* *

Tradutor da Página

teste menu

GTL - D6:  Cure a Alma Ferida

CURE A ALMA FERIDA

 

SEÇÃO  D6

CURE A ALMA FERIDA

 

Ralph Mahoney

 

ÍNDICE DESTA SEÇÃO

 

D6.1 – Espírito, Alma e Corpo

D6.2 Enfermidade da Alma

D6.3 – Cura da Alma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEÇÃO  D6

CURE A ALMA FERIDA

 

Ralph Mahoney

 

Capítulo 1

Espírito, Alma e Corpo

 

Introdução

“Que o vosso espírito, alma  e corpo possam ser conservados sãos e irrepreensíveis... (1 Ts 5:23 simplificado).

Deus nos quer inteiramente sãos (ou seja, sem doenças mentais, feridas emocionais, ou enfermidades físicas). Ele deseja uma saúde total em nosso espírito, alma, e corpo. O pecado prejudica a nossa própria vida e também a vida dos outros geralmente das pessoas que amamos. O pecado pode causar uma enfermidade no espírito, na alma e no corpo. Somente Deus pode curar estas três diferentes partes da nossa vida (espírito, alma e corpo) e uma vez mais fazer-nos totalmente sãos.

 

Como as palavras de Jesus trazem esperança e consolo à alma alquebrada quando Ele diz: Vai em paz, a tua fé te fez totalmente (Lc 7:50; 8:48 simplificado)!

Sim, Deus quer curar as partes despedaçadas e feridas de nossa vida. O Espírito Santo quer que todas as partes do nosso ser estejam ilesas, saudáveis, e fortes. Ele deseja trazer vida e poder ao nosso espírito, restaurar a nossa alma, e trazer cura ao nosso corpo. Estas são as bênçãos que “a nossa grande salvação” fornece para cada um de nós.

 

A. ESPÍRITO, ALMA E CORPO: UMA DIFERENÇA

Será útil para nós na compreensão do tema desta seção Cura Para a Alma”, se estudarmos primeiramente as três partes do homem.

O espíritse relaciona verticalmente com Deus. A alma se relaciona, internamente, consigo própria. O corpo se relaciona externamente com o mundo.

Para que este homem, que é constituído de três partes, seja totalmente são, cada parte precisa estar em harmonia com as outras. Cada parte tem um papel ou função especial a cumprir no bem-estar de todas as pessoas.

Alguns estudantes da Bíblia acham que não nenhuma diferença no significado entre as palavras “espírito” e “alma”. Dizem que ambos os termos se referem àquela parte do homem que o é física nem material.

 

1.  O que Mostram as Escrituras

É verdade que alguns versículos bíblicos usam estes dois termos desta forma genérica. No entanto, em outros versículos, cada uma destas palavras é usada com um significado especial e distinto.

 

O escritor do Livro de Hebreus afirma claramente que há uma diferença entre o espírito e a alma do homem:

“A Palavra de Deus é viva e poderosa. E mais penetrante que uma espada de dois gumes, que pode cortar profunda e rapidamente. Ao fazer isto, ela divide e separa a alma do espírito...”  (Hb 4:12 simplificado).

Observe que a Palavra de Deus divide alma... do... espírito, tornando-os existências distintas dentro de nós.

Paulo salienta a diferença entre estes dois termos em sua primeira Carta a Igreja de Corinto: O homem natural [dirigido pela alma] o recebe as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura. Ele o consegue compreendê-las porque somente podem ser julgadaespiritualmente... Somente o homem espiritual pode fazer estes julgamentos... (1 Co 2:14,15 simplificado). Observe a distinção entre o homem dirigido  pelalma  e o homem espiritual.

 

2.  O que Mostra o Grego

Examinemos agora os termos gregos do Novo Testamento referentes a espírito, alma e corpo.

a.  Pneuma. A palavra grega referente a “espírito” é pneuma, que significa “respiração”. A enfermidade pulmonar chamada de “pneumonia” tem a origem do seu nome neste termo.

b.  Psyché. A palavra grega referente a “alma e psyché. A “psicologia”, portanto, é o estudo da alma (ou mente) do homem.

c. Soma. Finalmente, o termo grego referente a “corpo” é soma. As doenças “psicossomáticas (alma-corpo) o disfunções do corpo causadas por problemas mentais e emocionais (relacionados à alma).

Estes três termos gregos m sido cuidadosamente investigados em todas as Escrituras do Novo Testamento. Com relação a constituição do homem, eles são usados da seguinte maneira:

 

B. ESPÍRITO, ALMA E CORPO: COMO FUNCIONAM

 

1.  Espírito (pneuma)

O “espírito” é a parte do homem que e ciente ou consciente de Deus (conhecimento de Deus). Ele e “vivificado” pelo Espírito de Deus por ocasião da nossa salvação. Ele “recebe energia” através do Espírito de Deus quando somos batizados no Espírito. As funções do espírito incluem o seguinte:

a.  Revelação de Deus

b.  Oração a Deus

c.  Comunhão  com Deus             

d.  Adoração a Deus

e.  Testemunho  ao homem (mundo)

f.  Memorial recordar (lembrar-se, re- fletir)

g.  Imaginação: criar (visionar, sonhar)

h. Consciência: julgar (discernir)

i.  Curiosidade: indagar (explorar)

j.  Percepção: interpretar (sentir e compreender)

k. Comunhão com Deus (igreja)

l.  Discernimento  de espíritos (sentidos espirituais)

m. Guerra espiritual

n. Sementeira  para os frutos do Espírito

o. Área de recebimento para os Dons do Espírito

 

2.  Alma (psyché)

A “alma” e a parte do homem que o tor- na consciente ou ciente de si próprio (auto- conhecimento). É o centro do nosso ego ou da nossa personalidade. As funções da alma podem ser delineadas da seguinte maneira:

a.  Razão: pensar (meditar, conceber)

b.  Emoção: sentir (ter paixão, afeição)

c.  Volição: querer (decidir)

 

3.  Corpo (soma)

O “corpo” é a parte do homem que é ciente do mundo externo e reage de acordo com ele (conhecimento do mundo).

 

As funções do corpo podem ser delineadas da seguinte maneira:

a.  Recepção. As informações são recebidas do mundo através dos sentidos (visão, audição, tato, etc.)

bReação. O corpo reage através do sistema motor (muscular) por meio de palavras e ações.

c.  Expressão. O corpo pode expressar ao mundo os pensamentos, sentimentos e decisões da alma.

 

C. ESPÍRITO, ALMA E CORPO: COMO SE RELACIONAM

Poderíamos reunir estes conceitos da seguinte forma:

 

1.  Alma e Corpo

O nosso corpo recebe as informações através dos nossos sentidos físicos (vendo com os nossos olhos, ouvindo com os nossos ouvidos, cheirando com os nossos narizes, etc.).

Estas informações o então percebidas pela alma. (“Perceber significa interpretar, julgar e compreender o que recebemos. Para fazermos isto, precisamos contar com a nossa razão e com a nossa memória.)

O que pensamos e sentimos com relação a uma certa situação determinará a ação que tomaremos. Em outras palavras, a nossa vontade ou volição entra agora em cena.

Em seguida, fazemos ou dizemos algo (uma resposta do corpo). Portanto, a nossa alma trabalha com o nosso corpo, e o nosso corpo com a nossa alma.

 

2.  Espírito e Alma

Estes relacionamentos do ser tripartido do homem podem ser compreendidos da seguinte forma:

O espírito do homem não funciona plenamente devido ao pecado. Antes de nascer do Espírito Santo (nascer de novo), o espírito do homem encontra-se incapacitado, ou seja, ele não funciona apropriadamente em harmonia com o Espírito de Deus.

Quando o homem se arrepende e recebe a Cristo como seu Salvador, o seu espírito começa a corresponder e a interagir com o Espírito de Deus.

Sendo batizado no Espírito Santo, ele recebe o poder espiritual (ou poder no espírito) que agora lhe é necessário para viver a sua nova vida em Cristo.

 

3.  O Espírito Santo e a Alma

O homem natural [dirigido pela alma] não recebe as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura. Ele o consegue compreendê-las porque somente podem ser julgadas espiritualmente (1 Co 2:14 simplificado).

O propósito de Deus é que todas as funções da alma do homem se submetam ao Senhorio (governo) do Espírito Santo. Os frutos, dons e graças concedidos pelo Espírito Santo capacitam o recém-nascido bebê em Cristo a crescer no Senhor e a começar a obedecer a Deus e a Sua Palavra.

Se entristecermos ao Espírito Santo por meio de estilos de vida naturais e dirigidos por nossa alma, deteremos o fluir do Espírito de Deus através de nossa vida. Aí então cairemos de volta no nosso antigo estilo de vida (dirigido pela alma e sensual).

A Bíblia chama a isto de sermos “carnais”, ou de estarmos na “carne” (Veja Rm 8:5; Gl 5:16-26).

 

D. ESPÍRITO, ALMA E CORPO: O QUE DEUS FEZ

Separadamente da obra do Espírito Santo em nosso espírito, seguiremos os desejos ou concupiscências da carne. Esta é a característica do homem “natural ou que e “dirigido pela sua alma”.

O nosso desejo, no entanto, é o de sermos semelhantes a Jesus. Em Sua humanidade Ele era o Homem Perfeito. Ele era espiritual”.

Pelo fato de Ele ser semelhante a nós – totalmente homem em espírito, alma e corpo Ele pode relacionar-Se conosco em nossas necessidades e angústias humanas.

 

1.  O Nosso Relacionamento com Deus

Na Cruz, Ele completou a nossa grande salvação”.

Quando Ele bradou “Está consumado”, a obra da redenção estava terminada.

A salvação estava garantida para o espírito, a alma e o corpo do homem.

a.  Justificados.  O nosso espírito  foi “justificados inocentados diante de Deus.

b.  Santificada. A nossa alma está sendo “santificadas” diante de Deus.

c.  Glorificados.  Os nossos corpos serão “glorificados” feitos eternos pelo Espírito de Deus.

Sim, a nossa salvação em Cristo abrange a nossa experiência de vida total passada, presente, e futura.

 

2.  O Nosso Relacionamento com o Pecado

a.  Fomos salvos da “penalidade do pecado.

b.  Estamos  sendo salvos do “poder” do pecado.

c.  Seremos salvos da “presença do pecado.

 

E. CONCLUSÃO

A seguinte passagem de Paulo passa a ter agora um interesse adicional para nós:

“O corpo que é semeado na morte é um corpo natural [psyché]. No entanto, ele será ressuscitadcomo um corpo espiritual [pneuma]. Se há um corpo natural, há também um corpo espiritual (1 Co 15:44 simplificado).

Paulo está nos dizendo que os corpos em que vivemos agora aqui na terra o “corpos-almas”. No entanto, os corpos que teremos no Céu serão “corpos-espíritos”.

Jesus foi ressuscitado dentre os mortos através do Espírito Santo. O Seu corpo após a Sua ressurreição era provavelmente um corpo espiritual (pneuma). Ele disse: “Eis que vivo e estou vivo para  sempre” (Ap 1:18). Com esta afirmação Ele quis dizer que nunca mais morreria. Ele agora tinha um corpo espiritual (pneuma) – um corpo que viveria para sempre.

Em nossa ressurreição, nós também teremos um corpo espiritual (pneuma), e todo o nosso ser – espírito, alma e corpo será aperfeiçoado em Cristo Jesus.

As considerações acima deveriam explicar tudo o que precisamos saber sobre o espírito, alma e corpo. Prossigamos agora para o nosso tema – “Enfermidade da Alma”.

 

Voltar ao Índice Geral Do Livro   Voltar ao Índice Anterior  Voltar ao Estudo Anterior   Prosseguir

 

 

Textos Utilizados neste Estudo:

Gl 5.16-26  - As obras da carne e o fruto do Espírito

16Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. 17Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. 18Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, 20idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. 22Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23Contra essas coisas não há lei. 24E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Um comentário: