SEÇÃO E2 - LOUVOR E ADORAÇÃO.
Gerald Rowlands.
Capítulo 9
A Importância Profética do Louvor
A. PREPARAÇÃO PARA O REINO DE DEUS NA TERRA
A importância do louvor é enfatizada em toda a Bíblia. O louvor sempre foi importante. Contudo, nos últimos dias dessa era, o louvor e a adoração são especialmente importantes e têm um papel especial no cumprimento dos propósitos de Deus. É por isto que Deus está atualmente restaurando o louvor ao Seu povo. Estamos nos movendo rapidamente em direção ao reino manifesto de Cristo na Terra. Uma das grandes características dessa Era será o louvor e adoração. Assim sendo, Deus está preparando o Seu povo para essa época. Já estamos entrando no Reino, e parte da nossa preparação é sermos excelentes no louvor e adoração.
1. Os Altos Louvores de Deus. (Sl 149:6)
A primeira parte do Salmo 149 está cheia de exortações e mandamentos para louvar- mos ao Senhor. Há pelo menos dez mandamentos claros para louvarmos a Deus de várias maneiras. Somos ordenados a cantar a Ele, a regozijarmo-nos n’Ele, a alegrarmo-nos no nosso Rei, a dançarmos diante d’ Ele, a louvá-Lo com instrumentos musicais, etc.
No versículo 6 alcançamos a expressão mais elevada desse louvor, o nível mais alto do louvor puro. Davi o intitula: “os altos louvores de Deus’’. As últimas armas do exército de Deus dos últimos dias são “os altos louvores de Deus em suas bocas e uma espada de dois gumes em suas mãos.” Com essas armas podemos fazer guerra vitoriosamente contra o inimigo e ganhar a grande vitória final, em nome do nosso Deus. a. Deus Está Tentando... nos ensinar muitas coisas sobre o louvor. Ele está nos dirigindo de uma verdade a outra, progressivamente, e sempre buscando purificar ainda mais os nossos louvores, até que, finalmente, possamos entrar nos altos louvores do Senhor. Ele está buscando:
1) Ampliar o nosso entendimento a respeito do louvor;
2) Purificar as nossas motivações no louvor;
3) Refinar as nossas expressões de louvor;
4) Estabelecer o Seu trono nelas (Sl 22:3);
5) Manifestar a Sua autoridade através delas.
No versículo 8, Deus nos diz o que Ele realizará quando começarmos a exercitar estes altos louvores. Ele “prenderá reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro.” Estes reis e nobres não são humanos e terrenos. São os principados e poderes que exercitam o domínio espiritual sobre as nações pagãs. Em resposta aos altos louvores do Seu povo, Deus prenderá esses principados satânicos e libertará os povos que eles mantiveram cativos, para que possam receber a bênção do Evangelho do Reino. Isto preparará o caminho para o maior reavivamento espiritual que o mundo já presenciou. As grandes nações pagãs da Terra abrir-se-ão para o Reino de Deus. As multidões que Joel viu profeticamente no “vale da decisão” vão ser libertas da escravidão espiritual por séculos e estarão livres para receberem as bênçãos do glorioso reino de Deus.
2. A Salutar Salvação de Deus a Todas as Nações (Sl 167)
Este salmo profético inicia-se com um clamor para que a misericórdia e bênção de Deus sejam reveladas a todas as nações. Ele termina com a predição de que Deus certamente nos abençoará, de que a terra dará o seu fruto, e de que “todas as extremidades da terra O temerão.” A chave que libera uma bênção universal assim são os louvores do povo de Deus (vers. 3 e 5).
a. Observe a Progressão do Louvor:
1) Que o Povo de Deus Te Louve, ó Deus.
Isto se refere ao povo de Deus, o Seu povo redimido. Eles deverão ser os líderes de um exército de louvadores. Enquanto o povo de Deus não entrar nessas áreas do louvor, esse plano de redenção do mundo continuará dormente. O gatilho que dá início à grande bênção do Senhor para toda a Terra são os louvores do Seu povo redimido.
2) Que Todos os Povos Te Louvem.
Isto significa um tempo em que o louvor não mais estará limitado ao povo redimido de Deus, mas que o louvor se espalhará muito além dos redimidos. Até mesmo os que não foram regenerados começarão a louvar ao Senhor. Começarão a reconhecê-Lo como o único Deus verdadeiro e como o único digno de louvor e adoração.
3) Que as Nações se Alegrem e se Regozijem em Cânticos.
A esta altura, nações inteiras começarão a falar favoravelmente e em louvor ao Senhor. Começarão a perceber que a única solução para seu dilema humanamente impossível de se resolver é a intervenção do governo de Deus.
Quando o gatilho dessa reação em cadeia de louvor tiver sido puxado pelo povo de Deus, ele trará o governo e justiça de Deus à terra (vers.4). Somente isto pode fazer com que “se conheça na terra o Seu caminho e em todas as nações a Sua salvação” (vers.2).
A palavra traduzida, neste versículo, por “salvação” é “yeshuah”, que significa saúde, libertação, vitória, prosperidade, bem-estar, etc. Todas estas bênçãos são inerentes a uma Pessoa. Seu Nome é Jesus. Ele é a única resposta aos múltiplos dilemas do mundo. É somente a Ele que busca- mos. A Sua vinda será acelerada quando entrarmos nos altos louvores de Deus.
3. O Governo do Reino (Sl 72)
O Salmo 72 é um salmo messiânico glorioso e profético, o qual esboça muitos aspectos maravilhosos do Reino vindouro do nosso Messias, Jesus.
O salmo inteiro está cheio de fatos maravilhosos sobre esse Reino. Contudo, mencionaremos apenas dois deles, os quais estão de acordo com o tema em questão: “E todos os dias O (Messias) bendirão” (vers.15b). “O Seu nome permanecerá eternamente; o Seu nome se irá propagando enquanto o sol durar; e os homens serão abençoados n’Ele: todas as nações Lhe chamarão bem-aventurado’’ (vers. 17).
Uma das características fundamentais do governo eterno e universal de Deus sobre a Terra será a adoração a Jeová, o Senhor. O Trono de Deus será estabelecido em Jerusalém. Cristo assentar-Se-á nele. (Jr 30:9; Ez 37:24,25).
Todas as nações subirão a Jerusalém ano após ano para adorarem ao Rei e para guardarem a Festa dos Tabernáculos (Zc 14:16). A Casa do Senhor será estabelecida no cume da montanha, e as pessoas de todas as nações virão para serem ensinadas pelo Senhor (Is 2:2,3).
Dirão uns aos outros: “Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os Seus caminhos, e nós andemos pelas Suas veredas...” (Mq 4:2).
Qualquer um que negligenciar ou recusar-se a ir adorar perderá o direito às chuvas em suas terras (Zc 14:17).
Naquele dia a senha será “SANTIDADE AO SENHOR” (Zc 14:20).
Ó VINDE E ADORAI-O! AMÉM
Voltar ao Índice Geral Do Livro Voltar ao Índice Anterior Voltar ao Estudo Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário