PARTE II: OS LÍDERES DA IGREJA
Clique no Play para ouvir o Estudo enquanto o lê
Capítulo 6
O Poder do Líder I:
Batismo no Espírito Santo
A. JESUS: O “BATIZADOR” NO ESPÍRITO SANTO
Uma coisa é termos o Espírito Santo, mas outra totalmente diferente é o Espírito Santo ter a nós – encher todo o nosso ser. Precisamos não somente da “vida” de Cristo dentro de nós, mas também do “poder” para expressarmos essa vida ao mundo. Precisamos estar “cheios e fluindo” com a vida e também com o poder de Deus.
E possível termos um relacionamento de vida com Jesus como nosso “Salvador” e ainda assim sermos cristãos bem fracos. Também precisamos conhecer o Senhor Jesus como o poderoso “Batizador” com o Espírito Santo. Essa é a nossa fonte de poder para sermos testemunhas vivas para o Senhor.
João Batista “batizava” os seus convertidos nas águas do Rio Jordão. A palavra “batizar” significa “introduzir”.
Os convertidos de João Batista eram introduzidos no Rio Jordão. Os seus corpos eram totalmente cobertos (inundados) pela água. João usa isso como uma figura do sermos batizados no Espírito Santo por Jesus: “Na verdade eu vos batizo com água, mas Alguém [Jesus] mais poderoso que eu virá logo... E Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo’’ (Lc 3:16 simplificado).
Jesus também falou sobre esse poderoso batismo no Espírito Santo pouco antes de voltar ao Céu. Ele disse aos Seus discípulos que eles necessitavam do pleno poder do Espírito de Deus em sua vida para serem Suas testemunhas no mundo:
“Enviarei a promessa do Meu Pai [o Espírito Santo] sobre vocês. Portanto, esperem em Jerusalém até que sejam revestidos [cobertos] com poder do Céu...
“Porque João batizou com água, mas logo vocês serão batizados com o Espírito Santo... E receberão poder depois que o Espírito Santo vier sobre vocês. Aí então vocês serão Minhas testemunhas...” (Lc 24:49; At 1:5,8).
E Jesus cumpriu de fato a Sua palavra enviando a promessa do Pai, pois aconteceu no Dia de Pentecostes exatamente como Ele havia dito:
“E quando o dia de Pentecostes havia chegado, todos estavam reunidos no mesmo lugar. E de repente veio do Céu um som, como de um vento veemente e impetuoso... E todos foram cheios com o Espírito Santo e começaram a falar em línguas que não haviam aprendido” (At 2:1,2,4).
Havia muitos judeus em Jerusalém naquela festa de Pentecostes. Logo eles formaram uma multidão que ficou observando e ouvindo com grande estupefação. Aí então Pedro lhes explicou o que havia acontecido. O Espírito Santo havia sido derramado exatamente como fora predito pelo profeta Joel, ou seja, que Deus faria isto nos últimos dias.
(Nota do editor: Os “últimos dias” nesse contexto refere-se ao tempo que vai da Ascensão de Jesus ao Céu até à Sua Segunda Vinda à terra.)
Além disso, foi devido ao fato de que Jesus (a Quem os romanos e os judeus haviam crucificado) ressuscitara dos mortos e havia sido levado ao Céu. Lá, Ele recebeu do Pai o Espírito Santo que havia sido prometido e derramou-O sobre os discípulos que estavam orando no Cenáculo.
Pedro falou com eles no poder deste Espírito. Como resultado, os judeus foram acometidos com temor e culpa, e perguntaram-lhe o que deveriam fazer. Pedro respondeu com as seguintes e importantes palavras:
“Arrependam-se e sejam batizados em nome de Jesus para que os seus pecados possam ser perdoados. Aí então vocês receberão o dom do Espírito Santo. Esta promessa é para vocês, para os seus filhos, e para todos em toda parte que Deus chamar nestes últimos dias” (At 2:38,39).
B. O PADRÃO COM TRÊS PONTOS PARAA VIDA E O PODER ESPIRITUAL.
Na resposta de Pedro em Atos 2:38,39 encontramos um importante padrão, com três pontos, para a obtenção da vida e do poder espiritual. Este padrão foi seguido pela Igreja Primitiva em todo o Livro de Atos. Pode- mos fazer um esboço desse padrão usando as palavras “arrepender-se”, “ser batizado”, e “receber” como subtópicos:
1. ARREPENDER-SE (Esboço de um Sermão Sobre o Arrependimento)
a. Abandonar o Pecado e Submeter- se a Deus. “Arrependam-se! Mudem os seus corações e voltem-se a Deus. Ele apagará os seus pecados e renovará as suas vidas no Espírito do Senhor” (At 3:19).
b. Crer em Jesus Como Salvador. “...Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu e a tua casa” (At 16:31).
c. Receber o Seu Espírito de Vida. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8:16).
d. Nascer na família de Deus. “O Espírito que temos nos torna filhos de Deus” (Rm 8:15). “Vocês são todos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Vocês foram batizados em Cristo, e, portanto, revestidos d’Ele’’ (Gl 3:26,27).
e. Ser Batizado no Corpo de Cristo. “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1 Co 12:13).
f. Produzir os Frutos do Seu Espírito. “Quem vive em Mim – e Eu nele – esse dá muito fruto... E o fruto do Espírito é o amor, a alegria, a paz...” (Jo 15:5; Gl 5:22).
2. SER BATIZADO (Esboço de um Sermão Sobre o Batismo)
a. Ser Batizado na Água. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados...” (At 2:38). “Quem crer e for batizado será salvo...” (Mc 16:16).
b. Fazê-lo com Fé e por Obediência. “O dilúvio de Noé é uma figura da nossa salvação. No batismo na água demonstramos que nós também fomos salvos...” (1Pe 3:20,21).
c. Fazê-lo Como um Testemunho da Nossa Fé. “O dilúvio de Noé é uma figura da nossa salvação. No batismo na água demonstramos que nós também fomos salvos da morte – pela ressurreição de Cristo. (1 Pe 3:20,21).
d. Receber a Purificação do Pecado Quando Você for Batizado. “No batismo na água demonstramos que nós também fomos salvos da morte. ..Isto não se deve ao fato de os nossos corpos estarem sendo lavados pela água, e sim por estarmos nos voltando a Deus, pedindo-Lhe que Ele purifique os nossos corações do pecado.” (1 Pe 3:20, 21).
e. Vê-lo Como um Sinal de Uma Nova Vida. “No batismo vocês não foram somente sepultados com Ele, mas também ressuscitados a uma nova vida com Ele. Isto foi possível porque vocês creram no poder de Deus que O ressuscitou dos mortos” (Cl 2:12).
f. Vê-lo Como um Sinal do Batismo no Espírito Santo. “Eu (João) lhes batizo na água, mas Ele (Jesus) lhes batizará no Espírito Santo” (Mc 1:8).
3. RECEBER (Esboço de Sermão Sobre o Recebimento do Espírito Santo)
a. Receber a Promessa do Pai. “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa do Pai... João batizou na água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo dentro de poucos dias... Vocês receberão poder depois que o Espírito Santo vier sobre suas vidas, e vocês serão Minhas testemunhas...” (At 1:4,5,8).
b. Ser Cheio com o Espírito Santo. “E quando o dia de Pentecostes finalmente chegou... Todos foram cheios com o Espírito Santo... um derramamento do Céu” (At 2:1,4,33).
c. Ser Batizado no Espírito por Jesus. “...mas o que me mandou batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (Jo 1:33).
d. Receber o Poder do Espírito de Deus. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vos...” (At 1:8).
e. Testemunhar ao Mundo. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vos; e ser-me-eis testemunhas...” (At 1:8).
f. Ser Excelente nos Dons Espirituais. “Desejem avidamente os dons espirituais... Mas procurem ser excelentes (fazer bem) neles para que vocês possam edificar a igreja com amor” (1 Co 14:1,12).
C. UM BATISMO TRIPLO
É interessante observarmos que esse padrão com três pontos envolve um batismo “triplo”. Cada “batismo” se relaciona com os outros de uma forma unificada. Todos eles têm um papel importante no grande plano de salvação de Deus.
Eles formam o fundamento para a nossa redenção em Cristo Jesus e tem o seu significado em Jesus como nosso Salvador e “Batizador”. É em Cristo – e pelo Seu Espírito – que recebemos o poder que gera a vida (a capacidade de transmitirmos salvação, cura, e ajuda aos outros). Os frutos e os dons do Seu Espírito fluem para o nosso coração à medida que nos esforçamos para termos um relacionamento de amor com Cristo.
1. Três Coisas em Comum
Todos estes três “batismos” têm três coisas em comum:
a. Um Candidato. É o novo convertido ou crente que está pronto para o batismo.
b. O “Batizador”. É a pessoa que batizará o novo crente.
c. O Meio. É o elemento no qual o crente é batizado.
Como veremos mais tarde, o “batizador” e o meio são diferentes em todos os três batismos.
2. Os Três Batismos e a Salvação
Os três batismos se relacionam com o padrão de três pontos para a salvação da seguinte forma:
a. ARREPENDER-SE – (Batismo no Corpo de Cristo). “Todos nós fomos batizados num só Corpo por um só Espírito. Todos nós compartilhamos juntos deste mesmo Espírito” (1 Co 12:13).
Quando nos arrependemos e voltamo-nos a Cristo como nosso Salvador, somos ressuscitados da nossa condição de morte espiritual e recebemos a Sua vida transformadora. Pelo Seu Espírito somos batizados (introduzidos) em Seu Corpo. Assim sendo, tornamo-nos membros do Corpo d’aquele que é a nossa Cabeça. O Espírito Santo é o “Batizador”. O Corpo de Cristo é onde somos introduzidos. Chamamos a isto de meio ou seja, o lugar em que o batismo nos introduziu.
b. SER BATIZADO – (Batismo Na Água). “Portanto ide, e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19).
Jesus ordenou que os Seus discípulos batizassem os novos crentes na água. O discípulo é o “batizador”. A água é o meio, ou seja, o elemento em que são introduzidos.
c. RECEBER – (Batismo no Espírito). “Eu (João) lhes batizei na água, mas Ele (Jesus) lhes batizará no Espírito Santo” (Mc 1:8).
Este é o batismo no Espírito Santo. Jesus é o “Batizador”. O Espírito Santo é o meio – o elemento em que somos introduzidos.
3. O Padrão de Três Pontos no Livro de Atos
O padrão para a salvação esboçado acima pode ser seguido no ministério dos apóstolos como está registrado no Livro de Atos:
a. Filipe em Samaria. “E Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou a Cristo... Quando eles creram (arrependeram-se)... foram batizados na água... Aí então Pedro e João vieram e oraram por eles para que pudessem receber o Espírito Santo, pois Ele ainda não havia descido sobre nenhum deles.
“Assim sendo, impuseram suas mãos sobre eles e todos receberam o Espírito Santo” (At 8:5,12,14-17). Observe a ordem:
1) Arrependimento
2) Batismo na Água
3) Batismo no Espírito Santo
b. Paulo em Éfeso. “Enquanto estava em Éfeso, Paulo encontrou alguns discípulos ou seguidores de João Batista, aos quais perguntou: Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? Replicaram-lhe: Nunca chegamos a ouvir nada sequer sobre o Espírito Santo.
“Paulo então lhes perguntou: Que tipo de batismo vocês tiveram? Eles responderam: O Batismo que João ensinou.
“Paulo disse então: O batismo de João na água era para o arrependimento – corações e vidas transformadas. Depois João Batista disse às pessoas para crerem em Alguém que viria após ele. Este Alguém é Cristo Jesus. Ao ouvirem isto, foram batizados em nome de Jesus. Em seguida Paulo impôs as mãos sobre eles e o Espírito Santo veio sobre eles. E todos falaram em línguas e profetizaram” (At 19:1-6).
Observe a ordem:
1) Arrependimento
2) Batismo na Água
3) Batismo no Espírito Santo
Há outros lugares em Atos onde esse padrão pode ser encontrado (At 8:20-39; 9:17,18; 10:25-28; 34-38; 11:1-4, 15-18).
4. O Propósito Divino de Deus
Por detrás desse padrão divino encontra-se o propósito divino. O propósito de Deus é que sejamos estabelecidos ou arraigados na vida e no poder do Seu Espírito. Esta é a base para a nossa obra e testemunho no Corpo de Cristo. É tão importante na vida da Igreja hoje como era naquela época. Somente o poder do Espírito de Deus pode cumprir o propósito de Deus!
Talvez haja alguns leitores que gostariam de receber pessoalmente o poder do Pentecostes em suas próprias vidas. Seguindo o esboço abaixo, você poderá experimentar o seu próprio batismo no Espírito Santo.
D. O CAMINHO PARA O PODER COM DEUS
1. O Prometido Dom do Pai
a. Uma Palavra Pessoal. Deus prometeu batizar todos os cristãos no poder do Seu Espírito Santo. O propósito deste batismo e capacitar cada crente a compartilhar a vida e o amor de Jesus com os outros. Ele é não somente o nosso Salvador, mas também o nosso poderoso “Batiza- dor”.
b. Versículos das Escrituras. “E João disse a todos eles: Verdadeiramente eu Lhes batizo na água. Contudo, há Alguém muito maior que eu e que está prestes a vir... E Ele (Jesus) Lhes batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3:16).
“Antes de voltar ao Céu... Jesus disse a Seus discípulos para não se ausentarem de Jerusalém. Eles deveriam esperar pela promessa do Pai sobre a qual Jesus Lhes havia falado. João Batista batizou na água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados no Espírito Santo” (At 1:4,5).
“Vocês receberão poder depois que o Espírito Santo vier sobre suas vidas. E vocês serão Minhas testemunhas e falarão sobre Mim em Jerusalém, na Judéia, em Samaria, e nos confins da terra” (At 1:8).
c. Pergunta Pessoal. Como posso ter este batismo no Espírito Santo efetuado por Jesus? O caminho para o poder com Deus encontra-se nas Escrituras. Ele envolve três passos simples, os quais se acham em forma de esboço abaixo.
2. Peça com Humildade
a. Uma Palavra Pessoal. O nosso Pai Celestial conhece a necessidade e o desejo do seu coração. O poder do Espírito Santo em Sua plenitude é o Seu dom para você. Jesus pagou sobre a Cruz o preço desse maravilhoso dom (ou presente). Tudo o que você precisa fazer é pedir que Deus lhe dê o Seu dom e submeter-se a Jesus como seu “Batizador”.
b. Versículos das Escrituras. “Tudo o que vocês pedirem em Meu nome Eu farei por vocês. Desta forma, o poder e a glória do Pai serão vistos no Filho... Sim, pedirei ao Pai e Ele Lhes dará um outro Ajudador – o Espírito Santo. Ele estará com vocês para sempre na qualidade de Espírito da verdade” (Jo 14:13,16,17).
“Assim sendo Eu Lhes digo: Peçam e Deus Lhes dará... Verdadeiramente, se alguém continuar pedindo, esta pessoa receberá... Se um filho pedir ao seu pai no natural por pão... por um peixe... ou por um ovo, será que ele receberia uma pedra... uma cobra... ou um escorpião? Não, claro que não! Até mesmo os maus pais sabem dar coisas boas aos seus filhos. Certamente, portanto, o nosso Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que Lhe pedirem!” (Lc 11:9,11,13).
c. Oração Pessoal. “Pai Celestial, estou vindo a Ti na qualidade de filho Teu.
Peço-Te humildemente que eu possa ser cheio com o poder do Teu Espírito Santo.
“Querido Senhor Jesus, batiza-me agora mesmo no Teu poderoso Espírito de poder, amor e louvor”.
“Bendito Espírito Santo, convido-Te a ser o meu sempre presente Ajudador e fonte interior de poder. Quero que a minha vida seja um testemunho diário do amor e da verdade de Cristo”
3. Receba com Fé
a. Uma Palavra Pessoal. Jesus disse que se você pedisse, você receberia. Tão logo você se aproxime d’Ele com fé como seu “Batizador”, Ele começará a batizá-lo no Espírito Santo. Você será cheio no seu interior e transbordará para o exterior. O Próprio Espírito Santo trará uma calorosa sensação interior da Sua presença. Quando liberamos a nossa fé, sentimos a paz, o descanso, o poder e a alegria de Deus em nosso coração.
b. Versículos das Escrituras. “Cristo pagou a penalidade que a lei exige para o nosso pecado... para que pudéssemos receber a promessa do Espírito pela fé” (Gl 3:13,14).
“No último dia da grande festa, Jesus levantou-Se e clamou em alta voz: Se alguém tiver sede, que venha a Mim e beba. Todo aquele que crer em Mim, como dizem as Escrituras, terá rios de água viva fluindo do seu interior. Ele estava falando do Espírito Santo que todos os crentes deveriam receber” (Jo 7:37-39).
c. Oração Pessoal. “Pai Celestial, obrigado pelo dom do Teu Espírito Santo em Sua plenitude. Eu O recebo agora com uma fé semelhante à de uma criança”.
“Senhor Jesus, obrigado por me batizar no poderoso rio do Teu Espírito Santo. Faz com que o poder do Teu Espírito possa fluir para dentro de mim, para operar em mim, e para testificar através de mim”.
“Bendito Espírito de Deus, obrigado por me encher agora mesmo, com o amor, a alegria, a paz, e o poder de Jesus.”
4. Expresse o Louvor
a. Uma Palavra Pessoal. A fé sempre responde à presença do Espírito Santo. A sua primeira resposta ao enchimento com o Espírito de Deus deveria ser um transborda- mento de louvor. Como observamos nas Escrituras, isto poderia tomar a forma de uma oração ou cântico divinamente direcionado. Isto acontecerá numa língua do Espírito.
Tal expressão verbal ou cântico constitui-se de sons e sílabas que não são entendidos pela mente humana. Isto é, no entanto, agradável a Deus e edificante para você. É um sinal divino do poder de Deus em sua vida – para o seu bem e para a glória d’Ele!
b. Versículos das Escrituras. “A boca fala do que está cheio o coração. Um bom homem traz coisas boas do bom tesouro do seu coração” (Mt 12:34,35). “Todos foram cheios com o Espírito Santo. Aí então, começaram a falar em línguas desconhecidas, à medida em que o Espírito Lhes concedia as palavras a serem expressas” (At 2:4).
“Enquanto Pedro ainda estava falando, o Espírito caiu sobre todos os que ouviam as suas palavras. E eles... ficaram estupefatos... porque o Espírito Santo fora derramado sobre os que não eram judeus. Mas isto era realmente um fato, pois eles os ouviram falar em línguas e glorificar a Deus” (At 10:44-46).
“Quando Paulo impôs sobre eles as suas mãos o Espírito Santo veio sobre eles. E falaram em línguas e profetizaram “ (At 19:6).
“Aquele que fala numa língua desconhecida não fala aos homens, mas a Deus. Ninguém entende o que está falando, mas, no Espírito, ele está falando verdades divinas. Aquele que fala em línguas desconhecidas edifica-se a si mesmo no Senhor... Portanto, o que devo fazer? Orarei no Espírito (línguas) e também com a interpretação. Cantarei com o Espírito (línguas) e também cantarei a interpretação” (1 Co 14:2,4,15).
“Assim sendo, continuemos a oferecer o sacrifício de louvor – o fruto de nossos lábios – sempre dando graças ao Seu nome” (Hb 13:15).
c. Oração pessoal. “Pai Celestial, eu libero agora a minha fé e correspondo ativa- mente à presença do Teu Espírito Santo”.
Ele está fielmente me enchendo com louvor, adoração e ações de graças – neste exato instante.
“Querido Senhor Jesus, recebe a minha adoração. Levanto agora a minha voz numa expressão ou cântico divinamente dirigido. Responderei ao Espírito Santo dentro de mim, falando ou cantando em voz alta sons e sílabas de louvor e adoração.
“Espírito Santo de Deus, submeto agora o meu membro mais rebelde – a minha língua – ao Teu controle. Sei que Tu não somente aperfeiçoarás a minha oração, mas também todo o meu ser – para que eu possa viver para sempre para o louvor da Sua glória!”
d. Resposta Pessoal. Neste ponto, pare de orar em português. Comece a falar ou cantar em voz alta e com fé – até mesmo se inicialmente forem somente alguns pequenos sons e sílabas. Não pare, pois o Espírito Santo é fiel. Você não receberá uma “pedra” após ter pedido “pão”.
Quanto mais você orar ou cantar em sua nova língua do Espírito, tanto mais facilmente ela fluirá. Não duvide da promessa do seu Pai, mas dê-lhe louvor e glória – em nome de Jesus – e no poder do Seu Espírito!
Se no princípio você não encontrar uma liberação total na sua língua espiritual, não fique desanimado nem desiludido. Continue expressando e cantando os Seus louvores, pois Ele é fiel. Além disso, o nosso louvor chega diante d’Ele como incenso suave. A nossa adoração no Espírito é um sacrifício que é agradável aos Seus olhos. Nisto encontramos a nossa liberdade em Seu Espírito.
Não duvide da obra interna de Deus em sua vida. Tenha a expectativa de que o Espírito Santo Se moverá de novas formas pelos Seus dons através de você. À medida que você responder ao Espírito de Deus com fé e obediência, você verá cada vez mais o poder de Deus em operação na sua vida.
No próximo capítulo estudaremos os dons do Espírito e como você pode recebê-los. Esteja em oração e tenha a expectativa de receber novas coisas em sua vida e ministério, pois o Espírito Santo quer dar-lhe um novo poder e autoridade para você fazer a obra do ministério. Lembre-se: o seu ministério na qualidade de líder de igreja é o de equipar os seus membros para que se tornem ministros ao Senhor, uns aos outros e ao mundo.
Voltar ao Índice Geral Do Livro Voltar ao Índice Anterior Voltar ao Estudo Anterior Prosseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário