* *

Tradutor da Página

teste menu

MNC-21. O Chamado de Deus

O cajado do pastor - Capítulo 21 O Chamado de Deus

Manual Para Novos Convertidos

 

 

 

OBS.: USE AS SETAS DE NAVEGAÇÃO PARA RETORNAR AOS ITENS PRINCIPAIS. PARA PESQUISAR OS VERSÍCULOS MARQUE OS

 E DEPOIS  CLIQUE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E PESQUISE NO GOOGLE, DEPOIS É  SÓ FECHAR A JANELA QUE FOI ABERTA.

 

 

Capítulo 21

 O Chamado de Deus

 

 

Deus tem um plano individual para a vida de cada crente no Senhor Jesus Cristo. O Seu chamado o somente envolve um maravilhoso propósito paras por toda a eternidade, mas também temos uma expressão deste chamado sobre a terra, agora.

“... que nos salvou e chamou com uma santa vocação... mas segundo o seu próprio propósito e graça... (2 Tm 1:9.)

“E, se s somos filhos, somos, logo, herdeirotambém, herdeirode Deus e coerdeiros de Cristo... E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para  o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que o chamados  por seu decreto.”  (Rm 8:17,28 veja também os versículos 29,30.)

 

A. DEUS NOS CHAMOU

 

1.  Desde a Fundação do Mundo

“... como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade (AMOR), e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para  si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. (Ef 1:4,5 veja também Efésios 2:10 e Mateus 25:34.)

 

2.  Para que Fôssemos Separados Para Ele

“Mas s sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosluz. (1 Pe 2:9 veja também Romanos 9:23-26.)

 

3. Para Cumprirmos o Seu Propósito

“Portanto, o te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das aflições do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e chamou com uma santa vocação; o segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos.” (2 Tm 1:8,9 veja também Romanos 8:28, Filipenses 3:14.)

 

B. O NOSSO CHAMADO NA TERRA

“Paulo,  um servo [escravo] de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. (Rm 1:10.)

Ao descrever o seu próprio ministério, o Apóstolo Paulo nos dá o exemplo do chamado que está sobre todos os crentes. Ele tem três aspectos:

 

1.  O Chamado Geral – “Um Escravo de Cristo”

Jesus pagou um alto preço por nós: a Sua Própria vida.

“Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e, da mesma maneira, também o que é chamado, sendo livre, servo é de Cristo. Fostes comprados por bom preço... (1 Co 7:22,23 veja também 1 Coríntios 6:19,20.)

Quando Paulo se denomina um escravo de Jesus Cristo, ele está apontando para um significado ainda mais profundo. De acordo com os costumes da sua época, se o escravo estava se aproximando da época em que poderia ser liberto, mas devido a um amor pelo seu mestre escolhesse não aceitar a sua liberdade, ele então recebia uma marca, através de um furo em sua orelha. Este era o sinal de que ele era um “escravo de amor” ao seu mestre durante toda a sua vida (Ex 21:5,6; Dt 15:16,17). O Apóstolo Paulo, por escolha própria, declarou-se um escravo de amor pelo Senhor Jesus.

 

2.  O Chamado Especial “Chamado Para Ser  um Apóstolo”

Assim como o Apóstolo Paulo tinha um chamado especial, todos os crentes também m um chamado especial. Paulo foi chamado para ser um apóstolo, mas há muitos diferentes chamados no Corpo de Cristo. Veja Romanos 12:3-8; Efésios 4:7-16. O papel especial que Deus tem para cumprirmos é revelado à medida que buscamos fervorosamente a Sua vontade.

 

3.  O Chamado Específico “Separado Para o Evangelho”

Dentro de cada chamado especial há um chamado específico. Por exemplo, tanto Pedro quanto Paulo eram apóstolos, mas um deles foi o apóstolo aos judeus e o outro aos gentios. Veja Romanos 11:13 ; 1 Timóteo 2:7; l Coríntios 12:4-11.

Passamos para o nosso chamado especial e específico somente à medida que somos aprovados como “escravos de amor”, pois precisamos primeiramente aprender a estarmos totalmente sob a autoridade de Cristo antes que possamos ser enviados por Ele. Veja Mateus 28:18, 19.

 

C. POR QUE ELE NOS CHAMA?

 

1.  Porque o Mundo se Encontra nas Trevas

“Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.”  (1 Jo 5:19 – veja também Efésios 6:12 e Colossenses 1:13.)

 

2.  Porque as Pessoas Estão Famintas e Necessitadas

“E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que o têm pastor. (Mt 9:36.)

 

3.  Para Provar a Sua Sabedoria

“Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria  de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Ef 3:10,11.)

 

4.  Porque o Tempo é Curto

“Não dizeis vós que ainda  há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que estão brancas para a ceifa.” (Jo 4:35 veja também João 9:4.)

 

D. O QUE ACONTECE QUANDO SOMOS  CHAMADOS?

 

1.  Somos Preparados por  Ele

“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mt 4:19 – veja também Jeremias 18:1-10.)

 

2.  Somos Ensinados por Ele

“Maaquele Consolador,  o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará  todas as coisas e vos fará lembrar  de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14:26 veja 1 Coríntios 2:12; l João 2:27.)3.  Somos Enviados por Ele

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” (Jo 17:18 veja também Marcos 16:15.)

Quando Deus chama, Ele vem e interrompe a nossa vida. Alguns exemplos bíblicos disto são:

Moisés (um pastor no deserto): “Vá – liberte o Meu povo” (Ex 3:1-12).

Samuel (um menino servindo no templo): “Acorde – fale por Mim (l Sm 3:1-19).

Ezequiel (um prisioneiro numa terra estranha): “Levante-se Eu o estou enviando (Ez 2: l -7).

Os discípulos (negociantes, pescadores): Venham,  sigam-Me (Lc 5:27,28; Mt 4:18-22).

Saulo (um inimigo da Igreja): “Vá, Eu lhe direi o que você precisa fazer (At 9:1-9).

 

MEU COMPROMISSO:  Percebo agora que Deus sempre teve um plano para a minha vida, até mesmo antes da fundação  do mundo. Comprometo-me agora por completo a este plano e seguireao Senhor  totalmente. Também  ensinarei  aos outros  sobre  o chamado de Deus para  suas vidas.


 

Voltar ao Índice        Voltar ao Anterior       Prosseguir  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário