teve muitas campanhas evangelísticas?”

“NãoComo você provavelmente ouviu, s tentamos as reuniões em massa nesta área mas a maioria das vezes  acabávamos na prisão.”

“Como você fez, então?”

“Nós simplesmente fomos a todas as casas na cidade. Essa foi a maneira que a igreja em Jerusalém primeiro evangelizou aquela cidade (At 5:42). Os discípulos, evangelizaram a cidade inteira de Jerusalém, num curto espaço de tempo. Todas as outras na Ásia Menor seguiram o exemplo deles.”

“É eficiente em toda parte?”

“Sim, e. há tantos convertidos que alguns dos líderes gentios temem que as religiões deles venham a morrer. Quando Paulo deixou Éfeso pela última vez, ele nos recomendou que continuássemos seguindo este mesmo procedimento” (At 20:20).

“Áquila, isso é surpreendente! Neste grau de velocidade, o há como dizer quantas pessoas estão ouvindo e reagindo ao Evangelho.”

“Oh, vocêo sabia? s já compartilhamos o Evangelho com cada pessoa na Ásia Menor, com os judeus e os gregos (At 19:10). “Isto não é possível. Você não quer dizer todos!”

“Sim, todos.”

“Mas isto incluiria Damasco, Éfeso, zias de cidades grandes, assim como aldeias. E as tribos nômades no deserto? Quanto tempo levou para que as igrejas chegassem a todas essas pessoas?”

“Não muito tempo: 24 meses, para ser exato” (At 19:10). “A mesma coisa está acontecendo na África do Norte e no Sul da Europa. O Evangelho já alcançou também a Espanha. Ouvimos sobre uma terra chamada Inglaterra e, neste momento, muitos cristãos devem estar lá.”

“Áquila, o que você está nos contando é incrível! Você tem feito mais, numa geração do que nós temos feito em mil anos!”

“Isso é estranho. Tem sido muito simples para nós, fazê-lo. É difícil de acreditar que as coisas estejam caminhando o vagarosamente para vocês. Talvez haja uma forma melhor parespalhar  as boas novas, do que pregar nos prédios das igrejas. Talvez vocês precisem tentar os nossos métodos.”

 

Licença Para  Ganhar Almas

Dê-nos um lema para o momento

Uma palavremocionante, uma palavra de poder;

Uma batalha clama, um fogo ardente

Um chamado para a conquista ou para a morte;

 

Uma palavra  para  despertar  a igreja do repouso,

Para  atender ao comando superior do

Mestre.

 

O chamado é feito, as hostes se levantam,

O lema é EVANGELIZAR!

 

Aos homens decaídos, uma raça agonizante,

Faça conhecer o dom da graça do Evangelho.

O mundo que agora  jaz nas trevas, ó

Igreja de Cristo, EVANGELIZAR!

 

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior  Prosseguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário